O Outro

O Outro Thomas Tryon

Resenhas - O OUTRO

Alcione13 05/10/2020

Sutil e desconfortável
Um dos precursores do gênero

Tendo lido e apaixonado por outros livros do autor,procurei avidamente por esse.
Edição belíssima e caprichada.
Digna do preço.

Sutil, chocante e envolvente.
Acredito que a ideia de Thomas não é nos surpreender e sim chocar.

Aos poucos vamos sendo apresentados a trama e jogados no meio daquele pesadelo.

Como já sou macaca velha com livros, não me surpreendi. Apenas confirmei minhas ideias.

A sutileza da narrativa nos faz questionar se realmente está acontecendo ou estamos loucos.

O horror vem tomando a história aos poucos de forma lenta como a rã sendo cozida em fogo brando.

O engraçado é que não confiei em momento algum nos narradores e fui fazendo a leitura lenta e atenta.

Não sei se foi a frieza daquele final ou loucura mas a sensação foi de travo.
Até pensei: não!!!

Leitura mais que recomendada pra fãs de terror/horror/suspense...

Início de
Spoilers:

Uma psicopatia de Niles?
Teria ele matado Roland também?
Ou o próprio pai?

Quem seria o gêmeo sobrevivente?

Interessante como o autor soube jogar: Niles sendo Roland ou Roland sendo Niles?

Acredito bem na psicopatia pois ele ainda quis culpar a avó e a questão era: qual gêmeo é?

Fiquei abismada de ele poder sair impune.

Mas se olharmos bem todos estavam cegos .

Gostei da sutileza da trama e da forma como foi feita a edição.

Só não gostei do bebê no vidro na capa.
Puro spoiler.
Como eu já parti inicialmente da ideia que Roland estava morto não me surpreendi.

Leitura válida e que ficará bem na memória.
Amo.
Euflauzino 13/10/2020minha estante
entre meus desejados, agora ainda mais depois de suas 5 estrelas *-*

Euflauzino 13/10/2020minha estante
quais outros livros de Thomas vc já leu?

Alcione13 13/10/2020minha estante
Até agora todos que tem no Brasil.
Comprei um pra reler.
Simplesmente incrível.
A sutileza dele

Junior 14/10/2020minha estante
Sou apaixonado por este livro, e gostando cada vez mais do autor, as possuídas do diabo é igualmente surpreendente.

Alcione13 15/10/2020minha estante
Junior, também sou encantada com ele.
Uma pena ser tão pouco conhecido por aqui.
O outro me causou até pesadelos pela forma crua da trama

Hallef 20/02/2022minha estante
As melhores resenhas, ela tem ???

Alcione13 22/02/2022minha estante
Hallef, espero que agrade a você...

Kay :) 06/02/2023minha estante
acabei de comprar esse livro por 20 reais em uma feirinha aqui na minha cidade e confesso que comprei na base do impulso ksksksksk nunca ouvi falar nem do autor e nem do livro em si, mas sua resenha me deixou muito intrigada! Me parece que fiz uma escolha boa :)

Alcione13 06/02/2023minha estante
Kay, achaste ouro rsrs
Eu amo.
Mas a narrativa é lenta e deixa muito a nossa interpretação. Nesse caso, amei. Pretendo adquirir novamente.

Hugo.Castro 13/03/2022

O outro (Os gemêos) - Thomas Tryon
Gêmeos idênticos? sim, mas com naturezas tragicamente antagônicas. Como pode? Niles Perry; doce, gentil e amoroso, Rolland Perry; ardiloso, taciturno, mau caráter, arquétipos da dualidade bem/mal. Acompanhamos as peripécias desses dois irmãos, em férias de verão, pela grande fazenda onde moram em Pequot Landing, Connecticut. A fazenda dos Perry é ricamente ambientada por Tryon. Enquanto você lê, as imagens vão se formando em sua cabeça; o celeiro, o silo de maças, o domo, o poço... E tudo isso embaixo de um céu azul profundo e de dias ensolarados. Mas é quando tragédias começam a ocorrer em torno desses gêmeos que a trama vai verdadeiramente desenrolando. Estariam eles implicados de alguma forma?

O horror aqui é extremamente sutil, nunca de fato pronunciado. Thomas Tryon não entrega a pepita de ouro até boa parte da trama, o que ele faz para nos ajudar a entender, e propositalmente nos confundir também, é jogar um pozinho de ouro aqui e acolá para que o leitor, se for capaz, vá juntando as peças para desvendar essa trama macabra.

É preciso ter muito talento para escrever horror/terror sem precisar de detalhadas descrições gores, florestas escuras ou mansões mal-assombradas. Tanto em O outro como em As possuídas do diabo, ambas obras de Tryon, os momentos marcantes e decisivos ocorrem em paisagens campestres e ensolaradas. O horror a luz do dia, como alguns chamam.

História genial, personagens e ambientação bem desenvolvidos. O único ponto negativo ao menos para mim foi que a história demorar a pegar, e por isso cheguei a largar o livro duas vezes. Mas fique ciente de uma coisa; quando a história te “pegar” ela não vai mais lhe abandonar.

Fernando 18/10/2020

Simplesmente Fantástico
Que estória fabulosa e empolgante.
A edição é maravilhosa.
Que bom que esse livro foi relançado e tive o prazer adiquiri-lo.
Valeu muito a pena...

Thales Moreira 30/08/2021

Um terror de tirar o sono
É fácil perceber como Thomas Tryon e O Outro influenciaram imensamente o terror psicológico como o conhecemos hoje. Para alguns, o livro pode ser previsível, mas isso apenas mostra como o estilo adotado pelo autor, lá nos idos do início do século XX, continua sendo largamente adotado por escritores atuais.

Ler esta obra não foi apenas uma leitura normal, se tratou também de um exercício de percepção. A forma como Tryon insere em sua obra as características dos personagens, como eles se portam e mantendo o leitor agarrado ao livro, na esperança de entender o que acontece bem ali diante de seus olhos, é fantástica.

Durante todo o decorrer da história, houve momentos em que, sem perceber, prendia a respiração, na antecipação do que estava para acontecer. É incrível como o autor teve a capacidade de, já em seu primeiro romance, desenvolver tão magistralmente um terror que é causado, majoritariamente, pela dúvida. Até o final do livro, quando o leitor já está se preparando para apenas um encerramento, Tryon consegue fechar a história e deixar quem lê de queixo caído, ao ter uma última revelação.

O elogio também deve ser estendido à Escotilha NS, que foi a responsável por ressuscitar este clássico do terror. A edição, como de todos os outros livros do clube, é inteiramente carregada de significado, não somente na concepção da capa, mas no miolo do livro, com aspectos tão intrinsecamente ligados à história, que fazem com que a leitura se torne ainda mais prazerosa.

Alessandro232 01/09/2021

Um clássico do terror psicológico
Muitos livros se tornaram clássicos em sua abordagem do tema do duplo. De "O médico e o monstro" a "Metade Sombria, muitas obras de diferentes épocas trataram amplamente a questão da duplicidade. Dentre elas, uma que traz uma das mais interessantes explorações dessa temática é "O Outro" de Thomas Tyron.
Tyron é muito pouco conhecido autor entre os brasileiros e espero que com a republicação dessa obra, ele possa ser redescoberto e outros livros do autor, tais com "Harvest Home" ganhem reedições. "O Outro" é um romance difícil de ser enquadrado em um gênero, uma vez que transita entre o suspense, o terror e o horror. Ele tem todos elementos bem equilibrados, mas é o terror psicológico capaz de desestabilizar emocionalmente os personagens, o que predomina em grande parte dos eventos perturbadores narrados no romance.
O livro começa com a "voz " em primeira pessoa de um narrador desconhecido que conta a história dos irmão gêmeos Niles e Holland. Enquanto o primeiro é inocente e infantil em suas atitudes, o segundo é perverso e gradativamente demonstra sinais de psicopatia na crueldade de suas ações. É em torno de ambos que começa a acontecer uma série de mortes violentas e misteriosas.
Vale destacar que Tryon descreve detalhadamente por meio de uma prosa poética uma fazenda de uma cidade do interior dos Estados Unidos, o idílico cenário, no qual se passa grande parte da trama. Esse lugar aparentemente uma espécie de paraíso campestre aos poucos revela a existência de algo bastante sinistro e maligno- neste aspecto, o livro remete à tradição do gótico norte-americano.
Tryon também revela maestria na composição de personagens, principalmente a avó dos gêmeos, a carinhosa Ada que a medida que a narrativa avança, revela uma personalidade complexa e cheia de nuances. Além disso, o livro tem referências a textos clássicos destacando-se entre eles a Bíblia e ao "Paraíso Perdido" de John Milton.
Embora o desfecho do romance pode parecer previsível, ele é muito bem amarrado e também há uma cena que dificilmente devido a sua alta carga de dramaticidade dificilmente será esquecia pelo leitor.
Muito bem escrito, com narrativa envolvente e com um desenvolvimento instigante e criativo da temática do duplo, "O outro" tornou-se um clássico do chamado "terror psicológico", no qual os horrores relacionados aos mistérios da psique humana, mesmo sendo sutis podem se tornar aterrorizantes e perturbadores, evocando assim os melhores e mais macabros contos do grande mestre Edgar Allan Poe. Leitura altamente recomendada para os leitores que querem descobrir obras clássicas, mas pouco conhecidas dentro do gênero do terror/horror.
A edição da Escotilha é de boa qualidade. Tem capa dura, um interessante posfácio. Mas, não gostei muito da duplicação de certos trechos para criar um clima de estranhamento. Esse efeito por si só está bastante presente neste romance, um dos melhores sobre a temática do duplo.

Dany 29/10/2019

"Cuidado com os cachorros loucos, pois eles podem morder. e se mordem uma vez, vão morder de novo!"
Eu consigo elencar algumas palavras-chaves para descrever o que senti enquanto li o livro: deslumbrante, envolvente, fascinante, misterioso, dentre outros... Mas, talvez a que mais se aproxima da sensação que senti ao finalizar essa leitura é: impactante.

Eu, definitivamente não estava preparada para nada que essa leitura me apresentou.

Aparentemente é um enredo bem simples. Holland e Niles Perry são gêmeos idênticos, estando de férias e morando em uma fazenda, tem bastante espaço para explorar e muitas brincadeiras para os dois.

Até aí, tudo ok. Porém a medida em que eu avançava na leitura sentia que tinha algo que não se encaixava, a sensação de estranhamento ficando cada vez mais evidente. Mesmo assim, eu não conseguia identificar o que de fato causava isso. E quando formulei as teorias e consegui comprovar algumas, pensava ingenuamente que tinha sacado toda a história que iria ser apresentada.

Fui enganada diversas vezes. E o pior (melhor), fui surpreendida com tantas coisas que vez ou outro eu dizia em voz alta: “não, não acredito que isso realmente aconteceu. ”

E mesmo depois de fechar o livro, não consigo nem descrever o impacto que essa leitura me causo. O Outro se tornou um dos meus livros FAVORITOS do ano ♥

A história passa a ficar tão envolvente que eu não queria larga de jeito nenhum. Não posso contar muito mais sobre os fatos, nenhum detalhe. Porque o mais incrível é você ir descobrindo e se surpreendendo com todo o enredo.

Posso defini-lo como um terror psicológico. Porém é mais do que isso. O Outro não se limita a rótulos, não se compara com nada que eu já tenha lido e nada me preparou para todos os acontecimentos (nem mesmo para o que mais me chocou e que ainda estou relutante em acreditar de aconteceu).

Leia O Outro. Se tiver a oportunidade não deixe passar. Vai por mim, você só irá se arrepender de não ter lido ele antes.

site: @recolhendo_palavras
Alcione13 11/02/2020minha estante
Estou louca com esse livro. Vi que na internet a edição antiga está caríssima e esse novo lançamento não está pra vender.
Que pena. Amo esse autor

Dany 13/02/2020minha estante
Realmente é numa pena não ter para vender. Li apenas esse livro dele e amei, já quero mais outros. Espero que a editora lance a edição comercial, todo mundo deveria ler esse livro.

Alcione13 13/02/2020minha estante
Na internet tem alguns com excelentes preços. Se não se importar de ler livros usados.
Simplesmente amei Lady por sua crítica social acirrada.
E as possuídas do diabo tem toda a questão do excesso de crença
Valem demais a leitura

Alcione13 13/02/2020minha estante
Também espero um lançamento acessível desse livro.
Obrigada pela resposta

Hugo.Castro 12/08/2020minha estante
Pessoal existe apenas uma forma de por a mão nesse livro. Assinar o clube de livro escotilha da novo século. Ao virar assinante é possível pedir Caixas anteriores. A caixa desse livro é a número 4. Solicitei e estou no aguardo. Cheio de expectativa pra ler essa preciosidade.

Alcione13 05/10/2020minha estante
Hugo,teu comentário não apareceu pra mim na época.
Mas grata pela sugestão.
Comprei na Amazon.
E finalizei hoje.
Excelente.
Um dos melhores do gênero.

Hugo.Castro 08/10/2020minha estante
Bom dia Alcione. Eu vi que estava na Amazon também. Isso é muito bom. \Comecei a ler essa semana e estou adorando. E como esse livro é uma edição de luxo do clube da novo século, há grandes chances de ele se esgotar novamente e voltar ao estado de raridade.

Alcione13 08/10/2020minha estante
Exatamente. Corri e comprei. Nem acreditei quando vi.
Tive pesadelos pela crueza do autor.
Não me surpreendi mas adorei.
E um clássico

Dany 08/10/2020minha estante
Eu comprei o As Possuídas do Diabo no sebo e já comecei a leitura. Uma pena que esses livros acabaram sendo esquecidos. Logo mais quero vê se encontro o Lady tbm.

Alcione13 08/10/2020minha estante
As possuídas também achei e vou reler.
Lady quero demais.

Pra reler também

Hugo.Castro 12/10/2020minha estante
Dany, conseguir comprar Lady no estante virtual com um preço acessível e super conservado. Do autor só falta comprar o Fedora.

Dany 13/10/2020minha estante
Hugo eu não sabia da existência desse outro livro. Finalizei As Possuídas do Diabo e já vou começar a procurar Lady para comprar. Quero ler todos os livros dele que foram publicados aqui. No caso, são 4 certo? Ou tem mais?

capychilla 30/10/2023

Me enganaram de novo e de novo
Acho que eu nunca fui tão enganada por um livro em toda a minha vida, é simplesmente genial. Quando creio que cheguei numa conclusão e é aquilo mesmo, o autor vira tudo de ponta cabeça e mostra que eu não sei de absolutamente nada.

Livro fantástico, a leitura confunde um pouco (mas esse é o objetivo) e o final... Senhores, que surpreendente. Me arrependo de ter demorado tanto para ler.

Patricia 28/03/2021

Não sei bem como fazer essa resenha sem sair entregando tudo, já que a estória para mim foi clara desde o inicio. Entao ao invés de falar da estória, que é extremamente boa e super recomendo, eu vou falar dessa edição do livro, pois para mim foi o que mais me marcou na leitura. E devo dizer que essa edição está uma grande m*. Quem foi o idiota que decidiu que texto duplicado era bom? Sério isso? Em nenhum momento alguém chegou e falou que isso era de uma imbecilidade sem tamanho? É simplesmente insuportável ler as páginas em que fizeram isso. Me dava enjoou e dor de cabeça instantaneamente. Parecia que estava lendo dentro de um ônibus que por sua vez estava participando de um rali. Chegava um momento em que as letras pareciam estar se movendo. E eu nem tenho problema de vista (apesar de desconfiar que esse livro tenha estragado a minha visão). Então, embora a estória seja 5 estrelas, a edição é 0 estrelas. E eu nem sei se repararam, esse livro custa os olhos da cara! Você paga uma fortuna pra ler texto embaçado e ficar com dor de cabeça. O livro foi planejado para ter erro de impressão! Alguém foi pago para ter essa ideia "genial"! Eu vou parar por aqui, porque só de me lembrar, o ódio está voltando.

Guile 29/02/2020

O que eu li?
Caramba eu adorei este livro. Desde o início o livro foi me prendendo, tanto pela história quanto pelos personagens. O livro conta um pouco sobre a vida na fazenda e conta principalmente a história de dois personagens Holland e Niles, eles são gêmeos e durante o livro as brincadeiras vão ficando cada vez mais macabras. Adorei a pegada do livro de deixar o leitor cada vez mais confuso e com uma insegurança de onde o livro está te levando. Adorei cada aspecto da história e da escrita do autor. Com certeza um dos melhores do ano.

Thiago662 25/07/2022

Macabro! Envolvente, não consegui parar... Um dos precursores do gênero terror, se pudermos dizer assim! É uma obra indescritível, que vale cada minuto de leitura!

Obs: Uma das melhores edições do Escotilha!

Irlane Cruz 25/03/2020

Irmãos gêmeos que não tem nada haver um com o outro, um mistério a ser revelado, misto de terror e mistério nesse clássico de Tryon.

Gabi 09/01/2023

Eu realmente me surpreendi com este livro, vou ser bem sincera em dizer que pensei em abandonar a leitura um pouco antes de chegar na metade. O inicio me prendeu bastante, mas, ao decorrer da historia, os acontecimentos estavam se arrastando. E, sinceramente, até aquele momento não parecia fazer sentido toda aquela "enrolação". Nesta parte eu já me imaginava avaliando dando duas estrelas.
Mas, quando aconteceu o primeiro plot, ai sim!! Devorei o restante das páginas muito rapido (o plot acontece um pouco depois da metade do livro). A forma que os acontecimentos foram fazendo sentido e mostrando que o que antes eu achava que era "enrolação", na verdade, precisava muito ter sido dito. Foi fantástico.