Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

iamlivreads 31/10/2022

LULA PRESIDENTE ELEITO, MARIDO DA JANJA FILHO DA DONA LINDU
lindo, bolsonaro na prisão a verdadeira cegueira é o que o fascismo faz com as pessoas, essa é a doença.
Ceci.lia 31/10/2022minha estante
o melhor título possível

Thassia.Camille 04/11/2022minha estante
Melhor resenha kkkkkkkk

Pedro.Augusto 01/07/2023

Leitura difícil
Não só pela forma com que é escrita mas, principalmente, pelo conteúdo, Ensaio sobre a Cegueira foi para mim uma leitura pesada, cansativa (todavia, excepcional, muito boa!).
Mostra a decadência de uma sociedade, dos seres humanos, de uma forma muito factível e por isso torna-se uma narrativa tão cruel com o leitor.
Para mim foi uma leitura muito interessante e profunda, que permitiu diferentes camadas de reflexão.

Gabriel Bernardes 08/12/2020

??
?Quem vai morrer, está já morto e não o sabe, que temos de morrer, sabemo-lo desde que nascemos. Por isso, de uma certa maneira, é como se já tivéssemos nascido mortos?

Layla.Ribeiro 28/02/2021

Desafio literário 2021- Livro da capa preta + LC
Possui uma história muito envolvente, tensa, que em certos momentos me causou um embrulho no estômago, não pensei que fosse ser pesado em algumas situações, um livro de tirar o fôlego, para mim o mais interessante foi ler um livro sobre epidemia vivendo em uma pandemia deixou um ar mais claustrofóbico. Antes de ler o livro fui temendo a escrita de Saramago e não tive dificuldades nenhuma com a sua escrita, apenas como o portugues de Portugal me causou uma certa estranheza. Para mim o defeito deste livro é que seu desfecho foi muito apressado e me deixou com a sensação de querer mais. Super recomendo!
rodrigo963 28/02/2021minha estante
Muito bom!! ????

Agnaldo 11/04/2021

Estamos cegos a todo momento
Confesso que tive um pouco de dificuldade para acompanhar os diálogos. O Saramago tem uma escrita diferente de tudo que já li e mesmo com a diferença a gente se acostuma e passa apreciar ainda mais esse obra prima do escritor.
Jéssica 18/05/2021minha estante
Muitas cenas "pesadas"? Tô protelando essa leitura por medo de não conseguir seguir por essas cenas... Digo isso porque a adaptação do filme eu achei bem pesada. Me impactou muito.

Agnaldo 19/05/2021minha estante
Pois é, o livro torna ainda mais pesada as cenas. Mexe bastante com a imaginação e faz nosso psicológico ir a mil.

Jéssica 19/05/2021minha estante
Vixi. Eu acho que vou continuar protelando ele por mais um tempo então. Acho que ainda não tô preparada pra essa leitura.

Agnaldo 19/05/2021minha estante
Kkkk é realmente ele pede uma preparação psicológica

Jéssica 19/05/2021minha estante
Num ta tendo essa preparação ultimamente não kkkkkkk. Vai ficar na listinha de espera

Camila.Dias 01/09/2021

Um livro incômodo
Se tem uma palavra que define esse livro pra mim é incomodo, não porque ele seja ruim, muito pelo contrário, livros que mexem com os nossos sentimentos, são os melhores, na minha opinião.
Durante toda a leitura eu fiquei incomodada, por isso foi até um livro difícil de ler. O autor é muito gráfico nas suas narrações e por isso é possível "visualizar" tudo o que acontece.
A escrita do autor é bem diferente, pois ele não segue pontuação e nem utiliza parágrafos, o que adiciona mais um desafio a leitura dessa história, para quem não está acostumado com esse estilo de escrita "corrida".
Apesar de ter sido um livro difícil de digerir, é um livro excelente, justamente por suscitar sentimentos incômodos no leitor.

lau 25/11/2021

Sinceramente foi um pouco sofrido ler, sabendo de certas coisas que acontecem. Não concordo que seja uma leitura "difícil" no sentido de gramática, inclusive achei que faz ser ainda mais interessante.

Ana Bruno 22/04/2020

Um livro humano
Meu primeiro pensamento ao terminar esse livro foi: Não quero falar sobre ele!
Fiquei mal-humorada mesmo!
Que livro pesado! Que livro nojento! Que livro humano!
Acho que só o que consigo dizer sobre ele é que "é humano".
E, talvez por isso, tenha me incomodado tanto... Não tenho tido muita paciência com a raça humana, não que me exclua dela, mas perceber a capacidade da crueza do ser humano me dói à beça. Não quero ter essa característica dentro de mim.
Observar a condição obscura e instintiva inerente a todos nós, revelada perante uma situação inesperada, caótica e desesperançada, como Saramago nos descreve (de forma brilhante, por sinal), não ajuda a minimizar minhas impressões pessimistas...
O livro é, resumidamente, pesado. Recomendo lê-lo consciente da necessidade de possuir estômago forte.
Num cenário duro, a natureza humana, instintiva, aflora em conjunto com a essência hierárquica visceral do prazer pelo poder, mesmo em detrimento a qualquer indício de dignidade... E, nesse meio, um fôlego de humanidade, representado pela mulher do médico, tenta nos ajudar a manter a cabeça fora dessse mar de desespero. A obrigação moral, de auxiliar em oposição ao verdugo que aflige a todos. E a limitação incapacitante dela que nos angustia mais um pouquinho.
Aff... muito sofrido!
Muitas pessoas analisam esse livro sobre a capacidade de enxergarmos (ou não) a essência do outro. Para mim, esse livro é sobre a essência de todos nós. É sobre olharmos para nós. Nós mal conseguimos ver (e conhecer) a nós mesmos, conseguir "ver" o outro é uma conquista ainda à anos-luz de distância da raça humana... Lamentavelmente.
Outros consideram a obra uma alegoria, o que para mim, cai no mesmo impasse. Poder, egoísmo, sujeição... Independente do contexto, o "outro" ainda é um universo muito escuro e profundo para nós. Em todas as esferas isso se reflete de igual modo.
Bom, leitura de Saramago é sempre uma leitura de Saramago...
Enjoy!
Joelio 22/04/2020minha estante
Já ouvi muitos indicarem esse livro mais até então nem um com a sua visão, confesso que tenho problemas para filtrar, digamos assim, atitudes meramente egoistas e instintivas, confesso que vai entrar na minha lista mais como vc mesma recomendou vou ter cautela! Afinal sou do tipo qie acredita que temos que ter noção do bem e do mal do qie nos somos capazes afinal tendo ciência ainda corremos o risco de presenciar ou fazer parte imagina a maioria que romantiza que "nunca serei capaz disso" ou "isso não existe" de forma romântica para se "sentir seguro" nesses coisas :/

Ana Bruno 22/04/2020minha estante
Exato!! O ser humano é complexo demais...

Thaisa 02/07/2020

Num belo dia, sem explicação alguma, um homem fica subitamente cego. Porém, é uma cegueira diferente: ela é toda branca como leite.
Ele acaba indo até um oftalmologista afim de reparar o problema, mas o médico nunca viu algo assim antes.
E é aí que descobrimos que esta cegueira repentina é contagiosa...
Em uma nação aterrorizada e perdida com o mal que assolou a todos do dia para a noite, a única pessoa a não ser afetada é, misteriosamente, a esposa do oftalmologista.
Ela assumirá, então, não apenas o papel de cuidadora do marido, mas de muitas outras pessoas que perderam sua visão...
Mas afinal de contas: o que é essa doença? De onde veio? Como um mundo todo conseguirá sobreviver sem a visão? Ver seria realmente um dom ou uma maldição?
José Saramago utiliza o recurso do exagero, de levar uma situação ao extremo, buscando expôr a essência do ser humano e as relações interpessoais. Com uma escrita corrida e com poucas pontuações, Saramago cria uma história claustrofóbica e profunda sobre desespero, sociedade, dor e humanidade. Cada página acerta o leitor como um soco e o faz refletir sobre o medo, o pânico, a insensatez, a empatia e a solidão destes personagens que, mesmo não recebendo nomes de seu autor, se tornam parte das nossas vidas ao representarem tão bem o que cada um de nós carrega no peito.

"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos."

Mais resenhas no instagram literário @livre_em_livros
Henrique Oliveira 02/07/2020minha estante
Boa resenha, pretendo lê-lo brevemente.

Keh Bastos 02/07/2020minha estante
Uau! Deu muita vontade de ler

15/04/2020

Que obra, senhores!!!
?Só num mundo de cegos as coisas serão como verdadeiramente o são? É de impressionar que esse enredo surpreendente tenha saído da cabeça de um ser humano. A criatividade e maestria de Saramago são de arrepiar. Em meio à pandemia vivida, o leitor se questionar se a obra é realmente tão fictícia assim. Indico de olhos fechados ?

Malu 07/05/2020

Um dos melhores livros que eu já li, não só pelo conteúdo, mas a forma que Saramago conta essa história.

Evy 20/01/2011

"Cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança".

Acho que é justamente isso. Era o que Saramago queria que enxergássemos. Que somos cegos a partir do momento em que perdemos as esperanças, em que deixamos nossos medos nos dominar, que não amamos os nossos próximos, que não pensamos em nossas atitudes. Esse livro é um soco no estômago, como Clarice uma vez disse sobre a vida! Cru, na carne, animal cheio de instintos.

Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. E não é uma cegueira comum, negra como ouvimos falar. É como um mar de leite, branco. É o primeiro caso de uma epidemia que logo se espalha incontrolavelmente. Inicialmente os "infectados" são resguardados em quarentena em um hospício onde se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem de volta ao primitivo.

A leitura te leva a sentir tudo que os personagens sentem. Lembro que me sentia tão suja, tão incomodada e angustiada como os "cegos" no hospício e quando em certa parte do livro as mulheres tomam banho na chuva, lembro de me sentir limpa junto com elas. É incrível o modo de escrever de Saramago. Perfeito.

Um livo sensacional. Recomendadíssimo!
Mari 22/07/2010minha estante
Eu AMO esse livro! É um dos meus favoritos e o que me fez gostar tanto de Saramago!
É exatamente assim... a gente sente tudo o que os personagens sentem... uma aflição sem fim, e quando todos voltam a enxergar, um alívio... é realmente um soco no estômago!
Ótima resenha!

Alisss. 09/09/2020

IMPACTO define bem o que senti
Escolhi um grande livro para conhecer o autor... Por muito tempo eu achei que essa leitura não havia servido de nada para mim além de reavivar sentimentos que eu não gostaria de remexer. Com isso já deixo o aviso que gostaria que tivessem me dado antes de iniciar leitura: se você se sente sensível a conteúdos de abuso sexual, gore/grotesco, é melhor repensar a leitura.

Mas por outro lado, há pouco vi a declaração do autor sobre o livro que dizia: "Este é um livro francamente terrível com o qual eu quero que o leitor sofra tanto como eu sofri ao escrevê-lo. Nele se descreve uma longa tortura. É um livro brutal e violento e é simultaneamente uma das experiências mais dolorosas da minha vida. São 300 páginas de constante aflição. Através da escrita, tentei dizer que não somos bons e que é preciso que tenhamos coragem para reconhecer isso."

Ele tentou nos mostrar uma "visão" diferente, crua e tangente. Nisso ele acertou bem. Sei que minha experiência não foi lá das melhores, esse livro me deu calafrios.

Juliana 26/04/2021

Muito real
Muito interessante, apesar de forte, mas ao mesmo tempo tão real com o que estamos vivendo hoje..
Pessoas que apesar de verem não enxergam o outro, pessoas que não melhoram com as adversidades da vida