Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Karoline 22/01/2023

para ver, olhar, enxergar, observar, refletir? escrita maravilhosa, confusa e compreensível. Saramago foi incrível em escrever tudo isso. perfeito! ?
Rafael V. 22/01/2023minha estante
Qual parte vc mais gostou? Foi o primeiro que li dele

Karoline 23/01/2023minha estante
apesar da dificuldade, eu gostei muito do início! não esperava o que encontrei logo de cara

Rafael V. 26/01/2023minha estante
Verdade, tem livro que prende a gente logo de cara!

Manu 14/07/2010

Pior cego aquele que não vê
Não gostei. Sensacionalista, caótico; o homem como o lobo do homem, essencialmente mau! Me deu ânsias...náuseas!
Guga 27/07/2010minha estante
Esse é o objetivo.

Ruan 21/08/2010minha estante
Pior cego aquele que não vê? o_O E eu achava que nenhum cego via LOL.... Pior cego é aquele que não quer ver =)

Como o Guga disse, essa é a intenção do livro, o lado animal do ser humano é revalado página à página, o livro é replete de detalhes justamente para chocar os leitores, deveria olhar o livro com outros olhos, é uma oportunidade fascinante imaginar um mundo como o descrito no livro e vivenciá-lo junto da personagem principal.

Manu 21/08/2010minha estante
O que agrada a alguns não necessariamente agrada a todos. Se assim fosse, viveríamos num lugar melhor, hã?!
Guardo, com todo respeito aos fãs elogiosos do livro e do Saramago, o meu direito de não gostar do que apeteceu à maioria. E ainda assim, sentir que fiz uma leitura bem feita. Não gostar não significa não ter lido, entendido e, de certa forma, apreciado!

jusousan 08/03/2022

Ensaio Sobre a Cegueira
?De tanto vermos, cegamos.?

Dito como um dos grandes clássicos da literatura, Ensaio sobre a cegueira nos apresenta uma história complexa, impactante e angustiante.

O livro retrata uma sociedade que de repente começa a vivenciar uma epidemia de cegueira contagiosa. A partir disso, o governo decide instaurar uma quarentena e os cegos vão sendo isolados em um manicômio antigo. Deixados à margem da sociedade, os acometidos pela cegueira vão tendo que aprender a conviver em uma situação de total descaso e abandono. As coisas, então, começam a sair do controle.

O livro é narrado em terceira pessoa pela única pessoa que no meio do caos, consegue manter a sua visão.

Apesar de ter uma escrita diferente das habituais, caso que muito incomoda e as vezes faz com que leitores não se conectem com o livro, o enredo se sobrepõe. Com trechos fortíssimos, Saramago não alivia os momentos que parecem progredir para o pior cenário possível.

Após finalizar a leitura refleti sobre muitas questões levantadas pelo livro. A primeira frase que me veio à mente fez referência a Thomas Hobbes ? O homem é o lobo do próprio homem? ou seja, somos nosso maior inimigo. O ser humano é mau e egoísta e esse instinto abre caminho para a violência conta o próximo.

É o que Saramago propõe. É o que ele nos entrega. O desconforto nos persegue da primeira à última página. Desde o desenvolver de uma sensação de desespero e confusão causada pelo repentino contágio, passando por momentos claustrofóbicos até, por fim, entrarmos de cabeça em situações extremas. O leitor, mergulhado nas metáforas levantadas, acomete-se não da cegueira imposta nos personagens, mas da visão lúcida da podridão da alma despertada. Humilhações. Repressões. Opressões. O homem defronta-se com seus comportamentos. O instinto animalesco aflora.

A percepção da natureza humana já foi objeto de enredo para várias obras. Acredito que é isso que mais gosto nas leituras que me proponho a fazer. A possibilidade em reconstruir um mundo distópico realista é genial e o Saramago faz isso de forma brilhante, ao meu ver.

Apesar de ser cansativa e não agradável, acredito que a leitura da obra seja necessária. É desafiadora, mas acrescenta em muito.

?Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que vendo, não veem.? Página 310.
Yavanna 08/03/2022minha estante
Eu comecei ele recentemente e tô adorando

jusousan 08/03/2022minha estante
Que bom! Espero que aproveite cada momento

Caio 08/03/2022minha estante
Que resenha foda. Parabéns!

BArbara454 04/04/2024

Incrível
Sempre me falaram que era uma leitura muito complicada, devido a estrutura narrativa.. Como fui com essa visão de que seria muito difícil, acabei me surpreendendo por ter me adaptado bem com a escrita do autor.
Por outro lado, tem capítulos de revirar o estômago pois a história é muito pesada e isso torna difícil continuar a leitura.

É um livro muito muito bom, indico para todos que tenham um estômago forte
Cleber.Laia 04/04/2024minha estante

Mister Lyndon 04/04/2024minha estante
Esse foi o único livro que eu li em que nenhum personagem tem nome! Estupendo!!!!

Leitorconvicto 04/04/2024minha estante
Muito bom mesmo. Tem momentos incríveis de reflexão sobre a humanidade

Lu Manzano / Leitura com pipoca 05/08/2018

Ensaio sobre a cegueira
Resenhar um livro de Saramago é tarefa complexa, pois tudo o que eu disser, parecerá banal diante da dimensão da literatura deste grande autor.
Acho que a frase deste livro que melhor traduz o sentido da história é essa, “ainda está por nascer o primeiro ser humano desprovido daquela segunda pele a que chamamos egoísmo, bem mais dura que a outra, que por qualquer coisa sangra”.
Uma inexplicável epidemia de cegueira, a qual chamam de cegueira branca, atinge uma cidade, o primeiro a ser contaminado por assim dizer, é um homem que está dirigindo no trânsito e de repente se depara com uma superfície branca, daí o nome, e pouco a pouco vai se espalhando. Alguns deles se encontram no consultório do Dr. oftalmologista, que também acaba cegando, a única a não cegar é a mulher do médico. O governo achando se tratar de um mal contagioso, começa isolar todos os cegos num sanatório desativado da cidade, onde passam a viver sob condições subumanas, sem comida, sem roupas limpas, água e etc… Nessas condições as pessoas vivem como animais realmente e se relacionam sem quaisquer resquícios de vaidade ou julgamento. Um dia depois de uma grande confusão acontece um incêndio e eles se veem livres dessa prisão. Há um grupo de personagens peculiares que permanecem juntos, porém o mundo lá fora já não é o mesmo...
Resenha completa no blog

Lary.Momentolitera 27/08/2018minha estante
:-)

Camis 02/05/2021

Se podes ver, repara
Este livro nos causa desconforto, repulsa e traz o cenário atual para uma comparação. Comparação com a "cegueira" de muitos com a urgência e importância do que está ocorrendo, comparação com a sujeira principalmente da mente da população.
"O olho que está cego transmite a cegueira ao olho que vê" - aqui atribuo a pessoas a quem chamo de alienadas, que acabam sendo levadas por discursos intelectuais e de poder.
Pude identificar muito fortemente a união e defesa entre as mulheres, em que a sociedade desrespeita, que são tratadas como objetos descartáveis, mas elas, sempre unidas e com um dom do amor maternal, se sobressaem, possuem uma força descomunal e vencem!
Parabéns Saramago!!!
Joel.Martins 03/05/2021minha estante
Ótima resenha ??????

Camis 03/05/2021minha estante

Dogui 05/04/2019

Ensaio Sobre a Cegueira
Um baita livro! Um tapa na nossa cara! No início é um pouco estranho por ser português de Portugal. Achei massante até cento e poucas páginas, porém depois é muito bom! "Penso que estamos cegos, cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem."
Mah Mac Dowell 05/04/2019minha estante
Baita livro!

Dogui 05/04/2019minha estante
Verdade!

Pri 11/03/2020

O autor tem uma forma de escrita muito peculiar, isso tornou a leitura um pouco densa, mas fui me adaptando e no fim, acabei gostando muito da escrita. Esse livro é um tapa na cara, uma grande crítica sobre a forma como parecemos viver cegos diante do sofrimento alheio!
Keven.Diêgo 11/03/2020minha estante
Pesado e intenso. Uma das melhores e mais marcantes leituras que tive, tanto pelo jeito que é escrito como pela mensagem em si. Recomendadíssimo.

Mazza 13/03/2020minha estante
Teminei de lê-lo ontem, tbm tive que me adaptar com a escrita desse livro(me sentia perdido, acredito que tenha sido a ideia do autor), no fim adorei o tempo "gasto". Vou correr para outros do Saramago.

Guta 08/10/2018

Sobre futuros distópicos.
Talvez seja isso mesmo que estamos vivendo, a última mensagem da última página do livro: uma cegueira coletiva; porém não é sobre isso que eu quero falar. Quero falar aqui da montagem de um cenário distópico que eu nunca havia pensado antes, tão mundano e ao mesmo tempo tão feroz quando zumbis querendo comer nossas carnes ou um governo autoritário que obriga nossos jovens a lutarem entre si até a morte. E se todos ficassem cegos? Como se daria nossa humanidade, nossas organizações? Apesar de o governo da estória ter tomado medidas drásticas e até pouco prováveis para o nosso universo é perceptível como as pessoas cegas de hoje só podem ser independentes por causa de uma corrente de pessoas que enxergam ao redor delas. E se todos tivessem perdido a capacidade de andar? E se todos estivessem surdos? Creio que embora a mensagem do livro seja sobre uma certa cegueira social metafórica, tudo que consegui pegar é a ideia de como nossa estrutura social é frágil e apenas vivemos porque a maioria trabalha em coletividade para que você receba água limpa na torneira, energia elétrica e os super mercados estejam abastecidos com comida ao seu dispor.
Uma das características do livro que mais me chamou a atenção é a questão que o autor faz de desumanizar as pessoas em sua obra, a começar não lhes dando nomes. A mulher do médico, o médico, a rapariga dos óculos escuros, o velho da venda preta, a cega das insônias, o cão das lágrimas. Ninguém era tão importante a ponto de ter um nome, aliás, a própria situação de cegueira fazia-se dispensável o uso de nomes. Além disso, é impossível não fazer menção à constante situação da imundície em que as personagens se encontram, de hora em hora citando a podridão dos excrementos, urina, vômitos e outros fluídos corporais numa tentativa de nos lembrar o quão patéticos somos vivendo em nosso ambiente artificial tão saneado. Particularmente eu lembro do que fazemos muitas vezes com os animais que comemos, como deixamos porcos e galinhas confinados em espaços pequenos andando em seus próprios dejetos.
Para finalizar a resenha, eu só posso dizer que o livro não é cheio de reflexões acerca dessa cegueira metafórica que todos clamam, talvez seja porque não prestei atenção como deveria ou porque o autor só queria mesmo era contar uma história, deixando para a última página algum tipo de contemplação de toda essa desventura vivida pelo nosso grupo de cegos principal.
Argh, critique-me se quiser, mas odiei a falta de espaços no livro para indicar as falas e até mesmo outras marcações pontuais como "?". Vocês irão entender quando lerem.
Ana Clara 11/11/2018minha estante
que lindo! parabéns pela resenha!

Guta 19/11/2018minha estante
obrigada de mais :D

Lud_Vaz 21/05/2021

Ensaio sobre a cegueira
"Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, cegos que veem, cegos que, vendo, não veem"

Me surpreendi muito com esse livro, não esperava que ele fosse ser tão bom e tão atual. Além dessa capa minimalista que eu achei tudo.

Uma epidemia de cegueira atinge a cidade, a chamada "treva branca". Os primeiros contagiados são quarentenados em um antigo manicômio. Lá eles tem de lidar não só com a cegueira, mas também com fome, injustiça, abuso e condições deploráveis. Sem esperanças um grupo de pessoas se reúne para tentar melhorar esses tempos sombrios e sobrevier.

Saramago retrata o pior da existência humana, o limite, quando não há moral nem regras, e o instinto é o que te mantem vivo. Desde a omissão de nomes a atitudes desesperadas dos personagens, a desumanização dessas pessoas é extremamente marcante. Uma metáfora bem forte e um tapa bem dado na cara da sociedade.

gatilhos: abuso sexual e estupro.
Foi uma leitura incrivelmente válida, apesar de eu ter achado o meio um pouco lentinho, praticamente devorei o resto.

Cassio Kendi 22/05/2021minha estante
Ótima resenha, me motivou a colocar este livro mais pra cima na lista dos próximos

Lud_Vaz 22/05/2021minha estante
obrigadaa

Cintia295 28/05/2021

"É desta massa que nós somos feitos, metade de indiferença e metade de ruindade."

E se do nada o povo começassem a ficar cegos, ninguém sabe o porque, da onde está vindo, como está acontecendo. Os primeiros a cegar são levados para um "sanatório" e a cada dia que passa chega mais e mais gente cegas. Fica prometido que o governo irá alimenta-los e distribuir produtos de higiene, mas que estarão a própria sorte. Apesar de estarem no mesmo "barco" sempre tem os espertinhos ou maldosos que acham que são melhores, merecem mais e começam a roubar a comida e fazer exigências. Mas tem também os que acham errado tudo isso e querem os que é de direito. Agora só lendo para descobrir mais kkkkk.
Esse livro nos mostra vários tipos de cegueira a dos olhos, da humanidade, da maldade, do preconceito, da alma, do corpo, do coração. Será que estamos todos enxergando ou cegos com tudo que nos acontece??

"Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que vendo, não vêem."
spokey dokey 29/05/2021minha estante
Ela gostou brasiiiiil ?

Cintia295 29/05/2021minha estante
Ehhh finalmente ?????

Leonardo 20/12/2018

Quando me falavam das obras desse autor eu realmente não imaginava a genialidade delas. Já quero ler outros!
Guilherme 20/12/2018minha estante
Oi! Vi que você leu "Ensaio sobre a cegueira", do José Saramago, e venho lhe convidar para ler a minha resenha sobre o livro que publiquei em um perfil dedicado à literatura no Instagram: https://www.instagram.com/p/BrgNkKWjUGA/?utm_source=ig_web_copy_link. Caso goste e quiser segui-lo, ficarei muito grato :) Muito obrigado, e desculpe qualquer coisa!

Dani / @dan_taboada 21/12/2018minha estante
Lê as Intermitências da Morte, é ótimo também!!

Maria. 18/03/2019

Incrível enquanto eles permanecem no manicômio, depois da uma caída e o final é meio paia
Gi 13/04/2019minha estante
Nossa, tive exatamente a mesma sensação hahahah

diego.dasilvaresende 13/05/2019minha estante
Cuidado com o spoiler , rsrs