Um Copo de Cólera

Um Copo de Cólera Raduan Nassar




PDF - Um Copo de Cólera


"A razão jamais é fria e sem paixão", diz a certa altura o narrador desta obra-prima, que desde o título impressiona por seu poder de síntese. "Um Copo de Cólera" traz em cada frase a energia concentrada que faz um encontro amoroso degenerar repentinamente em acesso de fúria.

Sem o conforto do recuo histórico — o livro foi escrito em 1970 e publicado em 1978, três anos depois da consagração com "Lavoura Arcaica"—, Raduan Nassar expõe todas as contradições ideológicas, culturais, amorosas, sexuais e subjetivas da geração que foi atingida em cheio pela ditadura militar (1964-85).
"Vertendo bílis nas palavras", o narrador modula raivoso o seu discurso, que vai do retórico ao confessional, do chulo ao elevado, fazendo das poucas dezenas de páginas desta novela um dos pontos mais altos da língua portuguesa de nossa época.

Paulo Werneck
Editor da Ilustríssima





Um Copo de Cólera

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Um Copo de Cólera (170)

ver mais
A rudeza singular

É um clichê à espreita, mas é inevitável não falar que "Um copo de cólera" é uma novela intensa. O paulista Raduan Nassar é uma figura enigmática. O cara lançou três obras, virou um ermitão e ainda ganhou o atual maior prêmio de literatura em língua portuguesa, o Camões. Mas este livro ajuda a compreender o porquê. A força da narrativa, a intransigência da linguagem e a aspereza do diálogo formam juntos um desafio ao leitor. E é isso que faz esta obra ser tão peculiar. Vale ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR