Um Quarto só Seu

Um Quarto só Seu Virginia Woolf




PDF - Um Teto Todo Seu


“A liberdade intelectual depende de coisas materiais. A poesia ­depende da liberdade intelectual. E as mulheres sempre foram pobres, não por meros duzentos anos, mas desde o começo dos tempos.”

Ao ser convidada, em 1929, para palestrar para um grupo de ­jovens universitárias sobre o tema “As mulheres e a literatura”, Virginia Woolf (1882-1941), após muito refletir, chegou à conclusão que se tornou célebre: “uma mulher, se quiser escrever literatura, precisa ter dinheiro e um quarto só seu”.

Neste ensaio – considerado um dos textos de não ficção mais influentes do século XX – a autora se debruça sobre o elo entre a condição social das mulheres e sua pequena representatividade como escritoras e pensadoras. Imagina como teria sido se Shakespeare tivesse uma irmã com pendores literários e recupera os séculos de limitações impostas às mulheres. Pondera sobre a importância da educação formal, da educação financeira e da igualdade de oportunidades como pré-condições para o pleno exercício de liberdade intelectual – além de celebrar escritoras que conseguiram suplantar tais obstáculos e ter êxito em uma cena literária patriarcal.

Uma das maiores ensaístas do século XX desenvolve, de forma genial, argumentos que reverberam até hoje nas discussões feministas e de gênero.





Um Quarto só Seu

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Um Quarto só Seu (8)

ver mais
Livro: Um Teto Todo Seu (Virginia Woolf)

Livro: Um Teto Todo Seu (Virginia Woolf)

REFLEXÕES SOBRE SER UMA MULHER ARTISTA | Um Teto Todo Seu e Mulheres que Correm com os Lobos

REFLEXÕES SOBRE SER UMA MULHER ARTISTA | Um Teto T

UM TETO TODO SEU - Virgínia Woolf

UM TETO TODO SEU - Virgínia Woolf

UM TETO TODO SEU, DE VIRGINIA WOOLF (#246)

UM TETO TODO SEU, DE VIRGINIA WOOLF (#246)


Resenhas para Um Quarto só Seu (739)

ver mais


Méritos: temos um vislumbre da mulher Virginia Woolf por trás da escritora (embora saibamos que há limites para o que ela vai nos mostrar de si mesma); senso de humor afiado; uma teoria literária consistente sobre feminismo e literatura, ainda que possamos discordar dela; relances despretensiosos mas estimulantes sobre a arte de Charlotte Brontë, Emily Brontë, Jane Austen, George Eliot; e o desejo, ao término da leitura, de trabalharmos pelo surgimento da "Shakespeare feminina": todas ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR