Auguste Dupin

Oscar Nestarez

Resenhas - Auguste Dupin: o Primeiro Detetive

Maria Viviane 02/02/2022

Não entendi nada.
Minha gente kkkkkk, são 3 contos e eu só entendi o primeiro, sério, esse tipo de escrita não é pra mim, ele faz muitas analogias, usa palavras difíceis(quase tive que ler com o dicionário do lado), os últimos dois contos eu não entendi nada, ele começa explicando o caso, depois viaja em umas coisas que só faz sentindo na cabeça dele(parece uma professora minha) kkkkkk, enfim, só gostei do primeiro conto.
Angelucia.Souza 03/02/2022minha estante
"Parece uma professora minha" vou mandar essa resenha para ela kkkkkkkkk

Maria Viviane 03/02/2022minha estante
Pegou a referência ????????

Kkkkkkkkkkkkkkk

Angelucia.Souza 03/02/2022minha estante
Só não vou citar o nome aqui, pq vai que ela tenha skoob

Maria Viviane 03/02/2022minha estante
??????????

Xikaum 18/06/2020

Edgar Allan Poe ( Auguste Dupin )
Um livro com 255 páginas e contendo 3 contos mais 2 extras . . .

Livro bom e com o primeiro conto ( Os assassinatos na Rua Morgue ) excelente . . . Nesse primeiro conto somos apresentados ao Auguste Dupin, notável por sua inteligência e soluções de causos mistérios . . .

O segundo conto ( O mistério de Marie Rogêt ) não gostei muito , se arrasta e demora um pouco na narrativa repetindo várias vezes os mesmos pensamentos e relatos . . .

O terceiro ( A carta furtada ) tem uma melhora na narrativa e mostra um pouco mais sua mente brilhante na solução do causo . . .

O quarto é um poema ( O corvo ) traduzido por Machado de Assis . . .

O quinto ( O escaravelho de ouro ) fecha com chave de ouro ( sem trocadilhos rsrsrs ) . . . Uma história com tudo que um bom conto precisa , tem mistério , enigma , bons personagens e até tesouro e piratas . . .

Numa forma geral o livro é bom . . . Edgar Allan Poe é um mestre na escrita e com isso tem influenciado muitos, não só na literatura !!!

Michele.GaviAo 21/03/2021

Gostei mas não me prendeu tanto como eu queria, achei que ela gostar mais, achei a leitura um pouco lenta, mas o mistério são bons e a forma como ele soluciona.

Joelson Santos 04/11/2021

Importante, porém, desinteressante
Saio um pouco frustrado com esse meu primeiro encontro com Edgar Allan Poe. Aqui o autor inaugura o que seria a literatura policial dos próximos anos, ou seja, é pilar para a criação de personagens como Sherlock Holmes, Arsène Lupin, Hercule Poirot e tantos outros que logo nos vem a cabeça.
Dessa forma é inegável a importância desses três contos - em especial Os Assassinatos na Rua Morgue - onde Poe propõe características que se tornaram peças-chave nos detetives posteriores a sua obra. No entanto, não consegui me ver preso pelas histórias aqui contadas e sai um pouco decepcionado.
Em diversos momentos o autor se põe a divagar sobre determinado assunto de forma bastante erudita, mas após tanta divagação parece que nada foi dito. As histórias parecem não andar e em muitos momentos me vi completamente entediado enquanto lia, principalmente nos últimos contos.
De toda forma é um exercício interessante para entender esse gênero, e espero que nos nossos próximos encontros Edgar Allan Poe e eu nos demos melhor do que nesse primeiro.

Rose 29/10/2020

Para quem não sabe, Auguste Dupin, criado por Edgar Poe em 1842 é considerado o primeiro detetive da ficção. A bem da verdade, ele não é um detetive profissional, fato que neste livro podemos perceber claramente.

Dupin foi o precursor dos detetives da literatura, inspirando detetives como o próprio Sherlock Holmes, que aliás, encontramos semelhanças.

Neste livro temos três contos: Os Assassinatos da Rua Morgue, O Mistério de Marie Rogêt e A Carta Roubada.

No primeiro conto ele chama seu amigo,que aliás nos narra a história, a desvendarem o curioso assassinato de mãe e filha. Ambas foram encontradas mortas dentro de um quarto todo trancado por dentro. Momentos antes do assassinato várias pessoas entravam na casa para socorrerem as duas que gritavam pedindo ajuda. E nenhuma delas viu algum suspeito fugindo do local do crime. Dupin conseguiu resolver o caso que a própria polícia já via sem solução.

No segundo, através de reportagens de jornais, Dupin consegue resolver o misterioso assassinato de Marie. Uma moça que sumiu ao visitar uma tia, e cujo o corpo apareceu depois flutuando no Rio Sena. Duas coisas chamam atenção para este conto, além de ser baseado em fatos reais, o caso foi resolvido usando apenas os jornais.

No último conto, Dupin é convidado pela polícia a encontrar uma carta roubada, cujo o conteúdo, caso seja divulgado, pode causa muitos danos. Neste conto ele acaba recebendo uma recompensa.

Em todos os contos podemos acompanhar todo o poder de dedução de Dupin, e para quem está habituado a histórias do Sherlock Holmes, sabe do que estou falando. Muitas vezes fico me perguntando como ele consegue estas proezas…

O livro é bom e curto, mas confesso que esperava um pouco mais. O segundo conto achei confuso, mas é inegável a inteligência deste detetive. Para quem gosta do gênero vale a leitura.

site: https://www.instagram.com/fabdosconvites

Liz 05/03/2022

Não esperava ser tão bom
Gostei bastante do livro, principalmente do 1° conto, porque foi um baita plot louco. Os contos são muito detalhistas e como Dupin conseguiu acertar as respostas não parecem muito humanamente possível, mas gostei da vibe e de como caminhou as investigações? confesso que achei o 2º conto meio chato e longo demais, mas ainda mereceu ter a nota alta

KaioPi 07/06/2020

Leitura lenta e maçante, já li CONTOS do Poe infinitamente melhores. Dupin não me cativou, sigo preferindo Agatha. Edição super bacana obvio, porém não rolou.

Lorefidyk 06/03/2020

Para os amantes de Sherlock !
IG LITERÁRIO, @Studymammy
É uma trilogia, três ótimos contos.
Dizem que #AugusteDupin foi a inspiração para alguns contos de #agathachristie e para criação do famoso personagem #sherlockholmes . ⠀⠀
Não li ainda nenhum dos dois, rss
Mas este eu Amei !!!
Leitura super envolvente, linguagem fácil de compreender ( apesar de ter sido escrito em 1809-1849) e o que mais amei são finais nada previsíveis! Super indico!

site: https://www.instagram.com/p/B6qQgf9Dp3A/?utm_source=ig_web_copy_link

Donatti 17/06/2021

Entediante
Por ser uma figura que influenciou a criação de Sherlock Holmes e Hercule Poirot, grandes queridinhos meus, pensei que Dupin seria uma figura tão interessante quanto, mas não foi bem assim. Achei a narrativa cansativa, e não despertou em mim quase nenhum interesse em continuar, insisti apenas para realmente conhecer o pioneiro desse gênero de investigação. O poema "O Corvo" e o conto "O escaravelho de ouro" são melhores do que a própria tríade de contos de detetive desta edição. É interessante para conhecer a origem das histórias de detetives, mas, para mim, não há dúvidas de que há outras bem melhores que estas.

Felipe1503 27/06/2020

Esperava mais
Pelo nome do autor esperava mais. Os contos até começam muito interessantes e tomam sua atenção. Mas no desfecho vão ficando cansativos e muuuito incoerentes. Forçado demais.

Erika Sá 11/04/2020

Eu tinha tanta expectativa com esse livro e acabei um pouco decepcionada. Não que seja ruim, jamais, mas por ser um livro do Poe e por Dupin ter servido de inspiração para criação de Sherlock e Poirot eu tinha outra ideia sobre ele.
O livro é composto de 3 contos, narrado pelo colega de Dupin (que não tem nome). É um livro curtinho, leitura de uma tarde. O 1° e 3° contos são ótimos e de fácil leitura. O que me frustrou foi a dificuldade de acompanhar o raciocínio de Dupin ( talvez o problema seja eu, rs) no 2° conto. Ele divagou por páginas e páginas e me fez perder o interesse pelo desfecho. Vou reler, pode ser que eu mude de opinião.

Gustavo 05/04/2020

O primeiro detetive
Neste livro de Edgar Allan Poe temos o ilustre detetive Dupin que com toda a sua genialidade consegue resolver casos que até mesmo os polícias mais perspicazes não solucionam.
O livro conta com três contos, cada um com um caso investigativo.

O primeiro "Os assassinatos da rua Morgue" aborda o caso de duas mulheres que foram brutalmente assassinadas e mesmo após uma longa investigação, policiais não conseguem conectar as pistas e depoimentos para solucionar este crime. Dupin entra no caso, e analisando a cena do crime e as pistas encontradas no local, chega a uma conclusão totalmente inesperada e surpreendente.
O segundo "O Misterioso caso de Mary Roget" é igualmente instigante, contando o caso de um assassinato que foi inspirado em um acontecimento real! Dupin estuda-o através de jornais, comparando-os e analisando através da lógica.
Na minha opinião esta forma de análise por jornais deixou o conto muito cansativo e maçante, e não fluía naturalmente como os outros dois do livro. No final também não temos uma conclusão satisfatória, o que deixa com uma sensação de final "vago".
O terceiro "A Carta Furtada" É um conto totalmente diferente dos outros dois. Neste o detetive Dupin é procurado pela polícia para ajudar na proucura de uma carta comprometedora que foi furtada, mas a busca tem que ser feita com cautela e sem alarde pois o conteúdo pode causar grandes danos.
Este conto mostra um Dupin muito mais ativo, mas sem perder sua essência investigativa.
Uma leitura muito fluida, com uma trama mais leve mas que não deixa de ser instigante.

Calíope 28/01/2021

Com mistérios, deduções e desfechos inimagináveis, “O Mistério de Marie Rogêt” (1842) e “A Carta Roubada “(1844) são as outras histórias de Auguste Dupin que também conquistaram o público. Edgar Allan Poe iniciou uma nova vertente e Dupin é conhecido como o primeiro detetive da literatura.

site: https://www.instagram.com/p/CKO2mIkHuH_/

Bi Faria 14/03/2020

Capa maravilhosa em uma edição de luxo! E foi uma leitura eletrizante, meu primeiro contato com Edgar Allan Poe e o mundo investigativo.
No primeiro conto "Os assassinos da Rua Morgue" já reconhecemos o brilhantismo do detetive Dupin, sua sagacidade que vai além das possibilidades.
Com uma cena horrorosa de carnificina, depoimentos, análise do local do crime pela polícia, não se chega a nada.
Mas isso para pessoas comuns, que não se questionam 'o que aconteceu agora que nunca tenha acontecido antes'. Se confundindo insólito com obscuro.
Quem assassinou Mademoiselle L'Espanaye e a filha? .
"A garganta estava bastante esfolada. Havia vários arranhões profundos logo abaixo do corpo, assim como uma série de manchas arroxeadas..." "O corpo inteiro estava assustadoramente machucado e pálido." .
No segundo conto "O mistério de Marie Rogêt" a jovem é brutalmente assassinada, e encontrada as margens do Rio Sena.
Essa morte causa intensa comoção, ela era conhecida na região.
Todas as notícias dos jornais apontam para uma gangue, mas onde tudo aconteceu pode se ter um cenário montado. Como ninguém a viu pelas ruas, não há testemunhas .
"O rosto estava impregnado com sangue escuro, no qual se saía pela boca." " A carne do pescoço estava muito inchada... foi encontrado um pedaço de fita amarrado tão fortemente no pescoço que parecia esconder-se da vista." *Aqui o conto é baseado nos detalhes minuciosos do assassinato real de Mary Rogers.
No último conto "A Carta Furtada" a perspicácia de Dupin surpreende.
Já se sabe de onde a carta foi retirada e por quem foi retirada, os motivos e interesses para tanto.
Só que a polícia "estende ou exagera nos velhos métodos de prática - uma única série de noções relacionadas a engenhosidade humana." "Mas quando a astúcia do criminoso é de caráter diferente da sua própria, então o criminoso as despista, é claro." .

Dupin é o primeiro investigador na literatura e sua sagacidade prende o leitor a cada caso.
O trabalho do autor influenciou a criação de Sherlock Holmes e toda a literatura criminal. @novoseculoeditora