Tudo Aquilo Que Não Sou

Tudo Aquilo Que Não Sou Fernanda Campos

Resenhas - Tudo Aquilo Que Não Sou

Pam 21/09/2023

Em nome da Deusa
Um cara que dedicou toda a sua carreira acadêmica a pesquisar e estudar sobre Vênus, a deusa. Uma garota chamada Vênus que não é nada daquilo que ele idealizou.

Esse é um romance super fluído, mas que aborda temas fortes e reais, aliás reais também são os personagens.

Eu amei tudo nesse livro, desde a abordagem em relação a temas como abuso de drogas, sexo, álcool, família e culpa, à músicas nos capítulos, como eles foram se apaixonando de forma espontânea e o quão real foi o fato de inicialmente eles não aceitarem isso, do círculo de amizade e apoio que eles tem e que apesar de opostos, eles são imperfeitamente perfeitos juntos.

Vênus é alguém que carrega toda uma culpa e descarrega tudo isso no abuso de drogas e sexo. Pedro é alguém "certinho demais" que focalizou essa culpa em estudar a sua musa Vênus. Ironico pra ele que ao encontrar alguém com o nome da sua musa, ela não seja aquilo que ele idealizou, e pra mim isso foi tão irônico, porque pra quem conhece, sabemos que a deusa Vênus seria exatamente como a nossa Vênus, exceto pela culpa.

Eles são um casal tão improvável, inclusive lutam contra isso, mas ao mesmo tempo causam a sensação de completar um ao outro, a organização dele e bagunça dela meio que se completam, e o melhor? Eles respeitam a diferença um do outro.

As vezes os opostos se atraem e fazem dar certo.

Além disso, pra mim um dos principais pontos do livro é o quão real os personagens são. É super possível sentir raiva em determinados momentos, mas é impossível odiar qualquer um deles, e isso pra mim é genial num livro. Você não consegue julgar os personagens, pois eles nos mostram uma realidade tão grande, que torna isso impossível, e achando pouco eles ainda fazem você se autoquestionar e incrivelmente a Fernanda conseguiu deixar isso numa narrativa fluída, sem ser chata e forçada. É maravilhoso.

@entre.as.paginas 11/09/2021

É um livro difícil e inevitável. Conhecer a Vênus e todas suas maneiras de autodestruição é cativante. A culpa faz mesmo com que acabemos com nossas vidas aos poucos.

lua 02/08/2021

a escrita é bem fluída e é um livro que consegui ler em poucos dias. porém, não é uma leitura fácil. a protagonista Vênus me deixava aflita com suas ações, e infelizmente é o retrato de vários jovens que acabam se perdendo no mundo das drogas. o mundo da Lua é sem dúvidas a melhor parte do livro (sim, porque meu nome também é Luana), e os elos de amizade entre os personagens são a prova de que ter pessoas te apoiando e lutando por você muda tudo. adorei as referências, as músicas e a atmosfera do livro, sem dúvidas uma autora que merece muito reconhecimento.

lua 02/08/2021

mor 04/01/2021

INCRÍVEL
é bizarro o quanto todos os livros da Fernanda nunca me decepcionam, todas as leituras que fiz me trouxeram tantas reflexões que eu até esqueço que são personagens fictícios e fico imaginando eu sendo amiga deles! FERNANDA VC É TUDO!

Ana Gouvêa 25/12/2020

Amei as citações musicais, amei a Deusa ser citada o tempo todo, gostei demais da construção da história e dos personagens - existem muito mais Vênus do que você pensa.

Carol 18/08/2020

A deusa ou o planeta?
Vênus Maia, você é, de fato, uma força da natureza. E me deu cada desespero ao longo desse livro kkkkkk pela deusa!

Como eu disse na resenha de "O lado sombrio da Lua", precisava contribuir para a visibilidade das obras de Fernanda Campos, pois é maravilhosa demais!! Mais um livro dela que não consigo largar até finalizar.

A história é intensa, dolorosa, forte e real. Infelizmente, os fatos que tem na história são mais comuns na vida real do que eu gostaria que fossem. Quantos jovens não acabam perdidos no mundo das drogas? Sufocados na culpa que sentem? Se perdendo no meio universitário? Vênus, eu queria te sacudir muito e depois te abraçar. Foi triste ver tudo o que estava acontecendo e Vênus não ter a percepção clara daquilo, principalmente sobre os abusos e a ajuda.

Como sempre, a história é muito mais do que o romance, assuntos importantíssimos são tratados aqui. Mas isso não nos impede de amar o casal!! A cena com a psicóloga, devo destacar, foi importante demais para mim.

Mais uma vez, temos esses amigos maravilhosos de Ponte Belo, e que bom poder ter mais gostinho deles! Mais uma vez, a autora traz a importância de boas amizades. Pedro, eu bem queria ser prof universitária com 26 anos kkkkk E a trilha sonora maravilhosa? E as referências??

Fernanda Campos, mais uma vez, obrigada por esta obra.

Ana Carolina | @attanacarol 30/11/2019

O nome dela é... Vênus
Vênus Maia me tomou de assalto e sem pedir licença. Eu a conheci quando estava lendo As Estrelas Sabem - livro que narra a história de sua melhor amiga, Juliana -. Ela acha que sabe muito bem o que quer, e quem é, mas na verdade, ela é só mais um ser humano perdido nesse mundo de merda. Vênus carrega uma culpa que a machuca demais, e na cabeça dela, ela não merece nada de bom que a vida possa oferecer.

Pedro é um cara super inteligente, privilegiado e que reconhece seus privilégios, ele é bem mais que o almofadinha que aparenta ser, e carrega uma mágoa muito profunda. E é também mais uma prova de que muitas vezes família é mais quem escolhemos, que aquela em que nascemos. Sorte dele ter os amigos que tem.

Mais um destaque para o SQUAD de Ponte Belo, o grupo de amigos mais da hora que já conheci, cada um com seu jeito, com sua personalidade, mas que juntos são mais fortes, eles se amam, e consequentemente acabei amando cada um deles novamente.

A autora também faz uma crítica sobre como os excessos podem ser prejudiciais, no caso de Vênus com sexo e drogas.

O luto aqui também é retratado, através da culpa de ações e palavras que foram feitas e ditas, e também que não chegaram a acontecer.

Resenha completa no instagram @attanacarol

site: https://www.instagram.com/p/B4iwTLzDosn/

Ellen.Chaves 21/11/2019

Li "Tudo Aquilo Que Não Sou " pela primeira vez no wattpad e apaixonei,assim como ocorre em tudo que leio da dona Fernanda Campos.Ela aborda assuntos delicados e pertinentes com maestria e coloca a gente pra pensar,chorar,odiar e aprender tudo ao mesmo tempo.Eu amo essa história,amo como coloca a gente pra repensar muita coisa.Recomendo demais!♥️

Lethycia Dias 07/11/2019

Vênus Maia: inesquecível
Vênus Maia é uma estudante universitária preocupada com apenas quatro coisas: participar de todas as festas possíveis, beber, usar drogas, fazer sexo casual. Impulsiva e sarcástica, ela muitas vezes causa preocupação em seus amigos. Pedro Vale é seu completo oposto. Doutor em História aos 26 anos, ele não quer imprevistos na vida. Mas ele não esperava encontrar uma garota com o mesmo nome de sua musa inspiradora.
"Tudo aquilo que não sou" tem capítulos narrados por Vênus e por Pedro, e não é uma história de redenção. Vênus carrega muitas feridas, ligadas à morte de sua irmã mais velha, Juno, e à convivência difícil com o pai. E é mais fácil buscar prazeres rápidos do que lidar com tudo isso. Pedro também tem dores e se esconde atrás do sucesso acadêmico.
Nesse livro, a saúde mental, o abuso de drogas e álcool e o abuso sexual são tratados de forma responsável, e as consequências dos atos de Vênus chegam antes do que ela espera. O livro consegue ser divertido, repleto de memes, piadas e referências de música, e ao mesmo tempo trabalhar com assuntos muito sérios.
Vênus e Pedro são um casal improvável e o melhor da história é ver como eles se aproximam um do outro sem querer. É uma das melhores histórias de "opostos que se atraem" que eu já li. Além disso, adorei ver sob outra perspectiva os personagens de Fernanda Campos na cidade de Ponte Belo, que eu já conhecia do romance "As Estrelas Sabem". Só fiquei com mais vontade de ler os outros livros da autora.
Recomendo o livro para quem gosta de romances adultos e de personagens marcantes, pois Vênus Maia é inesquecível.

site: https://www.instagram.com/p/B4gJDYPj6w2/