Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Stefanny.Figueired 03/04/2024

Um retrato humano em uma perspectiva nunca antes vista
Saramago merece todo prestígio e reconhecimento que possui, um autor brilhante com uma escrita genial e instigante.
Ler Ensaio Sobre a Cegueira em um contexto pós pandêmico foi uma experiência avassaladora, consegui ver o desespero dos personagens em diversas situações. E o que mais os desespera não é a cegueira, mas o comportamento humano.
Pra mim, esse livro é sobre isso: comportamento humano. A escrita de Saramago é tão real e tão cruel que parece mais ter sido um relado do que uma narrativa.
Foi uma experiência incrível ter lido este escrito e com certeza lerei mais obras do autor!

booksdalaus 02/04/2024

Ensaio sobre a cegueira

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas.
O Ensaio sobre a cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".

Malu Flório 02/04/2024

?Uma terrível "treva branca" vai deixando cegos, um a um, os habitantes de uma cidade. Com essa fantasia aterradora, Saramago nos obriga fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu.?

Assustador e aflitivo. Profundo e muito bom.

null 01/04/2024

Um dos meus livros favoritos
?As imagens não veem, Engano teu, as imagens veem com os olhos que as veem , só agora a cegueira é para todos?

ac_rodrigos 01/04/2024

Não tenho título?
Esse livro como o já dito sobre ele é uma tortura em palavras, várias vezes eu senti agonia lendo, mas não algo supérfluo, foi sentimentos que eu de verdade não esperava, principalmente sobre a questão do abuso no manicômio, o ser humano e o animal são parecidos, na verdade acredito que animais tem mais escrúpulos que os seres humanos

Nise 31/03/2024

Gostei muito do livro e é da escrita do autor. Estava meio com receosa da leitura pela temática, e também por ser em português de Portugal e com blocos de texto enormes, mas acabou fluindo muito fácil, porque os blocos de texto são na verdade quase que excludivamente dialogos. Não senti dificuldade com a linguagem também, talvez por já ter lido outros autores portugueses, mas senti que foi mais fácil do que alguns.

Sobre a história, não sei o que falar sem chover no molhado. Na verdade, acho que ainda não digeri completamente. Vi que tem um filme e pelo trailer parece bem fiel, quero ver. Talvez volte para falar mais depois que conseguir assistir.

Brenda Santos 31/03/2024

?Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem.?

DESAFIO LITERÁRIO 2024
Leitura nº3

Maria18021 31/03/2024

Ensaio Sobre a Cegueira - JOSÉ SARAMAGO
?O silêncio ainda é o melhor aplauso?

simplesmente fantástico!! eu devorei esse livro como um esfomeado devora um pedaço de carne, impossível não ficar presa nele! eu começava a ler e imergia tanto no universo que o escritor construía que me sentia também Cega, e quando parava e voltava a realidade era como se eu estivesse voltando a ver, estranho? sim
mas me senti completamente imersa na leitura, amei amei amei! agora falando um pouco da história (?)

Realmente, a responsabilidade de ter olhos quando os outros perderam é alta para uma das personagens, inicialmente eu não botava muita fé nela mas ao longo da leitura CARAMBA! que mulher forte e destemida. Gostei como o escritor nunca deu nome a nenhum personagem, apenas referindo a eles como uma característica própria ou como uma atitude que antes eles teriam tomado (ex: a rapariga de óculos escuros, a mulher do médico, o médico, o taxista, o velho da venda preta, o primeiro cego, a mulher do primeiro cego? etc) e assim eles eram chamados.
Ao entrarem em quarentena com o tempo tudo vira uma loucura completa, com um esbranquiçamento da visão do mundo a população e obscurecimento dos terrores do homem. ? ?é um livro sobre ética, sobre amor e sobre a solidariedade? de fato, é mesmo. mas também trata dos horrores da sobrevivência em um mundo parcialmente apocalíptico, da ganância, dos maus até em situações onde o mal não se diferencia do bem. com certeza um 5 estrelas!!! deem uma chance para ler esse livro

5 estrelas sem dúvidas!! ??????????

Tayná 31/03/2024

Difícil
Minha experiência com o Ensaio Sobre a Cegueira foi difícil.
O livro me perdeu antes da metade, quando Saramago escreve sobre abuso sexual de forma tão crua, insensível como só um homem poderia escrever. Ele não é especificamente cruel na narração desse momento, não é uma escolha a dedo, o livro todo descreve as atrocidades de forma vivida, descritiva e visceral, mas a descrição do abuso foi pesada demais pra mim.
Depois de muito voltei ao livro, porque a história realmente prente, me fez curiosa e intrigada apesar de chateada e no fim valeu a pena ter voltado.
Uma amiga me perguntou se eu estava gostando da leitura e minha resposta imediata foi "olha, é uma grande tristeza de 300 páginas", porque é, o livro é pessimista como Saramago queria que fosse e onde mais dói é o quão realista ele acaba sendo e esse é o ponto de maior relevância do livro pra mim.
Já vivemos no universo do livro, vivemos os horrores descritos mesmo capazes de enxergar. As reflexões são embaladas nesse papel de ficção pra mensagem ser melhor absorvida, daquele jeito que quando você menos esperava tomou um soco no cérebro, muitas ficam com você mesmo depois da dor.
É um ótimo livro e com certeza inesquecível, porem se você como eu le pra fugir do horror da vida, esse livro não é pra você.

mahrs 30/03/2024

Meu namorado me recomendou e foi surpreendente
o livro foi muito difícil de ler pela diagramação de não ter parágrafos e capítulos, apena algumas pausas.

o início é bem monótono e parado e conta várias histórias diferentes, ficando ainda mais difícil de ler. porém, no meio do livro, quando as coisas começam a encaminhar, o leitor fica instigado a saber como o conflito vai ser resolvido, tornando a leitura fluida..
é interessante fazer a associação da pandemia dos olhos de leite com a pandemia que foi vivenciada em 2020, muitas reflexões são feitas a partir da visão de quem já viveu no meio de algo tão desesperador e caótico..
Saramago conseguiu registrar com tamanha exatidão a desumanização sofrida pelos personagens que estavam contaminados e na igualdade deles diante da situação..
livro incrível!

Thaynara212 29/03/2024

O ensaio da cegueira
As pessoas são o que são, independentemente do momento caótico em que o mundo está. Se fazem barbaridades em um mundo real, na pandemia elas tb farão e se tornaram cada vez mais perversa

Bruna.Adenice 29/03/2024

No fim das contas, estamos "todos cegos"
Que esse livro é um verdadeiro clássico da literatura mundial, acredito que praticamente todos já sabem. O que me chama a atenção foi eu ter postergado tanto tempo para lê-lo.

Embora seja realmente muito conhecido, foi somente em pleno auge da pandemia que comecei, de fato, a sentir curiosidade em fazer a leitura, já que muitos booktubers que acompanham o indicaram justamente nesse período.

Ainda bem que NÃO o li naquela época. Creio que a experiência seria ainda mais devastadora diante de tudo o que passamos. (Sério, tem que ter tido muuuuita coragem para ler e sair ileso dessa história em plena era pandêmica).

A história parte da premissa de uma sociedade em que, do nada, todos são afetados por uma cegueira branca, obrigsndo-os a ficar em quarentena (não posso nem lembrar dessa palavra ???)

Ninguém consegue entender como e onde tudo começou e muito menos como se dará a cura (se é que ela, de fato, existe!)

Assim, a obra traz um retrato cruel da mesquinhez humana e de como somos capazes de atos atroz com os outros em prol de nossa própria sobrevivência.

O enredo enfoca que "não sonos nada", diante de tamanha mazelas. Assim, os personagens são capazes dos mais variados e assustadores atos para garantir um resquício de comida, por exemplo. (Sim, assustador nível hard)

Saramago não dá nome aos personagens, mas sim os classifica usando adjetivos e substantivos, o que achei bem diferente do comum.

Ah, e não deixa claro em que lugar e nem quando se passaram os fatos.

Vale destaca que a leitura é bem fluída e que de imediato conseguimos nos conectar aos personagens.

É um livro EXCELENTE, que faz jus à fama que tem. Todavia, é extremamente pesado. Não é uma experiência confortável de leitura, mas vale cada página, por mais assustadora que seja.

Ah, mas acredito que dificilmente teria me conectado com a obra caso o tivesse lido durante a pandemia. Ainda bem que deixei para depois e, ainda assim, foi impossível não fazer associações àquele passado tenebroso de nossa história

claroviski 28/03/2024

O desespero de ser humano
Esse livro conseguiu tirar minha paz em uma noite antes de dormir, ele conseguiu me causar ânsia de vômito e precisei fechá-lo para não piorar a situação. Um livro extremamente duro e frio, que retrata como a humanidade pode se tornar desumana em situações de desespero, e como as pessoas conseguem ainda gerar um jogo de poder mesmo nos cenários mais precários. Ele conta a história de uma sociedade que foi acometida por uma doença que deixa as pessoas cegas, com uma cegueira branca. Aos poucos as pessoas foram sendo isoladas do restante por meio de normas do governo para tentar reduzir a contaminação, porém logo todos foram acometidos e o caos se instaurou quando não havia ninguém para controlar e a fome surgiu. Apenas uma mulher ainda enxergava, e no meio de tanto caos ela não sabe se o melhor é continuar fingindo não enxergar para ficar perto de seu marido, ou então tentar liderar aquelas pessoas que já não parecem mais tão pessoas assim. É um livro tão maravilhoso por tamanha profundidade, mas também chocante e assustador.

VitAria540 27/03/2024

Cegos estamos para o que dá sentido à nossa vida
Leitura maravilhosa e bem densa, mas a escrita por ser em português de Portugal acaba sendo mais difícil de fluir, ainda assim, vale insistir um pouquinho.
O livro tem umas passagens bem inesperadas e traz muitas reflexões com a situação que os personagens vivem.
Saramago faz uma crítica social muito bem elaborada, com muitos detalhes que fazem analogia à uma ?cegueira? social existente ainda nos dias atuais.
O ponto que mais me pegou foi a personagem principal que era a única que enxergava, por vezes desejava não ver, pois isso teria se tornado um fardo para ela? quantas vezes na nossa vida é mais fácil fingir não ver o que está acontecendo do que se responsabilizar por agir?!

João Herberth 26/03/2024

Cegar para ver
Tanto já foi dito, comentado, analisado, investigado, interpretado, criticado e elogiado sobre Ensaio sobre a cegueira, que fica difícil acrescentar algo novo. Então apenas vou falar da minha experiência sem o peso da cobrança.
A experiência de leitura das 310 páginas foi densa e bastante sufocante. Menos pelo estilo do autor — já sou familiar de outros livros — mas sim por seu conteúdo. Há uma declaração do autor que realmente exprime bem o que se encontra nesse livro: "Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso." Pois está tudo alí. Saramago não foi conhecido por seu otimismo e acredito que seja nesse livro onde essa visão de mundo fica mais evidente.
A maneira como os efeitos da cegueira branca afetam os personagens ao nível de degradação máximo, muito além do tipo de comportamento animalesco e primitivo, comumente retratado na ficção, é incrível, ao mesmo tempo que aterrador. Esse é sem dúvidas um dos melhores livros que já li, e falo isso tendo passado pela leitura de maneira bastante penosa. Sim, a leitura não é nenhuma "delicinha", muito longe disso, mas é o tipo de experiência que apenas a mais alta literatura pode te entregar. É provocante, te faz refletir, muitas vezes te tira do eixo, causando reações que apenas o contato com algo que te força a abrir os olhos e "ver", é capaz de proporcionar. Apenas leiam!