Auguste Dupin

Oscar Nestarez

Resenhas - Auguste Dupin: o Primeiro Detetive

Gustavim Barros 13/04/2022

Médio
Sendo eu uma cria de Sherlock Holmes e Hercule Poirot, achei as aventuras de Auguste Dupin um pouco insossas. Não que o livro seja ruim, mas temos detetives e mistérios muito melhores nas páginas dos dois primeiros.

Sirius 06/03/2022

Clássico e obrigatório
Graças à esse livro eu criei meu hábito de leitura e me atraio por livros de mistério. "Assassinatos da Rua Morgue" foi o melhor dos três, apresentando o início de uma trilogia com uma história cativante; narrado em primeira pessoa e com um final que surpreenderia talvez até o grande Sherlock Holmes. Quanto à "O Mistério de Marie Roget" achei muito lento e arrastado, mas é interessante que tenha sido inspirado em um caso real. E, por fim, "A Carta Roubada" também tem um ritmo um pouco lento, mas uma boa história bem narrada, que, ao contrário de muitas outras semelhantes, te surpreende no início.

Marcos.Freitas 06/03/2022

Poe é um grande mago, aqui fica demonstrado sua magia quando cria a mágica do conto, traz a luz dos olhos esse formato que seria reproduzido no passar das gerações.

Em seus 2 primeiros contos nos apresenta o primeiro grande detetive, Dupin, que viria a inspirar tantos outros personagens posteriormente, assim como outros tantos personagens, o primeiro conto com muito mais maestria que o segundo, o qual suspeito haver ter se perdido muito mais em razão do corte feito em seu final de que em razão do próprio escrito.

Sobre o corvo nada tenho a falar.

Em o escaravelho vermelho, mais uma vez demonstra sua sagacidade em desvendar mistérios através de suas personagens sem que nos, bons leitores, suspeitemos de toda a verdade por trás da sagacidade qual a personagem se utilizou para desvendar o mistério, um misto de mistério e comédia (?), excelente leitura.

Imprescindível conhecer o autor para entender de onde vem muitas das coisas a qual consumimos hoje.

Liz 05/03/2022

Não esperava ser tão bom
Gostei bastante do livro, principalmente do 1° conto, porque foi um baita plot louco. Os contos são muito detalhistas e como Dupin conseguiu acertar as respostas não parecem muito humanamente possível, mas gostei da vibe e de como caminhou as investigações? confesso que achei o 2º conto meio chato e longo demais, mas ainda mereceu ter a nota alta

Maria Viviane 02/02/2022

Não entendi nada.
Minha gente kkkkkk, são 3 contos e eu só entendi o primeiro, sério, esse tipo de escrita não é pra mim, ele faz muitas analogias, usa palavras difíceis(quase tive que ler com o dicionário do lado), os últimos dois contos eu não entendi nada, ele começa explicando o caso, depois viaja em umas coisas que só faz sentindo na cabeça dele(parece uma professora minha) kkkkkk, enfim, só gostei do primeiro conto.
Angelucia.Souza 03/02/2022minha estante
"Parece uma professora minha" vou mandar essa resenha para ela kkkkkkkkk

Maria Viviane 03/02/2022minha estante
Pegou a referência ????????

Kkkkkkkkkkkkkkk

Angelucia.Souza 03/02/2022minha estante
Só não vou citar o nome aqui, pq vai que ela tenha skoob

Maria Viviane 03/02/2022minha estante
??????????

Ariane 04/01/2022

A fonte
São três contos maravilhosos e impecáveis, nos quais Poe nos deleita com sua inteligência e sagacidade, tanto na construção e resolução dos casos, quanto na descrição da personagem Dupin.
Fica evidente que essa foi a fonte na qual Doyle e Christie beberam para nos encantar com Holmes, Poirot e Miss Marple.

lukasleituras 03/01/2022

de onde surgiram tantos detetives superinteligentes?
foi rápido e estranho, mas não é um estranho ruim, é um estranho pensativo, me senti várias vezes fora da casinha lendo esse livro, os acontecimentos são mt deslocados e o cara só aparece lá e pow pow pow resolvi, é estranho, mas partindo do preceito psicológico, é muito interessante ver como o dupin funciona, a reação inalterável que o seu parceiro tem sobre ele, todo o ambiente favorecendo pra que esse doido (gênio, diga-se de passagem) consiga resolver esses casos.

e quando vc lê ele falando, PARECE TÃO SIMPLES, como os policiais n pegaram os mínimos detalhes? eu fico pensando na parte histórica também, será que isso influenciaria? enfim, é um livro intrigante e difícil

Fenrir 19/12/2021

Bom livro
Aqui temos 3 histórias dos casos do Detetive Dupin, confesso que não é meu tipo de literatura favorita, mas e um bom livro .

Joelson Santos 04/11/2021

Importante, porém, desinteressante
Saio um pouco frustrado com esse meu primeiro encontro com Edgar Allan Poe. Aqui o autor inaugura o que seria a literatura policial dos próximos anos, ou seja, é pilar para a criação de personagens como Sherlock Holmes, Arsène Lupin, Hercule Poirot e tantos outros que logo nos vem a cabeça.
Dessa forma é inegável a importância desses três contos - em especial Os Assassinatos na Rua Morgue - onde Poe propõe características que se tornaram peças-chave nos detetives posteriores a sua obra. No entanto, não consegui me ver preso pelas histórias aqui contadas e sai um pouco decepcionado.
Em diversos momentos o autor se põe a divagar sobre determinado assunto de forma bastante erudita, mas após tanta divagação parece que nada foi dito. As histórias parecem não andar e em muitos momentos me vi completamente entediado enquanto lia, principalmente nos últimos contos.
De toda forma é um exercício interessante para entender esse gênero, e espero que nos nossos próximos encontros Edgar Allan Poe e eu nos demos melhor do que nesse primeiro.

Jaciane.Cruz 24/10/2021

Não serviu pra mim
A escrita do Poe e eu não nos demos muito bem. Ele divaga bastante, fala demais e ao mesmo tempo não fala nada. É prolixo em certos momentos, e exagera nas descrições. Nos primeiros instantes do primeiro conto, Os assassinatos na rua Morgue, me pareceu que seria uma boa história, ele começa apresentando o Dupin antes de introduzir o mistério, mas logo em seguida já começa a se perder em divagações e é aí que o autor e a história me perdem. Estou lendo outro livro do Poe, que também não está me agradando, talvez seja a escrita dele, e não as histórias em si.

Mari 08/10/2021

Adorei.
"A luz caída
Do lampião sobre a ave aborrecida
No chão espraia a triste sombra; e, fora
Daquelas linhas funerais
Que flutuam no chão, a minha alma que chora
Não sai mais, nunca, nunca jamais!"
- O Corvo

?Edgar Allan Poe - a mente por trás de grandes obras da literatura mundial, bem como da gênese do conto da maneira que conhecemos - nos presenteia com três contos incríveis mais dois contos extras.

?Vamos conhecer Auguste Dupin, nosso primeiro detetive peculiar da literatura.
Seu legado que trouxe inspiração para Arthur Conan Doyle, Agatha Christie e tantos outros.

?Que edição linda, bem estruturada, prazerosa de ler.

?Adorei todos os contos, são mórbidos, criativos e fáceis de ler.

?A quem diga que a leitura se arrasta, e sim ela é arrastada no sentindo de morbidade mesmo e não no sentido de ser uma leitura chata. Esse é exatamente o estilo de escrita do Poe.
4 estrelas.

Viviane 05/10/2021

Ok
Esperava mais do livro já que foi quem inspirou a criação de Sherlock Holmes. Achei os desfechos um pouco cansativo. Gostei mais da história "O escaravelho de ouro".
Gama 05/10/2021minha estante
Se você acha que Sherlock Holmes é bom, imagina quando ler Agatha Christie.
Li Agatha Christie primeiro, depois fui ler Holmes, e acredite, Holmes é ruim comparado com os livros da Agatha

Viviane 06/10/2021minha estante
Faz tempo que quero ler algum livro dela, mas ainda não decidi qual. Tem alguma recomendação?

Gama 08/10/2021minha estante
Os crimes ABC

Erica 03/10/2021

Foi uma ótima leitura, gostei bastante de a carta furtada, ainda acho as historia de poe meio complicadas de entender mas essas realmente foram muito boas

Rafa 02/10/2021

Não gostei
O primeiro conto eu gostei, mas o segundo e super demorado, terminei de ler sem saber o que aconteceu direito. O terceiro super sem graça.