A Mandrágora

A Mandrágora Maquiavel

Resenhas - A Mandrágora

Wal 13/09/2021

Um livro pequeno e rápido de ler. Achei genial a forma que o autor aborda a sociedade da época. Recomendo!

Rodrigo.Peixoto 03/07/2021

Um bom livro para compreender sobre o contexto de vida florentino. Além disso, devemos lembrar que se trata de uma comédia e ler sempre compreendendo as ansiedades do tempo da Maquiavel, na Renascença Italiana.

Bu 07/02/2021

Uma pessoa com tanto querer fica suscetível...
Muito boa comédia, por conta da tradução não envelheceu muito, está excelente.

Vemos o poder de uma ambição, mesmo mostrando ingenuidade de Messer, ele não é um asno pra poder aceitar Taís coisas propostas pelos salafrários, hahahaha. A sua buscar lhe segou a ponto de está fazendo um absurdo com ele próprio e não perceber, bem como ardiloso e sem vergonha Callimaco é de tentar por as mãos no que não é seu e nem queria ser, estratégia é tudo, muito bem costurado os detalhes, mas com ressalvas, tais façanhas hoje em dia não podem ser executadas com exito como explícita nesse texto por inúmeros fatores, e até mesmo por ser fantasia, embora conheça algumas pessoas que cairia nessa lorota, hahahaha.

Belfagor é um pequeno escrito mas com bastante importância, e um bom conteúdo extra pra degustamos, vem muito a calhar por estarmos já ambientado nos escritos logo após mandrágora.

O livro vem repleto de extras, tendo a proposta de ser de fácil acesso pelo formato, nos trás coisas bastante louvável, como textos de introdução riquíssimos que nos situa e ambienta no contexto histórico e nos amacia pra história, e ainda bastante coisa sobre a vida do autor. Tenho uma resalva dessa edição, o texto introdutório nós dá um resumo de toda história, e ainda mostrando detalhes, isso me encomodou que na hora da leitura eu já sabia o que iria ocorrer assim que a situação era exibida.

Mainardis 01/10/2020

Por trás dos panos
É muito bom ver esse tipo de obra, que tem tanto significado quanto parecer ter.

Ela tem o intuito de trazer o que mais caracteriza Maquiavel, que diferentemente do senso comum, ao meu ver, é a "moralidade".

Hudson 10/09/2017

A práxis do Princípe
Se você puder, ler o Príncipe e em sequência a mandrágora, vai ter um bom entendimento do que Maquiavel propõe, penso que a a Mandrágora é uma extensão do que se escreveu em O Príncipe, só que de modo mais didático como as "coisas" poderiam vir a acontecer, vale a leitura e sem dúvida conhecer melhor o pensamento deste "pai da ciência política" ocidental como é dito por muitos.

Horroshow 03/06/2016

Resenha por Renato Fonseca (Blog Horrorshow)

Maquiavel foi uma figura polêmica em seu tempo, e este texto teatral* que, tanto quanto seu famoso O Príncipe causou (e ainda causa) uma profunda discussão, é repleto de questões sobre a forma como a sociedade funcionava e serve-nos especialmente para compreender a situação da mulher da época.

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2016/05/belfagor-o-arquidiabo-nicolau-maquiavel.html

Adriano 18/06/2012

Inteligente
Muito inteligente e arquitetada a trama contida no livro,e o final inesperado,leiam,não irão se arrepender.

Trevoso 27/03/2009

nhá
Depois de ler entendi o motivo de "maquiavélico"
uma das poucas comedias que li que é realmente comica, seu humor negro e sarcasmo deixam o livro mt interessante, com doses moderadas de fanfarrice e de como as personagens tramam para conseguir o seu objetivo.... ainda nessa edição mostrada conta a história do arquidiabo que vem a terra e descobre q a culpa do grande numero de homens estarem no inferno é o casamento.... realmente divertido e hilário