Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Lucas.Giordani 22/01/2024

Clássico do Saramago
?Estamos a destruir o planeta e o egoísmo de cada geração não se preocupa em perguntar como é que vão viver os que virão depois. A única coisa que importa é o triunfo do agora. É a isto que eu chamo a cegueira da razão.? Livro com uma ótima narrativa, no início deixa o leitor preso.

Consuelo 22/01/2024

Os Ensaios
Quando se trata de Saramago frustrações são impossíveis e calhou de eu ter acesso ao Ensaio sobre a Lucidez antes do Ensaio sobre a Cegueira e não procurei me informar sobre o porquê da similaridade dos títulos. Embora não sejam histórias necessariamente dependentes, não ter lido na ordem cronológica prejudicou um pouco minha experiência. Tomei spoiler do primeiro livro e se tivesse lido na sequência correta com certeza teria uma melhor compreensão dos personagens quando o autor faz a ?linkagem? das duas histórias. Meu relapso, no entanto, não foi capaz de estragar a leitura, tamanha é a genialidade da obra e também foi válido conhecer os personagens pelo caminho inverso. Ensaio sobre a Cegueira é um livro denso e me fez falta os alívios cômicos com os quais José Saramago costuma polvilhar suas narrativas. Aqui não tem, é angústia e enfrentamento do início ao fim.

Liz 22/01/2024

Foi uma leitura lenta, a escrita do autor é complexa, às vezes arrastada e às vezes ansiosa. Teve capítulos que me fizeram ter sono e outros que mal aguentava a ânsia de terminar de ler para saber o que acontecia no final.

Esse livro expõe a humanidade e sua essência como se examinasse a todos nós em um microscópio e descrevesse as partes mais feias e os atos mais sujos que possam existir a partir desta espécie tão enigmática.

Não foi pra mim um livro de se devorar de uma vez, quis até abandonar mas precisava saber o fim dessa história nunca antes ouvida, e que me pareceu de uma proposta tão genial e tão única. Fui até a ultima página mas com muita luta (kkkkk). Tive que intercalar com outras leituras, tive que dar um tempo a essa escrita e respirar, dormir e viver um pouco antes de continuar.

Ao todo recomendo. É muito bem escrito, trás perspectivas que eu nunca tinha lido em outras obras. O final vai ocupar meus pensamentos por muito tempo ainda.

Juh 22/01/2024

Estava esperando o momento que ia acabar esse livro, apenas me sufocando na cegueira e na podridão que eles viviam. Um livro muito angustiante, merece todo o apreço que tem. Não leio de novo nunca mais. k Apenas um livro fantástico.

Bia Pires 22/01/2024

O livro mostra a importância e a responsabilidade de se ter olhos quando tantos outros já a perderam

Leandro137 21/01/2024

Ensaio sobre a cegueira
Primeiro livro que li do autor e, sem conhecer os outros, me arrisco a dizer que este é o melhor escrito por ele. Ensaio sobre a cegueira é narrado de uma forma espetacular, é possível através das descrições dadas montar toda a história na cabeça e fazer do livro um filme. O autor desenvolve muito bem toda a história, a linguagem é fluída e consegue manter o leitor grudado no livro. O livro possibilita o leitor a refletir sobre várias coisas atravéz da lamentável cegueira branca que afetou os olhos de quase toda uma população. Uma das reflexões que Saramago parece instigar por meio da história é de entendermos a importância de valorizar as coisas enquanto as temos (no caso da história: os olhos), não apenas depois de perdê-las. Também captei a mensagem de que quando cegos os personagens não dão importância para a profissão, cor de pele, religião e outras características dos 'colegas', o que acaba prevalecendo são os aspectos humanos que cada um possui. E claro, existe a luta pela sobrevivência, solidariedade em ajudar os demais, trabalho em grupo, organização e a força para combater as injustiças [se destacando claramente a mulher do médico]. Enfim, o livro é ótimo e vale muito a pena.

Aedna.Feitosa 21/01/2024

Ler o ?Ensino sobre a Cegueira? é como mergulhar em uma alegoria complexa que transcende os limites físicos para abraçar dimensões metafóricas da experiência humana. em "Ensaio sobre a Cegueira" não se restringe apenas à perda da visão física, mas também ecoa a cegueira coletiva diante de crises e desafios sociais.

A ideia central de "Nós já estamos todos cegos" encapsula a visão crítica de Saramago sobre a humanidade, sugerindo que nossa incapacidade de enxergar as necessidades uns dos outros nos torna moralmente cegos. Ele transforma a cegueira em uma metáfora penetrante para a indiferença e falta de empatia que podem se espalhar como uma pandemia social.

A trama, permeada por medo e suspense, revela o talento narrativo de Saramago, que utiliza o desconhecido como catalisador para explorar os recessos mais sombrios da condição humana. Representando diferentes facetas da resposta humana à adversidade.

A caracterização sutil dos personagens, como o primeiro cego, a mulher do médico, amplifica a intensidade emocional. Saramago confere a cada um, um nome genérico, destacando a universalidade da experiência, enquanto nos envolve em uma narrativa que transcende as individualidades, transformando o medo em uma ferramenta literária para despertar reflexões profundas.

Assim, "Ensaio sobre a Cegueira" não é apenas uma história de terror, mas uma obra-prima que desafia a complacência social e nos instiga a reconsiderar nossa própria visão do mundo. O medo e o suspense, habilmente entrelaçados na narrativa, elevam a obra a um patamar onde o temor transcende a escuridão física, conduzindo-nos a uma jornada de autoconhecimento e reflexão crítica.

fermaffra 21/01/2024

Bestificada
Não sei o que expressar, comecei a ler ensaio sobre a cegueira realmente as cegas (costumo ler livros sem ver a sinopse, uma especie de aventura pessoal) e julgava ser um livro poético, mas não! não é um livro com poesias e sim um romance absurdamente bem elaborado e desenvolvido, é inimaginável as coisas que acontecem dentro desse livro e a precisão com que são descritas é ainda mais fascinante e incômoda do que se pode prever: é violenta e tem uma brutalidade que precisa ter e ao final aquele alívio quase que cômico. nunca tinha lido nada do autor, mas fiquei apaixonada pela escrita e o desenvolver do enredo. acho que o cao das lagrimas é um dos melhores personagens, sutil e com grande significado. perfeito.

Rebeca 21/01/2024

Ensaio Sobre a Cegueira não é um livro qualquer. Primeiramente, não é uma leitura fácil, tanto pela ausência de parágrafos, quanto por ser um livro pesado, cru nas palavras, que expõe a fraqueza, deficiência, insensibilidade e maldade humana.

?É dessa massa que nós somos feitos, metade de indiferença e metade de ruindade.?

Ensaio Sobre a Cegueira é um livro que não recomendaria para todo mundo, por conta do peso que ele tem, porém é um livro de uma intensidade e reflexão que me valeu muito a leitura.

Anna226 20/01/2024

Do que é composta a essência humana?
Essa não é uma leitura leve. Nessa distopia, observamos o comportamento humano diante de uma epidemia de cegueira. A humanidade é retratada em sua face mais sombria e lúgubre, em meio a situações extremamente grotescas, desoladoras e até mesmo traumáticas. Alguns trechos são muito difíceis de processar.

?Queres que te diga o que penso. Diz, Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem.?

Alguns adendos sobre a escrita de Saramago:
É texto corrido, então as falas dos personagens são todas no mesmo parágrafo. Isso pode ser um pouco confuso inicialmente, ainda mais pelas letras maiúsculas depois das vírgulas (como no trecho que coloquei acima - o que vai marcando o início e fim de uma fala e outra). Depois acostuma.
A Companhia das Letras manteve a escrita original, então o vocabulário é de português de Portugal. Mas também o leitor vai acostumando.

Apesar de complexa, essa obra é uma das mais reflexivas que já li, vale a pena colocar na estante.

Hey_Guga 20/01/2024

Uma obra prima.... E latina :)
Acabei-me por demorar a escrever essas impressões. Então não poderia ser coerente tanto quanto o faria se o tivesse feito nos meados da leitura.

Mas, afinal, uma leitura marcante, uma obra prima entravada nas entranhas da sociedade, uma rara demonstração de uma escrita compulsóriamente desesperadora, não pode ser esquecida. Cegante e aspiradora dos mais descritivos desaforos. Cada ânsia por uma palavra: "ceguei", estremecia-me.

Saramago desvencilha-se de um puro aforisma social, para uma trama distópica guiando os humanos, se ainda humanos, às mais profanas e loucuras atitudes. Com personagens tão reais e sensíveis, cientes de sua pequenez, cegos mesmo quando viam, ainda menos cegos do que o que são agora. As medidas reflexivas, abertamente filosóficas em certos momentos.

Não há como não abandonar um pouco de si, dos constructos naturais que lhes vêm do berço e galgam suas emoções, seus impulsos, perdendo-se na perdição dos que sequer vêem, para revidar, para odiar ou amar, sem escolha a não ser seguir em frente - isso se em um mundo de cegos realmente houver algum sentido as direções - e por fim onde chegará?? Se a pequena Alice poderia tomar qualquer caminho quando não sabia onde ir, deveria um cego - que mesmo que soubesse para onde ir não o poderia encontra-lo, ou mesmo sair deste caso o tivesse achado, ou então viver sedentário quando a natureza enxota-o para as frontes da caçada e do plantio - deveria ele caminhar a esmo sem casa, sem lar, sem família muitas vezes?? Talvez a crua verdade é que não haveria escolhas, para os cegos basta seguir o que vier.

Anurb_0 20/01/2024

Uma experiência sem igual
Em 2016, no auge de meus 14 anos eu assisti ao filme, chocante, porém mais interessante do que assustador, afinal falar de pandemia soa bem irreal, não?
Pois bem, em 2022 lá estava eu na faculdade e me deparo com essa leitura obrigatória, dois anos após o mundo parar por conta de uma pandemia. Coloque o ser humano em seu extremo, o deixe com fome, com medo e inseguro, logo após assista o indivíduo expelir de si o pior que há em seu interior, transformando-se em criatura mais do que em homem, não creio que há nesse mundo alguém superior ao Saramago para fazer com tanta precisão a descrição exata do fundo do poço, da desesperança completa. Resumindo, tudo que digo sobre essa história é que ela é assustadoramente boa.

Nota: é uma pena que eu não o tenha lido antes de 2020, pois tenho certeza de que obter o comparativo da leitura antes e pós covid seria enriquecedor.

Thais645 19/01/2024

Impactante! Profundo e muito tocante!
Mesmo sem dar nome aos personagens é incrível como a escrita do Saramago consegue nos fazer se apegar as histórias dos personagens! Esse livro retrata o ser humano na sua forma mais vulnerável. Faz refletir sobre a empatia, amor ao próximo, compaixão e lealdade.
Adoro esse livro!

Thais645 13/02/2024minha estante
Foi minha primeira leitura de Saramago. Também amei!

Pri.Kerche 13/02/2024minha estante
Tem a sequencia: "Ensaio sobre a lucidez". É mto legal tb

Thais645 13/02/2024minha estante
Não sabia que era uma sequência!! ? Muito obrigada pela informação! ? Vou procurar para iniciar em breve!!

Pri.Kerche 13/02/2024minha estante
Procura sim. Achei a liguagem mais fácil no segundo livro

matheuscavallo 18/01/2024

Temos a opção de não sermos cegos..
Um livro difícil, escritura densa e pesada. Entretanto, uma leitura totalmente necessária e altamente magnífica.

José Saramago, nos leva a um mundo onde a cegueira se espalhou. E nos faz refletir o quão dependente somos das coisas mais básicas da vida.

E o mais incrível é o quanto fica evidente, que, quando temos a oportunidade de enxergar, escolhemos não ver.

"Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem."