Retrato em Sépia

Retrato em Sépia Isabel Allende

Resenhas - Retrato em Sépia

José Carlos 12/06/2020

Aurora e sua saga!
?Escrevo para elucidar os velhos segredos da minha infância, definir minha identidade e criar minha própria lenda!?
Não tem como não ficar fascinado com a história de Aurora, ainda mais escrita por Isabel Allende!
José Carlos 12/06/2020minha estante
Acabei de ver nas outras resenhas que este livro é uma continuação, mas não acho q interferiu não ter lido o primeiro!

Marselle Urman 19/05/2021

De culturas diferentes
Uma estória que une o Chile, os Estados Unidos e a China, por 3 gerações. Um passeio suave, onde mais gostei da história de Eliza Sommers e Ling Tao, a tragica vida de sua bela filha Lynn, e especialmente a jornada de Severo e Nivea.

Estranhamente, um livro onde a melhor parte é o meio. Seu toque biográfico, aqui, fez as coisas se perderem um pouco, acho. Enfim, não é o melhor de Allende, mas ainda ganha de lavada de muita coisa por aí.

SP, 17 de maio de 2021

soubarroca 11/09/2023

Retrato em Sépia, de Isabel Allende
Sem palavras para descrever a perfeição desse livro.
Romances históricos, dramas familiares, uma narrativa que perpassa gerações....

Alguns pontos que me chamaram atenção :
? a história do Chile narrada de forma tão poética. se não fosse por essa obra literária talvez nunca soubesse dos infortúnios chilenos menos conhecidos. das guerras, das revoluções. amei a sensibilidade com que Isabel tratou das questões indígenas, do olhar que teve para esses povos de terras expropriadas

? a questão feminista. cheia de personagens femininas fortes, retrato em sépia fez um recorte histórico da luta por direitos. sem "feminismo radicais", Isabel criou personagens encantadoras e inspiradoras. senti em mim o desejo ardente por mudanças, por empoderamento perante a sociedade. "seria necessário acrescentar à maldição divina de parir com dor, a de amar sem gozo?"

? redenção. a doença como redenção de matias perante o abandono da filha

? nivea esperando severo e tendo a certeza de que ele voltaria para ela

? PAULINA DEL VALLE e seu faro para os negócios

? Frederick Willians e sua sensibilidade com a família

definitivamente pronta para mais de Isabel Allende e sua literatura eloquente e transcendental.

DIRCE 08/01/2013

Uma história com um “Pretérito Imperfeito”
Depois do final abrupto do livro A Filha da Fortuna, me vi obrigada a reler Retrato em Sépia, romance que li há tempos, haja vista que a figura de Paulina Dell Vale surgiu nas brumas da minha memória.
A bem da verdade, não foi uma obrigação essa releitura, foi sim um prazer relembrar a história de uma saga familiar protagonizadas por mulheres possuídas de volúpia pela vida, mulheres corajosas que defendem com bravura suas causas, quer seja no cenário político, quer seja no seus objetivos concernentes a arte de viver.
A narrativa se faz ouvir pela voz de Aurora do Valle - neta de Paulina do Valle e de Eliza Sommers . Para se livrar dos pesadelos que a atormenta, Aurora recua no tempo e,ao revolver seu passado, emerge a história de uma saga familiar que dá continuidade ao romance A Filha da Fortuna.O desvendar desse passado me levou a concluir que a história de Aurora, o seu passado, poderia ser classificado como “pretérito imperfeito”.
Muito mais que relatar uma saga familiar - a dos Sommer e do Valle, I. Allende retrata a condição feminina do Chile do século XIX quer seja na figura de Nívea que ansiava pelo foto feminino, quer seja nas figuras de Paulina e Eliza, mulheres que contrariam o estereótipo feminino desse século. Paulina caprichosa, autoritária, determinada e possuidora de um aguçado tino para os negócios, já Eliza , não se atemorizou de enfrentar mais um vez o oceano, não titubeou em abdicar do ser que lhe era muito caro, confiando-o a Paulina, para cumprir uma missão que julgava ser imprescindível cumprir.
Mas como não somente de grandes mulheres se cria um bom romance, Allende nos brinda com a figura do “ grande” Tao Chi’en ( avô de Aurora) , “admirado” pela sua praticas medicinais, porém odiado pela causa que abraçou: libertar as jovens chinesas traficadas para exploração sexual, que o levou a ter um triste fim. As aspas são por conta que os chineses sofriam preconceitos ( ou sofrem até hoje, não sei) e eles viviam em uma espécie de gueto.
Outras figuras masculinas desempenham papéis de grande relevância no romance como o mordomo de Paulina e o marido de Nívea (ambos carismáticos).
A releitura deste livro me fez ponderar sobre a avaliação que fiz por ocasião da primeira leitura - sem dúvida fui muito econômica ao dar 3 estrelinhas. Faço justiça ,portanto, atribuindo a ele 4 estrelinhas.

Releitura feita em 12/2012
oeudesalves 04/06/2016minha estante
Agora não tem jeito. Depois de Filha da Fortuna esse é o próximo da Allende que vou ler.

Renata CCS 18/02/2013

"Vivo entre difusos matizes, veludos mistérios, incertezas; o tom adequado para contar minha vida se ajusta melhor ao de um retrato em sépia..." Aurora del Valle
RETRATO EM SÉPIA é a continuação de FILHA DA FORTUNA, e embora não tenha lido este último, de maneira alguma me senti perdida na história. A narrativa começa em 1862 transcorrendo até 1896. Aurora del Valle nasceu no bairro de Chinatown, em San Francisco. Com a morte pós-parto de sua mãe, Lynn (uma das maiores beldades de sua cidade), Aurora é criada até os cinco anos pelos avós maternos: o chinês Tao Chi´en, que a chama de Lai Ming, e a avó Eliza Sommers. Por seu envolvimento na luta contra o tráfico de meninas para exploração sexual em Chinatown, Tao Chi´en tem um fim trágico e dolorido para Aurora, que presencia a sua morte. Eliza resolve entregar a neta para Paulina del Valle, mãe de Matías (o pai de Aurora, que lhe negou a paternidade). Paulina retorna ao Chile com a neta, mas sempre manteve para ela e para a família o mistério sobre sua origem, e isto persegue a menina em pesadelos e lembranças difusas e assustadoras. RETRATO EM SÉPIA destaca-se como um romance histórico onde a memória constitui o tema central (é uma espécie de livro de memórias da protagonista): junta recordações e vai atando fios de pessoas que passaram por sua vida, na tentativa de resgatar e entender seu passado. É uma atraente saga familiar onde o leitor também encontrará, no decorrer da leitura, alguns personagens de A CASA DOS ESPÍRITOS. Com o estilo poético, a narrativa de Allende é sempre bastante agradável e charmosa, nos encanta com seus personagens fortes. Não está na minha lista de livros preferidos de Isabel Allende, mas é uma boa história.

gabs 05/06/2022

Razoável
Fiquei confuso no começo, no meio e no final, sinceramente? Não gostei muito não mas até que foi bom

Carla 19/02/2024

A continuação perfeita
Esse livro retoma a história de "A Filha da Fortuna", contando a história de Aurora del Valle, a neta de Paulina del Valle e Eliza Sommers.
Uma história emocionante, onde o filho de Paulina engravida Lynn Sommers, a filha de Eliza e Tao, mas se recusa a assumir e vai embora para a Europa. O sobrinho de Paulina, Severo del Valle se casa com a jovem, que morre no parto . A criança, Aurora é criada por Eliza e Tao , enquanto Severo volta ao Chile e vai a guerra.
Quando Aurora tem cinco anos ocorre a morte do Tao e Eliza deixa a menina com a Paulina e vai até a China levar o corpo do Tao para ser sepultado em sua terra Natal, conforme ele havia pedido.
A jovem é educada por Paulina e seu passado e suas origens são suprimidos.
Mais tarde ela irá em busca disso.
Uma história emocionante, de amor, segredos de família e também do Chile, das muitas guerras e revoluções acontecidas.

Volnei 31/08/2020

Retrato em Sépia
O narrador da história é um ancestral de uma das personagens e vai narrar o que ouviu contar nos círculos familiares . História esta que se inicia na segunda metade do ´seculo XIX , tendo inicio no Chile e passando depois para a Califórnia , Estados Unidos. Esta é a primeira parte deste romance. As partes posteriores vão se passar no Chile e vão contar as guerras pelas quais o pais passou neste período, tais como guerra contra o Peru e a Bolívia seguindo depois por uma guerra interna pelo poder. Nossa personagem se apaixona pela fotografia depois de ganhar de seu tio uma maquina fotográfica e dai o titulo do livro. Uma curiosidade que nos chamou a atenção foi o fato de haver citado um costume antigo que até hoje vigora no sul da America Latina que é o consumo da erva-mate tanto por chilenos,argentinos,paraguaios e brasileiros . Este é com certeza um ótimo romance.

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Lara.Guimaraes 23/11/2020

?A memória é ficção. Seleccionamos o mais brilhante e o mais escuro, ignorando o que nos envergonha, e assim bordamos a larga tapeçaria da nossa vida?

Trecho de: Allende, Isabel. ?Retrato a Sépia.?

Kamila 21/12/2015

Quando se pensa em romance de época, logo vêm à (minha) mente: Jane Austen, Júlia Quinn, Nora Roberts... Só pra citar as mais famosas. Como eu não gosto de nenhuma dessas, tentei fugir da mesmice, mas sem sair do tema. E não é que a rainha/soberana/dona do meu coração Isabel Allende também escreveu um romance de época? E é justamente ele que trago pra vocês: Retrato em Sépia.

Retrato em Sépia conta a história da fotógrafa Aurora del Valle. Na verdade, Aurora está procurando saber sobre sua infância, cheia de lacunas. E é ela que narra a história.

A narrativa começa com Aurora contando sobre seu bisavô, Agustin del Valle, um rico empresario chileno, que decide que seu filho Severo deve ir à Guerra do Pacífico. Severo, em uma manobra ousada e desesperada, acaba indo parar na casa de Paulina del Valle, sua tia, que vive na Califórnia. Enquanto isso, em Chinatown, vive a pasteleira Eliza Sommers, uma chilena que foi parar nos EUA porque estava procurando pelo pai de seu filho, que não chegou a nascer, mas acabou por conhecer o zhong-yi Tao Chi'en, que viria a ser o único homem de sua vida.

Pra quem não sabe, zhong-yi é uma espécie de curandeiro, um profundo conhecedor da medicina oriental. Mas Tao ia além: era também um estudioso da medicina ocidental. Tanto que conseguiu respeito entre brancos e chineses e ainda conseguiu cidadania americana, o que era quase impossível para um cidadão chinês da década de 1880.

As história de Severo, tia Paulina, Tao e Elisa são só a ponta do iceberg. Por ser uma história narrada entre 1880 e 1920, vocês já imaginam como a mulher era tratada...

Aurora foi concebida por acidente. Matias, filho de Paulina, resolveu fazer uma aposta com alguns amigos: ganharia quem desvirginasse Lynn, a filha de Eliza e Tao. Uma bela jovem que não tinha traços asiáticos. Por questões do momento, a aposta foi cancelada, mas Matias acabou deflorando Lynn. Deflorando... que brega!

A história propriamente dita começa quando, aos cinco anos, Aurora - Lai-Ming era seu nome chinês - chega na casa de Paulina, trazida por Elisa.

O livro tem 420 páginas, dividido em três partes. A história de Aurora se mistura à Guerra do Pacífico - conflito envolvendo o Chile contra Bolívia e Peru. Inclusive são citados nomes de generais que realmente morreram no confronto. Isso que eu gosto na Isabel: ela mistura ficção com fatos reais. Ela conseguiu colocar Severo na guerra, como se ele fosse um personagem real.

resenha completa em:

site: http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/2015/07/resenha-retrato-em-sepia.html

Mari 14/12/2023

Embora só não tenha lido Filha da Fortuna ainda, este é o último da trilogia iniciada com o clássico A Casa dos Espíritos. Contudo, essas histórias não precisam ser lidas na ordem, pois são independentes, a conexão entre elas é a menção a personagens que já conhecemos.

Neste livro, por exemplo, conhecemos mais sobre Severo e Nívea, os pais de Clara Trueba, mas a protagonista é Aurora, neta da protagonista do livro anterior.

Ao acompanharmos décadas das vidas desses personagens, mergulhamos também na história do Chile, através de episódios como a Guerra do Pacífico e a Guerra Civil que culminou com a queda de Balmaceda. Outro aspecto interessante foi abordar a vida da comunidade chinesa em São Francisco, a situação de jovens chinesas que eram vendidas para serem prostituídas, a comunidade como um todo sempre à margem dos americanos, reflexos da xenofobia que acontece até hoje.

Esse livro é mais uma prova do inquestionável talento de Allende que consegue envolver e emocionar até a última página. Amei!

Elaine 17/06/2023

Uma narrativa apaixonante e arrebatadora
"Escrevo para elucidar os velhos segredos de minha infância, definir minha identidade e criar a minha própria lenda. Afinal, tudo que temos com plenitude é a memória tecida por nós mesmos" (Isabel Allende).

Sempre recorro à obra de Isabel Allende quando estou num limbo em que não consigo me prender às leituras e ela nunca me deixou na mão. "Retrato em sépia" reúne grandes temas da obra dessa autora: política e história chilenas, saga familiar e, principalmente, a presença de mulheres incríveis que constroem suas próprias histórias de vida.

Dando continuidade ao romance de formação "Filha da fortuna" e anunciando personagens que conheceremos em "A casa dos espíritos", "Retrato em sépia" é narrado por Aurora Del Valle, neta da protagonista de "Filha da fortuna", Eliza Sommers, e de Paulina del Valle, personagens que reencontraremos, agora, em outro momento de suas histórias e a partir de novos elementos de suas vidas. Isso me trouxe um sentimento confortável em relação à narrativa que, desde o começo, me pôs em contato com personagens que não eram estranhas para mim e, mais que isso, já eram mulheres queridas e admiradas. A protagonista, neta dessas mulheres incríveis e do apaixonante Tao Chi'en, a partir do trauma, rememora o seu passado na busca de se apropriar de sua própria história de vida, num percurso que é libertador para ela e para quem a acompanha. A memória e a fotografia, arte/profissão a qual a protagonista ousadamente se dedica no início do século XX, são elementos fundamentais na construção dessa trama apaixonante e permeada por uma diversidade de perfis femininos, como só Allende conseguiria construir. São muitas as personagens femininas abordadas nesse livro, todas apresentadas em suas complexidades e em suas singularidades. Cada uma é única, todas são inspiradoras e cativantes a seu modo, assim compõem um painel rico e fascinante.

Anna intimista/yt 15/06/2021

Sempre apaixonada.
Não tem como não se apaixonar pela escrita da Allende. Que saudades de Eliza e que alegria acompanhar essa busca de Aurora ?, sua neta. Esse é um livro de autocura. Cura dos fantasmas do nosso passado, que nos assombram em quanto adultos.

MilenaSales00 14/03/2024

Mais uma intensidade da minha escritora favorita.
Segundo livro da trilogia. Tive a sorte de iniciar pelo volume 1, antes mesmo de saber que existia uma ordem. Todas as respostas que ficaram em ?Filha da fortuna? chegaram em ?retrato em sépia?.
Mil estrelas !!!!!!!