Unravel the Dusk

Unravel the Dusk Elizabeth Lim

Resenhas - Unravel the Dusk

Alessandratss 02/04/2021

Uma decepção em comparação ao primeiro livro
Unravel the Dusk segue Maia Tamarin após os eventos de Spin the Dawn, tentando lutar contra o mal que a busca dos vestidos de Amana lhe trouxe, enquanto ainda vive a tensão de uma iminente guerra.

Essa continuação é totalmente diferente do que eu esperava, isso deveria ser um motivo bom mas não é. Sinto que a autora se deixou levar e exagerou em algumas situações.

As primeiras 100 páginas são totalmente corridas, acontece tanta coisa que não consegui nem se sequer me importar com os personagens. Depois começa uma enrolação danada cheia de um drama desnecessário que poderia ser resolvido em poucas páginas.

Edan é a verdadeira decepção desse livro. É perceptível uma descaracterização no personagem, aquele feiticeiro sombrio e intrigante que venceu inúmeras batalhas em nome do imperador, não existe mais. Sua personalidade e ações se resumem a literalmente ser o par amoroso da protagonista.

O final do livro poderia ser diferente, apesar de ter sido emocionante e aquecer o coração, foi superficial e previsível. A resolução dos problemas de Maia fez parecer metade desse livro desnecessário, se seu final sempre foi aquele, então qual a necessidade de tanto drama?

Apesar de tudo, o livro não é ruim e tem seus pontos positivos, a escrita da Elizabeth Lim permanece sendo super fluída e envolvente, a mitologia criada e a construção de mundo com inspiração asiática seguem impecáveis também. O empoderamento feminino continua chamando muito a atenção, Maia e Lady Sarnai são personagens que tiveram um grande desenvolvimento desde do início do primeiro livro e aqui ganham mais holofote.

Mirella | @readingmirella 11/12/2020

elizabeth lim segurou minha mão este ano;
depois de ter amado spin the dawn, estava super ansiosa para ler a continuação e com medo de não gostar também, mas sinceramente? EU AMO DEMAIS ESSA DUOLOGIA. eu amo o universo, adoro os personagens e o romance me deixa com vontade de comer vidro de tanto amor que sinto!! esse é o tipo de livro que funciona 90% das vezes comigo e me lembra demais a vibe dos livros da renee. só não dei 5 estrelas devido ao final que achei meio apressado, de resto, adorei tudo, obrigada elizabeth por segurar minha mão nesse ano difícil!

tatiletenski0 16/03/2021

Infelizmente, não é o final perfeito...
O segundo e final volume da duologia The Blood of Stars tinha tudo para ser grandioso e eletrizante, mas infelizmente (em minha opinião pessoal, sempre muito bom lembrar) a Elizabeth Lim não conseguiu conduzir bem o ritmo e acontecimentos necessários para nos mergulhar completamente na difícil jornada de Maia Tamarin. Se fosse somente o lento passo do começo até após a metade do livro, eu até poderia perdoar a monotonicidade de Unravel the Dusk, mas a minha maior crítica para esse livro vive em seu plot bem trabalhado em situações inúteis de jornada, e muito apressado em coisas importantes para a finalização do vilão. O que eu quero dizer, em resumo, é que a sequência perdeu o brilho e magia presentes em Spin the Dawn com a existência do Lorde Feiticeiro (tão pouco utilizado neste, afora o romance) e a aventura deles para conseguir os materiais para fazer os vestidos. Nesse volume, ao ter as três fontes de grande poder, e a enorme problema da problemática demoníaca da personagem principal, sem falar na guerra eminente, tinha tudo para ser superior ao seu começo, mas acredito que apesar de Elizabeth ter colocado todos os elementos necessários para a trama, a maneira como eles foram feitos em sua escrita não ganhou nem um pouco o meu coração. Eu senti que mesmo com todo o enorme o problema nas costas da personagem, no final do dia, o perigo não me dava o terror necessário para me preocupar com a segurança dela… Um caso que posso pautar como exemplo é que a Maia estava prestes a perder a memória dela o tempo inteiro, mas ela sempre me falava os nomes e descrevia os fatos com perfeição como se tudo estivesse perfeitamente encaixado na mente dela. Foi só muito estranho pra mim, principalmente nos últimos capítulos onde o caso já estava mais avançado e grave.
Mas em um geral, se relevar os problemas, a autora conseguiu fechar a duologia de maneira fofa… Mas não o suficiente para me fazer lembrar dela daqui alguns anos.

Laisa.Ruiz 08/02/2024

??????: Unravel The Dusk
?????: Elizabeth Lim
???????: 354
??????????: 2020
???????: Knopf Books for Young Readers

????????????= 3,5 - BOM
?? Já começo dizendo que, embora não alcance o nível de ?Spin The Dawn?, o livro ainda merece uma chance.
??Quando eu vi a resenha de outras pessoas dizendo que a qualidade da história caiu muito nesse segundo livro eu achei que elas estavam exagerando, mas conforme fui lendo a história criou muitos altos e baixos (principalmente baixos) que deixam a desejar em comparação com o primeiro livro.
?? A protagonista, Maia, se torna um tanto quanto melodramática e mesquinha, e alguns personagens que mereciam mais evidência (destaco aqui Edan e Lady Sarnai) se tornam meros coadjuvantes (ou muletas para as ações da protagonista), o que foi decepcionante.
?? Contudo, nem só de desgraça viverá uma história? nesse segundo volume a escrita da autora se mantém cativante e, apesar de me confundir/perder várias vezes na leitura ( o que culpo como sendo problemas de tradução - no caso minha interpretação) o enredo permanece interessante.
?? O ritmo da história é volátil, com as duas primeiras partes um pouco arrastadas, mas a última parte resgata a trama, concluindo-a com emoção e maestria (confesso que até derramei algumas lágrimas).
?? Embora o livro pudesse ser mais elaborado e menos apressado, apreciei como a autora encerrou a duologia. Por fim estou ansiosa para explorar mais de suas obras.

?? Classificação: +15
?? Gatilhos/ Aviso de Conteúdo
- Luto;
- Violência;
- Morte;
- Guerra;
- Sexismo;
- Conteúdo Sexual (menção).

?? Gêneros
- Romance;
- Fantasia;
- Cultura Oriental.

dudaatayde 05/05/2021

A conclusão da duologia Blood of Stars. Em Unravel the Dusk, por mais que eu tenha me deparado com bloqueios de leitura, pelo fato da autora não ter conduzido bem o ritmo até a metade do livro quando a história realmente começou a fluir, realmente valeu a pena a imersão nessa fantasia riquíssima em detalhes e características da cultura chinesa.
Nessa continuação, Maia ainda estará junto com Edan, lutando pelo seu lar e por seu amor. Amor esse que permanece sendo um de meus pontos favoritos na trama, em nenhum momento tive dúvidas da reciprocidade entre eles, o que os dois fariam para salvar e proteger um ao outro. Mesmo que Edan tenha ficado "apagado" se compararmos com o primeiro livro, o que me chateou bastante. Ainda teve sua importancia nessa jornada, mas mais como companheiro e interesse amoroso. Senti falta do Lorde Feiticeiro, mesmo entendendo as decisões tomadas pela escritora e porque foram necessárias para o final planejado. Não que isso tenha estragado de alguma maneira a história, só perdeu um pouco do encanto que havia me conquistado em Spin the Dawn.
Força e fidelidade é algo que nunca esteve em questionamento, nesse segundo volume tudo isso é reforçado quando nos deparamos com as escolhas que nossa protagonista faz, principalmente sacrificando sua própria felicidade em mais uma árdua provação na luta contra o demônio.
Não diria que o plot é mais fraco, muito pelo contrário. Algumas coisas deixam a desejar, mas não posso negar que universo e a magia são completamente mais, e melhor, explorados aqui. Vemos coisas ja citadas no primeiro livro ganhando mais importância agora. Um final fofo e apaixonante, mesmo com marcas e traumas que dificilmente os deixarão, merecido após tudo o que os protagonistas passaram.
São livros que eu recomendo, a história e a paixão de Maia e Edan, assim como a escrita de Elizabeth Lim, tem muito potencial e merecem ser lidas.

Carol 09/05/2021

Amei a história, mas vou admitir que senti falta da presença do Ethan e das conversas mais simples

nabrisa 15/03/2021

Um final digno!
Eu começo dizendo que essa duologia abraçou meu coração e Maia Tamarin fez um belo cachecol para ele, o mantendo quentinho!

O universo criado pela Elizabeth Lim foi tecido com fios lindos, pontos fortes e acabamentos que deram o toque final para a peça! Um parabéns especial à toda a mitologia descrita com cuidado e ricos detalhes. Me apaixonei pela história do sol, da lua e das estrelas; Amana, seus vestidos e o tecelã; os demônios e seus fantasmas... Absolutamente tudo!

Bato palmas também pelo desenvolvimento dos personagens. Em especial a Lady Sarnai. Que mulher, amigos! Se ela me batesse, eu agradeceria demais. Sem dúvidas, houve momentos em que sua personalidade fazia cócegas na minha raiva, mas cada passo dela foi certeiro, digno de uma imperatriz. Dona Lim, faça o favor de escrever um spin off para a Lady Sarnai ?

Eu me apaixonei pelo Edan com seus mil nomes! Virou um dos meus crush?s literários supremos. E como não viraria com aquele sorrisinho torto, olhos azuis e o sarcasmo na ponta da língua. Senti falta dele nesse segundo livro, falta das atitudes dele, das falas... Acho que o que ele mais disse foi ?Maia...?. É entendível, o foco era principalmente na Maia, mas não deixou de deixar saudades.

Maia Tamarin tem minha admiração desde o primeiro livro. Força deveria ser seu segundo nome. Lutou para ser reconhecida pelo seu trabalho, lutou pelos que ama e lutou por si mesma. Eu faria tudo por ela, sinceramente. Sua personalidade no segundo livro muda bastante do primeiro (por motivos óbvios) e eu demorei para me acostumar, o que dificultou um pouco o ritmo da leitura, mas foi algo particular meu!

Um ponto negativo de Unravel The Dusk, para mim, foi a narração confusa e corrida. Havia momentos em que eu não tinha ideia do que tava acontecendo, como aconteceu, por que aconteceu... Ou era muito rápido ou era sem pé nem cabeça. Se Lim tivesse mais calma e previsão na narração, assim como no primeiro livro, teria recebido mais estrelas minhas ?

Mas, no geral, é um livro gostoso, fantasioso e quentinho de ler. Também te deixa com a garganta fechada em alguns momentos, o que contribui. O final, em especial, foi tocante. Chorei lendo e sentindo a Maia. Lim foi perspicaz fechando o livro! ??

kauzzara 20/02/2021

Depois de tudo que aconteceu em Spin The Dawn Maia não conseguiu impedir a guerra e com Edan livre o shansen não perde tempo. Eu adoro que esses livros são divididos em partes e cada uma é uma aventura no meio de uma só história, e nas de Unravel The Dusk Maia tem que lutar contra o demônio dentro dela e os demônios fora dela enquanto tenta impedir uma guerra que no fim ela tem que lutar. Essa foi uma leitura inesquecível e maravilhosa que teve um final emocionante, ver o amor de Maia pela sua família e Edan foi algo de aquecer o coração.

Ana 09/01/2024

Entendi aqui o pq de ninguém ter hypado o primeiro livro. Foi em misericórdia para que outros n tivessem que ler o segundo como eu fiz.
Me causou quase dor física de tanta decepção.
Todos, repito, todos os personagens são descaracterizados, a protagonista se torna insuportável e não faz a única coisa que ela sabia fzr no primeiro (sim, ela, a alfaiate que passou o primeiro livro inteiro falando que amava alfaiataria, aqui n encostou em uma agulha até 50% do livro e dps ainda fazia isso mal), ela tbm aprendeu a lutar e matar gnt em 2 dias com base em conhecimentos que tirou do rabo dela, e panhou um prazer enorme por uma adaga que ela tinha era medo antes. O feiticeiro "mais poderoso do mundo" aqui virou um cachorro da protagonista que mal mal tinha vontade própria, quem dirá personalidade. O enredo foi uma confusão com um monte de coisas acontecendo em sequência uma da outra, em que msm com vários acontecimentos, não deixava de ser enrolado. Vai completamente contra a premissa e a vibe do primeiro livro e frusta em todos os requisitos possíveis e ainda mais alguns.
Lady Sarnai e Xina (que não tem fala, cena ou qualquer coisa) tiveram o fardo de carregar esse livro nas costas. E como não me canso de dizer, deveriam ser os protagonistas e n tiveram um final justo se comparado a salvação que foram pra criar algo bom na história.
De resto é tudo ruim mesmo, mas é ruim com força.
Mas, se anima, os últimos 5% são maravilhosos.

Kah 03/01/2023

Abaixo das expectativas
Eu gosto muito da escrita e da forma direta que a Lim conduz as histórias dela, adorei que ela fez referências a six crimson cranes aqui achei muito inteligente da parte dela mesclar esses universos e deixar claro que tudo se passa na mesma época.

Eu fiquei levemente decepcionada com o enredo desse livro, não sei se foi por que eu esperava algo como o primeiro mas esse pareceu mais opaco num geral, acho que o Edan perdeu muito da personalidade dele e virou o par romântico da Maia.

Fora isso o plot é bem interessante, feliz que no final tudo deu certo e foi coerente, o imperador teve o que mereceu e quem devia ter subido ao trono subiu. Finalzinho bem fofo e merecido eu diria, um bom livro mas é só isso.

julietcai 09/05/2021

me encontro respirando por aparelhos, obrigada maia
"Já estou farta das estrelas por agora. Leve-me para o mar."

a trajetória da maia nesse livro é tão incrível. há partes que a leitura pode se tornar cansativa pq ela sempre fica no empecilho de continuar maia tamarin ou virar o demônio que salvará a'landi ? em teoria ?.

não sei o que dizer na verdade, foi um despedida muito satisfatória pra mim, e meu deus, o que foi essas referências ao fio vermelho do destino entre maia e edan? aqui jaz uma shipper .

um final condizente e que me deixou de coração quentinho.

Carol Maia 14/06/2021

4 estrelas por toda a jornada da Maia.

Esse livro começa extremamente eletrizante, sem um minuto de paz. Kkkkkkk Vários acontecimentos logo nas primeiras páginas. No entanto, depois se torna morno e os acontecimentos começam a se repetir. Depois das cento e poucas páginas é basicamente apenas sobre o drama da Maia se tornar um demônio e como isso vai afetar a salvação de A'landi.

Outra coisa que não me agradou muito nesse livro foi o próprio Edan. Ele demora a aparecer e quando aparece definitivamente não parece nem um pouco com o feiticeiro do primeiro livro. Entendo que esse livro é mais sobre a Maia, mas houve uma descaracterização do personagem sim.

Quanto ao final este me agradou. Achei bem legal e emocionante como aconteceu.

Como eu disse no início dei 4 estrelas pela jornada em geral da Maia. O primeiro livro é maravilhoso, este deixou um pouco a desejar, mas mesmo assim foi uma conclusão digna.

Cecilia 28/10/2021

To chorona
Nao é tao bom quanto o 1°, as partes descritivas dos ambientes me irritaram um pouco, mas tirando isso, eu amei, a fantasia te prende e nao te solta ate finalizar, e to super orgulhosa da Maia e do Edan e da autora que me surpreendeu em cada pag com uma cultura repleta de maravilhas. Amei

Ivy (De repente, no último livro) 27/11/2021

Dualogia maravilhosa
Eu simplesmente amei essa parte final da dualogia. A trama esteve simplesmente perfeita (só senti falta de mais participação do Edan, ele estava tão apagadinho nessa segunda parte). Maia Tamarin foi uma das melhores protagonistas que eu li esse ano, eu adorei porque ela tem uma bravura e uma resiliência convincentes, ela não é a donzela em apuros e nem a super mártir, é alguém cheio de dilemas e lutas e Maia passa por uma metamorfose importante nessa segunda parte, a evolução da personagem foi fascinante e extremamente bem escrita.

O universo que Elizabeth Lim criou é daqueles que a gente se apega e não quer terminar de ler, queria mais livros desenvolvidos em A´landi, me apaixonei por esse lugar, as descrições da autora, sempre tão pontuais e necessárias, foi muito gostoso ler esse livro, uma leitura perfeita para quem gosta de muita fantasia, com gênios, demônios, deuses, feiticeiros, princesas guerreiras, imperadores tiranos e tudo o mais que se poderia esperar de uma fantasia oriental cheia de misticismo e magia.

O livro tem de tudo: um romance fofo, que conquista mas não enjoa e nem ganha excesso de protagonismo, uma trama cheia de mistérios, renúncias e perdas, uma ambientação cativante, personagens complexos e intrigantes e um final cheio de emoção, que encerra com brilho essa dualogia linda. Amei cada capítulo.