Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres Clarice Lispector




PDF - Uma Aprendizagem Ou O Livro Dos Prazeres


A escrita de Clarice Lispector situa-se numa confluência de paradigmas, que a narradora entretece, destece e põe em tensão: a cena do Realismo-Naturalismo e a do Romantismo-Simbolismo. Isto significa que em seus textos encontram-se veios recessivos que, transformados por sua perspectiva estilística pessoal, criam um entrelaçamento significativo entre a realidade e a "realidade adivinhada". Neste sentido, ela produz uma poética que lhe é própria, e nela como que desenha uma arquitetura textual sui generis, na qual três obras se destacam e se enlaçam (reclamando-se e afastando-se) com rara sabedoria, por permitirem perceber a tensão no traçado do conjunto: Laços de família, que contracena com A via crucis do corpo, mais próximo de uma lição realista-naturalista; Água viva, denso poema em prosa, na qual tempo, enredo, personagens se desagregam e A hora da estrela, espécie de ponto ótimo de articulação, mas não de síntese, das tendências referidas.



Textos em mutação, as narrativas de Lispector sublinham a precariedade e o nomadismo da consciência e da existência, entre as aleluias e as agonias de ser.





Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres (5)

ver mais
Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres (Clarice Lispector) ?? | Tatiana Feltrin

Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres (Clarice

tudo que eu li em fevereiro (abandonos, favoritos, clássicos) | 2023

tudo que eu li em fevereiro (abandonos, favoritos,


Resenhas para Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres (645)

ver mais
"(...) mas os caminhos do amor / só amor sabe trilhá-los." Carlos Drummond de Andrade


Clarice Lispector é mesmo um ser à parte. Esse lugar-comum não é lugar-comum. É o impacto devastador (no bom sentido), que provem de qualquer obra sua. Parece um incêndio; floresta, geleira, navio, coágulo que sabe a flor ou a pedra em estado de memória. Euforia contemplativa. Ainda por cima, consegue ser complexa sem ser complicada. Como se dá isso tudo? Se eu soubesse estaria em Marte. Eu a definiria como uma bagunça com ordem, ou ainda uma desordem que faz sentido. É como se ela ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR