Uma história do samba

Uma história do samba Lira Neto




PDF - Uma História do Samba


Depois da aclamada trilogia biográfica de Getúlio Vargas, Lira Neto se lançou ao desafio de contar a história do samba urbano. Em sua nova empreitada (de fôlego!), o escritor cearense pretende retraçar, com sua verve narrativa singular, o percurso completo desse ritmo sincopado que é um dos sinônimos da brasilidade. Em virtude da riqueza e da amplitude do material compilado, recheado de documentos inéditos e registros fotográficos, o projeto será desdobrado em três volumes — neste primeiro, Lira leva o leitor das origens do samba até o desfile inicial das escolas de samba no Rio. O samba carioca nasceu no início do século XX a partir da gradativa adaptação do samba rural do Recôncavo baiano ao ambiente urbano da então capital federal. Descendente das batidas afro-brasileiras, mas igualmente devedor da polca dançante, o gênero encontrou terreno fértil nos festejos do Carnaval de rua. Nas décadas de 1920 e 1930, com o aprimoramento do mercado fonográfico e da radiodifusão, consolidou seu duradouro sucesso popular, simbolizado pelo surgimento das primeiras estrelas do gênero e pela fundação das escolas de samba.





Uma história do samba

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Uma história do samba (12)

ver mais
O ritmo, a ginga e a história

Lira Neto dispensa apresentações. Ele, ao lado de Ruy Castro, é um dos maiores biógrafos contemporâneos do Brasil. Portanto, quando esse cearense resolve se dedicar a um projeto, podemos abrir um sorriso no rosto. "Uma história do samba - as origens" é apenas o primeiro tomo de mais uma ambiciosa trilogia. E ela tem um simples objetivo: "biografar o samba", como o próprio autor afirmou em algumas entrevistas. E, quando eu acabei o primeiro volume, tive certeza de que ele vai conse...