Trecos, Troços e Coisas

Trecos, Troços e Coisas Daniel Miller




PDF - Trecos, Troços e Coisas


Para um sem-teto em Trinidad, é absolutamente fundamental dispor de dez pares de sapatos; nessa sociedade o ser é definido por aquilo que veste. O elegantíssimo sári manuseado com maestria pelas mulheres indianas não é apenas um índice de status; de tal forma ele se integra à vida feminina que lhe serve de meio de vida e de morte.

A generalização do uso de telefones celulares entre as famílias pobres da Jamaica reforça a construção de redes de relações sociais básicas para a sobrevivência cotidiana.

Reunindo uma série de ensaios elaborados a partir de pesquisas realizadas em diversas partes do mundo, o antropólogo britânico Daniel Miller afirma que nossos trecos, troços e coisas nos fazem na mesma medida em que são feitos por nós. Ao mesmo tempo em que propõe novos métodos de investigação da cultura material - em diálogo com os clássicos Marshall Sahlins e Mary Douglas -, Miller nos alerta para os riscos de analisar a cultura do outro segundo os valores da nossa própria cultura.





Trecos, Troços e Coisas

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Trecos, Troços e Coisas (4)

ver mais


"Trecos, Troços e Coisas" meio que se tornou minha "leitura cobertorzinho" nas Ciências Sociais - como a criança que se volta para seu cobertorzinho de estimação quando se sente intimidada, tenho certeza que vou voltar para esse livro quando estiver lendo Cuche e não estiver entendo nada. Daniel Miller é quase uma mãe para o leitor - ele pega conceitos complicados - alguns até mesmo indecifráveis - e os transporta para o mundo das pessoais normais. Por exemplo: até ler esse livro, eu t...