Solitária

Solitária Eliana Alves Cruz




PDF - Solitária


"Mãe, a senhora precisa se libertar destas pessoas. A senhora não deve nada pra elas. Não tenha medo de encarar esse povo que nunca limpou a própria privada."

Solitária conta a história de duas mulheres negras, Mabel e Eunice, mãe e filha, que "moram no trabalho", um condomínio de luxo situado em localidade não nomeada, mas que pode ser qualquer grande cidade brasileira. Eunice, a mãe, é testemunha-chave de um crime chocante ocorrido na casa dos patrões. Mabel, a filha, constrói o caminho que levará à elucidação do crime e à libertação de ambas.

Em prosa direta e ágil, voraz e assertiva, Eliana Alves Cruz remexe o imaginário do trabalho doméstico no Brasil, ainda tão vinculado ao mundo escravocrata, e o relaciona a questões contemporâneas fundamentais, como o debate sobre ações afirmativas, a ascensão da extrema direita e a pandemia.

Testemunho de uma crucial mudança de sensibilidade no espírito de nosso tempo, Solitária dá provas do quão urgente se tornou elaborar – sem meias-palavras – não apenas a história, mas as sobrevidas da escravidão colonial. E, ao fazê-lo, mostra como é possível enfrentar o desafio moral e ético de abordar estas experiências de vida sem replicar narrativamente a violência a que estão sujeitas nem reencená-las sob a égide de qualquer pacto sub-reptício de subalternidade. É um romance libertação.

"Eliana narra com a maestria de linguagem de alguém que sabe lidar com as palavras."
Conceição Evaristo





Solitária

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Solitária (4)

ver mais
Solitária ? Cruz, Eliana Alves ? Cia das Letras

Solitária ? Cruz, Eliana Alves ? Cia das Letras

lendo o mundo #1: todos os países que já conheci através dos livros

lendo o mundo #1: todos os países que já conheci a

LITERANEGRA #034 - SOLITÁRIA

LITERANEGRA #034 - SOLITÁRIA

SOLITÁRIA | Livros e mais #547

SOLITÁRIA | Livros e mais #547


Resenhas para Solitária (444)

ver mais
Leitura necessária, gente.


Peguei esse livro na maior ignorância da vida, não sabia do que se tratava, só via o pessoal falar por alto, mas não sabia da profundidade dele, do quão lá no fundo minha cabeça ia mergulhar em todas as linhas dele. A Eliana brilhou muito em retratar cada parte desse livro, com os pontos de vista da Mabel, da mãe dela a Eunice e até do quartinho em que elas viveram a maior parte das vidas. eu fico muito triste em saber que isso até hoje acontece muito nas surdinas de algumas casas,...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR