Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Jimsalabin 29/02/2024

Não leia esse livro
Se você é a favor da desinformação, alienação, fake news, generalização, preconceito, estereótipos, egoísmo, extremismo, comodismo, etc
Não leia esse livro

Se você é contra a lucidez, reflexão, pensamento crítico, desenvolvimento, melhoria de caráter, união, etc

(IRONIA)

Brincadeiras a parte, essa obra é tudo o que o ser humano se nega a ver
Você tem que ter estômago forte pra ler
Saber desde já que não vai ser uma leitura fácil
Que durante você vai perceber o quão errado e sujo nós somos
Mas é necessário
Reconhecer que está cego é o primeiro passo para enxergar

Rafa 29/02/2024

Sempre tive um preconceito com Saramago por conta do drama com o Cabral de Melo Neto pelo Nobel, que se intensificou mais ainda com a TENTATIVA de leitura de Memorial no Convento, mas ele me surpreendeu demais nesse livro e de varias formas.

Peguei ele pra ler por conta de um clube do livro e eu jurei que não conseguiría ler todo (e que não gostaria) pelo formato blocado que o livro tem, já que tenho muita dificuldade com livros que não seguem o padrão de diálogos por travessoes, mas foi surpreendente a forma com que essa leitura foi fluída, amei demais e com certeza já é um favorito. Em questão de literatura além da escrita, também achei sensacional a quantidade de temas que ele trata mesmo sendo escrito em 1995, e a quantidade de interpretacoes que a gente pode ter sobre essa cegueira, mas que obvio que pelo contexto nosso de pós pandemia não CONSEGUIMOS escapar do viés literal de pandemia, simplesmente sensacional do inicio ao fim.

Ka 28/02/2024

?O medo cega? são palavras certas"
Impossível negar que "Ensaio sobre a Cegueira" é um clássico atemporal. Acredito que tomou pra si diferentes significados ao longo do tempo. Talvez o mais recente seja o que surgiu da pandemia ou dos vícios das novas tecnologias.

Comecei a ler já tanto tempo que não consigo nem dizer exatamente quando. Foi uma leitura difícil, pesada e desafiadora não só pela ausência de parágrafos, linguagem ou tema. Alguns dos episódios narrados me impactaram muito a ponto de tornar a digestão difícil.

A cegueira branca começa em um indivíduo e se alastra rapidamente. Os primeiros cegos infectados e aqueles que tiveram contato com eles foram colocados em uma espécie de quarentena. Isolamento total. O que virou abandono posteriormente. Depois de um tempo, toda a cidade está cega, mergulhada no caos e com pessoas sobrevivendo como podem.

Apenas uma mulher ainda possui a boa visão. Sorte ou azar? Me perguntei isso ao longo de toda a história. É ela quem ajuda todos ao seu redor, mas também a única que pode ver toda a podridão humana a que tinha se submetido a sociedade.

"A cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança". Frase do livro que reflete a situação retratada no livro e, de certa forma, a realidade. Sem esperança, somos cegos. Incapazes de ver os outros, os ambientes ao redor, incapacitados de agir por um futuro diferente - e até melhor.

Apesar de uma leitura de difícil digestão, é um livraço. Honra o título de clássico atemporal.

Dani 27/02/2024

Sociedade
Este livro trás uma reflexão interessante, mesmo o ser humano numa situação complicada ainda mostra seu pior lado. Assustador!

Maria1524 27/02/2024

Decepcionada
Para mim é muito triste dar essa nota para esse livro, mas não há como ser diferente.

A minha experiência foi de uma leitura extremamente maçante. O começo é muito interessante, mas depois o livro fica repetitivo e na minha opinião, até desinteressante.

Eu demorei horrores para ler esse livro, cheguei a desistir e ler outras coisas, mas voltei para terminar, pois por ser um clássico eu queria saber o final.

E o final foi tão decepcionante quando o livro como um todo. Um final rápido, sem maiores desenvolvimentos e na minha opinião, até clichê, pois a reflexão final já tinha sido até melhor desenvolvida em uma parte anterior do livro.

Bem decepcionada, pois eu adoro clássicos e até hoje não tive uma experiência tão frustrante como essa.

João 26/02/2024

Distópico
Uma espécie de distopia que nos prende em cada momento.
Apesar da dificuldade de linguagem e de estrutura o livro é ótimo.
O dia a dia dos cegos é impressionante em cada etapa do livro.

LeoContigli 26/02/2024

Acho que de longe um dos livros mais angustiantes que eu li e vou ler na vida. A maneira como os fatos são narrados, concatenados pela falta quase absoluta de parágrafos e travessões, é assustadora. A comunicação entre os cegos é confusa propositalmente, pois os interlocutores das conversas não sao explícitos a cada frase, fazendo você se sentir como se estivesse cego e desnorteado como eles. As cenas guturais e aterrorizantes que eles passam o sofrimento que é causado uns pelos outros é uma coisa nauseante. Mas é isso que torna o livro sensacional, a capacidade absoluta de escrita do José Saramago e dos debates que se colocam na história, entre personagens sem nome, identificados somente pelas ocupações e características que já tiveram. 10/10 difícil de digerir

Laura.Clobochar 26/02/2024

Levei anos pra ler esse livro
O título da resenha é aplicado de duas formas: o tempo que levei para finalmente ler esse livro e o tempo que eu levei para terminar o livro.
A história é intrigante desde o início, mas após uns 35% do livro (o que já são muitas páginas a dentro) o livro se torna maçante de ler. Capítulos enormes com pouco acontecimentos, muitas descrições e repetições.
Entendo que o livro é de outra época e essa é uma característica do autor, mas não deixa de ser um ponto ?negativo? para mim.
E para finalizar o fim é um pouco decepcionante. Depois de tudo que se passa com os personagens, principalmente a desumanização, acreditava que teria algo mais tocante para a esperança alcançada.
Maria1524 27/02/2024minha estante
Eu tive a mesma experiência que você, sinceramente esperava bem mais e achei o livro fraco.

Laura.Clobochar 27/02/2024minha estante
Acredito que por ser um clássico, eu fui com a expectativa muito alta

Santiago 26/02/2024

Um livro que faz jus ao nome; um ensaio em sua maior magnitude. Do começo ao fim exploramos a mesma questão: "e se, de repente, ficássemos todos cegos?".

Com seriedade e cuidado na escrita, acompanhamos uma epidemia de cegueira, onde, um por um, as pessoas simplesmente ficam cegas. No começo podemos ver como os que ainda enxergam tratam as pessoas que recém cegaram; como são sujeitadas à condições desumanas e intensa exploração.

Mas, e se toda a população cegasse? Quem ficaria responsável pela ordem? Quem cuidaria dos outros? E, o mais importante, até onde as pessoas estão dispostas a chegar em condições tão extremas assim?

Saramago consegue nos guiar majestosamente por esse mundo traiçoeiro com sua escrita pouco convencional. Eu diria até que seus diálogos sem marcações ajudam nessa experiência específica. Se realmente ficássemos cegos, teríamos que nos adaptar a distinguir os falantes apenas por suas vozes.

Não só na escrita ele mostra sua habilidade, mas também no narrador. Temos uma voz cheia de valores e que mostra julgamento, sempre com um tom sarcástico para mostrar como o orgulho do homem pode ser rapidamente ferido e sua verdadeira face exposta (seja ela boa ou má).

E é nessa exposição do ser humano que o livro trabalha em cima. A cegueira não é apenas a perda de visão, mas sim da própria humanidade; do espírito. As pessoas se cegaram das emoções, dos sentimentos e da razão. Podemos ver, durante todo o livro, a degradação do ser humano, sendo perdida a mente, a empatia e até o próprio corpo.

E isso nos faz pensar: será que não já estamos todos cegos nesse mundo em que vivemos? O livro nos mostra um mundo exagerado, sim, mas completamente fundamentado no nosso próprio. Já vivemos em uma sociedade que se aproveita dos outros. Se descuidar e cair de cabeça nesse caos é possível. Será que já não somos todos assim?

Esse incrível livro é muito impactante mas também muito pesado. Não posso recomendar para os mais fracos de estômago mas, para todos os outros, é uma leitura obrigatória.

E, nas palavras de Saramago, "[...] o instinto serve melhor os animais do que a razão serve o homem."

Ana 26/02/2024

Transformador
Não é a toa que esse livro é um clássico. Na metade, pensei comigo mesma que nunca mais iria ler outro livro do autor, de tão "nua e crua" a narrativa de alguns trechos - de embrulhar o estômago, de verdade.

Porém, fui me apegando muito ao heroísmo e superação que a personagem da mulher do médico traz. Saramargo faz lermos e pensarmos sobre coisas que sequer podem ser expressadas por palavras.

Como vi alguém dizer, esse livro não é pra todo mundo. Mas foi com certeza uma das minhas melhores leituras! Não dá pra começar e terminar esse livro igual, ele te traz reflexões que são impossíveis de ignorar.

Lucas Ribeiro 26/02/2024

Simplesmente perturbador!
Devia habitar no imaginativo coletivo a ?responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam??, filosoficamente, o livro é um convite exageradamente perturbador à uma reflexão de como se encaminha a sociedade e em que passo está a compaixão e sensibilidade para com os outros!

Sensacional!

Júlia Egito 26/02/2024

Mesmo um cego pode enxergar
Genial! Não há outra palavra para descrever esse livro. É tão bem escrito que chega a ser uma experiência horrenda, não de ler, mas de imaginar. Ao leitor, fica a imaginação de como fica um mundo de cegos e, assim, cada um imagina de um jeito. O início da epidemia da cegueira me lembrou um pouco do sentimento da pandemia e acho que por isso foi ainda mais forte sentir os sentimentos dos personagens, porque ,de certa forma, nós também já vivemos uma epidemia de cegueira. E mesmo assim, cegos, podiam alguns enxergar. Porque ver, afinal de contas, vai muito além de ter olhos.

Isa 26/02/2024

Que escrita?
O livro é perfeito, muito bem escrito.
só depois de ler, pude entender os elogios ao José Saramago, realmente a escrita é perfeita.

Nessa 25/02/2024

Um livro necessário
Que experiência incrível foi este livro, eu repensei o modo como estou "vendo" as situações, as relações e as pessoas. Simplesmente maravilhoso, uma escrita impecável e um mergulho muito profundo nos sentimentos mais cruéis e intensos do ser humano. Vale muito a leitura. Saio uma pessoa diferente da que iniciou esta leitura.

Mile46 25/02/2024

É simplesmente uma cegueira?
Não, é para além de uma epidemia de cegueira física, Saramago traz uma crítica social a cegueira que assola a humanidade, podemos relacionar à cegueira religiosa, governamental, política, social. "Somos cegos que vendo, não veem"