Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Lucas Ribeiro 26/02/2024

Simplesmente perturbador!
Devia habitar no imaginativo coletivo a ?responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam??, filosoficamente, o livro é um convite exageradamente perturbador à uma reflexão de como se encaminha a sociedade e em que passo está a compaixão e sensibilidade para com os outros!

Sensacional!

Júlia Egito 26/02/2024

Mesmo um cego pode enxergar
Genial! Não há outra palavra para descrever esse livro. É tão bem escrito que chega a ser uma experiência horrenda, não de ler, mas de imaginar. Ao leitor, fica a imaginação de como fica um mundo de cegos e, assim, cada um imagina de um jeito. O início da epidemia da cegueira me lembrou um pouco do sentimento da pandemia e acho que por isso foi ainda mais forte sentir os sentimentos dos personagens, porque ,de certa forma, nós também já vivemos uma epidemia de cegueira. E mesmo assim, cegos, podiam alguns enxergar. Porque ver, afinal de contas, vai muito além de ter olhos.

Isa 26/02/2024

Que escrita?
O livro é perfeito, muito bem escrito.
só depois de ler, pude entender os elogios ao José Saramago, realmente a escrita é perfeita.

Nessa 25/02/2024

Um livro necessário
Que experiência incrível foi este livro, eu repensei o modo como estou "vendo" as situações, as relações e as pessoas. Simplesmente maravilhoso, uma escrita impecável e um mergulho muito profundo nos sentimentos mais cruéis e intensos do ser humano. Vale muito a leitura. Saio uma pessoa diferente da que iniciou esta leitura.

Mile46 25/02/2024

É simplesmente uma cegueira?
Não, é para além de uma epidemia de cegueira física, Saramago traz uma crítica social a cegueira que assola a humanidade, podemos relacionar à cegueira religiosa, governamental, política, social. "Somos cegos que vendo, não veem"

Amanda3913 23/02/2024

É interessante estar bem
A leitura do livro impacta pela real possibilidade de vários dos acontecimentos, com exceção, assim espero, da cegueira contagiosa e sem explicação.

A maldade humana, a perversidade dos homens, a mesquinhez de vários, mas também o sentido de coletividade, de sobrevivência, de humanidade, a tentativa de não se tornarem menos que humanos.. tudo muito plausível.

É uma história difícil pelo conteúdo, mas também o é importante.

Nany 22/02/2024

Ensaio sobre a cegueira é um livro de tirar o fôlego a todo momento. Em seu enredo, temos um homem que estava dentro de seu veículo, esperando o semáforo abrir. Ele ouviu as buzinas do trânsito, mas, em um dado momento, se vê cego, e o pavor toma conta. Recebe ajuda e procura um oftalmologista junto à sua mulher. O médico diz que não há nada de errado com seus olhos; eles estão perfeitos e o libera, pedindo alguns exames.

Logo, temos a perspectiva do médico, que percebe rapidamente que também está cego. Não é uma cegueira normal, onde tudo é escuro, mas uma cegueira onde se vê tudo branco.

Logo percebe-se que a cegueira é contagiosa. Não se sabe como ocorre a contaminação, mas uma grande massa de pessoas relata perder a visão, e todas são encaminhadas a um manicômio. Não por serem loucas, mas era o único lugar que o governo encontrou para fazer a quarentena dessas pessoas até descobrir como curar, qual o meio de contágio e como tudo se iniciou.

Os cegos são instruídos por algumas regras, não podendo sair, e a comida é deixada do lado de fora para ser buscada. Aos poucos, vamos vendo o caos que se instala dentro deste manicômio, ainda mais quando se percebe que há alguém que pode enxergar no meio deles. Vemos a crueldade humana; mesmo perdendo a visão, o ser humano arranja um meio de ser cruel, vivendo sem "lei", onde os soldados se recusam a entrar ou ter qualquer tipo de contato. Será que haverá esperança?

Ensaio sobre a cegueira possui um enredo cativante, que prende, pois o desenvolvimento é instigante. Há conteúdo pesado, mas nada explícito. Neste momento, chorará de raiva. É um livro para ficar apreensivo, e que escancara a depravação do homem que, sem lei, reina aquele que possui mais poder. Na trama, temos alguns personagens centrais, como o primeiro cego, o médico, a mulher do médico e alguns outros, não ditos nomes, pois de que isso adiantaria? Na história, acompanhamos a angústia daqueles que nada podem ver.

A escrita do livro é diferenciada. José Saramago não usa pontuações tradicionais; não há travessão ou aspas para simular frases. Inicialmente, é confuso, mas vai pegando o ritmo com a leitura. É um método que ele adotou. Um leitor compartilhou comigo sua teoria de que em "O Ensaio sobre a cegueira" teria essa forma de escrita, pois um cego escritor estaria contando a história deste livro. Confesso que gostei muito desta teoria, o que faria muito sentido.

Douglas14 22/02/2024minha estante
Esse livro é muito bom, um dos meus preferidos.

Nany 22/02/2024minha estante
Realmente ele e bom, se tornou um dos meus favoritos também.

Pâmela 21/02/2024

Esse livro me trouxe muitas muitas emoções. Emoções contraditórias, emoções novas, sentimentos estranhos. Me deixou inquieta durante toda a leitura.

Fernanda Sheila 21/02/2024

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.
Uma cegueira começa a se espalhar entre os humanos e o governo toma decisões drásticas para a tentar controlar.
Aprisiona os primeiros cegos em um manicômio, onde eles terão que reaprender sobre sobrevivência e convivência.
Todas as situações desumanas são vivenciadas no manicômio, desde a fome, a sujeira, a crimes cruéis.
Quando os cegos passam a não receber mais comida ou informação do governo, um incêndio no manicômio os obriga a sair do lugar. Logo ao saírem, percebem que já não há mais ninguém no mundo que enxergue.
A partir daí, terão de reaprender novamente a sobreviver no mundo do lado de fora.
A história acompanha um grupo que tem entre si uma única pessoa que não foi atingida pela cegueira, dessa forma, ela se torna a principal responsável por ajudá-los nessa jornada.

Logo, é perceptível que a história não se trata apenas da cegueira física que acomete os seres humanos, mas a cegueira moral e ética que a humanidade enfrenta. Como se a cegueira física tivesse vindo como um alerta à forma que vivemos. E a questão que fica em aberto é se os humanos realmente entenderam a lição.

Scappa 21/02/2024

Genialidade
Simplesmente um dos melhores livros que já li. Como pode um autor representar de maneira tão genial, tão viva, o lado animalesco do ser humano.
Com uma premissa simples - e se todos os seres humanos cegassem - Saramago nos leva a uma jornada pela natureza do ser humano, desde suas maiores virtudes até aos demônios enraizados dentro de nós.
Representando toda uma sociedade no microcosmo que é o isolamento na quarentena, vemos vindo à tona os diferentes aspectos que também estão presentes em nosso cotidiano, apenas não tão exaltados.
A escrita com longuíssimos parágrafos e pontuação própria, característica de Saramago, em momento algum torna a leitura mais fluida. Sempre sabemos quem está falando e a quem dirige-se. Gosto como isso torna o livro quase um fluxo de consciência do narrador, figura também bem marcada, não sendo apenas uma entidade distante da história.
Livro genial, gostaria de esquecê-lo para poder ler novamente.

Jane.FAlix 20/02/2024

A narrativa começa como quem não quer nada, mas é simplesmente perfeita.

Não sabemos o nome das personagens nem o espaço que elas ocupam, mas isso não compromete em nada a história e nem todas as nuances que ela carrega em si.

A cegueira é como uma personagem que vai mudando drasticamente a vida da humanidade, pois atinge a todos a ponto de se questionar poder, governo e hierarquia.

Mas o que de fato mais me chamou a atenção foi a personagem Mulher do médico, a heroína desse livro que ajuda o esposo e outros cegos a viver no manicômio e
mesmo fora dele. Ela toma pra si toda a responsabilidade sobre aquelas pessoas, se vê exausta muitas vezes, pensa em desistir.. acho que foi muito sensível da parte do autor esse olhar sobre a mulher e todos os papéis que protagonizamos mesmo sem querer.

É MARAVILHOSO
AMEI
Chri5tiane 20/02/2024minha estante
Um dos meus livros preferidos da vida!

Onassis Nóbrega 20/02/2024minha estante
Saramago é especialista em pertubar nossa mente. Adoro!

Miguel.Sardenberg 19/02/2024

Em terra de cego, quem tem olho é cego também
Esse livro é uma tortura. Não, não digo tortura no sentido de ser "ruim" de ler. Digo tortura no sentido de ele ser muito bem-sucedido no objetivo de te deixar desconfortável, com asco, a cada acontecimento. De coisas mais normais da vida, como o ato de defecar, até crimes horrendos como abus0 s3xual, "Ensaio sobre a cegueira" te transporta a uma sociedade onde o significado de dignidade não existe mais. Quem era você antes do "mau branco"? O que era moral e imoral? Nada disso importa mais. Vale de tudo para sobreviver em uma sociedade só de cegos. Ou diria que em uma sociedade que QUASE só de cegos. Pois, como diria o outro, "Em terra de cego quem tem um olho é rei". Mas será mesmo? Talvez, Saramago tenha nos mostrado que em terra de cego, quem tem um olho é tão cego quanto todos os outros, se tornando até subordinado de quem não enxerga. Afinal, quem não enxerga sofre em quatro sentidos. Quem enxerga sofre em cinco sentidos...

Natalia.Tamaio 19/02/2024

A história que mostra que quem enxerga sofre mais...
?Ensaio sobre a Cegueira? foi o livro que me fez debutar esse escritor brilhante, José Samarago, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Apesar de não ter sido meu 1º contato com a história ? já havia visto o filme, dirigido pelo brasileiro Fernando Meirelles ? fiquei abismada com a capacidade de Saramago de trazer à tona crueldades bem possíveis de serem vistas no mundo real, de maneira tão sarcástica e tão crua que a gente lê e pensa ?e não é que o ser humano é assim mesmo??.
Ensaio sobre a Cegueira é uma distopia, ou seja, um cenário totalmente imaginário no qual o mundo sofre uma pandemia de cegueira. Eis que um homem está no trânsito e, de repente, não enxerga mais, e começa a gritar para as pessoas à sua volta que está cego e precisa de ajuda. O desenrolar da história vai mostrando mais pessoas ficando cegas e sendo acometidas pelo ?mal branco?, porém Saramago não está preocupado em explicar o por quê e nem o como isso acontece: o real interesse do autor é falar das consequências, do que pode surgir de comportamentos entre toda uma sociedade que é levada ao extremo.
Havia uma cena específica da qual me lembrava muito do filme ? chocante por si só -, e houve também algumas passagens que me lembrava de maneira vaga e que, retratadas no livro, foram um verdadeiro show de horror. O livro basicamente se divide em 2 cenários: o 1º, quando um grande grupo acometido da cegueira acaba sendo isolado em um manicômio abandonado; e o 2º, quando um pequeno grupo deste maior acaba conseguindo sair deste lugar e tenta sobreviver com sua cegueira em um mundo também cego.
Amei o livro: foi uma leitura 5 estrelas pra mim. Apesar da escrita de Saramago ser em português de Portugal e mais truncada ? vai entender os diálogos sem travessão desse escritor... rs ?, ainda assim achei o livro bem fluído, uma história que te prende, faz você se afeiçoar com personagens e querer saber qual será o destino de cada um. Recomendo o livro de olhos fechados: especialmente para quem não conhece a história (não se acha mais o filme em nenhum streaming), a reflexão que Saramago traz é essencial, além da oportunidade de ter contato com um nome referência na Literatura mundial.
Eliza.Beth 19/02/2024minha estante
Perfeito esse livro. Adorei sua resenha.

Natalia.Tamaio 20/02/2024minha estante
Obrigada Eliiii

Ceci 18/02/2024

O retrato do definho da sociedade ao que ela é por natureza: podre. Traz reflexões brutais mas em meio ao caos há um pontinho de esperança.
Minha leitura foi um pouco lenta principalmente pela falta de sinalização das falas, pensamentos. É um livro angustiante e lindamente devastador.

wkwsmoke 18/02/2024

Ensaio sobre a cegueira
Eu tinha um pouco de medo de ler esse livro porque quando tentei ler pela primeira vez não entendi nada e desisti, mas agr eu consegui e foi maravilhoso
o livro é incrível, a escrita é realmente dificilzinha mas nada impossível e a história é simplesmente legal
é muito legal, tudo que acontece, todas as reflexões, todos personagens (muito bem desenvolvidos) te sugam pra dentro do livro
jose saramago brilhou aqui?