A Casa Minimalista

A Casa Minimalista Joshua Becker

Resenhas -

Victória 14/02/2024

Me trouxe algumas reflexões importantes. Achei o livro um pouco enrolado e muito igual a cada capítulo, mas ainda assim tive alguns aprendizados importantes que levarei para a vida.

.Mih. 04/02/2024

Para quem gosta de temas que envolvam organização como contribuição para um dia a dia direcionado aos próprios objetivos e alinhados com propósitos pessoais, é um ótimo livro.
Quem gostou de "O método Bullet Journal" provavelmente vai se identificar com a linguagem e abordagem do autor Joshua Becker, que senti ser próxima da de Ryder Carroll.
O que mais curti nesse livro foram as razões dadas pelo autor para repensar na relação com a casa e os objetos nela, o que reflete e o que desejo que reflita.
Além de que, elucidou sobre o tema "minimalismo", combatendo a ideia que tinha anteriormente, que quem é adepto deve seguir determinadas regras e cores.

Renata 29/12/2023

Minimalismo na prática
Gostei muito do livro, o autor nos mostra bons motivos pelos quais devemos aderir ao minimalismo. Encontramos ainda exemplos de como trabalhar cada cômodo da casa e listas de itens físicos a desapegar ou nteresses que podemos alcançar com os "espaços" (no ambiente e em nossas horas" criados. Descobri que já fazia muita coisa comentada no livro, porém posso melhorar algumas delas.

Luciana 24/12/2023

Coisas materiais vistas com outros olhos
Este livro é um dos que entraram na lista de livros que mudaram minha vida.
Não me considero consumista mas, mesmo assim pude percorrer todos os cômodos da casa e encontrar vários objetos aos quais me "livrar". Abri espaço na minha casa e agora sempre me pergunto "eu realmente preciso disso"? Antes de comprar algo.
O livro te dá um passo a passo de como se tornar minimalista. É perfeito pra quem nunca tinha tido nenhum contato com esse conceito, assim como eu

Cris609 20/12/2023

É incrível como uma pessoa que está tão distante de mim e eu nunca vi pessoalmente possa me influenciar tão positivamente e me fazer mudar tantas coisas na minha vida.

Não tenho dúvidas de que esse é um livro que muda hábitos ruins e ajuda a diminuir o impacto negativo que o consumismo desenfreado traz para o planeta.

Que mundo bom esse seria se todos nós nos exforçacemos para sermos todos minimalistas.

Adriana1037 07/12/2023

Cumpriu o proposto com boas reflexões
Com uma linguagem bem acessível o livro nos induz a refletir sobre nossas ações. Muito pertinente em dias de caos climático e ecológico. Precisamos falar sobre consumo em dias de tanta desigualdade.

The Serial Reader 27/09/2023

Nos últimos dias li "A Casa Minimalista" do autor Joshua Becker @joshua_becker , publicado no Brasil pela @editoraagir e foi uma leitura tão interessante. O livro defende, incentiva e ajuda o processo de tornar nossas casas minimalistas, no sentido mais rico da palavra.

"Minimalismo não tem a ver com se livrar das coisas que você ama, mas com se livrar das que desviam sua atenção daquilo que você ama."

Ele traz dados e contextualizações, depoimentos e benefícios sobre minimizar. Também nos provoca reflexões interessantes e as vezes dolorosas sobre apegos e materialismo. E também há muitas dicas práticas e bem diretas sobre como poderíamos adotar isso em nossas vidas.

Foi uma leitura muito rica, leve e que provocou mudanças no meu ambiente e principalmente na minha mentalidade.

Recomendo demais essa leitura, porque mais do que destralhar coisas, ela fala sobre uma vida mais leve, focada e com mais tempo para o que realmente faz sentido em nossas vidas, de acordo com os nossos valores e com mais tempo para o que nos faz feliz de verdade.

"Minha definição de minimalismo é a 'promoção intencional das coisas que mais valorizamos e a remoção de tudo que nos distrai delas'."

F.

Ricardo533 08/09/2023

Marie Kondo corre aqui!
Deu vontade de sair jogando tudo fora. A ideia de definir o objetivo do lugar e deixar apenas o que ajuda a realizar o objetivo é novo pra mim.

Ygor Araujo 11/08/2023

Técnicas para aplicar o minimalismo em casa
As técnicas nos ajudam a desapegar do que não é necessário e que ainda tiram nosso tempo do que realmente importa.

Carlinha 03/08/2023

Achei o livro maçante..
Não foi uma leitura que me prendeu.
Eu li até o final pq sou teimosa..
O autor passou mais tempo tentando nos convencer sobre o minimalismo do que dando dicas e sugestões úteis.

Monyque 25/07/2023

Você tem só o necessário ou acumula coisas?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Este livro apresenta uma proposta para organizar o espaço em que se vive de uma forma onde possamos nos sentir bem e em paz. Com menos itens desnecessários evita acúmulos que só causarão estresse. Deixar somente aquilo que é importante e que faça parte da história das pessoas que moram na casa. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
O título me chamou atenção pelo fato de eu estar nos preparativos para mudar de casa e consequentemente adquirir coisas para ela, mas somente aquilo que realmente faça sentido pra mim, não quero me empolgar e comprar coisas demais só por achar bonito.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Ele traz algumas ideias para que você veja a sua casa hoje com outros olhos e consiga identificar por si só, aquilo que não te pertence mais.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E além de ter servido pra eu ter ideia do que fazer futuramente, também me ajudou agora e fiquei surpresa com a quantidade de coisas inúteis que eu guardava menso morando numa casa pequena, até hoje não sei como coube kk.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Tenho ouvido falar bastante sobre minimalismo e com a leitura desse livro entendi a necessidade de estar sempre eliminando o que não serve ao invés de guardar na esperança de um dia ter utilidade.

Monyque 25/07/2023

Você tem só o necessário ou acumula coisas?

Sarinha 21/06/2023

Um pouco repetitivo, porém com pontos interessantes
Esse foi o segundo livro que li sobre minimalismo. O primeiro foi o clássico "A mágica da arrumação" da Marie Kondo, que é mais focado na redução e organização das coisas. Não sei se por isso, achei esse segundo um pouco repetitivo, o conceito é praticamente o mesmo para qualquer ambiente da casa, e as dicas são simples demais para tantas páginas.

O livro é dividido por ambiente da casa, desde quartos até o quintal, além de falar sobre as motivações e benefícios de ser minimalista e se manter um.

Uma coisa que esse livro acrescentou para mim foi sobre pensar como eu gostaria que cada ambiente da casa fosse utilizado e qual seu significado, tanto para quem mora, tanto para visitas e em como os móveis, decoração e coisas (ou excesso delas) pode dificultar essas funções, e não ver o minimalismo apenas como a redução para facilitar a limpeza e organização da casa (além dos benefícios de reduzir o consumismo em geral, obviamente).

Mara 28/05/2023

Se livrar do excesso
É um livro prático para destralhar a casa e adotar o minimalismo como estilo de vida.

Eu tenho algumas ressalvas a respeito do minimalismo. A primeira é que se deve ter muito cuidado, pois é fácil julgar, a partir da nossa experiência, quem acumula coisas ou que tem dificuldade de se livrar dos bens. Muitas vezes esse excesso vem de uma história de faltas. Por isso, considero que o minimalismo seja elitista. É fácil se livrar das coisas quando você sempre conseguiu as coisas facilmente. E outra, ele não diminui o consumismo se vc está sempre se livrando das coisas velhas para comprar novas. Você pode ter apenas um celular, mas se ficar trocando de celular a cada ano, continuará sendo consumista e gerando lixo.

Eu uso vários conceitos do minimalismo, afinal tenho bastante preguiça de arrumar a casa, e ter menos coisas facilita muito a minha vida. Gostei do livro, dá para ler e ir aplicando as dicas de destralhe conforme avança na leitura. Mas é um processo, não adianta destralhar uma vez apenas, é importante consumir menos e desapegar sempre que possível.