Menina Feita de Estrelas

Menina Feita de Estrelas Ashley Herring Blake

Resenhas - Menina Feita de Estrelas

Belabernardi 10/06/2023

Gostei
Eu li ele bem rápido e me prendeu bastantes!
Acho um livro muito necessário, mas com muitos gatilhos, antes de ler é bom checar todos os gatinhos.

telecuteco 03/06/2023

Olha.
A trama desse livro é de se admirar... Olha, abordar um tema tão sensível como esse não é fácil, e ainda por cima, estamos olhando tudo pelos olhos da Mara, a irmã gêmea do acusado, eles são apenas adolescentes. São tantas as emoções, tantas as confusões. A ideia de ver seu irmão, gêmeo, sendo acusado de violar o corpo de uma menina, que aliás é uma de suas melhores amigas... Olha...
A Mara vai passar por muitas coisas, muitos pensamentos, e lembranças do passado que ela não quer lembrar. Ela tem medo, vergonha, raiva, tristeza, e o pior de todos; a saudade. A saudade de uma vida antiga.
Espetacular. Uma leitura triste e linda de se ler.

Natalie.Padilha 02/06/2023

Eu já olhei para cara e já pensei favoritado.E realmente foi um livro que meu mil emoções retratam assuntos super importantes e eu amei tudo isso.
Só que justo a edição que eu peguei o livro faltava algumas páginas e eu perdi metade dos acontecimentos.

Shawn2 27/05/2023

Menina feita de Estrelas
MEU LIVRO FAVORITO ATÉ AGORA!!
Esse livro tem tantas camadas, tantas nuâncias de cada personagem, é tão sensível e ao mesmo tempo pesado de uma forma que machuca mas ensina.
É uma história extremamente necessária sobre abuso sexual ( ?? ALERTA DE GATILHO ??), sobre movimento feminista e lgbt que te faz questionar o tempo todo a injustiça da nossa sociedade.
Você se sente tão perdido e despedaçado quanto a protagonista quando descobre a verdade sobre seu irmão e consegue sentir ela se enfiando no escuro, perdendo as esperanças a medida que seu mundo e pilares vão desabando e deus traumas vem a tona, é um livro muito imersivo e de escrita muito fluida.
Além de toda a representatividade que ele possui, com personagens de diferentes sexualidades e gêneros, que inclusive são extremamente reais a experiências das pessoas da comunidade. Muito dificilmente aparece uma história com personagem Não-binário e ver isso nessa história é de deixar o coração quentinho.
Livro perfeito, recomendo muito!

?FAVORITADO PELO SHAI

Liv 08/05/2023

Eu me sinto até um pouco mal de dar "apenas" quatro estrelas para esse livro. Ele é pesado mas essencial. Ele fala de um assunto essencial de uma forma essencial e, sinceramente, acho que a leitura me mudou um pouco. Para todos que decidirem ler, porém, leiam bem os avisos de gatilhos.

emi 04/05/2023

Menina feita de estrelas
Foi uma leitura difícil, mas não por motivos negativos, como se o livro fosse mal escrito, muito pelo contrário, ele foi uma leitura difícil por ser bem escrito.
acompanhar a trajetória da mara e da hannah, duas sobreviventes, foi mais difícil do que eu imaginei. me fez pensar e refletir mais do que eu queria e me fez sofrer mais do que eu gostaria.
menina feita de estrelas me fez entender muitas coisas. me fez ver que nem sempre as coisas são tão simples quanto parecem ser, porque para quem é apenas um telespectador do lado de fora, à distância, não é possível captar cada pequeno detalhe que forma a obra maior, aquela que é vista de longe. eu aprendi que nada é preto no branco, e que às vezes pessoas terríveis são as que você mais ama no mundo ? e está tudo bem nisso.
um livro que deixa um sentimento de angústia muito grande no peito, mas que vale a pena o tempo da leitura. não acho que serei a mesma pessoa depois dele, e vejo isso como uma coisa boa.

carol2497 02/05/2023

"Por todas as meninas cujo nome jamais saberei"
Incrível a forma que o livro trata de assuntos como vítimas de estrupo e a forma que a sociedade oprime elas de um modo muito real fazendo com que o leitor percebe que a história ali é algo que pode acontecer em nossa realidade. Tenho certeza que a partir de agora esse livro será o que mais indicarei para pessoas, acho que todos deveriam ler.

Queria Estar Lendo 01/05/2023

Resenha: Menina Feita de Estrelas
Menina Feita de Estrelas é um soco no estômago. A história de Ashley Herring Blake discute estupro, misoginia e o silenciamento das mulheres. É um livro pesado, doloroso, realista e impossível de largar a partir do instante em que a leitura começa.

Aviso de conteúdo: apesar de ser um YA, esse livro trata de assuntos pesados e traz algumas cenas envolvendo alguns deles. Com relatos e descrições. Estupro, assédio sexual, pedofilia, manipulação e violência psicológica.

Mara é irmã gêmea de Owen. Eles são os gêmeos estrelados, nascidos sob a constelação de Gêmeos. Olham para as estrelas pela janela, e têm uma conexão emocional enorme. Mara ama seu irmão, sua personalidade, sua presença. Ele é sua outra metade.

Por isso, quando ele é acusado de ter estuprado uma de suas melhores amigas, o mundo de Mara desaba. Ela não quer duvidar de Hannah, mas também não quer acreditar que seu querido irmão seria capaz de tamanha violência. Sob seus pés, o universo deixa de fazer sentido.

Além disso, Mara também tem os próprios traumas para lidar. Traumas silenciados por anos. E a questão com sua ex-namorada-talvez-ainda-melhor-amiga, que parece se complicar a cada dia que passa.

Menina Feita de Estrelas é um soco na cara. No estômago. No coração. É um livro pesado em todos os sentidos, apesar de tratar todas as situações com a maior sensibilidade do universo. A autora conversa com seus leitores através de uma narrativa poderosa, questionadora e extremamente perturbadora.

"Mas eu não sou uma menina feita de estrelas. Sou só eu, só uma menina, só a Mara."

É um livro necessário por ser tão realista. Desesperadoramente realista. Tudo em que a história encosta se desenvolve de um jeito real. E por isso dói tanto. Dói porque fala sobre o silenciamento das vítimas de estupro, dói porque fala do medo de quem sofreu qualquer tipo de violência sexual. É perturbador porque é uma história que aconteceu milhares de vezes ao redor do mundo.

Mara é uma protagonista maravilhosa. Ela está vivendo dramas adolescentes em relação aos sentimentos pela melhor amiga. Está vivendo problemas normais na escola, com notas e dia a dia. E então o mundo desmorona sobre sua cabeça com a acusação de estupro ao seu irmão; seu porto seguro. A pessoa em quem ela mais confiava no mundo.

Mara também é a líder de um coletivo feminista na escola, o que a perturba ainda mais. O peso de lidar com a acusação, com o trauma de sua amiga, Hannah, com o julgamento na escola, com as mentiras que começam a ser espalhadas, com o afastamento do seu irmão, é tudo demais. Quanto mais entendemos a Mara, mais dói conhecer sua história.

"Então o que foi que eu deixei escapar? Porque eu só posso ter deixado escapar alguma coisa em algum momento, não é? Ele é o meu irmão gêmeo. Ele é metade de mim. Eu sou metade dele."

Ela e o Owen eram a metade um do outro, e elas se partem. A jornada de negação para aceitação da Mara é perturbadora porque lida com o emocional dela muito bem. Tudo que acontece no livro soa muito real; seus medos, seus terrores, sua angústia. Seus traumas, também, que saem de fininho para assombrá-la.

O livro trabalha bem a questão do emocional, e também do psicológico. Não tem nada gráfico, mas é horrível. Não tem nada romantizado, nenhuma cura milagrosa para os horrores que aparecem no decorrer da história. A autora trata essas situações como devem ser tratadas, no que concerne o apoio e a união feminina. E também em relação à justiça; é revoltante, em partes, e em outras é necessário para ilustrar como o mundo ainda é um lugar terrível para as vítimas de violência sexual. Como desacredita cada uma delas. Como manipula, julga, aponta o dedo, diz que não foi nada demais.

"As melhores mentiras são disfarçadas no meio de verdades incontestáveis."

Mas também tem esperança. Tem momentos de aquecer o coração. Menina Feita de Estrelas é um livro pesado, mas é igualmente leve. Oferece conforto às suas garotas. Mostra que elas não estão sozinhas, no fim das contas. Que têm umas às outras. Mara tem companhia na escola. Hannah tem aqueles que acreditam nela.

Mara e Hannah não estão sós, apesar de parecer. Aos poucos, esses momentos de esperança surgem na trama. Em equilíbrio com aqueles que vão querer te fazer explodir cabeças. As situações com o Owen, principalmente, escalonam para ilustrar como se comporta alguém que entende o privilégio de suas mentiras.

Eu defini minha leitura como: queria mastigar as páginas e chorar em cima delas. Porque foi assim mesmo. Você vai querer arrancar os cabelos. Vai querer esfregar a cara de vários personagens masculinos no muro de chapisco. Mas também vai querer abraçar as meninas e protegê-las e dizer que, com o tempo, vai ficar tudo bem. Não vai passar com uma cura milagrosa, mas elas não estão sozinhas.

"Queria poder tirar uma foto de mim mesma neste exato momento, para poder lembrar dessa menina decidida, me apegar a ela."

Menina Feita de Estrelas é um livro lindo. Devastador. Cheio de sororidade feminina, mas também de revolta pela falta de justiça e de empatia. É uma história poderosa que merece ser discutida.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/05/resenha-menina-feita-de-estrelas-ashley.html

Biblioteca Álvaro Guerra 27/04/2023

Menina feita de estrelas é uma narrativa pungente sobre a necessidade de dar voz às vítimas; sobre amizade e rede de apoio; sobre seguir em frente e encontrar o próprio caminho na escuridão, mesmo quando tentam apagar seu brilho.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786550080228

karolina 27/04/2023

Por todas as meninas cujo nome jamais saberei
?'

uma breve sinopse, a menina feita de estrelas trata de uma história de dois irmãos gêmeos, extremamente unidos e próximos, com relações perfeitas, até que simplesmente um dia, o irmão é acusado de estupro, e, a gêmea vê seu mundo desabar por água abaixo. quem está falando a verdade? como ela poderia amar alguém que gez algo imperdoável.

cara, o que dizer sobre este livro, ele é uma leitura extremamente necessária, foi indo pro final do livro e eu ja não me aguentava mais de chorar. sobre como as vítimas sempre se sentem culpadas, sobre como ninguém é capaz de acreditar nelas, mas, sobre tudo, que elas não devem passar por essa dor sozinhas, existe uma rede de apoio, e você sempre deve contar o que aconteceu.

e no livro, é abordado o estupro por parte do namorado da garota, que achei de extrema importância visto que, a sociedade precisa entender que um não é um não, independentemente da pessoa a que o "não" for direcionado.

eu literalmente nunca vou ser capaz de superar esse livro.

ah, o livro tem representatividade pan e não binária também, achei bem legal essa parte.

simplesmente, leiam, é realmente algo que todo mundo deveria ler, uma leitura obrigatória

"- mãe... pai... preciso contar uma coisa pra vocês.
pela hannah.
pela charlie.
por todas as meninas cujo nome jamais saberei.
por mim.
uma menina de carne e osso."

? ? ?

Fabi | @ps.leitura 03/04/2023

{resenha feita no blog}
Quando a constelação de Gêmeos despontava no céu, nasceram Mara e Owen. Uma irmã e um irmão unidos pelos astros. Até que um acontecimento muda completamente o relacionamento deles.

"Menina feita de estrelas" é uma obra que só pela capa já desperta interesse pela leitura, né? Suas cores chamativas, assim como um título instigante, mas o que não esperamos é que em cada virar de página, a mesma vai proporcionar um avalanche de acontecimentos marcantes e difíceis na vida dos personagens.

Mara é a personagem principal da história, onde ela fala sobre sua sexualidade, principalmente se assumindo para seus pais, assim como lida com a questão de sua ex-namorada, o seu projeto feminista e com as questões que giram em torno do seu irmão.

No começo do livro é bem perceptível o quanto ela e Owen são conectados. A conexão entre irmãos é algo que deixa o coração quentinho, sabe? Mas quando essa acusação é declarada, isso afeta completamente o vínculo que eles tinham.

Por Mara ter um projeto onde defende mulheres, como ela poderia ficar totalmente ao lado do irmão? Mas isso não muda o fato de que ela se sente confusa e perdida em muitos momentos, afinal, são questões do coração. Questões onde ela luta por aquilo que acredita, mas também sente vontade de lutar por uma pessoa que ela ama.

E no meio de todos esses dilemas que a autora Ashley Herring Blake começou a desenrolar a história.
Esse é um livro que trata de assuntos como estupro, traumas, relacionamentos delicados, sexualidade e identidade. E ao longo dos capítulos, a autora soube como explorar cada um deles através da Mara, mostrando toda a sua autenticidade e como lidar com essas questões delicadas.

É um livro que mostra o quanto é importante falar. É preciso expor o seu sentimento, expor quem você é. Não há porque ter medo. Não é necessário se preocupar com as opiniões alheias e a repercussão de determinada situação. É preciso olhar para si mesma. É preciso cuidar de você.

E apesar de "menina feita de estrelas" não ter me deixado completamente envolvida na trama, ainda assim, é uma obra que aborda assuntos delicados e importantíssimos, principalmente para os jovens entenderem sobre as questões de consentimento e de aceitarem quem realmente são.

Então recomendo a obra para quem gosta dessas temáticas ou que quer conhecer um pouco mais, mas fica aqui o meu alerta de gatilho:

⚠ O livro pode conter gatilhos de culpabilização da vítima e agressão sexual.

site: https://www.psamoleitura.com/2023/04/resenha-menina-feita-de-estrelas-ashley-herring-blake.html

Larissa Tabosa 26/03/2023

Muitos gatilhos de estupro e assédio.
Gostei da forma como a autora aborda o assunto e apesar de querer que, pelo menos na ficção, as coisas sejam diferentes entendi o jeito como tudo aconteceu.