Sequências didáticas

Sequências didáticas Francisco Ângelo Coutinho...




PDF - Sequências didáticas


PREFÁCIO
As salas de aulas são preenchidas por redes intricadas e complexas de relações sócio-materiais. Nela, professores, estudantes, convidados, mobiliário e materiais didáticos interagem compondo processos de ensino-aprendizagem que ora mais, ora menos, são sucedidos, adequados, atuais, desejados, planejados e preferidos.
Ao longo dos últimos tempos temos observado, por um lado, certo aumento no número de pesquisas sobre/em salas de aulas, escolares e universitárias. Por outro lado, ainda não são tão comuns investigações que se proponham a apresentar aos professores das escolas ou àqueles que estão se formando nas licenciaturas, propostas que lhes permitam refletir, planejar e avaliar estratégias de ensino alternativas às tradicionais. Não por acaso, aulas expositivas ainda atuam com grande força nos espaços escolares apesar de já tão criticadas pela literatura da área, por estudantes e professores.
Em uma outra direção, esta obra se coloca a oferecer bons caminhos de propostas teórico-metodológicas para o ensino na escola, em especial, em conteúdos de Ciências e Biologia. Situados na temática das sequências didáticas, as propostas apresentadas neste livro são construídas por modos orientados, reflexivos e analíticos de planejamento e desenvolvimento de atividades em sala de aula, em constante atenção para com as relações que ocorrem entre os atores da escola (sujeitos e materiais) e os objetivos do ensino.
A obra organizada por Francisco Ângelo Coutinho e Fábio Augusto Rodrigues e Silva apresenta alguns aspectos de como esse grupo têm se apropriado de aportes teóricoconceituais dos estudos do francês Bruno Latour e seus colaboradores, para pensar e propor sequências didáticas em contextos escolares brasileiros.
As discussões apresentadas neste livro podem interessar a formadores de professores, docentes da educação básica, estudantes de cursos de licenciaturas, pesquisadores e estudiosos da área. Assim como, aos interessados na temática de maneira geral.
Convido o leitor a fazer parte dessa discussão na expectativa de que este livro atue como um actante poderoso na rede de uma, algumas ou várias sequências didáticas.
Gabriel Menezes Viana
São João Del-Rei, 2016





Sequências didáticas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.