A Melhor Idade

A Melhor Idade C. Nan Bianchi

Resenhas - A Melhor Idade

Lidia 10/03/2024

Grata Surpresa
Nossa, esse livro foi muito bem escrito. Gostei demais dos pensamentos e da crítica à como estamos em sociedade e quais os riscos isso acarreta. Sabemos que é uma distopia, mas eu realmente vi muita profundidade nos conceitos trazidos nesse livro. Lógico que a história não tenta ficar explicando isso ou aquilo, a própria autora já disse que inventou é não tem qualquer relação com a realidade, mas eu gostei demais desse livro. Fiquei bastante reflexiva e trouxe visões e pontos de vista bem interessantes.

Jhyenyfer 23/11/2019

Além do que você pode esperar
A Melhor Idade deveria ser lido por todos. É incrível, me fez refletir sobre a forma como vivo, sobre como trato as pessoas e, principalmente, sobre o quanto não quero me prender a um aparelho inteligente demais que me faz esquecer de viver.
O livro traz uma situação política que poderia muito bem se encaixar ao Brasil em muitos aspectos. A crítica intrínseca nele deixa tudo mais profundo...
Só posso dizer que amei esse livro. É pequeno e a escrita da Carol é fluida, então nem vi o tempo passar enquanto lia.

Apenas leiam!

Bianca.vigevani 06/12/2021

Será que algum dia eu vou deixar de me surpreender!?
A escrita desse ser humano é coisa de outro mundo!!! Ficamos sempre surpresos e reflexivos, antes (com medo dos tapas que vem, e eles sempre vem), durante, com as voltas maravilhosas que os enredos dão e depois, com todas as lições que podemos tirar.
Um universo "completamente!?" distopico, numa mistura de 1984, com Vanilla Sky e atualidade, com críticas extremamente valiosas e necessárias de onde estamos e para onde vamos no cenário atual, se nada mudar. Enfim, uma leitura fantástica que deveria ser obrigatória!

MariL016 29/03/2020

Interessante
O livro é interessante pois te faz refletir, eu gostei do livro.

Katie 20/10/2021

Uma distopia que nos faz refletir sobre como pode ser nosso futuro. Uso excessivo de tecnologia, nos afastando do convívio social e familiar. Governo controlador com a falsa ideia de que está fazendo o bem para a população. Ilusão de que a vida "digital" é melhor. Um bom livro com um final surpreendente.

@primaveraliteraria 19/12/2021

Muito bom!
Sou suspeita pra falar porque sou fã do trabalho da Carol, mas nunca tinha lido um livro dela tão diferente e adorei.
Me lembra um pouco 1984 mas de uma maneira nada previsível.
Amei

@primaveraliteraria 19/12/2021

Muito bom!
Me lembra um pouco 1984 mas de uma maneira nada previsível.
Amei

Adriana 19/02/2022

Boa leitura
Um ótimo tema a ser retratado e com uma linguagem bem acessível e contextualizada, característica assídua da minha autora favorita.

AmandaVM 21/03/2022

Uma história distópica leve, mas profunda.
"Do que você abriria mão pela promessa de uma existência perfeita?" esse é o subtítulo.
E o livro se propõe a responder a pergunta, em forma de história. A gente mal percebe que está se questionando durante a leitura toda.
E isso é tão bom em um livro: crescemos sem nem sentir. Mas no fim, sabemos o quanto aprendemos. E conseguimos responder a pergunta sem dificuldade.

Sthéfani.Lamoglia 22/10/2019

Uauuuuu... simples assim!!
Então... o que eu acho mais interessante em Distopias é a sacada q os autores tem de mencionar coisas inteligentes e surreais. E a C Nan Bianchi conseguiu isso perfeitamente.
Caramba, eu amei o livro!!
A história da Alice já me prendeu desde o início, mas ao chegar no final e constatar a idéia da autora foi tipo... UAUUUUU...
Sério msm... fiquei sem ar, impressionada, e muito feliz com todo o livro, enredo e com a escrita.
Parabéns garota, mais um sucesso!!!
5? com td certeza

Juh @sonhodelivro21 23/10/2019

Surpreendente
É uma obra incrível, quando eu achava que seria bem água com a açúcar e sem grandes emoções, com o final previsível lá vem a autora e nos dá um grande susto, uma grande surpresa a e revelação. Amei muito a obra é com certeza traz grandes reflexões sobre o nosso presente, mesmo sendo uma distopia. Super recomendado!

Luciana Dryer 25/10/2019

Maravilhoso!!!
Estou sem palavras!!! Que livro é esse meu Deus?!!!
Meio futurista, meio atual, cheio de questionamentos e verdades!
A autora mais uma vez nos surpreende com sua escrita impecável, gostosa de ler e fluída. Personagens fortes e controversos, que nos leva a questionar nossas próprias ações, a forma como tocamos o mundo do outro e a forma como os governantes nos tratam com total descaso.
O livro é uma distopia, e mesmo nesse futuro tão tecnológico as relações humanas não evoluíram nada, continuamos a desrespeitar o próximo, a negligenciar os idosos. E nesse caos a Carol conseguiu colocar leveza na história da Alice, nos mostrou tanto amor, tanta coragem!
O desfecho da trama nos surpreende, quando tudo parece perdido, a autora nos indica a luz no fim do túnel. Chorei ao entender o quanto somos frágeis, o quanto somos imperfeitos em nossas perfeiçoes.
Foi emocionante acompanhar a trajetória de Alice em busca de dias felizes após tantos anos de trabalho duro e perceber que podemos mudar o mundo com pequenas coisas, com pequenos gestos.
O tema assusta um pouco, é tão diferente de tudo que a autora já escreveu, mas é um livro com uma sacada inteligente e envolvente.
Mega recomendo!!!
Amei cada palavra da história e tudo que despertou em mim.
1.000 ⭐

Cantinho da Kaust 30/10/2019

Uma mensagem necessária
A melhor idade é a primeira distopia da autora, e foi feito para concorrer ao concurso da Amazon, não sei vocês, mas eu simplesmente amo distopias, e já quero esse livro na minha estante ao lado da minha sessão da categoria.
A história é narrada por Alice, que finalmente conseguiu sua tão sonhada aposentadoria e com ela irá entrar no programa A melhor idade, que promete a vida dos sonhos para seus clientes, afinal quem nunca quis uma vida perfeita, né?

“Daqui há algumas horas, talvez minutos, estarei vivendo o sonho. Aquele que eu venho arquitetando há décadas: A vida que eu queria ter vivido. A vida que vou viver.”

Nossa protagonista carrega com si várias questões como: solidão, abandono e, principalmente, sobre o modo que levamos a nossa vida, sobre como as vezes aceitamos algumas coisas mesmo que no fundo saibamos que não está certo.

“A necessidade pode ser sádica”

A vida da Alice não foi fácil e no decorrer do livro ela irá descobrir mais coisas sobre ela mesmo do que imagina. Como diz Helena para ela:

“Quero que me escute bem: você é mais forte do que imagina, Alice.”

Mas o que fazer quando a idealização de uma vida perfeita não é exatamente o que esperamos?
Esta distopia está carregada de mensagens tão simples e ao mesmo tempo tão importantes, acho que nos faz refletir sobre a situação atual do nosso país, o que acredito que nunca foi tão necessário quanto agora. O final é surpreendente e me arrancou algumas lágrimas

“Sim, o mundo precisa de cura, mas estamos lidando com as doenças erradas.”

Para quem gosta de séries no estilo Black Mirror, esse livro é perfeito.
Sobre a escrita, a Carol conseguiu mais uma vez me surpreender em como consegue se adaptar a qualquer tema, apesar do livro ser relativamente pequeno, ele traz uma bagagem maior que livros com 400 páginas. Entrou para um dos meus preferidos da vida.
A última parte da minha resenha sempre é a frase que mais me marcou, desta vez foi muito difícil escolher somente uma, porque acho a mensagem toda do livro necessária.

“A diferença não é o inimigo. A diferença é a escolha, é a identidade, é a fé. Todos têm a sua. E todos merecem respeito. Ninguém merece ser suprimido.”

Não se deixe ser suprimido e não suprima ninguém, as nossas diferenças são o que nos fazem tão especiais.
Até a próxima

site: http://lereviversonhos.blogspot.com/2019/10/resenha-melhor-idade-c-nan-bianchi.html

Fabi | @ps.leitura 22/11/2019

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
“A melhor idade” é um lançamento da C. Nan Bianchi e diferente da premissa romântica na qual estamos acostumados em sua escrita, dessa vez a autora apostou em uma ficção distópica e que vai abordar assuntos importantes e trazer algumas reflexões.

Você já imaginou conquistar tudo que sempre sonhou, mas quando isso aconteceu, percebeu que era algo totalmente do que esperava? Isso aconteceu com a nossa personagem Alice. Ela finalmente conquistou a sua aposentadoria, mas o salário era suficiente apenas para o básico: contas, plano de saúde e remédios.

Talvez o dinheiro não fosse o maior de seus problemas. Alice é uma senhora sozinha, pois seus filhos e netos nunca encontram tempo para ela. Uma triste realidade que se você parar e analisar, isso acontece em nossa volta. Quantos jovens acabam deixando seus avós de lado? Então logo de cara eu já percebi que esse seria um livro diferente.

Mas, voltando ao assunto do livro, Alice estava cansada dessa vida. Ela achava que merecia muito mais; uma vida emocionante, com experiências que não pudesse descrever. Então foi quando ela decidiu investir todo o seu dinheiro em uma empresa que projetava tudo aquilo que ela almejava: emoções e aventuras.

O Programa Melhor Idade, da Myriad que é uma empresa líder no mercado há mais de cinquenta ano, proporciona uma realidade imersiva. Já que ela acabou de completar 60 anos e decidiu que era hora de curtir a sua vida e encontrar sua felicidade. É quando essa decisão de sua vida começa a mudar todo o desfecho da sua história.

Diferente? Eu diria que com certeza sim. Eu acredito que é a primeira vez que leio algo com essa temática. Já imaginou você ter tudo aquilo que sempre sonhou em um piscar de olhos? Imaginou sua vida mudar completamente após os 60 anos e você encontrar aquilo que faltava em sua vida? É realmente algo inimaginável e único.

O que eu mais gosto da escrita da C. Nan Bianchi é a forma como ela consegue prender o leitor desde o primeiro capítulo e transportar para outro universo. Neste livro, ela teve o dom de me fazer sentir uma senhora, de 60 anos, vivendo todos aqueles dilemas e enfrentando diversas mudanças.

Em alguns momentos eu não sabia o que pensar sobre à proporção que tudo tomaria. Como Alice viveria com aquela nova realidade? Apesar do livro já começar com grandes emoções após a decisão da personagem em participar do Programa Melhor Idade, tudo começa a desencadear quando ela recebe uma mensagem estranha em seu aniversário.

Durante a narrativa do livro, alguns pontos são apresentados e que nos faz refletir, assim como citei acima. Apesar de ser uma distopia, muitas coisas que abordadas durante cada capítulo é uma alfinetada ao mundo que vivemos. É aquele livro que traz diversos dilemas morais e reflexões sobre o amanhã.

“A melhor idade” é aquele livro para ler rapidamente, de uma só vez e deixar a imaginação voar, acreditar e duvidar de muitas coisas, e no final, te surpreenderá em diversos aspectos.

site: https://www.psamoleitura.com/2019/11/resenha-a-melhor-idade.html

Wall 02/12/2019

Interessante !!
Essa foi a primeira ficção distópica que a autora escreveu e a primeira que li , e vou confessar não é meu gênero literário favorito, mas essa história me surpreendeu de uma forma que me coloquei várias vezes no lugar de Alice no quanto somos frágeis as perdas , na pregação de um governo perfeito,estamos a séculos disso, no quanto somos imperfeitos,preconceituosos e desrespeitosos e que tudo que é perfeito demais não nos trás satisfação e muito menos felicidade .
Me surpreendi muito com o desfecho da trama .
Super indico ?