O Frio da Prata

O Frio da Prata Úrsula Antunes

Resenhas - O Frio da Prata

Giih 29/06/2020

Minha resenha
Quando um jovem de uma faculdade de geologia se reu?ne com os colegas para passar uns dias em uma pousada pouco conhecida, para sair da mesmice onde na sua cidade so? era comum quem se drogava por conta de solida?o mu?tua.
Quando eles chegam na pousada fazem um conograma para os dias que passariam por la?, esse mesmo jovem como um o?timo curioso fez umas perguntas e pesquisas um pouco mais funda sobre o local de onde os donos restringiam visitantes, ele vai ate? o meio da floresta dita como proibida e descobre algo fora do comum onde poderia mudar toda a sua vida daquele dia em diante, com uma lembranc?a sempre o atormentando em sua mente. Voce? se arriscaria se fosse esse jovem em uma ?viagem? de faculdade?

selvadelivros 20/07/2020

Recomendado!
Relembrando do tempo em que era um jovem universitário de geologia, um homem nos conduz ao episódio do encontro que marcou a sua vida.

“Somos afetados infinitamente pelas nossas interações, mas algumas se tornam parte inalienável da nossa existência.”

Todo conto da Úrsula é uma tunda mental. Aceitei esse fato lendo O Frio da Prata. É in-crí-vel como ela não falha em deixar o leitor estupefato.

A temática desse conto em particular me deixou bem surpresa. Quem pensaria em colocar essas questões num conto? A Úrsula. E também como é do feitio dela, utilizando de muita delicadeza e tornando a situação linda, apesar de triste.

Ainda é relevante comentar que gostei da pegada mais interiorana e natural que esse conto traz. A mistura da temática com a simplicidade da ambientação ficou perfeita.

Interessante também que a história não é fechadinha, fiquei uns bons minutos refletindo após terminar a última página. E esse tipo de leitura é o que mais tenho apego, justamente pelo fato de ficar matutando sobre...

Por ser um conto tão curtinho não vou me delongar mais, deixo apenas a confirmação de conto recomendado e fico na esperança de que vocês leiam ele.

Brenda 03/02/2020

Uma leitura ok
Minha nota neste conto, foi somente pela minha experiência de leitura, não se basei nisso para ler ou não um livro, a experiência é sempre individual.

Neste conto vamos ter um homem relembrando um período marcante em sua vida, quando ainda estava na faculdade em uma excursão para uma cidade serrana para ver as cachoeiras, curtir a natureza e relaxar. Durante esse passeio ele vive algo que muda toda sua forma de enxergar a vida.

"Somos afetados infinitamente pelas nossas interações, mas algumas tornam-se parte inalienável da nossa existência."

Esse conto vai trazer um contexto social importantíssimo, uma realidade que muitas pessoas não vêm porque não vivem na pele, de uma forma sutil, trabalhado de uma maneira muito leve e acolhedora.
Acredito que com a história que a autora tinha nas mãos ela poderia ter desenvolvido uma trama muito mais elaborada e amarrada, por se tratar de um conto que tem como característica ser algo mais curto e objetivo, senti que estava lendo um super resumo de uma boa história.
E senti falta também do horror ou de algo aterrorizante que a sinopse prometeu, mesmo contendo o sobrenatural também leve, não nos traz a mesma sensação que essas palavras juntas podem trazer, senti empatia pelos personagens. Posso ter lido com muita expectativa, mas não é ruim, é um conto rápido de ler com um mensagem muito importante.
Eu recomendo sim, a experiência de leitura para cada um é diferente, então leia e tire suas próximas conclusões.

@aceita.cafe

Alline 17/03/2020

Incrível!
Hoje trouxemos a resenha do conto da autora Úrsula Antunes, O FRIO DA PRATA. ⁣
No Conto somos apresentados a um jovem universitário de Geologia, da metrópole, que mesmo estando sempre em contato com várias pessoas se sente solitário e com um vazio inexplicável.⁣
⁣Como estudante de Geologia realizava várias visitas a campo e em uma delas em um distrito muito frio, se propôs a superar medo da solidão que tanto lhe perturbava.⁣
⁣ No dia proposto para superar esse medo, o jovem como de costume, sozinho adentrou a floresta e encontrou o local perfeito, um local que o fez sentir sua existência primitiva e ao mesmo tempo um local que foi o palco para um encontro, no qual, ele nunca mais foi o mesmo!!⁣
Embora a leitura seja rápida, o sentimento que esse conto me causou foi assombroso, já que, ao término me peguei questionando vários pontos, como:⁣
Até que ponto um encontro pode marcar a vida de uma pessoa?
⁣Até que ponto estou alienada ao padrão aceito pela sociedade? ⁣
Como dever ser estar do outro lado não aceito?
⁣ Desta feita, deixarei um trecho do conto para que tirem suas próprias conclusões⁣
“𝙀𝙪 𝙙𝙚𝙨𝙚𝙟𝙖𝙧𝙞𝙖 𝙨𝙚𝙧 𝙪𝙢𝙖 𝙥𝙚𝙦𝙪𝙚𝙣𝙖 𝙗𝙖𝙧𝙧𝙖 𝙙𝙚 𝙨𝙖𝙗𝙖̃𝙤. 𝙀𝙪 𝙙𝙚𝙨𝙚𝙟𝙖𝙧𝙞𝙖 𝙨𝙚𝙧 𝙪𝙢𝙖 𝙥𝙚𝙦𝙪𝙚𝙣𝙖 𝙗𝙖𝙧𝙧𝙖 𝙙𝙚 𝙨𝙖𝙗𝙖̃𝙤. 𝙀𝙪 𝙞𝙧𝙞𝙖 𝙚𝙡𝙚𝙜𝙖𝙣𝙩𝙚𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚, 𝙚𝙡𝙚𝙜𝙖𝙣𝙩𝙚𝙢𝙚𝙣𝙩𝙚, 𝙥𝙖𝙨𝙨𝙖𝙧 𝙖𝙘𝙞𝙢𝙖 𝙙𝙚 𝙩𝙤𝙙𝙖 𝙖 𝙜𝙚𝙣𝙩𝙚 𝙖𝙩𝙧𝙤𝙯”.(tradução A Little Bar Of SoapSopor Aeternus)⁣
⁣Portanto, é isso gente, esperamos que tenham gostado e até a próxima!!

site: https://www.instagram.com/amorfatilivros/?hl=pt-br

Stephanie - Estante da Ste 11/01/2021

O frio da prata
"Ali, nu, procurando em mim algo que não sabia ainda o que era, pude compreender, enfim, o peso da solidão"

Um jovem estudante de ecologia que esta sempre em busca de conhecer melhor o seu eu interior, parte para mais uma das viagens com os colegas da faculdade para explorar a Natureza

Muitos anos depois ele relembra uma dessas viagens que ficou pra sempre marcada na sua memória e no seu coração, o dia em que buscava algo que nem mesmo ele sabia o que era e acabou conhecendo uma pessoa muito especial

Mais um conto da Úrsula que tocou meu coração, a história começa com o personagem principal fazendo uma viagem, e o que eu pensei que seria um suspense, acabou sendo uma história triste, tocante e muito emocionante

O conto é bem curtinho e rápido de ler, mas deixa uma mensagem muito profunda sobre preconceito, intolerância e o preço que muitas pessoas pagam por querer ser apenas quem elas são

Recomendo muito a leitura

@pamelarobooks 12/06/2021

Impactante
A história é narrada por um homem que, irá contar um fato que aconteceu no seu passado, onde ele ainda era um universitário de geologia e estava em uma pesquisa de campo com seus amigos. Durante o conto, o personagem se afasta do grupo e presencia algo que irá se lembrar sempre.

Com uma narrativa bem desenvolvida, a autora consegue trazer um suspense e reflexões que irão te deixar pensativo por horas!

Em poucas páginas, você já se familiariza com os dois personagens principais e se arrepia ao conhecer a história de um (que trás uma crítica social forte dos dias atuais).

Sem deixar nenhuma ponta solta, a história é concluída e te leva a ter uma reflexão sobre tudo que é apresentado e, como uma sociedade com um pensamento retrógrado, enxerga o ser humano. (Não quero dar spoilers, mas após a leitura você irá entender melhor o que estou querendo dizer)!

A leitura é rápida e recomendo muito para você que está querendo ler algo menor para sair da ressaca literária.

Kaah Utsch 20/06/2021

Um conto bem rápido de ler. A autora escreve muito bem. Uma pena que foi apenas um conto, queria saber mais sobre a história da Anne.

CarolMarques 27/04/2020

Hoje trago a resenha de um nacional com uma mensagem bem importante.
O conto é uma lembrança de uma excursão da faculdade onde nosso protagonista passa por algo que muda sua vida e parece o atormentar até os dias de hoje. Primeiro, irei falar o que me fez dar essa nota baixa. ?????
l As repetições de palavras (principalmente ?água?) me incomodaram profundamente, outra coisa foi me sentir em um resumo de um livro. As coisas foram acontecendo de um modo muito rápido que não me faziam ficar imersa (e você pode justificar isso por ser uma lembrança, mas não me prendeu). O final foi algo que eu achei muito jogado, como se tivesse pressa para o desfecho e por isso só jogaram as informações de uma vez só, a música americana no meio da narrativa tão brasileira me fez revirar os olhos (a capa também não me agradou depois da ambientação da história). ??????
l E senti a falta do sobrenatural ou até mesmo terror que a sinopse meio que promete, talvez o erro tenha sido meu de tanta expectativa. ???????
l Apesar de tudo isso a escrita é bem fluida e você lê bem rápido conseguindo entender a linha de raciocínio, cria empatia pelos personagens (não todos rs) e até fica com vontade de ler mais, talvez pelo assunto tratado ser tão importante poderia ter sido mais bem aproveitado e explorado. Acredito que outras pessoas possam e vão ter experiências diferentes das minhas e por isso quero saber: vocês já leram? Se não, ele está disponível na Amazon e vale a pena pelo assunto abordado ser tão presente no nosso cotidiano.

Sofi 07/06/2020

Com maestria e talento para o gótico, é uma das poucas autoras que realmente conseguiu me deixar com medo apenas com palavras, que arrepiou meus pelos da nuca com a atmosfera do enredo, de tão bem construído. E já digo pra vocês: eu nunca escondo minhas decepções nas resenhas, então não estaria divulgando se não fosse verdade absoluta. ? Em O frio da prata, temos um conto bem construído, que consegue transmitir diversos sustos em apenas 15 páginas. Narra o encontro do narrador com uma estranha figura em um local isolado e cheio de mistérios, que, mesmos diversos anos depois, ainda atormenta a sua mente. É uma leitura fluida e impactante, que prende o leitor, traz um final inesperado e ainda vai te deixar assustado. Não deixem de ler, aproveitem que está gratuito durante os dias 6 e 7 de junho! Apoie a literatura independente.

Eduarda 13/07/2020

Leitura suave e muito importante!
O talento da Úrsula com as palavras é admirável!
Nas poucas páginas deste conto, em uma narrativa que flui tão naturalmente quanto as águas do córrego encontrado na propriedade da família Lindenblatt, ela induz reflexões inerentes à vida e à nossa sociedade, sobre como as experiências vividas podem mudar nossa forma de ver o mundo.
É difícil dizer muito sem dar algum spoiler. Não é um conto de horror como normalmente se espera, mas uma leitura sutil e surpreendente.

Murnyx 15/08/2020

Diferente
Diferente de tudo que havia lido da autora, interessante e muitissimo bem construído, vale a pena a leitura.