Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Mora 29/01/2024

Agonizante
Ler esse livro foi uma experiência e tanto. A cada página, uma nova inquietação, uma nova agonia e uma nova reflexão.
Muito louco a visão do autor sobre como seria o mundo se todas as pessoas subitamente parassem de enxergar. Mais louco ainda é perceber que se o mesmo cenário acontecesse na vida real, muito provavelmente esse seria o mundo que enfeetariamos: um verdadeiro caos. Afinal, o ser humano é egoísta por natureza.
Mais uma vez reforço o quão agonizante foi essa leitura. O modo do autor escrever (sem usar travessões para marcar falas, por exemplo), me fez sentir como se eu própria estivesse cega enquanto lia. E a cada minuto que eu ia imaginando o cenário descrito a agonia só aumentava.
É um livro que vale a leitura. Proporciona várias reflexões e te deixa, muitas vezes, com o coração na mão.

thaiscarbonari 29/01/2024

Melhor que o filme
Sempre que o Saramago citava: ?a mulher do médico? eu visualizava a Julianne Moore? É uma narrativa interessantíssima, todos deveriam ler

__thaysfonseca 29/01/2024

Para refletir!
Ótimo livro, no início o modo que o autor escreve causa um certo incômodo, em alguns momentos é difícil saber se é o narrador ou personagens, sobre estes em alguns momentos nota-se que o autor está a desdenhar de características físicas de alguns. E o final é meio as pressas. Mas definitivamente cumpre a sua proposta e nos faz refletir sobre a real cegueira da sociedade.

ErreBC 28/01/2024

Uou
Da um pouco de agonia realmente, te faz ficar aflito com as coisas que acontecem, é louco pensar que tudo isso "só" pq todo mundo perdeu a visao.
Teve cenas mt boas também, que te faziam sentir o alívio das personagens.

A única coisa q eu chamaria de ruim é que as vezes o autor detalha exageradamente e acaba ficando entediante algumas coisas, e que nessa edição a letra ta minúscula.
Mas a história é boa realmente, se achar chato insista maid um pouco pq vale apena.

Mari 27/01/2024

Um livro denso que instiga profundas reflexões sobre a vida em sociedade e a convivência. A narrativa é tão bem escrita e envolvente que, em alguns momentos, provoca repulsa no leitor, fazendo-o visualizar vividamente as cenas de terror descritas.

Frasson 27/01/2024

Além dos olhos
Estamos a um dia ruim de nos tornarmos o vilão. Frase que ressalta a fragilidade da natureza humana, basta um cenário ruim para acordar o pior de nós, nossa humanidade é frágil e rapidamente nos tornamos selvagens. Selvageria essa retratada ao longo das páginas do livro. Achei custoso de ler por conta dos paragrafos extensos, o que não deixou a leitura menos agradável. Termino com a reflexão de que realmente parece que precisamos parar de enxergar, tirar toda essa distração e excesso de informação para que possamos finalmente ver?

jennibel 26/01/2024

9\10
Muito difícil de ler... José Saramago é doido, não coloca travessão em nenhuma fala, mas o ser humano que escreve bem. De mundo distópico com crítica a sociedade, foi oque mais gostei de ler até o momento. Te faz refletir, e faz uma analogia a cegueira humana, de formas tão distintas e de tantas formas que chega a ser lindo. Adorei ler, mesmo sofrendo, sofri, mas não tem como não gostar.

Sha 26/01/2024

??????
Esse merece mais do que 5 estrelas!

Sinopse: Pouco a pouco os habitantes de uma cidade vão ficando cegos. Quando se dão conta de que uma epidemia de cegueira alastra-se sobre a cidade, já são muitas as pessoas afetadas.

Eu estava com "medo" de ler um livro do Saramago e não compreender totalmente, porém eu achei a escrita muito fluida e de fácil compreensão. Eu li a última edição da Companhia das Letras e eles mantêm a regra ortográfica de 1990, mas ainda assim é super tranquilo.

A história me tocou muito e me fez sentir muitas coisas. Não vou falar muito porque tenho medo de dar spoiler rs!
Mas é incrível, leiam!

@pedro.h1709 25/01/2024

Ensaio sobre a cegueira
Faz muito tempo que eu tinha interesse em ler o livro "Ensaio Sobre a Cegueira", com este título tão curioso e sobre o qual havia escutado falar muito bem sobre a ideia principal do livro.

Este livro me tocou bastante e me causou certas impressões um tanto assustadoras... Primeiro, que fiquei tão envolvido no livro, que diversas vezes me peguei questionando-me como alguma pessoa que era conhecida a mim poderia realizar uma atividade qualquer sendo cega, e então, me dava conta de que não, esta pessoa não é cega. Segundo, certo dia ao ler o livre fui tomado por um ofuscamento da vista que me parecia estar vivenciando a perda da visão; a vista se fechava em um cone concentrado em palavra por palavra disposta nas páginas. Terceiro, o retrato de cada situação descrita causava uma intensa angústia sobre as fragilidades humanas se nos faltas um sentido que seja.

A história parte de um caso isolado de cegueira incomum, então é ampliado para uma construção que servira de ala psiquiátrica no qual foram colocados de quarentena os demais casos... e acreditei que o livro chegaria ao seu fim nesse contexto; um descaso com o ser humano que me fez recordar a reforma psiquiátrica, e sobre como as pessoas eram abandonadas em manicômios totalmente sem dignidade, em condições sub-humanas de existência e ainda sujeitos a castigos até pouco tempo no Brasil. O que parecia já ser catastrófico toma proporções maiores ao se descobrir que toda a cidade sofre do mal-branco, como chamavam este caso de cegueira, e aparentemente, todos os países. Mais uma vez acreditei que seria então o fechamento da história, já sem esperanças de que a situação pudesse melhorar ou piorar, e então, no final, mais uma surpresa.

Algo interessante que notei nessa leitura é que nenhuma personagem recebe um nome, sendo identificados por uma relação conjugal, por um aspecto físico ou algum acessório. Parece que o autor buscava tratar a história com certos arquétipos de existências, certamente carregada de alguns estereótipos comuns ao seu tempo, mas que ainda continuam a existir no dia de hoje. Caso ocorresse tal situação a toda a humanidade em contextos reais, não seria de se surpreender que o autor tivera feito sua profecia com alto grau de confiabilidade.

O livro é um tanto extenso, mas não é difícil de se ler, enquanto a história é bastante envolvente. Certamente é um clássico da literatura.

Choquei.amo-te 25/01/2024

Uma trágica porém necessária leitura a respeito do nosso mundo contemporâneo, Saramago tece uma critíca esmagadora sobre a moral humana, tudo isso com sua característica e boa escrita

Ramon 25/01/2024

Inferno.
Um retrato do que a humanidade pode se tornar quando um dos sentidos lhe é retirado. Os indivíduos, a sociedade, o governo, tudo no meio do inferno criado potencializa mais um inferno dentro dessa condição infernal generalizada, uns "se aproveitando do mal dos outros". É um ótimo livro, não esperava não ser traduzido do português de Portugal e nem o texto ser corrido com parágrafos longos e diálogos sem aspas ou travessões, mas sempre que abria o livro eu continuava querendo saber mais do que aconteceria dali a diante, essas questões se tornavam portanto mínimas perto da grandiosidade da história.

Psimuel 25/01/2024

É costume da humanidade passar por cadáveres e nada fazer
É uma leitura que de começo assusta por carregar o nome de Saramago, de na capa já estar indicado ser um prêmio Nobel. Nas páginas subsequentes fica claro do porquê de tudo isso, mas também afaga a medida que descorre sobre essas malditas palavras. Te agonizava o tempo todo, te faz questionar se de fato a cegueira branca é uma distopia, se não é possível o tempo todo fazer paralelos com situações reais e atuais. Esse afago vem quanto tu percebes que está a ler algo diferente, algo formidável, algo resultado da criação humana, talvez essa mesmo que tenha uma cegueira branca. Que não deixemos que a potencialidade humana seja ofuscada

pontarolli 24/01/2024

Uma obra profunda
A resenha desta obra pode ser curta e ao mesmo tempo completa:

O que aconteceria se todas as pessoas ficassem cegas ao mesmo tempo.

Saramago imaginou a resposta com riqueza de detalhes e de palavras.

Os personagens são profundos e carismáticos. O cenário é absolutamente caótico.

Sensacional!