Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira José Saramago




Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira


2995 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


GraAa18 22/04/2024

Intenso
Difícil descrever a intensidade deste livro que finalizo. Recomendo muito e deixo um trecho:
" Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos." p.262
comentários(0)comente



Laura 21/04/2024

Saramago, divudo!!!
Que loucura foi essa?!
A premissa já é super interessante: uma cegueira súbita que atinge toda a população, exceto uma única pessoa. E a história discorre a partir daí, de uma forma que talvez fosse pra ser distópica, mas no final é tão realística que mais parece um retrato fiel da humanidade nessa circunstância. A escrita do Saramago também é surreal de boa, no primeiro momento causa uma certa estranheza, porque é diferente mesmo, mas funciona. A prova é que no final você não sabe o nome de ninguém, mas ainda sim se importa com os personagens.

Outra coisa que gostei é o final do livro, fez todo o percurso até ele valer a pena ser lido, senão seria só um progressivo montante de desgraça. Além de ter aberto a mais perguntas e possíveis finais.

É isso muito bom e agora então pq é o livro favorito da Isa (minha irmã), a bixinha tem bom gosto, não tem como kkk
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



André 20/04/2024

Reflexão
O livro nos faz refletir sobre como a falta de normas, regras e de quem as impõe pode levar o ser humano a atitudes animalescas. Além disso, me fez pensar como muitas vezes a sociedade fica cega diante das diferenças de pensamentos, por exemplo, levando-nos muitas vezes a atitudes irracionais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marcos Toledo 19/04/2024

Que livro, meus amigos, que livro!

Mais uma distopia pra conta!

E essa também é um mergulho intenso no abismo da condição humana.

Imagine um mundo onde a visão é roubada, não pela escuridão, mas pela cegueira branca que expõe à nossa própria vulnerabilidade. Uma cegueira moral não só física.

E como fica a moralidade e liberdade quando somos movidas pela sobrevivência? Numa nova sociedade que é dominada pelo medo e pela incerteza?

Que escrita, amigos. Muito diferente, sem pontuação convencional, não é pra qualquer autor não.

Clássico!
comentários(0)comente



Cla 18/04/2024

Envolvente
Primeiro livro de Saramago que leio e já me encantei pela sua escrita! O livro é muito envolvente, mas ao mesmo tempo precisei de uma pausa durante alguns momentos pela agonia que me trouxe ler aquela degradação humana tão relacionavel à sociedade em que vivemos
comentários(0)comente



JosA381 17/04/2024

Me impactou bastante a leitura dessa obra. De uma profundidade de reflexão, leva a gente longe. Pensar sobre dores pessoais, dores coletivas, a grandeza e a pequenez do ser humano. Muito bom.
comentários(0)comente



moonreads 16/04/2024

A responsabilidade de ter olhos em um mundo de cegos!
Acabei quase agora essa leitura que me levou tanto tempo para concluir (comecei em janeiro), mas que, mesmo assim, me impactou de diversas formas. De primeira, fiquei intrigado com a proposta e confesso que também fiquei um pouco chocado com a escrita rebuscada e com pontuação diferente, por assim dizer. Acho que isso contribuiu para eu demorar mais a me envolver com a história. Mas, depois que me acostumei com essas particularidades que só deixam o livro mais especial, consegui ler de uma maneira mais contínua, apesar das diversas pausas que eu precisei tirar em prol da minha sanidade mental. José Saramago, em ?Ensaio sobre a cegueira?, constrói uma atmosfera animalesca na qual os cegos perdem gradativamente a sua humanidade, o que resulta nas maiores atrocidades que se possa pensar. Um livro totalmente cru, bruto e, infelizmente, real. Suspeito que a força da mulher do médico (ou mulher das lágrimas) foi o que me ajudou a continuar com essa leitura sem me despedaçar por completo. Acho que já não sou a mesma pessoa que era antes dessa leitura, e não sei se isso é bom ou ruim. Por um lado, refleti muito sobre a crueldade humana e a perseverança feminina. Por outro, sinto que perdi um pouco da fé na humanidade. Mesmo assim, me considero alguém diferente agora, alguém mais maduro e forte. Só digo uma coisa: se você quer ser responsável por ter olhos em um mundo de cegos, leia esse livro, você não vai se arrepender. Eu não me arrependi.
comentários(0)comente



Aimê 16/04/2024

Burrona
Não consegui entender nada.
Parecia que eu estava lendo meus pensamentos no papel pois era tudo sem vírgula ou frase, só o caos
comentários(0)comente



Caê 16/04/2024

Ensaio sobre a cegueira
Recebi a recomendação desse livro e decidi ler. Em teoria, a história é mto foda e bem feita, mas foi um dos livros mais "massentos" que já li na minha vida, me deixou cansado demais, tipo, valeu a pena? Sim, mas eu jamais leria novamente.
comentários(0)comente



itiagomartins 16/04/2024

Impactante
é daqueles livros que desafia no começo, mas depois te deixa sem palavras! ? A leitura pode ser intensa, mas vale cada página. Um dos melhores que já li, com certeza! ?
comentários(0)comente



@jana450 15/04/2024

Gostei muito
Ganhei ele por ser indicação para prova do IFBA na época e gostei muito algum tempo depois assistir ao filme e me surpreendi com quanto tentaram ser fiés a história, por esse motivo indico o livro e o filme
comentários(0)comente



Biacarvaps 15/04/2024

Que livro!!!
"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."
Essa frase é muito sobre essa leitura, porque ela é muito além do que tá escrito, é muito subjetiva e deixa muitas mensagens em todas as entrelinhas.
No início parece difícil o tipo de escrita dessa escritor mas depois é possível se acostumar e continuar a leitura. É daquelas que você entra na história e que ela não se repete como muitas outras. A cada página uma novidade. Com certeza já é uma das melhores leituras do ano. Indico muito, muito, muito!
comentários(0)comente



Elielson.Goulart 15/04/2024

Anos 90: Ensaio Sobre a Cegueira, ou: O chicote da Tiazinha.
Um livro para refletir sobre o tesouro que é enxergar, sobre a responsabilidade da visão e sobre o quão boas e más podem ser as pessoas mesmo nas condições mais precárias. Franz Kafka dizia que "a solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana". Preste atenção nessa verdade escrita nos anos 90 e não no estalar do chicote da Tiazinha.
comentários(0)comente



2995 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR