Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

itiagomartins 16/04/2024

Impactante
é daqueles livros que desafia no começo, mas depois te deixa sem palavras! ? A leitura pode ser intensa, mas vale cada página. Um dos melhores que já li, com certeza! ?

@jana450 15/04/2024

Gostei muito
Ganhei ele por ser indicação para prova do IFBA na época e gostei muito algum tempo depois assistir ao filme e me surpreendi com quanto tentaram ser fiés a história, por esse motivo indico o livro e o filme

Biacarvaps 15/04/2024

Que livro!!!
"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."
Essa frase é muito sobre essa leitura, porque ela é muito além do que tá escrito, é muito subjetiva e deixa muitas mensagens em todas as entrelinhas.
No início parece difícil o tipo de escrita dessa escritor mas depois é possível se acostumar e continuar a leitura. É daquelas que você entra na história e que ela não se repete como muitas outras. A cada página uma novidade. Com certeza já é uma das melhores leituras do ano. Indico muito, muito, muito!

Elielson.Goulart 15/04/2024

Anos 90: Ensaio Sobre a Cegueira, ou: O chicote da Tiazinha.
Um livro para refletir sobre o tesouro que é enxergar, sobre a responsabilidade da visão e sobre o quão boas e más podem ser as pessoas mesmo nas condições mais precárias. Franz Kafka dizia que "a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana". Preste atenção nessa verdade escrita nos anos 90 e não no estalar do chicote da Tiazinha.

Xerozo 14/04/2024

Só desgraça
Durante uma boa parte da leitura, a única sensação que me acompanha é a agonia. Os personagens são submetidos em situações extremas, imagino um ambiente extremamente sujo, fedido e nojento que combinam muito bem com ações que estão acontecendo no mundo.

A injustiça vem de todos os lados, dos que vêem e dos que já estão cegos, reinando o egoísmo e a imoralidade. É como se a sociedade tivesse regressado ao um estado selvagem.

Jujuts 14/04/2024

Visceral
Incrível a reflexão feita sobre até onde vai a decência e a moralidade humana.
O quanto a partir do momento que todo mundo depende de todo mundo, ninguém pode confiar em ninguém mais.

Esse livro é extremamente visceral, até nauseante em certos momentos, não só pelas descrições completamente gráficas, mas por a gente perceber que qualquer ser humano poderia passar pelas mesmas situações e ser tão cruel quanto.

Também faz refletir sobre que mundo as pessoas PCDs vivem... O quanto elas devem sofrem com a desumanização diária, com nada sendo mais adaptado a elas.

Importante para refletir sobre quem somos como pessoa.
Recomendo muito, mas só pra quem aguenta algo visceral dessa forma.

Suzane6 14/04/2024

UAU!!
"Ensaio sobre a cegueira" leva a gente ao lado mais repugnante que um ser humano pode acabar sendo, cada situação absurda de humilhante e a sensação de ver a sociedade que você conhecia e estava habituado desmoronar traz ao leitor uma agonia crescente.
Ele me lembrou um pouco a pandemia, pois os personagens entram em quarentena, essa porém organizada pelo governo já que a doença tinha alto nível de transmissão e não se conhecia o método de contágio, nem a cura e muito menos a razão dessa doença ter começado a se espalhar.
A história mostra que quando privados de algo do qual somos acostumados desde a nascença desaparece da nossa rotina, sem amparo ou qualquer previsão de melhora, nós enquanto seres humanos sucumbimos ao lado mais "animalesco" e primitivo, onde nada mais importa além de si mesmo.
É um livro que revela o pior lado do ser humano, e pode ser muito perturbador para algumas pessoas, então atentem aos gatilhos de abuso,violência psicológica e física!
A esposa do médico acabar ficando cega também me comoveu um pouco. Ela não entrou em histeria, não culpou seu marido por ter a "contagiado" ou qualquer reação assim, ela simplismente fez sua mala e a dele e o acompanhou até o hospital de confinamento. Pode parecer insignificante, mas eu senti um amor tão grande por parte dela e vi isso como um ato de amor, não sei, só foi algo muito bonito pra mim e que eu achei que deveria pontuar.

iwhendria 13/04/2024

?Cegos que, vendo, não vêem.?
Ensaio sobre a cegueira é uma crítica explícita e clara sobre a sociedade atual e eu simplesmente estou em êxtase com o que eu acabei de ler. O primeiro ponto que eu gostaria de falar é que o Saramago tem uma puta escrita fria e dura, teve cenas que parecia que o autor escrevia com uma indiferença de um cego já afetado pela insensibilidade do mal-branco e sendo sincera, eu adorei. O segundo ponto e que eu bato palmas pra esse, inclusive, foi a grande crítica feita pelo Saramago da forma que a sociedade contemporânea está (ou já é) se tornando completamente cega aos outros; as pessoas atualmente são insensíveis, egoístas e movidas a um sistema de interesses próprios, fato que foi mostrado várias e várias vezes no livro. Basicamente, somos cegos que, vendo, não vêem. Somos feitos de uma massa constituída de metade de indiferença e metade de ruindade e por isso estamos sofrendo do mal-branco, mesmo que não estejamos cegos no sentido literal.

Bruno 13/04/2024

Se podes olhar,vê. Se podes ver, repara.
Um livro difícil de ler não apenas pela estrutura da narrativa, mas também estória em si. Aqui vemos como o ser humano pode mostrar o seu pior lado quando este se encontra em situações desesperadoras, quando parece não haver mais esperança. Muitas das passagens do livro são bem difíceis de ler, a angústia dos personagens é palpável. Acredito que pela escrita do autor e por ser em PT de Portugal senti que a leitura não fluiu pra mim, no entanto achei bastante interessante a temática abordada.

Leticia 09/04/2024

LIVRÃOOO
Sinceramente, não é para tanto que o próprio autor fala que este é um livro torturoso, uma vez que ouveram partes dessa leitura que me deixaram enojada e revoltada! Isso tudo foi para mostrar-nos que vivemos em uma sociedade cega.
Sendo assim, José Saramago nós deixará inúmeras reflexões e dúvidas através de um escrita, inicialmente "complicadinha" por não estarmos abituados a ela e logo depois bem fluida.

" Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem".

Livia.Porto 08/04/2024

?Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem?
Angustiante e profundo. Saramago nos tira de nossa zona de conforto desde a maneira singular de pontuar até a degradação da moral humana. Não é uma leitura simples, nem fácil, mas bastante válida pela originalidade e por provocar constantes reflexões.

Kelly456 05/04/2024

Masterpiece
A princípio, incomodou-me o fato de estar em português de Portugal, mas à medida que fui me acostumando com a escrita de Saramago, ela começou a fluir com mais facilidade. Não foi um livro fácil de ler, apesar de possuir uma história imersiva que me fazia sentir como se estivesse assistindo a um filme. As situações são tão pesadas que me causavam náusea, tornando a história desconfortável do início ao fim. No entanto, ela traz tantas reflexões que filosofei bastante durante a leitura. Sem dúvida, vale a pena ser lido, pois cada pessoa terá uma experiência diferente, o que torna este livro especial e diferente de tudo o que já li.

BArbara454 04/04/2024

Incrível
Sempre me falaram que era uma leitura muito complicada, devido a estrutura narrativa.. Como fui com essa visão de que seria muito difícil, acabei me surpreendendo por ter me adaptado bem com a escrita do autor.
Por outro lado, tem capítulos de revirar o estômago pois a história é muito pesada e isso torna difícil continuar a leitura.

É um livro muito muito bom, indico para todos que tenham um estômago forte
Cleber.Laia 04/04/2024minha estante

Mister Lyndon 04/04/2024minha estante
Esse foi o único livro que eu li em que nenhum personagem tem nome! Estupendo!!!!

Leitorconvicto 04/04/2024minha estante
Muito bom mesmo. Tem momentos incríveis de reflexão sobre a humanidade