Radio Guerrilha

Radio Guerrilha Matthew Collin




PDF - Radio Guerrilha


'B92 - Rádio Guerrilha, Rock e resistência em Belgrado' conta a história da rádio sérvia B92, formada por um corajoso grupo de jovens que travou uma batalha de dez anos pela liberdade e manteve viva a voz da dissidência ao regime de Slobodan Milosevic. Jovens que sonhavam com uma vida nova com o fim da era Tito, mas se depararam com uma realidade ainda mais difícil. Munidos de um transmissor, alguns discos e o desejo de verdade e justiça, eles começaram a rádio com o simples desejo de tocar boa música, mas tiveram de enfrentar duas guerras, duras sanções econômicas, violência da polícia, gângsteres armados e políticos neonazistas. Auto-intitulados 'geração perdida' e acusados de traição, espionagem e terrorismo pelo governo de Milosevic, suas transmissões anárquicas se tornaram a bóia de salvação diante da propaganda governista que inundava a mídia controlada pelo Estado. Enquanto o turbo folk, um híbrido de péssimo gosto de europop e folk sérvio, emergia como trilha sonora do nacionalismo, o rock, o tecno e o rap se uniam para representar a voz da resistência. Até que Milosevic fosse finalmente derrotado em outubro de 2000, a B92 foi fechada e reaberta quatro vezes. Apesar da repressão, a B92 não se deixou derrotar, e sua inspirada combinação de coragem, criatividade e humor negro - devidamente acompanhada por canções que iam desde 'White riot', do Clash, até o manifesto rap do Public Enemy, 'Fight the power' - refletia em som e espírito a luta nas ruas. O livro é um retrato da Iugoslávia na década de 1990, uma paisagem violenta e tomada pelo medo na qual qualquer perspectiva de futuro além da ditadura de Milosevic parecia um sonho distante e proibido. Matthew Collin conheceu bem os fundadores da rádio e teve um acesso impressionante às principais figuras da B92 e aos seus arquivos. Este livro mostra a Sérvia ainda lutando na era pós-Milosevic, em que o ex-presidente é levado para o tribunal de Haia - mas morre em circunstâncias misteriosas antes de ir a julgamento -, e o Primeiro Ministro é assassinado.





Radio Guerrilha

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Radio Guerrilha (3)

ver mais


Estou numa fase de leituras históricas, em especial relatos de conflitos: terminei um sobre a batalha de Waterloo; segui para outro acerca do fim da Iugoslávia, indo da limpeza étnica na Bósnia até a a guerra em Kosovo e estou agora às voltas com os relatos de Tólstoi em Sebastopol, durante a Guerra da Criméia. Têm sido leituras muito interessantes e hoje vou falar, especificamente, da segunda leitura dessa lista. Rádio Guerrilha é um livro reportagem sobre os anos de esfacelamento ...