Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago




Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira


2995 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Gracimara0 16/03/2024

Um verdadeiro ensaio sobre a maldade humana , o q de pior pode ser existir no ser humano .
Uma súbita cegueira branca toma conta da população , inclusivo do oftalmologista, menos sua esposa , que não se tem os motivos . Eles então precisam viver em quarentena .
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Deaolive 16/03/2024

O livro conta sobre uma epidemia de cegueira que assola o país, com isso algumas pessoas se aproximam, criam laços para tentar sobreviver.
Tem que ter estômago para terminar essa leitura!!!!
Frase marcante: " Se eu voltar a ter olhos, olharei verdadeiramente os olhos dos outros, como se estivesse a ver-lhes a alma. "
comentários(0)comente



Erick Simões 16/03/2024

Não questione muito
O livro não tem uma explicação do motivo da cegueira dos personagens e nem a razão da exceção de uma personagem não ficar ao mesmo tempo dos outros (ok, eu sei que é simbólico, mas custava dar uma razão "real" para aquilo?)
Eu odeio a forma como o Saramago ignora as formatações de texto, torna tudo mais lento e um grau a mais de complicado para ler, e eu não acho que alguém possa ignorar as regras básicas só por ser muito bom, então eu acho um absurdo o livro ser formatado desse jeito.
Por fim, se você for ler questionando de onde veio, do motivo de ter vindo e para onde vai a cegueira você vai mais se irritar com a história do que de fato curtir a história e refletir sobre o que a cegueira da história representa e a mensagem que o autor quer passar. Então abstraia e leia como se fosse apenas um ensaio sobre a cegueira ;)
comentários(0)comente



Manuela28 15/03/2024

Minha opinião!
Um dos livros mais difíceis até agora que eu já li, tanto em relação aos temas abordados quanto a questão de narrativa mesmo (meu primeiro contato com Saramago então não estava acostumada com seu tipo de escrita principalmente a parte dos personagens não serem retratados com o seu nome e sim por suas características). É difícil saber quem é o real narrador desta história.
Com certeza é um livro que deixa muitas reflexões e até dúvidas! As críticas que Saramago nos traz umas de forma sútil, já outras está bem diante de nós. Sobre temos olhos e não enxergarmos o mundo a nossa volta e a grandeza das nossas ações e o impacto que elas terão. Um dos pontos também que eu gostaria de falar é a maneira que Saramago fala sobre ver e enxergar. (Em um mundo de cegos é melhor ficar cego ou enxergar tudo diante de você acontecendo?)
Está história apesar de fictícia possui um pé na realidade é um dos livros mais ?humanos? que eu já li por retratar o comportamento da humanidade em relação a esta cegueira branca de forma que parece que realmente aconteceu(pelo menos para mim). Os comportamentos dos personagens e as situações que se encontram neste local de quarentena chega a ser barbara (principalmente as situações que as mulheres tiveram que se submeter em troca de alimentos) uma obra que mexe muito com questões básicas da humanidade!
É livro que não recomendo para todo mundo mas em algum momento da sua vida é bom você ler por que é o tipo de livro com mexe com você de algum modo.
[?]?Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, cegos que veem, cegos que vendo, não veem"
comentários(0)comente



Gersyane.JacaAna 14/03/2024

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara.
Ganhou um Nobel de literatura e não foi à toa! Mas de longe o livro mais agoniante e difícil que li. É tudo tão real, pesado e visceral que começou a me deixar tão mal que tive que dar uma pausa de meses (e acredite não é tão fácil me deixar mal)
Me trouxe inúmeras reflexões sobre o isolamento e negligência que pessoas doentes ou ?prejudiciais? ao resto da população sofrem.
Quando o caos se instala e as pessoas podem fazer o que quiserem sem medo do julgamento a sensação é de desesperança total. Perdi a paciência inúmeras vezes e se fosse a mulher do médico tinha desistido no início mesmo.
No começo a escrita me irritava profundamente (creio que faz parte da experiência de caos da história) eu sequer sabia o que era fala, pensamento ou descrições. Os personagens também não tem nomes e tudo parece apressado, mas com o passar do tempo você se acostuma e a leitura flui.
Tem que ter estômago mas vale a pena.
comentários(0)comente



Mayara 14/03/2024

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara
Eu li por conta da escola, que era leitura obrigatória então demorei meio século pra ler e fui me enrolando em algumas partes mas, apesar disso o livro é realmente muito bom. Ele traz uma mensagem importantíssima, a escrita do José Saramago me surpreendeu e no final eu acabei chorando com o livro. Com certeza não é uma leitura fácil, nem rápida mas acredito que vale a pena se você estiver no clima de histórias pesadas e reflexões sobre a vida humana.
comentários(0)comente



Lennon.Durval 14/03/2024

A princípio houve um grande estranhamento da minha parte com a forma de escrita do saramago. É realmente diferente de tudo que já tinha lido antes, e esse com certeza foi um diferencial pra me prender tanto a leitura.
Quando a trama, logo de início encontramos com o primeiro cego onde embarcamos nesse mundo distópico e caótico onde a cegueira se espalha.
Ótimo livro, recomendo muito!
comentários(0)comente



cbachiega 11/03/2024

Uma das leituras mais imersivas que já tive! Saramago é um MAGO! Hahahah
E a primeira que li em um grupo de leitura conjunta!
Vale muito a pena ler e participar de leituras em conjunto!
comentários(0)comente



mrajau 09/03/2024

Fantástico
Que livro maravilhoso. A história te cativa, te prende do começo ao fim. Evidencia-se porque este título deu ao autor o prêmio Nobel de Literatura. Você mergulha na história com os personagens porque o livro te permite criá-los a sua maneira. Demais!
comentários(0)comente



brenovisk7 09/03/2024

Se podes ler?
Ensaio:
prosa livre que versa sobre tema específico, sem esgotá-lo, reunindo dissertações menores, menos definitivas que as de um tratado formal, feito em profundidade.

Este livro brinca com o absurdismo de um cenário intangível. Não é explicado como ou porquê, nem se dá muita importância para os nomes dos personagens ou o momento do tempo, nada disso importa diante da impressionante trama arquitetada por Saramago. A escrita do autor é difícil e desconfortável, por vezes é uma tarefa hercúlea identificar que personagem está falando o que em determinado diálogo, mas isso soma ao sentimento de confusão que é propagado em toda a história. Por vezes a leitura pode acabar sendo um pouco cansativa, mas a certeza é que ela é muito recompensadora.

A faceta mais irônica desta obra é que o ensaio, no final, não é sobre a cegueira.
comentários(0)comente



trajanooo 08/03/2024

A mulher do médico
A história começa com o primeiro cego, que cegou foi levado para casa, foi roubado, foi levado ao médico, o médico cegou, a cegueira era branca e se pegava, ao decorrer das história a mulher do médico não cega e eles todos são levados a um antigo manicômio
eles vivem por si só, como fica uma pequena sociedade de cegos ? quem tem olhos e vê em uma sociedade de cegos, se torna rei ou escravo ?
a escrita do autor para mim foi MUITO difícil, o fato de não ter parágrafos me deixava maluca e também o fato de não se ter nomes
a história é muito boa, todos os acontecimentos são fantásticos
é realmente um bom livro
comentários(0)comente



Anne Balbueno 07/03/2024

Esperança e desespero andando lado a lado
Quando você vira os olhos de quem não vê. Saramago foi majestoso nesse livro e eu não poderia falar outra coisa.

Eu amei o jeito que o texto foi escrito, não sei se foi por ter sido pt-pt ou uma edição mais antiga. Um texto corrido em que todas as emoções viram uma só.

Um soco no estômago e um sopro de vida. Que grande é a responsabilidade de ter olhos para aqueles que não o veem.
comentários(0)comente



Ari 07/03/2024

Impactante e visceral
Saramago faz aqui algo impressionante, não é atoa que esse é o único livro de língua portuguesa a receber um Nobel de Literatura (algo que mostra o recorte da linguística, principalmente a latina), ?Em terra de cegos, quem tem olhos é rei? será? Ao ler Ensaio sobre a cegueira, você verá que é uma maldição, o ser humano mostrando que sem opções, ele ainda é um animal, não sei se animal seria o termo certo para exemplificar, visto que há mais crueldade do que instinto de sobrevivência nas páginas. Passagens nauseantes e acontecimentos putrefatos é rotineiro na história, o que faz ao mesmo tempo a necessidade de parar a leitura para digerir as palavras e respirar um pouco, como também a ansia para saber como a história termina, como aquele grupo e o mundo que acompanhamos a tanto tempo ficará.

Fico feliz em saber que não fui a única a demorar para ler, de verdade, a história não é para qualquer um, e mesmo se fosse, a escrita de Saramago é dificílima, não sei as outras versões, mas a que li deixou bem intrigo o texto do autor, dos termos e sinônimos incomuns, varias vezes eu parava e pensava: ?menino, cadê os parágrafos? Sua professora do fundamental não te ensinou que depois de 4 linhas é pra fazer um paragrafo e por dois dedinhos entre o começo da linha para voltar a escrever??

Brincadeiras a parte, leiam, é um clássico e te faz refletir se você não é o cego que vê, que deixa passar coisas absurdas a sua volta, e não digo só aquelas que podemos fazer algo e não fazemos, mas principalmente, aquela que vemos e não obtemos sentimentos humanos morais e éticos de justiça, empatia e compaixão.
comentários(0)comente



Bia França 07/03/2024

Por medo demorei a ler Saramago. O escritor é brilhante, o livro impactante? Nos faz pensar sobre a humanidade, o que nos torna de fato humanos. ?Somos cegos que veem?. Só leiam.
comentários(0)comente



2995 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR