A Casa Minimalista

A Casa Minimalista Joshua Becker

Resenhas -

Bernal 22/03/2021

Transformação profunda
Esse livro me ajudou a compreender melhor quais são os conceitos de minimalismo e serve literalmente como um guia para que você possa aplicar esse estilo de vida em cada espaço da sua casa. Cada capítulo basicamente gira em torno de um ambiente. O autor ainda aborda especificamente o interior dos guarda-roupas e ainda dedica um capítulo inteiro para a manutenção do minimalismo ("uma coisa é virar minimalista, outra coisa é continuar sendo"). Algumas dicas eu achei extremamente úteis, mas apesar de saber que o livro precisava mesmo ser enfático, eu acabei me cansando de ler a frase "livre-se disso". Algumas das situações, obviamente, são bem opostas ao contexto brasileiro, mas no geral eu gostei muito das abordagens e consegui aplicar muito do que o livro ensinou para a minha vida, sentindo realmente o efeito de dar valor ao que realmente importa. Recomendo!

Lirieudo 06/03/2023

Um livro que me ajudou nessa fase da vida a saber ser mais seletivo com os bens materiais e me preocupar mais em ter boas experiências pra contar do que acúmulo desnecessário.

The Serial Reader 27/09/2023

Nos últimos dias li "A Casa Minimalista" do autor Joshua Becker @joshua_becker , publicado no Brasil pela @editoraagir e foi uma leitura tão interessante. O livro defende, incentiva e ajuda o processo de tornar nossas casas minimalistas, no sentido mais rico da palavra.

"Minimalismo não tem a ver com se livrar das coisas que você ama, mas com se livrar das que desviam sua atenção daquilo que você ama."

Ele traz dados e contextualizações, depoimentos e benefícios sobre minimizar. Também nos provoca reflexões interessantes e as vezes dolorosas sobre apegos e materialismo. E também há muitas dicas práticas e bem diretas sobre como poderíamos adotar isso em nossas vidas.

Foi uma leitura muito rica, leve e que provocou mudanças no meu ambiente e principalmente na minha mentalidade.

Recomendo demais essa leitura, porque mais do que destralhar coisas, ela fala sobre uma vida mais leve, focada e com mais tempo para o que realmente faz sentido em nossas vidas, de acordo com os nossos valores e com mais tempo para o que nos faz feliz de verdade.

"Minha definição de minimalismo é a 'promoção intencional das coisas que mais valorizamos e a remoção de tudo que nos distrai delas'."

F.

Adriana 05/02/2020

null
Gosto muito de ler livros sobre organização e este foi um dos que menos gostei. O autor não traz novidade alguma em termos de mudança de visão ou novos meio de organizar. Terminar o livro foi um desafio. Talvez valha a pena para quem ainda não leu Marie Kondo.

Letícia 26/09/2020

Livro interessante
Gostei bastante do livro porque traz uma concepção por trás de cada aposento da casa, o seu significado e como esse significado se expressa em nossas vidas, através de atitudes mais materialistas ou, como o livro propõe, mais minimalista. A ideia é que possamos dar mais atenção ao que a gente é enquanto pessoa, de não só ao que a gente tem. E cultivar esse processo de entender o que é essencial ou não na vida de cada um. Estou precisando destralhar algumas coisas continuamente, então separei um dia na semana (sábado) para destralhar um móvel de cada vez e está sendo bastante proveitoso. No entanto, ainda tenho muito a aprender a aplicar no dia a dia

Ygor Araujo 11/08/2023

Técnicas para aplicar o minimalismo em casa
As técnicas nos ajudam a desapegar do que não é necessário e que ainda tiram nosso tempo do que realmente importa.

Wilderlane Oliveira 23/01/2020

O título do livro deixa claro o seu propósito: exemplificar e guiar o leitor no processo de minimizar o quantitativo de objetos em sua casa e aproveitar melhor os espaços e tempo que irá surgindo durante o processo.
Um ambiente limpo e organizado contribui bastante para o nosso bem estar seja físico como mental. Acumular muitas coisas desequilibra. Somos todos convidados a tornamos minimalista, afinal, é possível viver sem excessos.

Dudi 23/02/2020

Minimalismo e organização
Eu tenho lido muitas coisas de minimalismo e é uma prática muito interessante. Assim que vi o título desse livro ele foi direto para minha lista de desejados e na primeira oportunidade comprei ele. O livro começa com uma parte de “convencimento”, no qual o autor fica falando dos motivos pelo qual a prática do minimalismo será boa em sua casa. Eu acabei achando essa parte um pouco extensa, pois acho que quem chegou a esse livro já está buscando algo neste sentido.
Depois dessa parte introdutória ele passa a falar dos cômodos da casa. Ele ensina você a minimizar a sala, o quarto, o banheiro, a área de serviço, e assim por diante. Eu achei ele em determinados momentos um pouco repetitivo, acaba que as “instruções gerais” serão sempre as mesmas em cada ambiente. Em contraste, ele traz diversas histórias de pessoas diferentes e ilustra cada cômodo, o que é bem interessante. Para os brasileiros eu acredito que vocês perceberam algumas diferenças nos formatos das casas, para os americanos é bem comum ter um sótão, um porão e a garagem entulhada de coisas, o que eu não vejo tanto no Brasil.
Um ponto que me deixou um pouco incomodada é que às vezes ele me lembra a Marie Kondo - que trabalha com uma técnica que é mais organização do que redução. Quando, por exemplo, ele fala pra aproveitar os espaços debaixo da cama. Fico na dúvida se algumas dicas são de fato minimalistas.
O final foi bacana pois ele traz dicas de como seguir com essa rotina de casa minimalista e não deixar as coisas voltarem a se acumular. No geral eu gostei do livro, mas preciso dizer que ele foi pouco aplicável para mim - eu moro com a minha mãe nem um pouco minimalista que não deixa de forma alguma que as coisas na área comum sejam reduzidas.

Andréa 01/02/2022

Surpreendente
Confesso que no começo do livro não dava nada pra ele. Achei que era aquele típico livre "o meu método é o melhor e só com ele vc vai conseguir sucesso", mas confesso que realmente aprendi muito com ele e consegui mudar o foco de muita coisa. Enfim ele me surpreendeu.

Carlinha 03/08/2023

Achei o livro maçante..
Não foi uma leitura que me prendeu.
Eu li até o final pq sou teimosa..
O autor passou mais tempo tentando nos convencer sobre o minimalismo do que dando dicas e sugestões úteis.

Mara 28/05/2023

Se livrar do excesso
É um livro prático para destralhar a casa e adotar o minimalismo como estilo de vida.

Eu tenho algumas ressalvas a respeito do minimalismo. A primeira é que se deve ter muito cuidado, pois é fácil julgar, a partir da nossa experiência, quem acumula coisas ou que tem dificuldade de se livrar dos bens. Muitas vezes esse excesso vem de uma história de faltas. Por isso, considero que o minimalismo seja elitista. É fácil se livrar das coisas quando você sempre conseguiu as coisas facilmente. E outra, ele não diminui o consumismo se vc está sempre se livrando das coisas velhas para comprar novas. Você pode ter apenas um celular, mas se ficar trocando de celular a cada ano, continuará sendo consumista e gerando lixo.

Eu uso vários conceitos do minimalismo, afinal tenho bastante preguiça de arrumar a casa, e ter menos coisas facilita muito a minha vida. Gostei do livro, dá para ler e ir aplicando as dicas de destralhe conforme avança na leitura. Mas é um processo, não adianta destralhar uma vez apenas, é importante consumir menos e desapegar sempre que possível.

Danielly.Clezar 10/03/2021

Para refletir!
Esse livro é capaz de nos fazer refletir muito sobre nossa atividade nesse mundo, e inclusive, ao final, te faz mudar sua visão e suas ações pessoais e coletivas! Além de nos motivar MUITO a nos mexer para a mudança de comportamentos e desejos que antes tínhamos como certos, esse livro nos faz realmente colocar a mão na massa (e na consciência)!

Fê Colling 29/12/2020

Uma delicinha de livro, rápido e útil para malucos por organização como eu. "Parente" dos livros da Marie Kondo, que aliás, são ótimos também!

Paula1735 20/10/2022

Ótima leitura
Diferente de outros livros que li sobre o tema, este trouxe passo a passos e check lists para fazer o destralhe da casa. Adorei! Recomendo a leitura.