A Mandrágora / Belfagor, o Arquidiabo

A Mandrágora / Belfagor, o Arquidiabo Maquiavel

Resenhas - A Mandrágora

Regis 27/08/2022

Uma comédia de 500 anos

Calímaco ouve falar da formosura de Lucrécia (uma mulher casada) em Paris, e parte imediatamente para a Florença para conhecê-la.
Mesmo a tendo visto apenas de longe, passa a amá-la, e trama com Ligúrio (amigo e cúmplice) enganar o marido ingênuo (Messer Nícia), para poder conquistá-la.

A peça A Mandrágora é uma comédia escrita durante o Renascimento italiano por Nicolau Maquiavel.
Uma sátira que critica à corrupção da sociedade da época. Considerada a melhor que produziu.

Gostei muito da comédia, me apiedei em alguns momentos da inocência da vítima mas, logo comecei a dar risadas com toda a bobagem que Messer Nícia se submeteu de bom grado.
O mais engraçado foram os três ( Ligúrio, Calímaco e Messer Nícia) discutindo a esterilidade da esposa sem nunca sequer passar pela cabeça deles que o estéril fosse o marido, já que os homens e médicos da época achavam, que se o homem não é impotente, então não pode ser estéril.

A peça é muito bem escrita e me deixou curiosa pelo que iria acontecer até o final. Possui falas bem problemáticas sobre as mulheres, (um retrato da época com certeza) mas, fora isso, a história é bem contada e tenho certeza que daria boas risadas no teatro a vendo encenada.

Ligúrio e Calímaco me fizeram lembrar de  João Grilo e Chico tramando conquistar Rosinha

Sei que teve uma montagem encenada por Paulo José e Ney Latorraca nos anos 2000... consigo imaginar Paulo José sendo Messer Nícia e o Ney sendo Ligúrio. Ficaram hilários, com certeza.
Recomendo.
DANILÃO1505 27/08/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Regis 27/08/2022minha estante
Obrigada Danilo. ?

J. Silva 29/08/2022minha estante
Coloquei na minha lista de desejados ?

Regis 29/08/2022minha estante
Espero que goste J. Silva. ?

GiSB 04/09/2022minha estante
Muito interessante.

HenryClerval 05/10/2022minha estante
O mais importante é te ver rindo ao contar a história da peça para mim. ?

13marcioricardo 26/12/2022

Bom conteúdo, acabamento ruim.
O livro apresenta primeiro uma peça teatral que fez muito sucesso, A Mandrágora, e depois, um conto, Belfagor. A obra dramaturga é uma comédia com um humor refinado e bem maquiavélico, em que envolve em escárnio um doutor bem burrinho, sendo enganado por todos à sua volta. Já quanto ao segundo texto, se refere ao demônio que sai do Inferno para vir à Terra comprovar sobre as queixas dos homens, que dizem ser as suas esposas a principal causa da ruína. Ao final ainda uma pequena biografia de Nicolau Maquiavel.

A minha experiência foi agridoce. Os textos valem a pena ser lidos, não sendo nada do outro mundo, acabam sendo interessantes. No entano, a edição deixa a desejar. O texto entra, pelo menos nas primeiras páginas, pelo livro adentro e, pior ainda, páginas se soltando na minha mão. Desembalei do plástico hoje..

Reccanello 27/04/2023

Demonstrando as habilidades de Nicolau Maquiavel como dramaturgo, a obra retrata a história de um jovem que, desejando seduzir a esposa de um comerciante, cria planos mirabolantes junto com seus amigos para levar a cabo seu intento. Apesar de sua trama bem construída e de seus personagens cativantes, a peça é - para dizer o mínimo - moralmente ambígua, trazendo um certo desconforto ao leitor, principalmente quando este se percebe torcendo pelo "lado errado da história". Todavia, o final da peça, em que todos os personagens parecem ser recompensados por suas ações questionáveis, pode ser interpretado tanto como uma crítica à moralidade, à religião e à política convencional da época quanto como um reflexo da visão de mundo do autor, para quem a vitória é mais importante do que as boas intenções das partes.

Rodrigo.Peixoto 03/07/2021

Um bom livro para compreender sobre o contexto de vida florentino. Além disso, devemos lembrar que se trata de uma comédia e ler sempre compreendendo as ansiedades do tempo da Maquiavel, na Renascença Italiana.

Trevoso 27/03/2009

nhá
Depois de ler entendi o motivo de "maquiavélico"
uma das poucas comedias que li que é realmente comica, seu humor negro e sarcasmo deixam o livro mt interessante, com doses moderadas de fanfarrice e de como as personagens tramam para conseguir o seu objetivo.... ainda nessa edição mostrada conta a história do arquidiabo que vem a terra e descobre q a culpa do grande numero de homens estarem no inferno é o casamento.... realmente divertido e hilário

Mainardis 01/10/2020

Por trás dos panos
É muito bom ver esse tipo de obra, que tem tanto significado quanto parecer ter.

Ela tem o intuito de trazer o que mais caracteriza Maquiavel, que diferentemente do senso comum, ao meu ver, é a "moralidade".

Wal 13/09/2021

Um livro pequeno e rápido de ler. Achei genial a forma que o autor aborda a sociedade da época. Recomendo!

Bu 07/02/2021

Uma pessoa com tanto querer fica suscetível...
Muito boa comédia, por conta da tradução não envelheceu muito, está excelente.

Vemos o poder de uma ambição, mesmo mostrando ingenuidade de Messer, ele não é um asno pra poder aceitar Taís coisas propostas pelos salafrários, hahahaha. A sua buscar lhe segou a ponto de está fazendo um absurdo com ele próprio e não perceber, bem como ardiloso e sem vergonha Callimaco é de tentar por as mãos no que não é seu e nem queria ser, estratégia é tudo, muito bem costurado os detalhes, mas com ressalvas, tais façanhas hoje em dia não podem ser executadas com exito como explícita nesse texto por inúmeros fatores, e até mesmo por ser fantasia, embora conheça algumas pessoas que cairia nessa lorota, hahahaha.

Belfagor é um pequeno escrito mas com bastante importância, e um bom conteúdo extra pra degustamos, vem muito a calhar por estarmos já ambientado nos escritos logo após mandrágora.

O livro vem repleto de extras, tendo a proposta de ser de fácil acesso pelo formato, nos trás coisas bastante louvável, como textos de introdução riquíssimos que nos situa e ambienta no contexto histórico e nos amacia pra história, e ainda bastante coisa sobre a vida do autor. Tenho uma resalva dessa edição, o texto introdutório nós dá um resumo de toda história, e ainda mostrando detalhes, isso me encomodou que na hora da leitura eu já sabia o que iria ocorrer assim que a situação era exibida.

Lua 23/03/2022

A mandrágora é uma peça escrita por Maquiavel que contém cinco atos e é uma crítica à sociedade da idade média. Com alto teor de ironismo, a peça é cômica bem ao estilo do escritor mesmo. A história se passa em Florença onde um jovem vem de longe para conseguir ficar com a mulher de um doutor.

Poly 30/03/2022

Peça teatral cômica e dramática
A peça é sobre um homem que tenta conquistar uma mulher casada, fazendo assim um golpe grande para enganar a todos e conquistar a dama. Pretende-se demonstrar por meio de análise dramatúrgica, a contribuição de Maquiavel ao trazer no enredo, a impossibilidade de sustentar uma natureza humana virtuosa em tempos de mudança e transição de valores, e faz isso mediante a construção de uma intriga preenchida pelo realismo contundente, que denúncia a inconstância do caráter como fator imutável e a moldagem dos ideais virtuosos aos interesses individualistas.

defsouts 03/06/2023

Apocalíptico
O livro é sobre calímaco que enquanto residia em Paris toma conhecimento da "grande beleza e virtudes" da esposa do messer nícia, ao ponto de despertar uma obsessão (ao meu ver) que o faz voltar a Itália pra ter a confirmação, basicamente o cara é daqueles que só acredita vendo.

julgou que a fama da lucrécia fosse inferior, mas mesmo assim gera um grande desejo nele de "possuí-la" ao decorrer deste fato ele começa a elaborar um plano mirabolante que irá contar com ajuda de siro seu servo, ligúrio um doutor, frei timóteo de índole questionável (é como dizem o dinheiro move o mundo).

achei a premissa da peça mt interessante, é uma peça que requer uma atenção + quando estiver lendo para se entender certas palavras e o sentido que maquiavel quis empregar no geral é uma leitura rápida, boa pra passar o tempo.

Tham 21/02/2023

Um cara que quer pegar uma casada
A Mandrágora é uma comédia escrita pelo italiano Nicolau Maquiavel. Considerada uma obra-prima do Renascimento italiano, teve sua primeira publicação no ano de 1524. Composta de um prólogo e cinco atos, é uma sátira poderosa à corrupção da sociedade italiana da época.

Essa leitura foi passada por um professor da faculdade e confesso que não esperava muito dessa história. Mas me surpreendeu. Foi bem melhor do que eu imaginava.

Elizabeth 23/03/2024

Mais um clássico pra conta, um jovem que faz uma armação para poder ter a mulher amada que é casada. Isso é só uma peça.