Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Anne Balbueno 07/03/2024

Esperança e desespero andando lado a lado
Quando você vira os olhos de quem não vê. Saramago foi majestoso nesse livro e eu não poderia falar outra coisa.

Eu amei o jeito que o texto foi escrito, não sei se foi por ter sido pt-pt ou uma edição mais antiga. Um texto corrido em que todas as emoções viram uma só.

Um soco no estômago e um sopro de vida. Que grande é a responsabilidade de ter olhos para aqueles que não o veem.

Ari 07/03/2024

Impactante e visceral
Saramago faz aqui algo impressionante, não é atoa que esse é o único livro de língua portuguesa a receber um Nobel de Literatura (algo que mostra o recorte da linguística, principalmente a latina), ?Em terra de cegos, quem tem olhos é rei? será? Ao ler Ensaio sobre a cegueira, você verá que é uma maldição, o ser humano mostrando que sem opções, ele ainda é um animal, não sei se animal seria o termo certo para exemplificar, visto que há mais crueldade do que instinto de sobrevivência nas páginas. Passagens nauseantes e acontecimentos putrefatos é rotineiro na história, o que faz ao mesmo tempo a necessidade de parar a leitura para digerir as palavras e respirar um pouco, como também a ansia para saber como a história termina, como aquele grupo e o mundo que acompanhamos a tanto tempo ficará.

Fico feliz em saber que não fui a única a demorar para ler, de verdade, a história não é para qualquer um, e mesmo se fosse, a escrita de Saramago é dificílima, não sei as outras versões, mas a que li deixou bem intrigo o texto do autor, dos termos e sinônimos incomuns, varias vezes eu parava e pensava: ?menino, cadê os parágrafos? Sua professora do fundamental não te ensinou que depois de 4 linhas é pra fazer um paragrafo e por dois dedinhos entre o começo da linha para voltar a escrever??

Brincadeiras a parte, leiam, é um clássico e te faz refletir se você não é o cego que vê, que deixa passar coisas absurdas a sua volta, e não digo só aquelas que podemos fazer algo e não fazemos, mas principalmente, aquela que vemos e não obtemos sentimentos humanos morais e éticos de justiça, empatia e compaixão.

Bia França 07/03/2024

Por medo demorei a ler Saramago. O escritor é brilhante, o livro impactante? Nos faz pensar sobre a humanidade, o que nos torna de fato humanos. ?Somos cegos que veem?. Só leiam.

Larissa2203 07/03/2024

Boa leitura
Demorei muito tempo para ler, gostei da escrita do Saramago.
O livro te dá certas aflições e a descrição é muito bem detalhada

Cicero 06/03/2024

Que experiência!
A princípio confesso que houve uma dificuldade de adaptação com esse estilo de escrita, não tava habituado. Mas com o passar das páginas e o surgimento de cada vivência, essa leitura se torna uma imersão profunda na história. Incrível demais ler e se sentir lá, com todos os sentidos aguçados, percebendo e captando cada detalhe lido. Parabéns Saramago! Foi maravilhoso 'viver' essa experiência.

thiaguinholeitor 06/03/2024

Qual é o nosso limite? Ou ele existe ?
Esse livro me tocou bastante, com certeza é um dos melhores livros que já li. Eu acompanhei momentos agoniantes e tenebrosos, que me fizeram ficar indignado com o escritor, pensamentos do tipo: como é possível o cara escrever isso?
Mas, a verdade é que essa é a mais pura realidade da natureza humana: violenta, brutal e sobrevivente. Em Ensaio sobre a cegueira, José Saramago reseta a essência humana e nos ensina como o Homo Sapiens evoluiu. Com Saramago eu aprendi que o ser humano é extremamente vulnerável, pois desde então já se passaram anos e anos de evolução social e tecnológica, todavia, tudo isso pode ser posto em cheque facilmente. Logo, do que adianta tanta evolução, afinal?

mmoarasousa 05/03/2024

Esse livro consegue passar toda a aflição que o autor quis transmitir, confesso que em alguns momentos quis fechar o livro de tanta agonia. Têm alguns temas que podem ser sensíveis para algumas pessoas mas olhando como um todo, tudo se interliga à premissa do livro. Demorei mais do que eu tinha estipulado para terminar essa leitura, talvez por causa da linguagem muito rebuscada, mas ainda bem que não abandonei porquê é um livro que valeu muitíssimo a pena!

Milena.Bessan 03/03/2024

O livro "Ensaio sobre a cegueira" do renomado autor José Saramago mergulha os leitores em uma trama envolvente e angustiante, onde um motorista parado em um sinal de trânsito repentinamente se vê atingido por uma cegueira súbita e branca. Esse incidente inicial desencadeia uma epidemia que se propaga descontroladamente, forçando os afetados a enfrentarem a escuridão que se instala em suas vidas.

A narrativa se desenrola com os personagens, agora cegos, sendo colocados em quarentena, onde a trama explora a essência humana quando privada da visão. Saramago utiliza a cegueira como metáfora para explorar a condição humana, levando os personagens a uma jornada sombria e introspectiva. A obra ressoa com a responsabilidade de possuir a visão quando outros a perderam, enfatizando a importância da empatia e compaixão.

O autor tece uma imagem aterradora e comovente de tempos obscuros, conectando-se a grandes visionários modernos como Franz Kafka e Elias Canetti. Saramago transcende as barreiras da narrativa convencional, desafiando os leitores a refletirem sobre a condição humana, a perda da lucidez e a busca pela essência perdida.

Ao cruzar literatura e sabedoria, o autor convida os leitores a uma experiência imaginativa única, onde a pausa, o fechamento dos olhos e a observação interior se tornam imperativos. A recuperação da lucidez e o resgate do afeto emergem como tarefas essenciais tanto para o escritor quanto para cada leitor diante das pressões temporais e das perdas vivenciadas. Essa obra poderosa e reflexiva não apenas oferece uma narrativa envolvente, mas também desafia a percebermos a profundidade da condição humana e a importância de mantermos a compreensão e a humanidade em tempos adversos.

Tamires 03/03/2024

Pesado
Uma epidemia faz com que, de repente, todas as pessoas fiquem cegas. Aos poucos, a gente acompanha o caos se instalando.

Essa é a premissa dessa história. O autor escolheu um estilo de escrita tão incômodo quando o enredo que criou. O texto não divide diálogos, sem travessões ou aspas. Os personagens não têm nome. Tudo é narrado de modo atravessado e apressado. É muito difícil de ler. Mas acho que faz parte da experiência.

Nesse livro a gente começa a ver como adversidades, situações extremas podem transformar humanos em animais guiados somente pelo instinto de sobrevivência. É pesado ver o que pessoas que se consideravam sensatas e civilizadas são capazes para sobreviver.

É difícil.
Pesado
Mas vale demais o esforço.

Alana 03/03/2024

Já conhecia a premissa da história, mas não imaginava o quão brutal ela era; me deixou desconfortável em diversos momentos. Não é uma leitura fácil; é uma história perturbadora e repugnante. Saramago explora a essência do ser humano submetido a uma situação extrema, revelando o que resta quando nada mais resta - nem convenções sociais, nem valores, nem mesmo o próprio nome.

Teus 02/03/2024

Uma das leituras mais imersivas que ja tive, agonizei com cada personagem naquele hospital, houve momentos que precisei parar de ler por nao conter as lágrimas. Pesado, mas vale mttt a pena.

Karen580 01/03/2024

Em resumo: o ser humano é horrível :)
A premissa do livro me pegou muito e tinha altas expectativas. não foram todas alcançadas, mas foi uma leitura boa. pesada, triste e nojenta, mas boa.

o livro trabalha muito bem a premissa e parece assustadoramente real o cenário de que, de uma hora pra outra, todo o mundo fique cego. confesso que do meio pro final a história perde muito o ritmo e até o apelo, chega a ser maçante. tanto que o final não satisfaz. fiquei triste porque no começo parecia que ia ser incrível, mas decepcionou.

as falas em meio à vírgula foram confusas no começo, mas acho que faz parte da imersão na cegueira.

litterbox 29/02/2024

Extremamente difícil de digerir, levei quase um mês pra terminar pq não tive estômago para algumas cenas. eu já tenho pouquíssima, quase nenhuma, fé na bondade humana então esse livro meio que me provou muitos pontos. a cada situação grave que acontecia você pensava ?não tem como ficar pior?, mas ia lá o ser humano e deixava pior ainda. esse livro é daqueles que, apesar de genial em sua construção, só uma leitura basta na vida. ?