Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

ncrln 30/01/2024

Ai Saramago... Você é demais
Terceira obra do autor que leio, e ainda sim me surpreendo como ele sabe nos envolver.
Comecei a ler ano passado, mas acabei abandonando devido uma ressaca literária, mas retornar pra ele foi uma boa escolha. Cheio de críticas e reflexões - e uma cena bem pesada que me faz passar mal - ele escreve sobre um mundo no qual foi tomado pela "cegueira branca", e a partir daí, tanta coisa acontece que ainda estou tentando digerir.
9/10 ? (só não favoritei pela cena que passei mal)

mafezitcha 30/01/2024

Ensaio sobre a Cegueira
Que obra prima.

Confesso que ler Saramago foi uma aventura, e de início uma luta. Os calhamaços de texto me assustaram no começo, mas a história é tão bem desenvolvida, a escrita é tão efetiva em ser visual, e o leitor consegue ficar imerso na história de forma magnífica.

Distopia é meu estilo preferido, e com certeza, esse tomou o primeiro lugar dentre meus favoritos. A maioria do tempo, o desconforto será grande, pois, por ser muito visual, você também vive a angústia da história e dos personagens.

Mas se eu posso dar alguma indicação de livro, leiam Ensaio sobre a Cegueira.

Victor Ignacio 29/01/2024

Livro que faz valorizar as companhias e a importância da confiança, uma distopia que elabora um bom retrato da sociedade

Carolina.Filth 29/01/2024

É dessa massa que somos feitos, 1/2 indiferença 1/2 ruindade
| É que vocês não sabem, não o podem saber, o que é ter olhos num mundo de cegos, não sou rainha, não, sou simplesmente a que nasceu para ver o horror, vocês sentem-no, eu sinto-o e vejo-o.

| Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos.

| Por que foi que cegámos, Não sei, talvez um dia se chegue a conhecer a razão, Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem.

| O medo cega... são palavras certas, já éramos cegos no momento em que cegámos, o medo nos cegou, o medo nos fará continuar cegos.

____________________________________________

Uma experiência profunda, completa, mas nem um pouco prazerosa. Não tinha como esperar outros sentimentos diante de um livro feito para ser um reflexo puro da humanidade e (nem tanta) civilidade.

Uma metáfora completa e inteligente sobre o círculo de apatia e alienação que todos nós vivemos.

Eu poderia dissecar esse livros por horas em uma conversa, espero nunca esquecer ele. ??

laura g 29/01/2024

Um livro necessário
o melhor livro que já li até então.
instigante e grotesco, realismo puro.
o homem social no seu estado mais verdadeiro que é nada acima indecência.
o quão importante é ter olhos que enxergam num mundo branco e não por paz.
sem falar da escrita do saramago, que torna o livro uma experiência ainda mais completa!

Mora 29/01/2024

Agonizante
Ler esse livro foi uma experiência e tanto. A cada página, uma nova inquietação, uma nova agonia e uma nova reflexão.
Muito louco a visão do autor sobre como seria o mundo se todas as pessoas subitamente parassem de enxergar. Mais louco ainda é perceber que se o mesmo cenário acontecesse na vida real, muito provavelmente esse seria o mundo que enfeetariamos: um verdadeiro caos. Afinal, o ser humano é egoísta por natureza.
Mais uma vez reforço o quão agonizante foi essa leitura. O modo do autor escrever (sem usar travessões para marcar falas, por exemplo), me fez sentir como se eu própria estivesse cega enquanto lia. E a cada minuto que eu ia imaginando o cenário descrito a agonia só aumentava.
É um livro que vale a leitura. Proporciona várias reflexões e te deixa, muitas vezes, com o coração na mão.

thaiscarbonari 29/01/2024

Melhor que o filme
Sempre que o Saramago citava: ?a mulher do médico? eu visualizava a Julianne Moore? É uma narrativa interessantíssima, todos deveriam ler

__thaysfonseca 29/01/2024

Para refletir!
Ótimo livro, no início o modo que o autor escreve causa um certo incômodo, em alguns momentos é difícil saber se é o narrador ou personagens, sobre estes em alguns momentos nota-se que o autor está a desdenhar de características físicas de alguns. E o final é meio as pressas. Mas definitivamente cumpre a sua proposta e nos faz refletir sobre a real cegueira da sociedade.

ErreBC 28/01/2024

Uou
Da um pouco de agonia realmente, te faz ficar aflito com as coisas que acontecem, é louco pensar que tudo isso "só" pq todo mundo perdeu a visao.
Teve cenas mt boas também, que te faziam sentir o alívio das personagens.

A única coisa q eu chamaria de ruim é que as vezes o autor detalha exageradamente e acaba ficando entediante algumas coisas, e que nessa edição a letra ta minúscula.
Mas a história é boa realmente, se achar chato insista maid um pouco pq vale apena.

Mari 27/01/2024

Um livro denso que instiga profundas reflexões sobre a vida em sociedade e a convivência. A narrativa é tão bem escrita e envolvente que, em alguns momentos, provoca repulsa no leitor, fazendo-o visualizar vividamente as cenas de terror descritas.

Frasson 27/01/2024

Além dos olhos
Estamos a um dia ruim de nos tornarmos o vilão. Frase que ressalta a fragilidade da natureza humana, basta um cenário ruim para acordar o pior de nós, nossa humanidade é frágil e rapidamente nos tornamos selvagens. Selvageria essa retratada ao longo das páginas do livro. Achei custoso de ler por conta dos paragrafos extensos, o que não deixou a leitura menos agradável. Termino com a reflexão de que realmente parece que precisamos parar de enxergar, tirar toda essa distração e excesso de informação para que possamos finalmente ver?

jennibel 26/01/2024

9\10
Muito difícil de ler... José Saramago é doido, não coloca travessão em nenhuma fala, mas o ser humano que escreve bem. De mundo distópico com crítica a sociedade, foi oque mais gostei de ler até o momento. Te faz refletir, e faz uma analogia a cegueira humana, de formas tão distintas e de tantas formas que chega a ser lindo. Adorei ler, mesmo sofrendo, sofri, mas não tem como não gostar.

Sha 26/01/2024

??????
Esse merece mais do que 5 estrelas!

Sinopse: Pouco a pouco os habitantes de uma cidade vão ficando cegos. Quando se dão conta de que uma epidemia de cegueira alastra-se sobre a cidade, já são muitas as pessoas afetadas.

Eu estava com "medo" de ler um livro do Saramago e não compreender totalmente, porém eu achei a escrita muito fluida e de fácil compreensão. Eu li a última edição da Companhia das Letras e eles mantêm a regra ortográfica de 1990, mas ainda assim é super tranquilo.

A história me tocou muito e me fez sentir muitas coisas. Não vou falar muito porque tenho medo de dar spoiler rs!
Mas é incrível, leiam!