Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Cla 18/04/2024

Envolvente
Primeiro livro de Saramago que leio e já me encantei pela sua escrita! O livro é muito envolvente, mas ao mesmo tempo precisei de uma pausa durante alguns momentos pela agonia que me trouxe ler aquela degradação humana tão relacionavel à sociedade em que vivemos

JosA381 17/04/2024

Me impactou bastante a leitura dessa obra. De uma profundidade de reflexão, leva a gente longe. Pensar sobre dores pessoais, dores coletivas, a grandeza e a pequenez do ser humano. Muito bom.

moonreads 16/04/2024

A responsabilidade de ter olhos em um mundo de cegos!
Acabei quase agora essa leitura que me levou tanto tempo para concluir (comecei em janeiro), mas que, mesmo assim, me impactou de diversas formas. De primeira, fiquei intrigado com a proposta e confesso que também fiquei um pouco chocado com a escrita rebuscada e com pontuação diferente, por assim dizer. Acho que isso contribuiu para eu demorar mais a me envolver com a história. Mas, depois que me acostumei com essas particularidades que só deixam o livro mais especial, consegui ler de uma maneira mais contínua, apesar das diversas pausas que eu precisei tirar em prol da minha sanidade mental. José Saramago, em ?Ensaio sobre a cegueira?, constrói uma atmosfera animalesca na qual os cegos perdem gradativamente a sua humanidade, o que resulta nas maiores atrocidades que se possa pensar. Um livro totalmente cru, bruto e, infelizmente, real. Suspeito que a força da mulher do médico (ou mulher das lágrimas) foi o que me ajudou a continuar com essa leitura sem me despedaçar por completo. Acho que já não sou a mesma pessoa que era antes dessa leitura, e não sei se isso é bom ou ruim. Por um lado, refleti muito sobre a crueldade humana e a perseverança feminina. Por outro, sinto que perdi um pouco da fé na humanidade. Mesmo assim, me considero alguém diferente agora, alguém mais maduro e forte. Só digo uma coisa: se você quer ser responsável por ter olhos em um mundo de cegos, leia esse livro, você não vai se arrepender. Eu não me arrependi.

Aimê 16/04/2024

Burrona
Não consegui entender nada.
Parecia que eu estava lendo meus pensamentos no papel pois era tudo sem vírgula ou frase, só o caos

Caê 16/04/2024

Ensaio sobre a cegueira
Recebi a recomendação desse livro e decidi ler. Em teoria, a história é mto foda e bem feita, mas foi um dos livros mais "massentos" que já li na minha vida, me deixou cansado demais, tipo, valeu a pena? Sim, mas eu jamais leria novamente.

itiagomartins 16/04/2024

Impactante
é daqueles livros que desafia no começo, mas depois te deixa sem palavras! ? A leitura pode ser intensa, mas vale cada página. Um dos melhores que já li, com certeza! ?

@jana450 15/04/2024

Gostei muito
Ganhei ele por ser indicação para prova do IFBA na época e gostei muito algum tempo depois assistir ao filme e me surpreendi com quanto tentaram ser fiés a história, por esse motivo indico o livro e o filme

Biacarvaps 15/04/2024

Que livro!!!
"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."
Essa frase é muito sobre essa leitura, porque ela é muito além do que tá escrito, é muito subjetiva e deixa muitas mensagens em todas as entrelinhas.
No início parece difícil o tipo de escrita dessa escritor mas depois é possível se acostumar e continuar a leitura. É daquelas que você entra na história e que ela não se repete como muitas outras. A cada página uma novidade. Com certeza já é uma das melhores leituras do ano. Indico muito, muito, muito!

Elielson.Goulart 15/04/2024

Anos 90: Ensaio Sobre a Cegueira, ou: O chicote da Tiazinha.
Um livro para refletir sobre o tesouro que é enxergar, sobre a responsabilidade da visão e sobre o quão boas e más podem ser as pessoas mesmo nas condições mais precárias. Franz Kafka dizia que "a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana". Preste atenção nessa verdade escrita nos anos 90 e não no estalar do chicote da Tiazinha.

Xerozo 14/04/2024

Só desgraça
Durante uma boa parte da leitura, a única sensação que me acompanha é a agonia. Os personagens são submetidos em situações extremas, imagino um ambiente extremamente sujo, fedido e nojento que combinam muito bem com ações que estão acontecendo no mundo.

A injustiça vem de todos os lados, dos que vêem e dos que já estão cegos, reinando o egoísmo e a imoralidade. É como se a sociedade tivesse regressado ao um estado selvagem.

Jujuts 14/04/2024

Visceral
Incrível a reflexão feita sobre até onde vai a decência e a moralidade humana.
O quanto a partir do momento que todo mundo depende de todo mundo, ninguém pode confiar em ninguém mais.

Esse livro é extremamente visceral, até nauseante em certos momentos, não só pelas descrições completamente gráficas, mas por a gente perceber que qualquer ser humano poderia passar pelas mesmas situações e ser tão cruel quanto.

Também faz refletir sobre que mundo as pessoas PCDs vivem... O quanto elas devem sofrem com a desumanização diária, com nada sendo mais adaptado a elas.

Importante para refletir sobre quem somos como pessoa.
Recomendo muito, mas só pra quem aguenta algo visceral dessa forma.

Suzane6 14/04/2024

UAU!!
"Ensaio sobre a cegueira" leva a gente ao lado mais repugnante que um ser humano pode acabar sendo, cada situação absurda de humilhante e a sensação de ver a sociedade que você conhecia e estava habituado desmoronar traz ao leitor uma agonia crescente.
Ele me lembrou um pouco a pandemia, pois os personagens entram em quarentena, essa porém organizada pelo governo já que a doença tinha alto nível de transmissão e não se conhecia o método de contágio, nem a cura e muito menos a razão dessa doença ter começado a se espalhar.
A história mostra que quando privados de algo do qual somos acostumados desde a nascença desaparece da nossa rotina, sem amparo ou qualquer previsão de melhora, nós enquanto seres humanos sucumbimos ao lado mais "animalesco" e primitivo, onde nada mais importa além de si mesmo.
É um livro que revela o pior lado do ser humano, e pode ser muito perturbador para algumas pessoas, então atentem aos gatilhos de abuso,violência psicológica e física!
A esposa do médico acabar ficando cega também me comoveu um pouco. Ela não entrou em histeria, não culpou seu marido por ter a "contagiado" ou qualquer reação assim, ela simplismente fez sua mala e a dele e o acompanhou até o hospital de confinamento. Pode parecer insignificante, mas eu senti um amor tão grande por parte dela e vi isso como um ato de amor, não sei, só foi algo muito bonito pra mim e que eu achei que deveria pontuar.

iwhendria 13/04/2024

?Cegos que, vendo, não vêem.?
Ensaio sobre a cegueira é uma crítica explícita e clara sobre a sociedade atual e eu simplesmente estou em êxtase com o que eu acabei de ler. O primeiro ponto que eu gostaria de falar é que o Saramago tem uma puta escrita fria e dura, teve cenas que parecia que o autor escrevia com uma indiferença de um cego já afetado pela insensibilidade do mal-branco e sendo sincera, eu adorei. O segundo ponto e que eu bato palmas pra esse, inclusive, foi a grande crítica feita pelo Saramago da forma que a sociedade contemporânea está (ou já é) se tornando completamente cega aos outros; as pessoas atualmente são insensíveis, egoístas e movidas a um sistema de interesses próprios, fato que foi mostrado várias e várias vezes no livro. Basicamente, somos cegos que, vendo, não vêem. Somos feitos de uma massa constituída de metade de indiferença e metade de ruindade e por isso estamos sofrendo do mal-branco, mesmo que não estejamos cegos no sentido literal.

Bruno 13/04/2024

Se podes olhar,vê. Se podes ver, repara.
Um livro difícil de ler não apenas pela estrutura da narrativa, mas também estória em si. Aqui vemos como o ser humano pode mostrar o seu pior lado quando este se encontra em situações desesperadoras, quando parece não haver mais esperança. Muitas das passagens do livro são bem difíceis de ler, a angústia dos personagens é palpável. Acredito que pela escrita do autor e por ser em PT de Portugal senti que a leitura não fluiu pra mim, no entanto achei bastante interessante a temática abordada.