Detetives do Dna

Detetives do Dna Anna Meyer

Resenhas - Detetives do Dna

ste 24/01/2022

Completamente interessante e informativo.
Denso em informações científicas e pesquisas sobre DNA, suas diversas funções e outros.
O livro aborda informações sobre a evolução humana, a descoberta da raça Neanderthal no Vale de Neander na Alemanha; Darwin; a pesquisa do DNA humano em fósseis até então desconhecidos, além do estudo a fim de clonar um dinossauro, entre muitos outros fatos super interessantes, inteligentes e históricos.

Principalmente: O básico da ciência do DNA dos seres vivos e evolutivos, e o estudo histórico dessas questões etc.

neliobio 31/05/2012

Detetives do DNA
Na introdução, Anne Meyer explica a curiosidade ocorrida em sua vida que a levou a se interessar pela pesquisa de DNA antigo, quando, após cruzar no corredor da universidade com Alan Cooper, pesquisador do ramo na Universidade de Oxford, que carregava um saco contendo um pequeno pássaro esmagado. Diante do acontecimento, Anne resolveu escrever um ensaio sobre o assunto em um dos cursos de pós-graduação que fez em Genética.

Em seguida, a autora se adentra na aplicação do conteúdo, com exemplos descontraídos e didáticos ao longo dos capítulos... Ao dissertar sobre o DNA antigo, uma curiosidade importante é que trata-se de disciplina científica estabelecida e, apesar disso, só recentemente se descobriu que o DNA pode ser encontrado não apenas em organismos vivos, mas também nos remanescentes de organismos extintos há algum tempo, a exemplo do tilacino australiano (ou tigre-da-tasmânia) e do moa neozelandês, bem como de outros que não vivem há bastante tempo, tais como os Neandertais e os mamutes lanudos.

É quase como se voltassemos no tempo... De fato vale mesmo a pena ler! A leitura é suave e oferece boa oportunidade para debates em turmas de biologia, história, filosofia, dentre outros componentes do Ensino Médio.

Lorena 08/03/2020

Entender o passado é compreender o presente
Anna Meyer tenta nos passar a importância do DNA antigo através dos mais variados mistérios na história da humanidade (alguns resolvidos, outros nem tanto).
Lendo essa obra, pude perceber que a importância dos ácidos nucleicos vai muito além do que só uma coleta de saliva rumo à solução de um crime. O DNA antigo é tão importante quanto o estudo que fazemos do DNA "atual" (talvez mais). Entender o passado é compreender o presente, ou melhor que isso, pode ser uma forma de resolver o presente em diversos aspectos.
Mais uma vez, a interdisciplina ganha vida e mostra sua importância. Nesse livro, história e ciência andam de mãos entrelaçadas, evidenciando que assim como a arte e a ciência se complementam, a história também pode fazer parte desse quebra-cabeça.
Uma leitura muito agradável e empolgante, se verdadeiramente apreciada.