Encontro com a Morte

Encontro com a Morte Agatha Christie

Resenhas - Encontro com a Morte

Gislene.Batalha 03/01/2024

Encontro com a morte
"Você entende que ela tem de ser assassinada, não entende?"
E assim uma mulher odiada não só pela família mas por todos é encontrada morta.
Morte natural ou assassinato?
Isto é o que Hercule Poirot irá descobrir.
rafoliss 03/01/2024minha estante
agr deu vontade de ler esse dela!!!

Patresio.Camilo 14/03/2023

ALGUNS ELEMENTOS JÁ ESCRITOS, MAS BEM FEITOS PELA AGATHA
Encontro com a morte, conhecemos a família Boynton, na região da Palestina, mais precisamente em Jerusalém.
O livro começa de uma forma um pouco diferente, com Poirot já dando as caras logo no início, mas depois ele sai de cena, e deixa os exóticos americanos Boynton e seus agregados durante a primeira parte, que ocorre no hotel em Jerusalém.
Dividido em duas partes, a primeira termina com a viagem dos personagens de Jerusalém para Petra.
A segunda parte, quando ocorre o crime, consegue trazer as pontas da primeira, o que deixa o livro interessante.
Gosto dos livros da Agatha Christie neste formato, quando ela faz capítulos curtos e dinâmicos, e a atuação de Poirot fica bem melhor, e menos tediosa.
Em alguns pontos achei que lembrava bem o Expresso do Oriente, e creio que a própria Agatha fez de propósito.
Mas é um livro leve, de boa leitura, que flui rápido, personagens encantadores e legais.
Enfim, mais uma boa leitura em 2023.

voandocomlivros 25/12/2022

🔍"DE UM MODO GERAL, AS PESSOAS CONTAM A VERDADE. PORQUE É MAIS FÁCIL! PORQUE FORÇA MENOS A CAPACIDADE INVENTIVA! VOCÊ PODE DIZER UMA MENTIRA, DUAS, TRÊS OU ATÉ QUATRO... MAS NÃO DÁ PARA MENTIR O TEMPO TODO. EM ALGUM MOMENTO, A VERDADE ACABA APARECENDO."

"Encontro com a morte" foi publicado pela primeira vez em 1938, alguns dias antes de seu lançamento apareceu no Daily Mail uma matéria especial escrita por Christie mapeando a criação de Poirot e expressando seus sentimentos sobre ele na citação que ficou bem famosa: "Houve momentos que senti: Por que, por que, por que eu inventei essa criatura detestável, bombástica e cansativa?"

Bem polêmica, não? Talvez por isso o sagaz detetive belga tenha permanecido um pouco mais ofuscado nesse romance. E mais tarde, em 1945, quando a autora adaptou a história para uma peça, além de mudar radicalmente a identidade do assassino, ela também tenha optado por eliminar Hercule Poirot do enredo.

🔎"NÃO ME RENDO AO CORPO! É A MENTE QUE IMPORTA!"

Tenho que confessar que discordo da Agatha nesse ponto, primeiro que amo o Poirot e depois de 37 obras lidas da autora, esse amor só aumenta. Segundo que nesse livro, a Agatha se superou em criar uma das personagens mais intragáveis até agora, a Sra. Boynton.

Ela é desprezada por todos que a conhecem, inclusive por sua família. Todos os seus filhos vivem sob seu controle e é fácil ver como sua tirania manipuladora faz da Sra. Boynton uma das personagens mais detestáveis de qualquer romance de Christie, pelo menos até aqui.

🔍"UM HOMEM PODE E DEVE CONTROLAR O PRÓPRIO DESTINO. UM HOMEM QUE SE PREZA CORRE ATRÁS. NÃO FICA PARADO, SEM FAZER NADA."

Mais uma vez, Agatha Christie se concentra nas relações psicológicas entre as personagens. Há algo atraente sobre a vil Sra. Boynton, pois nenhuma das pessoas ao seu redor encontra forças para se afastar dela, embora isso acabe sendo para o seu próprio bem. Ao mesmo tempo, o comportamento sádico da Sra. Boyton fornece uma série de mentiras e enganos que acabam deixando o mistério mais instigante.

🔎"ÀS VEZES CEDEMOS PORQUE NÃO QUEREMOS BRIGAR. NÃO É BOM BRIGAR, MAS ACHO QUE SEMPRE VALE A PENA LUTAR PELA NOSSA LIBERDADE."

Apesar de ter algumas pontas soltas e mal explicadas, o desfecho foi totalmente surpreendente e isso acabou me ganhando. Não está entre as obras que mais gostei da autora, mas as curiosidades que têm por traz da criação dessa história são interessantíssimas. E só por isso a leitura já valeu demais.

Di ð 27/11/2022

Um bom título
Diria uma boa mas não excelente história a trama eh bem construída mas apartir da página 150 mais ou menos começa a ficar um pouco enrolado o desvendar do crime e achei tbm que faltou falar um pouco do passado e da prisão da lady , de restante me surpreendeu a real assassina apostei em Sarah nunca nela. Fui feita de trouxa pela Agatha e está eh a melhor parte.

Angel 19/02/2021

Foi a primeira vez que torci por uma morte, e que o detetive não resolvesse o caso. Maravilhoso!

Helena.Moreira 23/07/2020

Rendez vous avec la mort
Comprei esse livro na versão francesa enquanto estava viajando para dar de presente para o meu avô (que também é super fã da Agatha Christie). Ele leu, gostou muito e ainda comprou o livro na versão brasileira para mim.
Em questão de história, é aquele crime clássico, fácil de acertar o assassino. Mas a escrita da Agatha e seu jeito de transmitir a história sempre faz com que as histórias sejam surpreendentes.
Mais um caso resolvido para o nosso amado detetive Hercule Poirot. Impressionante como até quando ele está de férias acontece algum crime e ele se vê envolvido na investigação, além de escutar palavras soltas dias antes do crime e conseguir conectá-las ao assassinato. Genial

Débora Galter 19/04/2020

" Tem um encontro marcado... um encontro a que não vai poder faltar, um encontro com a ... ".

V_______ 28/03/2020

Final Supreendente
Em Encontro com a Morte somos apresentados a família Boynton e sua matriarca cruel, que manipula todos membros da família com punho de ferro. Com a repentina morte da matriarca, todos membros da família ganham, em todos âmbitos, cabe agora a Hercule Poirot descobrir quem realmente foi o responsável por esse assassinado, se um membro, dois ou talvez todos os familiares são os responsáveis. Com um final surpreendente, como já é de se esperar de Agatha Christie, Encontro com a Morte certamente é um livro que fará com que o leitor o devore e queira descobrir como esses crime ocorreu. Uma coisa eu digo, aquela velha precisava morrer.

anselmo.pessoal 11/11/2019

Uma leitura deliciosa ...
Poirot só aparece realmente na segunda metade do livro. Assim o livro praticamente se divide em duas partes. A primeira meio que constrói o cenário e a segunda é o Poirot desvendando o crime. As duas partes são uma delícia de se ler. Uma pena que ela não explora mais o cenário da segunda parte que se passa em Petra. Na forma como está no livro poderia ser qualquer lugar. Uma leitura, como sempre, deliciosa.