Amanhã Vai Ser Maior

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Vinicius 26/09/2022

Muita Reflexão.
Ótimas Análises.

O livro foi excelente para trazer temas à tona que me fizeram refletir, querer conversar sobre e expressar minhas opiniões à cerca dos mais variados temas importantes, é ótimo tanto para quem já tem conhecimento, tanto para quem busca adquiri-lo.

A obra conta com pesquisas de campo e opiniões da Rosana, achei algumas análises totalmente excelentes, é um registro histórico dos anos turbulentos que passamos. Com 3 atos principais: O avanço da direita, o recuo da esquerda e o bolsonarismo.

Foram e são tantos ataques e por tantos lados diferentes que fica difícil se defender de tudo ou até mesmo saber de tudo que aconteceu ou está acontecendo, com o avanço da extrema direita tivemos a normalização do mal, da crueldade, do ódio ao outro, a glorificação da burrice.

"Hoje nos deparamos com a necessidade de voltar a defender o óbvio, ou melhor, aquilo que parecia óbvio, aquilo que acreditávamos que já havíamos superado. Mas não superamos."

Muita gente se surpreendeu quando a face extremamente preconceituosa do brasileiro veio à tona em 2018 na campanha eleitoral que culminou na eleição do pior brasileiro vivo, veio a baixo o mito do povo cordial e receptivo que meio que tínhamos até então, mesmo sendo uma falsa impressão ainda era a mais aceita por grupos de influência na esfera pública.

Muitos fatores causaram o inferno que virou o país, são tantos que... Só lendo o livro refletindo muito e lembrando de outras coisas não citadas, além de ter referências de outras obras para tentar entender o que se passou.

Fico feliz com a análise da autora que apesar da extrema direita ter vencido, as feministas também venceram foi de arrepiar o texto sobre o movimento #EleNão

Ainda resta esperança afinal de contas, não podemos simplesmente ir para outro país não é mesmo? Não temos condições disso e não podemos entregar o país para os câncervadores e reacionários, como disse Gilberto Gil "a gente vai ficando velho e o mundo vai ficando novo", essa nova geração em boa medida é muito mais esclarecida que a anterior, em especial às mulheres. Que a América Latina seja toda feminista!!

"O reacionarismo emergente também pode ser entendido, entre muitos outros fatores, como uma reação à explosão do feminismo, do antirracismo e da luta dos grupos LGBT, etc"

O reacionário é o pior tipo de pessoa que uma sociedade pode produzir e infelizmente ele é bastante comum. Ele não aceita que as coisas mudam, fluem, evoluem, quer sempre retornar a um passado mítico ou real, que o favorecia para poder sempre ser o protagonista de tudo, ele reclama de um suposto vitimismo de outros grupos, mas é ele que se sente vítima de uma sociedade que não o aceita mais como sendo o centro do universo assim feito em épocas passadas.

"Enquanto estivermos em pé, nossa utopia se chamará esperança, a esperança se transformará em luta, e a luta será o próprio amanhã melhor – e maior."
Yasmin 04/12/2022minha estante
Que resenha maravilhosa ?

Vinicius 04/12/2022minha estante
Obg :)

Arthur 28/04/2021

Diagnóstico e esperança
Se eu tivesse que resumir a leitura de "Amanhã vai ser maior" em apenas 2 palavras essas seriam as escolhidas: "diagnóstico" e "esperança".
Diagnóstico porque é isso que Rosana Pinheiro-Machado faz, interpretando com base, sobretudo, em trabalhos de campo, a situação do país e o que pavimentou a ascensão da extrema-direita no Brasil.
Esperança porque, ainda que o cenário seja de perda de direitos e distribuição gratuita de ódio, as mulheres e a juventude dão sinais e indicam caminhos de resistência que são farol e que devem ser considerados. Por vezes me fez lembrar de um professor que sempre menciona a importância de, ao menos, mencionar as vitórias que acontecem dentro de derrotas políticas, e também um conhecido que critica a "esquerda Íbis", que tem gosto pelo derrotismo.
A leitura é bem tranquila e a linguagem é simples. Recomendo, sobretudo, para quem quer entender as jornadas de 2013 e suas implicações e a complexidade de eventos como a greve dos caminhoneiros e os rolezinhos, ou mesmo as lacunas deixadas pela esquerda e pela "direita democrática" que facilitaram o caminho do grotesco. Fica claro aqui com exemplos próximos que, de fato, a cidade se constitui em importante espaço de disputas políticas.
Senti um pouco de falta de proposições, mas isso não é uma crítica, se não apenas uma expectativa porque, desde o início da leitura, fica claro que a intenção da autora era de fazer mesmo uma análise do panorama político do país e isso foi feito com precisão e comunicado de forma muito clara.
Jéssica Lustosa 28/04/2021minha estante
amei a resenha

Arthur 28/04/2021minha estante
Obrigado, Jéssica! É uma boa leitura, caso se interesse.

Andre.Thieme 24/02/2022minha estante
Boa resenha e concordo com as palavras escolhidas

Lipe 23/10/2022

Embora, muitas vezes, a catástrofe do avanço do Bolsonarismo no Brasil nos atinja com angústia, desesperança e imobilidade, a autora do livro nos mostra um outro lado da moeda, menos pessimista e mais esperançoso (no sentido freiriano mesmo). Os casos analisados por RPM indicam que há resistência, reação e renovação contra a brutalidade e a bestialidade de Bolsonaro e seus seguidores. "Essa luta não é apenas sobre percentuais eleitorais. É sobre como nós, mulheres [e pessoas trans, indígenas, negros, etc.], estamos ocupando e reinventando a política." Palavras e visões de esperança, num momento tão crítico, que podem trazer alguma esperança em tempos de profunda crise.

Bianca 31/12/2020

"A lógica fascista brasileira é difusa. Ela não é facilmente identificável, pois propaga um ódio mais pulverizado, direcionado a uma massa diversa. É animada por uma mídia que busca seus próprios interesses, uma polícia violenta, um movimento religioso fanático e uma elite sui generis que, na teoria, defende o liberalismo, mas na prática age para defender privilégios. Ao passo que a extrema-direita geralmente vê seu povo como superior, e encarna o nacionalismo para tanto, o fascismo idiossincrático à brasileira não idolatra a si próprio, mas sim aqueles países que nos barram na imigração."

Mark Nascimento 11/05/2021

As rotas de fuga são visíveis, mas nenhum pouco fáceis
Os temas abordados são conhecidos, mas a autora consegue se aprofundar mais ainda, esclarecendo algumas questões que eu tinha dúvida.

A escrita dela é ótima, de fácil absorção. Pinheiro-Machado fala sobre os rolezinhos, a juventude feminista, as jornadas de junho de 2013, os masculinistas ("Macho valente? Só na internet"), o eleitorado bizarro de Bolsonaro, a contradição da população brasileira, e muitos outros assuntos que devem ser entendidos por todos.

"A ameaça comunista é uma mentira. A ameaça fascista é uma realidade." O Brasil (não o da esperança e bondade, mas o de Bolsonaro e dos reacionários) está tão preocupado com um inimigo que não existe, que está se tornando algo que todos conhecemos muito bem.

Saber o que ocorreu com um país, que era conhecido como um dos mais felizes e acolhedores do mundo e que agora é um pária internacional, é essencial na luta contra o bolsonarismo/autoritarismo/fascismo.

Letícia 18/01/2021

Trata-se de um relato da antropóloga, embora pareça mais uma longa conversa com o leitor sobre o que aconteceu no Brasil desde 2013 para cá com experiências vividas em comunidades pobres - Porto Alegre/RS - interpretando momentos importantes na história do país, desde as Jornadas de Junho, os rolezinhos, o impeachment, a greve dos caminhoneiros e o aumento do conservadorismo em meio ao ?vácuo? político de um governo que atenda aos anseios do povo, até a ascensão da extrema-direita em 2018.

Muito interessante o fato dela - Rosana - não somente trazer o modo como a sociedade cansou da política e do modo como ela é feita, crescendo a ideia de precisar de um herói para salvar o país, com propostas radicais e desconexas, mas que pareciam eficazes visto a descrença e o desânimo da população com o atual governo e as feridas - abertas - que os demais haviam deixado, como também as falhas e as omissões que o PT cometeu durante os anos no poder e na campanha de 2018.

Os últimos textos nos dão esperança de um amanhã realmente melhor e maior, ainda que o ponto seja o mesmo: a sociedade continua exausta, e sobretudo descrente. Porém, com forças para lutar e defender o que acredita.

? A esperança é algo que precisa ser aprendido. Ao contrário do medo, ela é apaixonada pelo sucesso de uma causa, não pelo fracasso. É superior ao medo, pois não é passiva. A emoção da esperança, ao invés de confinar, amplia os sujeitos.?.

Fábio Perrucci 30/05/2020

Um livro para refletir
No livro a autora faz uma retrospectiva da história política recente do Brasil, uma análise do atual cenário e apresenta as alternativas para o futuro próximo através da sua perspectiva. Vale uma reflexão.

Renan 10/03/2021

Como os professores de história vão ensinar isso?
Essa pergunta rolou como brincadeira nas redes sociais, em referência aos últimos anos da história política do nosso país.
Esse livro consegue responder a pergunta, porque não conta só a história, mas as histórias de pessoas e da pesquisadora nestes anos malucos de nosso país.
Ótimo livro pra saber por que aquele seu amigo virou bolsominion e para onde devemos seguir.

Publico mini resenhas como essa na página Parágrafo Sugestivo no Facebook, por que não seguir?

Robson 23/08/2020

Ótimo!
Este livro me fez relembrar o impacto que a disciplina de antropologia teve na minha formação acadêmica. Desenvolver a capacidade de relativizar, de colocar as coisas em perspectiva, de colocar em prática o conceito de alteridade, de entender o outro para além das noções preconcebidas do que ele deveria ser é algo fundamental, mas difícil de se alcançar. Demonizar o outro não é a solução. Todos querem o bem, mas os caminhos escolhidos nem sempre são os melhores...
Livro de leitura fácil, embora os temas nem sempre sejam leves.

Sadraque 04/06/2021

Para entender o que está acontecendo com o Brasil
Rosana Pinheiro-Machado mostra o que vem acontecendo com o Brasil a partir das pesquisas que fez com pessoas de diversos contextos da nossa sociedade. Ela ressalta que os protestos ocorridos em junho de 2013 criaram novos movimentos na sociedade que vem surgindo e ainda vão surgir. Ela tenta explicar os movimentos como a greve dos caminhoneiros, as pessoas que votaram em Bolsonaro e os movimentos que tem surgido é que, certamente, mudarão o contexto social/estrutural do país.

patriciamurada 20/09/2020

Livro extremamente necessário! Chamamento a esquerda, que hoje se encontra numa posição de soberba, a mudar o discurso e a forma de fazer política. Ao final fica o sentimento de esperança de tempos melhores, desde que atrelado a ações efetivas de combate ao avanço do conservadorismo. #elenão
Douglas 24/10/2020minha estante
Concordo plenamente

Anderson Alves 23/10/2020

Amanhã vai ser maior
O livro foi indicação do canal meteoro Brasil e sem dúvida é um livro extremamente importante para entender como o Brasil se encontra e ter esperança de um futuro ver um país mais justo e igualitário, recomendo demais a leitura para todos e todas!

Nicole 18/03/2021

Leitura rápida, objetiva e linguagem acessível, porém com alguns erros de grafia.

Revisitar os pontos que nos trouxeram até aqui, em um momento tão caótico não foi fácil, ainda assim o livro traz um sobro de esperança e impulso tão necessário em dias sombrios.

? Do colapso, reconstroem-se mundos e modos de vida.?
mateushillebrand 18/03/2021minha estante
mestres em achar erros de grafias em livros hahaha

Maila 02/03/2022

A escritora - antropóloga e jornalista - propõe uma análise da política brasileira desde os grandes protestos de 2013 até a situação atual. Nessa leitura, passamos por várias análises acerca de diversas manifestações populares (contra o aumento do preço da passagem, em prol do impeachment da Dilma, a greve dos caminhoneiros, etc - respectivamente).
Em suas análises, a autora explica como a extrema direita articulou-se pra chegar ao poder ao longo destes anos, por meio de um discurso vazio, mas persuasivo.
Discordo em parte com algumas opiniões de Rosana, da mesma forma que simpatizo com outras. Em relação a isso, o que mais me cativou foi a desconstrução do perfil de quem votou no Bolsonaro; a escritora nega a ideia simplória que todos são misóginos e fascistas - ideia essa que foi aderida por parte da esquerda.
O livro me despertou curiosidade em relação a política brasileira e política num geral, me fez querer ler mais sobre.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6