Os 77 melhores contos de Hans Christian Andersen

Os 77 melhores contos de Hans Christian Andersen Hans Christian Andersen

Resenhas - Os 77 Melhores Contos de Hans Christian Andersen

Roberta.Rozin 03/12/2021

Redescobri os contos infantis
Comecei a ler dessa coletânea de contos no intuído de ler para o meu filho e também conhecer os contos originais.
Confesso que fui surpreendida com a leitura. A Edição é belíssima, li um ou dois conto por dia e foi o melhor investimento da vida.
Recomendo, façam um leitura despretensiosa e se preparem para longas e incríveis aventuras de um autor super criativo e que adora uma pitada de ironia.
Ah!! Se preparem para redescobrir A Pequena Sereia.

Naty Alves 30/07/2022

A arte de contar
A literatura é uma arte, você dúvida disso? A arte de contar histórias, escrever e criar.. Andersen tinha esse dom. Não é a toa que o dia 2 de abril (o aniversário de Andersen), é o dia mundial da literatura infantil. Pelo que soube Andersen teve seus percalços, uma infância pobre, filho de um sapateiro que lutou nas guerras napoleônicas, e que morreu pouco depois, quando o autor tinha apenas 11 anos, sua mãe lavadeira..

Anderson obrigado a largar os estudos para trabalhar não teve êxito em nenhum dos ofícios, atraido mais tarde pelo teatro, e escrita, ainda que fosse considerado desajeitado para atuar no palco, se descobrindo assim poeta e contador de histórias, e que maravilhas ele fez.

A narrativa do autor é instigante, familiar, e acolhedora, com histórias que podem se passar no mar, cidades, campos, qualquer lugar. Ainda que ela carregue em si, certa melancolia por toda a obra. Em se tratando de personagens ele dá voz a seres pequenos, um objeto, utensílio doméstico, pássaro, flor, brinquedos, crianças, há sempre uma surpresa desde flores que vão para uma festa, um soldadinho que sai para uma aventura, uma sereia que quer conhecer o além mar, ver o mundo dos humanos ganhando quem sabe uma alma imortal. Todavia seus contos maravilhosos como são conhecidos podem ter finais tristes, ou não, isso porque assim é a vida, e não se frustre caro leitor não, Andersen apenas com isso nos diz que a magia, e a beleza existem, porém isso não significa que você ou eu, ou os seus personagens não venham a sofrer alguns golpes da vida, afinal assim é a jornada! Ser bom vale a pena, mas escolhas podem doer, ou ter seus finais felizes porque não?

Há também claramente a influencia cristã nos contos, tanto em ensinamentos como em termos Deus, anjos, o jardim do Edem, aparecendo aqui, e acolá, mas não encare isso como sendo livros religiosos pois há todo tipo de criatura conhecida como desde duendes, sereias, bruxas, e até a fênix, e até a própria sombra de um homem. Ainda que meus contos favoritos sejam: A rainha da neve, e a sereiazinha. (De onde vêm a ideia de a pequena sereia, e Frozm é claro, alô alô Disney), os finais e histórias em si são Totalmente diferentes. Há também a morte, e as estações do ano como coisas bem recorrentes.

Alguns contos são longos e muito bem desenvolvidos, (Sendo divididos em capítulos até, leiam as galochas da fortuna, o rouxinol, leiam tudo)..Outros curtos, muito rápidos!

A edição é a coisa mais linda do mundo todo, cheinho de ilustrações, valeu cada página.. Eu viajei pela dinamarca, (Eu falei que Andersen era dinamarquês? Sim ele era), e o fato é, que fiquei o lendo por tantos meses, que já quero retornar! Foi um prazer conhecer suas histórias senhor Andersen, um prazer.
Eloise.Siqueira 05/09/2022minha estante
Meu sonho é ler esse livro!! A sereia sempre foi minha preferida!

Naty Alves 05/09/2022minha estante
Ah, é maravilhoso esse livro.. ?

@injoyce_ 02/03/2022

77 contos
Genteee que livro maravilhoso...
Primeiramente que coloquei uma meta de um conto por dia (claro que quando tinham cintos muito curtos eu lia bem mais...)
Foi um livro muito nostálgico, que me lembrou muito a infância e a época em que minha mãe contava histórias curtas para eu dormir.
Quem ja viveu um momento desses ou tem filhos e leem histórias para eles, recomendo bastante. (Teve um momento em que queria que tivesse alguma criança, me pedindo p contar histórias rs).

Ale 19/04/2022

Li uma media de um conto por dia. Alguns contos são bons, outros nem tanto e alguns chegam a ser bizarros. No geral gostei bastante da leitura e essa edição é muito bonita com ilustrações lindas