Ensaio Sobre a Cegueira

Pinzinha 12/09/2020

Um livro sempre atual
?Penso que não cegamos
Penso que estamos cegos
Cegos que vendo, não vêem?

Saramago mostra a essência nua e crua do ser humano numa situação extrema.
Uma referência ao egoísmo, intolerância, competição e indiferença pelo próximo....
Como diz o ditado: ?Mais cego é aquele que não quer ver?

Isadora 11/09/2020

?Ressurgirá, perguntou a rapariga dos olhos escuros, Ela, não, respondeu a mulher do médico, mais necessidade teriam os que estão vivos de ressurgir de si mesmos, e não o fazem, Já estamos meio mortos, disse o médico, Ainda estamos meio vivos, respondeu a mulher.?

Aliss 09/09/2020

IMPACTO define bem o que senti
Escolhi um grande livro para conhecer o autor... Por muito tempo eu achei que essa leitura não havia servido de nada para mim além de reavivar sentimentos que eu não gostaria de remexer. Com isso já deixo o aviso que gostaria que tivessem dado a mim antes de iniciar leitura: se você se sente sensível a conteúdos de abuso sexual, gore e/ou grotesco, é melhor repensar a leitura.

Mas por outro lado, há pouco vi a declaração do autor sobre o livro que dizia: "Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."

Ele tentou nos mostrar uma "visão" diferente, crua e bem tangente. Nisso ele acertou bem. Sei que minha experiência não foi lá das melhores, esse livro me deu calafrios.

Luiza 08/09/2020

Ainda em choque com esse livro, muito para refletir, uma obra incrível!

Su 07/09/2020

Espetacular
Uma verdadeira obra prima de Saramago História envolvente, leitura super recomendável.

Laerte 06/09/2020

Em terra de (C)ego quem tem um olho... errei
Impactante. Com certeza não é um livro que eu recomendaria para qualquer pessoa. Primeiro pela sua forma peculiar de escrita, o que muitos não iriam gostar. E segundo, muito forte. Apesar de que não duvido nada que a vida imitasse a arte caso ocorresse o que ocorre no livro. E quem sabe talvez já não estejamos vivendo isso, e o livro é apenas uma forma metafórica de retratar nossa sociedade de (c)egos.
Enfim, um livro que deixa muitas reflexões.

LB 05/09/2020

estou cego ou apenas não vejo
Acho que não tenho palavras para desenhar esse livro então deixo aqui pequenas coisas que chamaram minha atenção:
- o modo que o texto foi escrito. o texto corrido com certeza traz outra percepção de leitura onde diálogos se misturam e tudo se torna um só;
- a história em si. Todos os momentos de reflexão, de estômago revirado, de verdades sobre a natureza humana sendo jogadas na nossa cara (rsrs)
- o fim. (não sei se o que vou falar se caracteriza como um spoiler então esteja avisado) o próprio livro me trouxe um ceticismo e me drenou de esperanças o que tornou o fim surpreendente, como se a mera possibilidade do que aconteceu não fosse possível.

Criei milhões de teorias do motivo da cegueira e não cegueira mas no fim acho que ninguém saberá o real motivo.

Elis 05/09/2020

Quantas cegueiras cabem na humanidade?
Ainda estou absorvendo a ideia, a escrita e os personagens. Saramago é marcante demais.

Mari Hippert 03/09/2020

Muito impactante
Terminei de ler o livro e não consigo parar de pensar sobre ele, teorizar qual foi a intenção do autor a escrever cada pedaço do final, e ainda absorver tudo o que se passou pelos meus olhos. Uma história sobre a essência humana, mascarada pela moral e pelas normas da sociedade. A escrita do autor é diferenciada, mas extremamente fluida e faz você se sentir dentro do diálogo. Muito, muito bom mesmo!!

gabi 03/09/2020

Sempre ouvi falar muito desse livro e, por isso, tinha muita curiosidade.
A história é muito interessante, bastante chocante e te faz refletir muito. A falta da visão faz com que todos voltem a um estado de natureza primitivo, onde prevalece quem é mais forte e esperto. Não duvido que teríamos nos comportado de modo muito parecido se acontecesse de verdade, tanto o governo opressor de cegos, na quarentena, quanto o caos e a morte nas ruas.

Uma leitura necessária e que com certeza levarei para a vida.

Vitor.Goncalves 02/09/2020

A esperança é a última que morre
Livro simplesmente sensacional. Nunca imaginei que conseguiria ler em português de Portugal com facilidade. Sobre a estória, o autor consegue te imergir no trama de maneira sublime, descrevendo todos os minuciosos detalhes sem tornar-se maçante, deixando todo o terror vivido nítido em sua mente. Creio que se tivesse lido anteriormente ao corona vírus teria me chocado mais, mas ainda assim é algo tenebroso, com as pessoas retornando ao seu estado de natureza, com pouca civilidade, se é que ela ainda existe. Enfim, todo mundo deveria ler esse livro algum dia, pois além da estória ser excelente, inúmeras reflexões podem ser extraídas.

Júlia 31/08/2020

Comecei a leitura de Ensaio sobre a Cegueira no início da quarentena. Foi muito interessante um comparativo com que estamos passando enquanto sociedade e individuo. São reflexões profundas sobre os valores, construções e significados que aplicamos ao mundo e as relações.

Beatriz.Corteletti 28/08/2020

Que livrooo!!
Extremamente atual. Te faz olhar o mundo com olhos de ver.
No início foi difícil a leitura... mas no final já fazia todo o sentido ser escrito da maneira que é

Jacqueline 28/08/2020

Somente uma palavra: MARAVILHOSO. Retrata a sordidez e o egoísmo humano em tempos difíceis, mas ao mesmo tempo nos da esperança que existem pessoas de bom coração, mas mesmo essas possuem um lado sombrio, afinal todos temos a bondade e a maldade dentro de nós e cabe a cada um decidir qual que prevalece.

Taissa 27/08/2020

Livro incrivelmente perturbador
A escrita de Saramago é peculiar, mas a temática do livro é tão interessante que a leitura flui. O enredo é perturbador, ainda mais em tempos de pandemia como o que vivemos. Todos os habitantes daquela cidade - que não foi nomeada, tampouco seus personagens - ficam cegos e são reduzidos a uma condição animalesca em um ambiente infernal. É necessário estômago forte para a leitura. Mas se trata de um livro espetacular!