Um buraco com meu nome

Um buraco com meu nome Jarid Arraes




PDF - Um buraco com meu nome


Em seu livro de estreia na poesia, a escritora e cordelista Jarid Arraes dedica seus poemas àqueles que não encontram matilha. Àqueles que procuram um buraco para chamar de seu — talvez toca, talvez a cova íntima que nem sempre encontramos quando precisamos de abrigo. Nas quatro partes do livro — Selvageria, Fera, Corpo aberto e Caverna — Jarid cava fundo, com unhas e presas, em busca desse lugar. Revira lembranças de sua infância no Cariri, cercada da intolerância e do machismo, mas também cercada da poesia dos homens que inspiraram seu pai e seu avô, ambos cordelistas, e a despertaram para o universo literário.

O que sempre faltou nessa época foi a voz da mulher, que ela se encarregou de resgatar em seus dois primeiros livros, As lendas de Dandara e Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis. Descobrir-se mulher e depois negra intensificou essa busca, levando Jarid a mergulhar na política de classe, de raça e de gênero em seus cordéis que subvertem a tradição nordestina. Em Um buraco com meu nome — que também inaugura o selo literário Ferina, voltado à descoberta de autoras brasileiras — a política ganha contornos líricos, mas continua presente em cada verso.





Um buraco com meu nome

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Um buraco com meu nome (2)

ver mais
UM BURACO COM MEU NOME | Livros e mais #340

UM BURACO COM MEU NOME | Livros e mais #340

UM BURACO COM MEU NOME | DICA DE LEITURA

UM BURACO COM MEU NOME | DICA DE LEITURA


Resenhas para Um buraco com meu nome (21)

ver mais
Um dos livros mais fortes que já li.


Não sou muito bom com resenhas, mas senti a necessidade de me expressar, pois sou leitor de livros de poesia e me senti bastante impressionado por este. Muitos poemas são violentamente políticos, de forma tão sincera que vejo que não caberiam em um texto crítico do tipo mais convencional, como um ensaio. Por isso aprecio tanto a poesia. Além disso, como leitor do livro anterior da a outra, o Heroínas Negras Brasileiras, percebi suas influências do cordel em vários poemas, o que foi bas...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR