Carrego no peito

Carrego no peito Fernando Vaz

Resenhas - Carrego no peito

Gabi 27/06/2021

O que o coração não faz?
Admito que se não fosse pela escola NUNCA leria esse livro.
História interessante, com assuntos diferentes dos que eu estou acostumada, afinal, ninguém tem asas, rapos ou presas. Mas sim um marca-passo no coração.
Foi uma leitura construtiva. É bem legal entender os sentimentos e ações dos personages.

Gui Tirelli 13/01/2023

Superação
A história da pequena Márcia é registrada através da perspectiva daquele que mais a conhece: seu irmão gêmeo. De linguagem fácil, o livro prende a atenção desde o primeiro momento.

Annie Fontoura 24/10/2014

Eu li este livro quando tinha 13 anos, acho que é a melhor época para entrar em contato com este trabalho. É um livro juvenil, ótimo para quem está entrando na adolescência.
O livro é uma narrativa de seu irmão gêmeo, Daniel, que acompanhou e cuidou de Márcia durante as dificuldades. As ilustrações de Luís Montanari são muito bonitas, mas são poucas ilustrações ao longo do livro.
Márcia desmaia durante uma brincadeira com as amigas, seus pais procuram desesperadamente a causa do problema e descobrem que o coração de Márcia tem um defeito e ela precisa usar um marca-passo. Márcia é uma menina responsável e guerreira, apaixonada por natação, e não deixa nada de lado pelo fato de usar um marca-passo, ela luta para viver sua vida como uma adolescente normal.
Gostei da narrativa, como ela é feita pela visão de Daniel, não sabemos exatamente os sentimentos de Márcia em relação a tudo que está acontecendo em sua vida, mas, por outro lado, conseguimos nos identificar com a preocupação dos familiares da menina. Gostei muito da diagramação, mas o que mais gostei foi da nota do autor. Vou deixá-la aqui para vocês lerem.

Se eu fosse dado a dedicatórias, este livro seria dedicado a uma menina desconhecida. Na sala de espera do meu consultório do cardiologista que implantou meu marca-passo, aos 49 anos, eu me sentia um menino em meio a senhores de cabelos brancos. Essa menina entrou e sentou-se do meu lado. Devia estar acompanhando o pai ou o avô, pensei. Mas a secretária chamou-a para assinar a guia da consulta.
Quando voltou, perguntei se era portadora de marca-passo. Com um sorriso, respondeu que sim, havia quatro anos. Perguntei sua idade: 17 anos. E lembrei-me de meu pânico quando se diagnosticou a necessidade de implantar-me um marca-passo. Senti-me até covarde. Afinal, quantos anos eu conviveria com esse aparelho em meu peito? Ela, feliz e confiante, talvez fosse viver carregando o seu mais do que todos os anos que eu tinha vivido até ali.
Quando o médico me atendeu, perguntei se era comum pacientes daquela idade. Ele explicou que tinha muitos e que gostava dos teens, que, normalmente, se integravam bem ao tratamento. Enfim, a experiência dessa menina me consolou. E dela brotou a semente deste Carrego no peito.

Beijos!!

site: http://querfalardelivros.blogspot.com.br/2014/10/carrego-no-peito-de-fernando-vaz.html

Lucas 15/01/2014

quero ler
Não conseguir ler

thizreads 14/09/2021

Não vou mentir que se não fosse pela escola eu nem saberia da existência desse livro.

É um drama bem legal.

É curioso ver por um livro como ficamos mal quando alguém que amamos fica mal, afinal, quando uma pessoa da família adoece a família toda fica doente, passamos por coisas difíceis e na maioria do tempo ficamos assustados com todas as possibilidades do que pode acontecer, percebermos que o mundo não gira em torno de nossa família, que as outras pessoas tem suas vidas e não é só porque estamos chateados que o mundo inteiro vai ficar assim. Mas no final tudo melhora, as vezes nos tornamos até pessoa melhores por causa desses deslizes em nossas vidas ou na vida de quem amamos.

Nota 3,5/5

Lua 10/01/2022

Eu sei que é um livro ?infantil? mas lembro me de na época quase chorar pois é um livro emocionante, muito rápido (acaba num piscar de olhos) mas você se lembra para uma vida inteira.

vsc bibliotecária 23/09/2020

Márcia e sua cucaracha
Nesta história, narrada por Daniel, irmão gêmeo de Márcia, conta o drama e a luta da irmã com problemas de saúde relacionados ao coração. Ela adora nadar, e se vê no impasse do seu sonho ficar em segundo plano devido a um problema cardíaco.

Sol 17/07/2021

Gosto como os livros infantis possuem mais mensagens aos adultos. Se a gente lê quando criança não capta o que realmente o livro quer nos ensinar.

Enfim, mais um livro adorável que tive o prazer de ler.

Duda1569 29/07/2021

É...
Li por causa da escola.
Não gostei mto, pede ser q tenha sido por causa de eu ter sido ?obrigada? a ler para ter nota.
Não sei se vale a pena!
Acha a Daniela (mãe da Márcia e do Daniel) um pouco mimada...

Rebeka 18/10/2021

Carreguei no peito este livro
Esse livro é lindo demais! A história é muito emocionante e tenho memórias muito marcantes dele! Um fato curioso: quando era criança/ adolescente eu li este livro na biblioteca da escola. Apesar de ter me marcado muito, acabei esquecendo do título com o passar dos anos. Recentemente, estava pesquisando na internet tentando achá-lo, pela descrição da capa, que era o que eu lembrava claramente, mas sem sucesso. Semana passada, olhando revistas antigas para um projeto que eu participo, me deparei com ele. Eu fiquei muito feliz!!
Recomendo demais a leitura, para os jovens. Ele fala muito sobre sentimentos e emoções. É a gente se emociona junto também. Gostaria de lê-lo novamente para ver se minha percepção, mais de 10 anos depois, ainda é a mesma...

Lucas 23/02/2023

Um bom livro infanto-juvenil
Uma leitura bem rápida e interessante.
História de superação, esforço e desenvolvimento de uma personagem adolescente do ponto de vista de seu irmão gêmeo.

Bom livro.

Inxste 02/05/2023

Carrego no peito
Nossa acabei de lembrar dessa relíquia. Li esse livro quando tava no quinto ano, e marcou minha vida. Sou muito apaixonada nesse livro e na história dele. Todo mundo devia ser obrigado a ler esse livro em algum momento da vida