A Quietude É A Chave

A Quietude É A Chave Ryan Holiday

Resenhas - A Quietude É A Chave

Ana Paula Pinheiro 24/01/2024

Um excelente livro!
Não é do gênero auto-ajuda. No entanto, traz conselhos práticos, exemplificando-os com histórias de pessoas conhecidas, e nos faz repensar sobre muitas atitudes que temos e não percebemos que tão somente nos adoecem a alma.

LourenAo.Back 10/01/2024

Mente, alma e corpo. Como ter quietude nesses três quesitos, de forma fácil e objetiva, Holiday mostra que o que procuramos felicidade na vida, e só encontramos em nós mesmos, com certa quietude em todos os sentidos.

@parasemprelemos 09/01/2024

A quietude é a chave
Uma leitura muito interessante, para refletir sobre a importância de aquietar-se em tempos tão agitados onde somos super estimulados e bombardeados de informações ao alcance das mãos. Queremos dar conta de tudo, controlar, assumimos muitas obrigações e perdemos a chance de viver o momento.
E o momento atual é uma dádiva.
A quietude é essencial e acessível. Podemos sair para caminhar ao ar livre, observar a natureza, sentir o vento que refresca, o sol que aquece, contemplar o por do sol, desconectar-se, descansar.
O autor ensina a criarmos tempo, construir disciplina e que a quietude não é uma desculpa para afastar-se do que acontece no mundo, mas sim uma ferramenta para se permitir fazer o bem para si e para os outros.

Carla.Parreira 08/01/2024

A quietude é a chave (Ryan Holiday). Melhores trechos: "...Em vez de carregar essa bagagem de um lado para outro em nossa mente ou corações, nós a depositamos no papel. Em vez de permitir que os pensamentos corram sem controle ou de não questionar suposições imaturas, nós nos forçamos a escrevêlos e examiná-los. Pôr seu raciocínio no papel nos oferece distanciamento... É assim que são os melhores diários. Eles não são para o leitor. São para o escritor. Para desacelerar a mente. Para fazer as pazes consigo mesmo... Dedique um tempo de reflexão à dor que você carrega desde as suas primeiras experiências. Pense sobre a 'idade' das reações emocionais que você tem quando é ferido, traído ou desafiado inesperadamente de alguma maneira. Essa é a sua criança interior. Apenas ao abraçar essa criança com cuidado acalmamos nossas emoções difíceis e podemos começar a nos sentir em paz. Quando acolhermos nossas fortes emoções com atenção plena e concentração, seremos capazes de ver as raízes dessas formações mentais. Saberemos de onde veio nosso sofrimento. Quando virmos as raízes das coisas, nosso sofrimento diminuirá. Assim a atenção plena reconhece, acolhe e alivia... Não há quietude para a pessoa que não consegue apreciar as coisas como elas são, sobretudo quando essa pessoa objetivamente conquistou tanto. A ânsia por mais, mais, mais é uma deformidade e funciona como uma hidra. Satisfaça uma — corte-a da lista de desejos — e mais duas crescem em seu lugar... 'Quando você se dá conta de que nada está faltando', diz Lao Tsé, 'o mundo inteiro lhe pertence.' que mais queremos na vida? Essa é a questão. Não são realizações. Não é popularidade. São momentos em que temos a sensação de ser o bastante... Se acreditar que haverá algum ponto em que você se sentirá 'realizado', quando estará finalmente bem, você terá uma surpresa desagradável. Ou pior, uma espécie de tortura sisífia na qual, exatamente quando esse sentimento parece estar ao alcance, a meta passa para um local um pouco mais acima na montanha, fora de alcance. Realizações externas nunca farão você se sentir bem. O bastante vem de dentro... Relacionamentos ruins são comuns, e relacionamentos saudáveis são difíceis. Isso deveria nos surpreender? Estar próximo de outras pessoas e nos conectar com elas desafia cada faceta de nossa alma. Sobretudo quando nossa criança interior está ali, comportando-se mal. Ou quando somos atraídos pela cobiça e pelo desejo. Ou quando nosso egoísmo dá pouco espaço para outra pessoa. As tentações do mundo nos levam para o mau caminho, e nosso mau humor magoa aqueles que amamos. Um bom relacionamento requer que sejamos virtuosos, fiéis, presentes, empáticos, generosos, abertos e estejamos dispostos a ser parte de um todo maior. Para que haja crescimento, ele precisa de uma entrega real... Temos uma quantidade limitada de energia para nosso trabalho, para nossos relacionamentos, para nós mesmos. Uma pessoa inteligente compreende isso e a protege com cuidado. Os grandes protegem seu sono porque é de onde vem seu melhor estado de espírito. Eles dizem não a coisas. Vão se deitar quando atingem seu limite. Não deixam a privação de sono aos poucos sabotar seu julgamento. Eles sabem que algumas pessoas conseguem ficar sem dormir, mas têm inteligência e autoconsciência suficientes para saber também que todo mundo é melhor quando está descansado... Se você quer paz, só há uma coisa a fazer. Se quer ser o seu melhor, só há uma coisa a fazer. Vá dormir..."

César 27/10/2023

Quietude
Todos os filósofos da antiguidade - dos estoicos aos budistas, dos confucionistas aos cristãos - a consideravam a força mais poderosa da Terra.
É a habilidade de desacelerar. Pensar com clareza. Cuidar da alma. Direcionar seus esforços. Manter-se firme enquanto o mundo gira.
Quietude é o segredo da alta performance, da liderança e da criatividade. E a paz interior que abre caminho para a felicida-de. É a chave de tudo o que importa na vida.

Rafael.Vasconcelos 11/10/2023

Leitura incrível
O livro é como um guia para a tranquilidade em um mundo agitado. Ryan Holiday, o autor, compartilha uma série de histórias e insights que nos lembram da importância de pausar, refletir e encontrar equilíbrio em meio ao caos do dia a dia. Ele nos lembra que a calma e a serenidade podem ser nossos maiores aliados, permitindo-nos tomar decisões mais sábias e encontrar contentamento. Então, se você deseja um pouco mais de zen em sua vida, este livro é a leitura perfeita para você!

dnascif 04/10/2023

Quem gosta do assunto precisa ler a coleção
O autor é referência no assunto estoicismo, leitura muito agradável e mensagens que nos fazem refletir sobre como agimos

Maria6245 01/08/2023

A resposta está em nós
Em um mundo rodeado pela pressa onde vivemos cheios de problemas só podemos encontrar a chave para resolver tudo isso dentro de nós.

Ryan Holiday, autor deste livro, aprofunda nos conhecimentos de filosofia e de outros campos da ciência e até do budismo para explanar suas ideias.

O livro é brilhantemente construído numa interconexão de três aspectos que devemos dominar e trabalhar para realmente encontrarmos nosso caminho: Mente. Espírito e Corpo.

Livro muito bom que nos mostra que a resposta está em nós mesmos e que através da quietude poderemos encontrá-la.

Rodolfo.Barbosa 24/07/2023

Calma para a alma
Depois de ter lido 'o ego é o seu inimigo' e ter gostado muito; fui em busca de mais do autor.

Neste livro Ryan nos traz mais uma forma de olhar a vida e como é possível vivermos de uma forma mais tranquila. Esse livro é como um calmante pra alma. Indico para todos, independente do seu gosto literário, com certeza esse livro vai ser bom para você.
Elton.Oliveira 25/07/2023minha estante
Holiday escreve bem d+ !! Não me canso de ler , fico catando livros de sua autoria .... Sem contar que foi ele que me apresentou ao estoicismo

Rodolfo.Barbosa 27/07/2023minha estante
Muito bom os livros dele.

Narryman 23/07/2023

Bom!
No geral, um livro muito bom auxiliar a pensar sobre si mesmo(a) e promover mudanças internas.

A parte da Espiritualidade me incomodou um pouco, pois dá a entender que é extremamente necessário ter fé em algo (Deus, energia) para ser realmente feliz (como se ateus fossem pessoas com um vazio interno) o que discordo.

Mas a experiência da leitura foi positiva em sua maior parte, portanto é um livro bacana a se recomendar.

João 14/07/2023

O estoicismo é a chave
Assim como um dia bem passado traz um sono feliz, uma vida bem empregada traz uma morte feliz - Leonardo da Vinci

abibliotecamr 31/05/2023

Como ter Quietude em um mundo cada vez mais agitado
Como nos outros livros da série, o autor desenvolve seus argumentos através de 3 partes: Mente, Espírito e Corpo.

Esse método de desenvolvimento é muito bom, deixa o livro mais fluido. A leitura é bem fácil, o livro não é longo e não fica enfadonho em momento nenhum. Você vai achar esse livro como se fosse autoajuda, mas ele não te dá fórmulas prontas, não abusa de clichês batidos.

Durante o livro somos apresentados a pessoas que conseguiram passar por situações difíceis, estressantes, e que, de alguma maneira, usaram a quietude como chave para resolver e vencer a adversidade que se apresentava ou então somos apresentados a péssimos exemplos de como não se comportar.

O ponto do autor é provar que somente uma pessoa que consiga achar quietude consegue tomar decisões importantes em momentos complicados. O que ele demonstra é que pra se alcançar essa quietude, temos que equilibrar Mente, Espírito e Corpo, o que requer considerável esforço.

A resenha completa está no nosso blog, acesse através do link abaixo.

site: https://abibliotecamr.com/2023/05/08/a-quietude-e-a-chave/

Leandro137 24/05/2023

A quietude é a chave ??
Que livro maravilhoso. Será com certeza um dos meus favoritos e quero reler ele novamente no futuro. É um livro mais que necessário para ser lido por qualquer pessoa, pelo menos uma vez na vida. Acho ser impossível alguém não gostar. O autor faz do "A quietude é a chave", um manual de como viver bem, apesar de todos os pesares. Traz ensinamentos de estóicos, de budistas e de outras doutrinas filosóficas. Também traz como exemplos dos temas que aborda, a vida de pessoas que mudaram o mundo, ou o seu mundo, a partir de uma mudança de percepção. Mais do que recomendar esse livro, imploro que todo mundo leia!

Marcos774 03/05/2023

Interessante
Embora possa parecer um livro de auto ajuda, e em certa parte é mesmo, eu gostei de como o livro consegue transmitir bons conselhos. Usando várias exemplos da vida real, ele consegue passar de forma bem simple o que ele quer ensinar.

A parte difícil é colocar tudo isso em prática, mas acredito que com um pouco de esforço, grande parte do que ele disse pode ser feitos pôr nós, reles mortais.

Pamela.Castro 25/04/2023

A quietude é a chave
Livro muito bom! Dá várias dicas para ficarmos mais presentes no dia a dia, tive vários insights a respeito dos benefícios da meditação, de ficar em paz e silêncio consigo mesmo e de como fazer isso