Vulgo Grace

Vulgo Grace Margaret Atwood




PDF - Vulgo Grace


Vulgo Grace lembra uma colcha de retalhos, daquelas em que cada pedacinho de tecido remete a um momento ou personagem diferente, mas que, no final, quando todos costurados, formam a história completa. A partir do caso real de uma notória mulher canadense da década de 1840, Margaret Atwood conta a trajetória de Grace Marks, uma criada condenada à prisão perpétua por ter ajudado a assassinar o patrão, Thomas Kinnear, e a governanta da casa onde trabalhava, Nancy Montgomery.

A história contada por Margaret Atwood tem início em 1859, quando a protagonista Grace Marks já está presa. James McDermott, também condenado pelas mortes, há muito fora enforcado. Grace mora no presídio, mas devido ao bom comportamento, trabalha durante o dia na casa do governador da penitenciária em uma Toronto do século XIX com costumes bastante tradicionais. Grace costura e ajuda em alguns serviços mais leves.

Apesar de iletrada, os relatos que Grace faz, de próprio punho, em diários e cartas, e seu bom comportamento em todas as instituições por onde passou, impressionaram clérigos, médicos e políticos da época. Vários trabalharam incansavelmente a favor da jovem, elaborando petições para sua libertação, procurando opinião clínica para dar suporte ao seu caso.

É nessa época que chega à cidade um médico interessado em doenças mentais e em estudar o comportamento dos assassinos. Dr. Simon Jordan está ali para coletar depoimentos de Grace. Se conseguir ir adiante, pretende descobrir se ela mente ou se realmente tem problemas de memória, que a impedem de se lembrar do que aconteceu no dia da morte do Sr. Kinnear e de Nancy. É ao Dr. Jordan que Grace conta sobre sua vida, desde a época passada na Irlanda, onde nasceu e de onde a família parte para o Canadá em busca de melhores condições.

Apesar de muitas vezes mostrar ao leitor detalhes dos acontecimentos que compõem a história de Grace, Margaret Atwood utiliza-se de sutilezas para deixar subentendidos importantes aspectos da trajetória da protagonista.

Durante a narração, Atwood estimula os leitores a formarem sua própria opinião sobre a assassina. Teria sido ela ludibriada por James McDermott, humilhada demais por Nancy Montgomery, acometida de um acesso de raiva ou o mundo simplesmente estaria sendo injusto ao condená-la à prisão perpétua? Respostas que a autora sabe guardar muito bem até o fim do livro.





Vulgo Grace

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Vulgo Grace (3)

ver mais
Resenha #33 - Vulgo Grace de Margaret Atwood

Resenha #33 - Vulgo Grace de Margaret Atwood

Vulgo Grace | Margaret Atwood | Editora Rocco | Resenha - Dia de Livro

Vulgo Grace | Margaret Atwood | Editora Rocco | Re


Resenhas para Vulgo Grace (379)

ver mais
A história de Grace Marks


Essa é uma ficção especulativa baseada no caso real de Grace Marks, uma mulher acusada do assassinato do patrão e da governanta da casa onde trabalhava. A autora fez um trabalho muito bom pesquisando a todos os jornais da época, acrescentando textos reais das confissões e textos publicados a época dos crimes. O texto é muito instigante, pois nunca ficou claro se Marks teria mesmo parte nos homicídios, tendo sido perdoada após quase trinta depois da pena que havia decretado sua prisã...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR