O Outro

O Outro Thomas Tryon




Resenhas - O OUTRO


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


capychilla 30/10/2023

Me enganaram de novo e de novo
Acho que eu nunca fui tão enganada por um livro em toda a minha vida, é simplesmente genial. Quando creio que cheguei numa conclusão e é aquilo mesmo, o autor vira tudo de ponta cabeça e mostra que eu não sei de absolutamente nada.

Livro fantástico, a leitura confunde um pouco (mas esse é o objetivo) e o final... Senhores, que surpreendente. Me arrependo de ter demorado tanto para ler.
comentários(0)comente



Kamile 12/07/2023

Que isso
Vou ter que ler esse livro de novo futuramente, me surpreendeu muito, tá amarrado.
Eu tava quase abandonando ele, aí dei uma chance, e virou toda minha concepção de ponta cabeça. Loucura. ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gabi 09/01/2023

Eu realmente me surpreendi com este livro, vou ser bem sincera em dizer que pensei em abandonar a leitura um pouco antes de chegar na metade. O inicio me prendeu bastante, mas, ao decorrer da historia, os acontecimentos estavam se arrastando. E, sinceramente, até aquele momento não parecia fazer sentido toda aquela "enrolação". Nesta parte eu já me imaginava avaliando dando duas estrelas.
Mas, quando aconteceu o primeiro plot, ai sim!! Devorei o restante das páginas muito rapido (o plot acontece um pouco depois da metade do livro). A forma que os acontecimentos foram fazendo sentido e mostrando que o que antes eu achava que era "enrolação", na verdade, precisava muito ter sido dito. Foi fantástico.
comentários(0)comente



LaAs171 08/01/2023

Misericórdia
Gente que q foi isso???
O livro começou chato e até um pouco entediante, mas o comum de livros de suspense, inicialmente. Entretanto, conforme as coisas foram acontecendo até o plot final, eu fiquei: MANO MANO MANO.
FODA DEMAIS, recomendo, vão ler
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thiago662 25/07/2022

Macabro! Envolvente, não consegui parar... Um dos precursores do gênero terror, se pudermos dizer assim! É uma obra indescritível, que vale cada minuto de leitura!

Obs: Uma das melhores edições do Escotilha!
comentários(0)comente



Hugo.Castro 13/03/2022

O outro (Os gemêos) - Thomas Tryon
Gêmeos idênticos? sim, mas com naturezas tragicamente antagônicas. Como pode? Niles Perry; doce, gentil e amoroso, Rolland Perry; ardiloso, taciturno, mau caráter, arquétipos da dualidade bem/mal. Acompanhamos as peripécias desses dois irmãos, em férias de verão, pela grande fazenda onde moram em Pequot Landing, Connecticut. A fazenda dos Perry é ricamente ambientada por Tryon. Enquanto você lê, as imagens vão se formando em sua cabeça; o celeiro, o silo de maças, o domo, o poço... E tudo isso embaixo de um céu azul profundo e de dias ensolarados. Mas é quando tragédias começam a ocorrer em torno desses gêmeos que a trama vai verdadeiramente desenrolando. Estariam eles implicados de alguma forma?

O horror aqui é extremamente sutil, nunca de fato pronunciado. Thomas Tryon não entrega a pepita de ouro até boa parte da trama, o que ele faz para nos ajudar a entender, e propositalmente nos confundir também, é jogar um pozinho de ouro aqui e acolá para que o leitor, se for capaz, vá juntando as peças para desvendar essa trama macabra.

É preciso ter muito talento para escrever horror/terror sem precisar de detalhadas descrições gores, florestas escuras ou mansões mal-assombradas. Tanto em O outro como em As possuídas do diabo, ambas obras de Tryon, os momentos marcantes e decisivos ocorrem em paisagens campestres e ensolaradas. O horror a luz do dia, como alguns chamam.

História genial, personagens e ambientação bem desenvolvidos. O único ponto negativo ao menos para mim foi que a história demorar a pegar, e por isso cheguei a largar o livro duas vezes. Mas fique ciente de uma coisa; quando a história te “pegar” ela não vai mais lhe abandonar.
comentários(0)comente



Morena.Santos 20/01/2022

Esxepicional, a muito tempo não tinha uma leitura tão surpreendente. Simplesmente maravilhoso. Nota 1.000.
comentários(0)comente



Alessandro232 01/09/2021

Um clássico do terror psicológico
Muitos livros se tornaram clássicos em sua abordagem do tema do duplo. De "O médico e o monstro" a "Metade Sombria, muitas obras de diferentes épocas trataram amplamente a questão da duplicidade. Dentre elas, uma que traz uma das mais interessantes explorações dessa temática é "O Outro" de Thomas Tyron.
Tyron é muito pouco conhecido autor entre os brasileiros e espero que com a republicação dessa obra, ele possa ser redescoberto e outros livros do autor, tais com "Harvest Home" ganhem reedições. "O Outro" é um romance difícil de ser enquadrado em um gênero, uma vez que transita entre o suspense, o terror e o horror. Ele tem todos elementos bem equilibrados, mas é o terror psicológico capaz de desestabilizar emocionalmente os personagens, o que predomina em grande parte dos eventos perturbadores narrados no romance.
O livro começa com a "voz " em primeira pessoa de um narrador desconhecido que conta a história dos irmão gêmeos Niles e Holland. Enquanto o primeiro é inocente e infantil em suas atitudes, o segundo é perverso e gradativamente demonstra sinais de psicopatia na crueldade de suas ações. É em torno de ambos que começa a acontecer uma série de mortes violentas e misteriosas.
Vale destacar que Tryon descreve detalhadamente por meio de uma prosa poética uma fazenda de uma cidade do interior dos Estados Unidos, o idílico cenário, no qual se passa grande parte da trama. Esse lugar aparentemente uma espécie de paraíso campestre aos poucos revela a existência de algo bastante sinistro e maligno- neste aspecto, o livro remete à tradição do gótico norte-americano.
Tryon também revela maestria na composição de personagens, principalmente a avó dos gêmeos, a carinhosa Ada que a medida que a narrativa avança, revela uma personalidade complexa e cheia de nuances. Além disso, o livro tem referências a textos clássicos destacando-se entre eles a Bíblia e ao "Paraíso Perdido" de John Milton.
Embora o desfecho do romance pode parecer previsível, ele é muito bem amarrado e também há uma cena que dificilmente devido a sua alta carga de dramaticidade dificilmente será esquecia pelo leitor.
Muito bem escrito, com narrativa envolvente e com um desenvolvimento instigante e criativo da temática do duplo, "O outro" tornou-se um clássico do chamado "terror psicológico", no qual os horrores relacionados aos mistérios da psique humana, mesmo sendo sutis podem se tornar aterrorizantes e perturbadores, evocando assim os melhores e mais macabros contos do grande mestre Edgar Allan Poe. Leitura altamente recomendada para os leitores que querem descobrir obras clássicas, mas pouco conhecidas dentro do gênero do terror/horror.
A edição da Escotilha é de boa qualidade. Tem capa dura, um interessante posfácio. Mas, não gostei muito da duplicação de certos trechos para criar um clima de estranhamento. Esse efeito por si só está bastante presente neste romance, um dos melhores sobre a temática do duplo.
comentários(0)comente



Thales Moreira 30/08/2021

Um terror de tirar o sono
É fácil perceber como Thomas Tryon e O Outro influenciaram imensamente o terror psicológico como o conhecemos hoje. Para alguns, o livro pode ser previsível, mas isso apenas mostra como o estilo adotado pelo autor, lá nos idos do início do século XX, continua sendo largamente adotado por escritores atuais.

Ler esta obra não foi apenas uma leitura normal, se tratou também de um exercício de percepção. A forma como Tryon insere em sua obra as características dos personagens, como eles se portam e mantendo o leitor agarrado ao livro, na esperança de entender o que acontece bem ali diante de seus olhos, é fantástica.

Durante todo o decorrer da história, houve momentos em que, sem perceber, prendia a respiração, na antecipação do que estava para acontecer. É incrível como o autor teve a capacidade de, já em seu primeiro romance, desenvolver tão magistralmente um terror que é causado, majoritariamente, pela dúvida. Até o final do livro, quando o leitor já está se preparando para apenas um encerramento, Tryon consegue fechar a história e deixar quem lê de queixo caído, ao ter uma última revelação.

O elogio também deve ser estendido à Escotilha NS, que foi a responsável por ressuscitar este clássico do terror. A edição, como de todos os outros livros do clube, é inteiramente carregada de significado, não somente na concepção da capa, mas no miolo do livro, com aspectos tão intrinsecamente ligados à história, que fazem com que a leitura se torne ainda mais prazerosa.
comentários(0)comente



Patricia 28/03/2021

Não sei bem como fazer essa resenha sem sair entregando tudo, já que a estória para mim foi clara desde o inicio. Entao ao invés de falar da estória, que é extremamente boa e super recomendo, eu vou falar dessa edição do livro, pois para mim foi o que mais me marcou na leitura. E devo dizer que essa edição está uma grande m*. Quem foi o idiota que decidiu que texto duplicado era bom? Sério isso? Em nenhum momento alguém chegou e falou que isso era de uma imbecilidade sem tamanho? É simplesmente insuportável ler as páginas em que fizeram isso. Me dava enjoou e dor de cabeça instantaneamente. Parecia que estava lendo dentro de um ônibus que por sua vez estava participando de um rali. Chegava um momento em que as letras pareciam estar se movendo. E eu nem tenho problema de vista (apesar de desconfiar que esse livro tenha estragado a minha visão). Então, embora a estória seja 5 estrelas, a edição é 0 estrelas. E eu nem sei se repararam, esse livro custa os olhos da cara! Você paga uma fortuna pra ler texto embaçado e ficar com dor de cabeça. O livro foi planejado para ter erro de impressão! Alguém foi pago para ter essa ideia "genial"! Eu vou parar por aqui, porque só de me lembrar, o ódio está voltando.
comentários(0)comente



César Augusto 10/12/2020

Arrepiante
Eu já havia assistido três vezes a adaptação para o cinema de "O outro", dirigida por Robert Mulligan em 1972, "A inocente face do terror", mas mesmo conhecendo a história da família Perry, na pequena cidade de Pequot Landing, Nebraska, EUA, foi impossível não se surpreender e se arrepiar com a narrativa de Tryon sobre os gêmeos Niles e Holland, um delicado e doce, o outro manipulador e cruel. O romance é dividido em três partes, no início das quais um narrador em primeira pessoa tece comentários sobre o destino dos Perry três décadas após os acontecimentos de 1935, época em que a mãe dos meninos vivia reclusa e deprimida, e cujo marido morrera no ano anterior. Enquanto os irmãos fazem seus jogos de projeção psíquica sob o olhar preocupado da avó materna Ada, acidentes fatais ocorrem na casa da família com frequência, culminando em revelações de segredos bizarros com uma surpreendente e assustadora conclusão. Uma excelente dica para quem segue a sugestão "veja o filme, leia o livro".
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernando 18/10/2020

Simplesmente Fantástico
Que estória fabulosa e empolgante.
A edição é maravilhosa.
Que bom que esse livro foi relançado e tive o prazer adiquiri-lo.
Valeu muito a pena...
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR