Problemas da Poética de Dostoiévski

Problemas da Poética de Dostoiévski Mikhail Bakhtin




PDF - Problemas da Poética de Dostoiévski


Considerado um dos maiores romancistas e inovadores da forma artística em todos os tempos, Dostoiévski tem merecido o interesse de inúmeros críticos em todo o mundo. A obra que a 'Forense Universitária' ora põe em suas mãos, no entanto, é considerada um clássico no gênero, por sua originalidade e profundidade.
Antes de Bakhtin, a crítica literária debruçara-se mais amiúde sobre o caráter ideológico do gênio russo. A transitoriedade desse enfoque, no entanto, encobria peculiaridades estruturais mais profundas da visão artística de Dostoiévski, que Bakhtin desvenda com rara sabedoria. Para ele, "a multiplicidade de vozes e consciências independentes e imiscíveis e a autêntica polifonia de vozes plenivalentes constituem, de fato, a peculiaridade fundamental dos romances de Dostoiévski".
Esse novo tipo de construção literária inventado por Dostoiévski - que o autor chama de 'romance polifônico' - subverteu as velhas formas do romance europeu, especialmente do romance monológico de tipo romântico, dificultando sua percepção fora dos cânones artísticos vigentes. Amparado em sólida formação literária e em uma metodologia crítica e inventiva, Bakhtin percorre a obra dos principais críticos de Dostoiévski e os diversos gêneros literários para formular de forma definitiva sua tese.





Problemas da Poética de Dostoiévski

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Problemas da Poética de Dostoiévski (2)

ver mais
Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:


"Problemas da poética de Dostoiévski" é uma obra importante do teórico russo Mikhail Bakhtin, publicada pela primeira vez em 1963. Esta edição em português foi lançada pela Editora Forense Universitária em 2008 e possui 366 páginas. O livro explora a obra do famoso escritor russo Fiódor Dostoiévski e sua contribuição para a literatura. Bakhtin examina as características únicas da prosa de Dostoiévski e analisa sua poética, ou seja, os princípios estéticos e as estruturas literárias ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR