Ensaio Sobre a Cegueira

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Jazz 24/09/2020

Ensaio sobre a cegueira
Ensaio sobre a cegueira
Livro de José Saramago publicado em 1995.
Apesar de possuir em torno de 300 páginas e ter um jeito curioso de pontuação onde não há indicações de fala, ou parágrafos, é um livro impressionantemente agradável aos olhos.
O livro que é narrado em 3° pessoa, apresenta um tipo diferente de cegueira, diferentemente da que já se conhece está é branca; o livro mostra como essa doença contagiosa denominada ''Mal Branco'' se alastra por uma cidade, fazendo com que a população fosse condicionada a viver totalmente fora do que já estavam acostumados.
O livro gira em torno de alguns personagens principais, que são levados para um manicômio, onde ficam presos junto de outros cegos e de suspeitos de contágio, que ficam em uma ala separada; com o desenrolar da trama, tem-se que as pessoas são privadas de suas necessidades básicas, tais como alimentação, higiene, etc. A falta desses recursos acabam levando-as a tomarem atitudes surpreendentes . O autor mostra com detalhes todas as atrocidades as quais o ser humano se submete para sobreviver.
A obra mostra que somente uma situação extrema como essa é que uma pessoa mostra sua real essência, como egoísmo, ganância e uma capacidade cruel de utilizar da fragilidade do outro para se beneficiar.
Saramago apresenta valores sociais, nos mostra que aquilo que mais prezamos, como bens materiais, se tornam irrelevantes quando a necessidade de sobrevivência se faz presente. Mostra o que um ser humano é capaz de fazer para se manter vivo, no fim, é como se acabassem se tornando animais novamente.

Elaine 22/09/2020

História densa e por vezes complexa.
Não consegui me apegar tanto aos acontecimentos e acabei demorando muito pra terminar.

Carla 21/09/2020

Nossa... Que história! Em alguns momentos tive que parar e voltar a ler 2 ou 3 dias depois do tanto que me deixou pensativa sobre nós, seres humanos, do que somos capazes? Em todos os sentidos... Recomendo! Muito bom mesmo!

highbythem00n 20/09/2020

Bom mas demora pra pegar o ritmo
GATILHO: estupro
A escrita é chatíssima mas a história é ótima e totalmente atual! Deixa bem claro (risos) as partes boas e ruins do ser humano. Você se apega aos personagens e agora só consigo querer que tudo fique bem com eles kk

Tom 18/09/2020

Tenso
Ótimo livro

Felipe.Protti 17/09/2020

Um livro expendido, faz você refletir sobre a vida em cada página, embora tenha um momento muito chocante o livro é excelente.

djani 17/09/2020

O conforto da cegueira
Além de ser um livro difícil de ser lido pela escrita de Saramago (sem pontuação, a exemplo de travessões nos diálogos), o livro tem passagens fortes e desagradáveis sobre as relações sociais em que predominam o egocentrismo e individualismo, sendo uma forte crítica social. Apesar de todos os abusos e atrocidades, o livro permanece com a marca de Saramago na valorização às mulheres, fazendo com que mesmo em um cenário caótico ainda existam sentimentos bons de solidariedade e esperança, podendo ser uma âncora para quem abriu os olhos e livrou-se da cegueira moral relatada na história.

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara".

Kelly Martinez 16/09/2020

Estamos todos cegos!
Ensaio sobre a Cegueira

Acabei. Respiro diante de toda angústia que vivi nessa leitura. Tento colocar aqui, em palavras, tudo o que sinto nesse momento mas sou incapaz. É um misto de sentimentos dentro de mim; quero acreditar na porção boa da humanidade e ao mesmo tempo me vejo totalmente descrente.

Temos aqui uma distopia ( na minha opinião) que não dá nome aos bois... não sabemos onde acontece e não temos sequer o conhecimento do nome dos personagens.. sim... isso porque pode estar acontecendo na sua vila, na sua cidade, com você e seus amigos nesse exato momento. Lembre-se: estamos cegos!

Diante de todo o horror da cegueira causada por essa peste desconhecida, revela-se a humanidade. Com sua bondade, com suas mazelas e maldades com toda a sua plenitude e vilania. Nesse caos instalado, revela-se o egoísmo tão latente em cada um.

Para sobreviver deve-se ignorar o medo que paralisa a grande maioria, deve-se confiar sem enxergar, tateando no espaço, deve-se manter a dignidade para não sucumbir.
Isso é possível?
Tem que ser... senão acabaremos como animais irracionais.

Diante do inusitado funesto, revelar-se bom ou mau é indiferente. Permanecer humano conservando sua humanidade é o que te moverá.

Repito: Estamos cegos! Uma cegueira atroz que impede de estender a mão ao próximo, de olhar com os olhos do outro e se solidarizar.

Uma leitura bem impactante. Imperiosa. Angustiante.

Um livro para ser lido ao longo da vida.

Peby 16/09/2020

Simplesmente facinane esse livro,pude sentir que diante de situações o que é raccional se torna irracional, vi também a fragilidade do ser humano,a falta de amor, e o desrespeito com as mulheres.

PoliAna | @poliana.e.seus.livros 16/09/2020

Que livro!
Essa história é e sempre será atemporal.

Saramago nos dá um soco no estômago sem cerimônias e sem firulas.

A meu ver, a história faz uma dura crítica à sociedade em que vivemos, através de uma história pesada e que me levou a seguinte pergunta: E se tudo isso realmente acontecesse, como os seres humanos reagiriam?

Luciana Nishi 15/09/2020

Me senti vivendo a história.
É uma história envolvente, mas ao mesmo tempo triste e sofrida. Me peguei imaginando que todos estavam mesmo cegos na vida real enquanto lia. E na visão crítica do autor, talvez realmente estejam.

koshechka-komunistka 14/09/2020

A cegueira coletiva
Dominai humanos, vois que sois cativo de todo ego, vois que sois vois.

aly 14/09/2020

sempre atual e impactante
"Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem."

isso se encaixa tanto no cenário atual... e arrisco dizer que sempre vai se encaixar. leitura incrível e única. que sensação boa é ler livros geniais assim.