Menina Feita de Estrelas

Menina Feita de Estrelas Ashley Herring Blake

Resenhas - Menina Feita de Estrelas

lau¡! 16/06/2021

"A gente está sozinha pra lutar contra o mundo inteiro..."
?? o livro tem gatilho estupro e assédio ??

Mar é uma garota no terceiro ano do ensino médio, é bi e acabou de terminar com a sua namorada/melhor amiga Charlie. Ela participa do grupo Empodera em sua escola, que luta pelos direitos das mulheres e pela causa LGBTQIA+. Um dia seu irmão gêmeo Owen é acusado de estupro, por sua namorada Hanna, que também é amiga da Mar. Agora ela precisa seguir seus valores ou ficar do lado de seu irmão!

Esse livro deveria ser lido por todos, nunca aprendi tanto sobre, mas de uma forma "leve". Li em três dias e só ganhei aprendizado, foi uma indicação de uma amiga e eu amei muito mesmo.
clara 16/06/2021minha estante
agora eu quero ler aaaa

lau¡! 16/06/2021minha estante
que bom amg!!! essa foi a intenção mesmo

Marianna 16/08/2021minha estante
Esse livros é perfeito, incrível e sensacional. Faz repensarmos sobre muita coisa e ter uma nova perspectiva sobre a situação vivenciadas, confesso que chorei em boa parte do livro.

belle16 22/09/2021minha estante
em qual página está a frase de cima?

Let 21/12/2022

?Você não é vítima. É uma sobrevivente!?
Que livro EMOCIONANTE! Preciso já avisar que é uma leitura que pode causar gatilhos com estupr0, abus0 s3xual e bif0bia, mas a forma como a autora trabalhou esses temas mexeu mto comigo. Chorei horrores acompanhando a história dessas 2 meninas que tiveram seu poder de escolha arrancado, e suas vozes silenciadas. Pq é isso que ?menina feita de estrelas? é: um livro sobre marcas e sobre o processo de cura. Sobre a importância de ter alguém que acredita em você

A Mara é uma protagonista mto forte e complexa. Me coloquei no lugar dela o tempo todo e entendi todas as decisões que ela tomou. Senti raiva, medo, frustração e tristeza junto com ela, de tão intensa que foi a leitura! E o dilema que ela precisou enfrentar, ver o próprio irmão gêmeo ser acusado de estupr0 pela garota que é amiga dela. Como isso destrói tudo que ela conhece. Os capítulos finais me destruíram. Não é um final ?feliz?, mas é um final bonito

E ah, se você é do tipo que espera um romance sáfico, esse não é o foco, e sim a jornada da Mara com ela mesma. E Alex? te adoro, mas a Charlie é minha favorita. Como é bom ver personagens não-binários nos livros. Mas enfim? favoritado!

Dani @oslivrosdadani 07/02/2020

Leitura maravilhosa
[...] As melhores mentiras ficam disfarçadas sob verdades incontestáveis.

Alguns traumas vivenciados no passado são facilmente superáveis, muitos outros ficam enraizados e ao invés de enfraquecer vão ganhando espaço e oprimindo a sua vítima até que essa não consiga mais resistir.

Mara tem em Owen seu porto seguro.  O irmão que nascera poucos segundos antes dela. Aquele que a acalentava todas as vezes que fosse necessário. Que subia com ela no telhado para contar-lhe histórias olhando as estrelas e a levava as festas para diminuir a tristeza em decorrência ao termino com Charlie, melhor amiga e ex-namorada.
Um garoto no seu colégio é acusado de estupro.  Em decorrência de tudo aquilo que batalha e acredita, Mara sabe que tem como dever apoiar garota. Mas isso não será tão fácil quando o agressor é Owen, seu irmão.

Em uma narrativa extremamente cativante e fluida e com um enredo completamente reflexivo, Ashley Hering Blake nos traz uma história que aborda pontos importantes relacionados a família e amizade, identidade de gênero, e uma aula se sororidade. Uma união e aliança entre as mulheres, extremamente importante para o feminismo, que vem ganhando força a cada dia. E quando encontramos isso em um YA, nos dá uma certa esperança de que estamos enxergando que somos mais fortes quando estamos unidas.

Essa narrativa também reforçar que o abuso sexual não está correlacionado a alguém desconhecidos, e sim a concessão ou não do ato.  O agressor não tem um estereótipo, assim como não há correlação entre a vítima seu comportamento.
O estupro é uma subjugação com um poder devastador, ainda mais ao se deparar com uma sociedade machista que por muitas vezes transforma o agressor em vítima.

Uma leitura com vários pontos fortes, abordados e trabalhados de forma realística, sem romantizar nenhum deles. É assim que defino essa leitura responsável por me fazer pensar e repensar em muitos conceitos errados, e até mesmo sobre o nosso senso de justiça entre o certo e o errado.

Finalizo essa resenha com a seguinte frase;

[...] Ensine o homem a respeitar, e não a mulher a temer.

drago 12/02/2023

Profundo, emocionante e importante
Gatilhos: assédio, estupro, trauma (estresse pós traumático), bullying, pedofilia e ansiedade

“Menina feita de estrelas” é um livro que conta a história de Mara, uma jovem estudante que está no ensino médio. Mara é líder do grupo ativista da sua escola e, quando seu irmão é acusado pela namorada de estupro, o mundo de Mara se despedaça. Pressionada a tomar um lado entre o do irmão e o da amiga, Mara passa por um momento muito difícil e se lembra de um trauma passado que passa a afetá-la mais. Suas relações são muito abaladas nesse momento e Mara não sabe como se recuperar dessa situação.

Olha, eu vou tentar organizar essa resenha pra falar de todas as coisas que eu acho importantes, porque esse livro é muito bonito e profundo e me fez sentir tantas coisas. É uma história muito realista e a escrita torna ela algo muito imersivo e que afeta muito os sentimentos e o olhar do leitor.

Primeiramente quero mencionar os pensamentos da protagonista e como eles são trabalhados ao decorrer da narrativa. A confusão e ansiedade de Mara diante dos acontecimentos é evidente desde o princípio do livro e acompanhar isso durante o livro me fez criar um carinho enorme por ela, porque é uma situação tão complicada, e ela ta passando por tanta coisa que ir entendendo ela e ir descobrindo coisas sobre ela me fez querer estar lá pra ajudar ela com tudo isso, porque de verdade, Mara é uma menina encantadora.

Toda essa confusão mental também envolve e afeta os relacionamentos da menina, especialmente com a família e com os amigos próximos. O clima em casa fica muito tenso e Mara não consegue lidar com tudo aquilo, não consegue lidar com o fato de que seu irmão foi capaz de fazer algo que ela jamais imaginou, a relação dos dois é fortemente afetada e a presença de memórias de quando eles eram mais novos torna o livro muito emocional. Mara também tem uma ex por quem ela ainda tem sentimentos, e a relação das duas é muito bem trabalhada e introduzida, porque apesar de serem ex, elas são melhores amigas e no cenário da história, as amizades são essenciais. Eu amo muito a relação das duas e amo como a história de Charlie também é contada e como a personalidade e a identidade dela também tem seu espaço na narrativa.

Além de Charlie, Mara também tem uma amizade muito importante com Alex, o melhor amigo de seu irmão. Depois dos acontecimentos que introduzem a narrativa, a relação dos dois é muito aprofundada e o apoio que eles se dão e a forma com a qual eles se ajudam e lidam com aquilo juntos é muito bonita e interessante de acompanhar, no meio de sentimentos tão confusos eles foram muito importantes um pro outro. Outra amizade de Mara que é bem aprofundada é a com Hannah, a ex-namorada de seu irmão. É muito bonito de verdade as conversas que elas têm, o apoio que elas se dão e a confiança que elas têm uma na outra, mesmo que existam partes que impedem a amizade delas no contexto da história, ela se mostra muito forte e de verdade me fez chorar. Foi muito lindo ver a união e a honestidade entre elas duas.

O livro fala sobre assuntos bem pesados e de uma forma bem realista. O trauma é muito presente na história, que fala basicamente como ele afeta a pessoa e como é difícil superar ele ou apenas aprender a conviver com pensamentos autodestrutivos e pessimistas. Não é um livro fácil de ler, e mexe muito no emocional por evidenciar tanto um assunto que na maioria das vezes se passa às escondidas. Esse livro expõe todas as questões de lidar com o trauma, sobre o quão importante é que o sobrevivente fale sobre isso e busque apoio, é um livro que nos mostra um lado das coisas que muitos de nós podem jamais ter ouvido falar ou parado pra pensar o quão intenso e profundo é. É um livro que eu com certeza não vou esquecer e que vou levar pra vida.

O livro passa mensagens muito importantes e a forma como ele acaba é de verdade muito emocionante e é pra chorar mesmo, ainda mais depois de todo apego que inevitavelmente se cria com as personagens e suas histórias. É um livro lindo de morrer com uma escrita linda de morrer também. As metáforas com o espaço, as constelações e as estrelas são muito presentes na narrativa e traçam muito bem a personalidade e as relações de Mara, especialmente com o irmão. Tem diversos trechos bonitos e toda a narrativa é muito emocionante. Recomendo a leitura, porém acho muito importante chamar atenção para os possíveis gatilhos.

Mateus.Caixeta 27/12/2021

"Até meninas que são feitas de estrelas são prisioneiras"
Tentando há 5 minutos começar essa resenha, mas falhando miseravelmente. Desde antes de ler, já sabia que iria gostar, ainda assim, me sinto surpreendido. O livro não é a 8 maravilha do mundo, porém consegue cumprir a que veio. A forma como a autora constrói o livro, colocando a protagonista no meio do conflito, sendo irmã do abusador, e ainda amiga da vítima. Foi de longe, a melhor coisa do livro pra mim. O começo é um tanto irritante, depois que passa dos 25%, nesse momento o livro ficou muito bom. É uma história bem escrita, o livro flui de forma rápida, o que ajudou bastante. Também amei o final, não é aquilo que eu queria, mas foi necessário pra mostrar a realidade, que infelizmente isso acontece várias e várias vezes.

Mara: Uma personagem lotada de problemas, dores e precisa de uma terapia. Aliás, todos os personagens desse livro precisam. A parte que ela conta o que aconteceu no 9°ano..deu muito gatilho, a autora pegou nessa parte. Enfim, gostei da personagem, mesmo ela tendo esse turbilhão de sentimentos.

Owen: Cada página que passava, mais esse personagem chegava no fundo do poço. Chernobly ambulante.

Hanna: Quero proteger do mundo, ela é preciosa demais. Uma Sobrevivente.

Charlie: Me indetifiquei com ela, também foi uma personagem legal. O relacionamento dela e da Mara... foi bem 8 ou 80, não gostei muito dessa parte. Mas, no final elas estão incríveis

"Vale a pena": É um livro adolescente, mas que fala de um tema necessário. Tem muita representatividade, e também alguns gatilhos. Indico pra quem quer uma leitura rápida e reflexiva. Foi um livro que me fez madrugar, isso não acontecia há muito tempo.
lio 27/12/2021minha estante
eu tô em dúvida se coloco ele como meta para ano que vem, porque tenho certo receio dele ser muito pesado

Mateus.Caixeta 27/12/2021minha estante
Ele não é muito pesado, tem ali umas cenas de gatilho. Pelo menos pra mim, acho que vale a pena

Queria Estar Lendo 01/05/2023

Resenha: Menina Feita de Estrelas
Menina Feita de Estrelas é um soco no estômago. A história de Ashley Herring Blake discute estupro, misoginia e o silenciamento das mulheres. É um livro pesado, doloroso, realista e impossível de largar a partir do instante em que a leitura começa.

Aviso de conteúdo: apesar de ser um YA, esse livro trata de assuntos pesados e traz algumas cenas envolvendo alguns deles. Com relatos e descrições. Estupro, assédio sexual, pedofilia, manipulação e violência psicológica.

Mara é irmã gêmea de Owen. Eles são os gêmeos estrelados, nascidos sob a constelação de Gêmeos. Olham para as estrelas pela janela, e têm uma conexão emocional enorme. Mara ama seu irmão, sua personalidade, sua presença. Ele é sua outra metade.

Por isso, quando ele é acusado de ter estuprado uma de suas melhores amigas, o mundo de Mara desaba. Ela não quer duvidar de Hannah, mas também não quer acreditar que seu querido irmão seria capaz de tamanha violência. Sob seus pés, o universo deixa de fazer sentido.

Além disso, Mara também tem os próprios traumas para lidar. Traumas silenciados por anos. E a questão com sua ex-namorada-talvez-ainda-melhor-amiga, que parece se complicar a cada dia que passa.

Menina Feita de Estrelas é um soco na cara. No estômago. No coração. É um livro pesado em todos os sentidos, apesar de tratar todas as situações com a maior sensibilidade do universo. A autora conversa com seus leitores através de uma narrativa poderosa, questionadora e extremamente perturbadora.

"Mas eu não sou uma menina feita de estrelas. Sou só eu, só uma menina, só a Mara."

É um livro necessário por ser tão realista. Desesperadoramente realista. Tudo em que a história encosta se desenvolve de um jeito real. E por isso dói tanto. Dói porque fala sobre o silenciamento das vítimas de estupro, dói porque fala do medo de quem sofreu qualquer tipo de violência sexual. É perturbador porque é uma história que aconteceu milhares de vezes ao redor do mundo.

Mara é uma protagonista maravilhosa. Ela está vivendo dramas adolescentes em relação aos sentimentos pela melhor amiga. Está vivendo problemas normais na escola, com notas e dia a dia. E então o mundo desmorona sobre sua cabeça com a acusação de estupro ao seu irmão; seu porto seguro. A pessoa em quem ela mais confiava no mundo.

Mara também é a líder de um coletivo feminista na escola, o que a perturba ainda mais. O peso de lidar com a acusação, com o trauma de sua amiga, Hannah, com o julgamento na escola, com as mentiras que começam a ser espalhadas, com o afastamento do seu irmão, é tudo demais. Quanto mais entendemos a Mara, mais dói conhecer sua história.

"Então o que foi que eu deixei escapar? Porque eu só posso ter deixado escapar alguma coisa em algum momento, não é? Ele é o meu irmão gêmeo. Ele é metade de mim. Eu sou metade dele."

Ela e o Owen eram a metade um do outro, e elas se partem. A jornada de negação para aceitação da Mara é perturbadora porque lida com o emocional dela muito bem. Tudo que acontece no livro soa muito real; seus medos, seus terrores, sua angústia. Seus traumas, também, que saem de fininho para assombrá-la.

O livro trabalha bem a questão do emocional, e também do psicológico. Não tem nada gráfico, mas é horrível. Não tem nada romantizado, nenhuma cura milagrosa para os horrores que aparecem no decorrer da história. A autora trata essas situações como devem ser tratadas, no que concerne o apoio e a união feminina. E também em relação à justiça; é revoltante, em partes, e em outras é necessário para ilustrar como o mundo ainda é um lugar terrível para as vítimas de violência sexual. Como desacredita cada uma delas. Como manipula, julga, aponta o dedo, diz que não foi nada demais.

"As melhores mentiras são disfarçadas no meio de verdades incontestáveis."

Mas também tem esperança. Tem momentos de aquecer o coração. Menina Feita de Estrelas é um livro pesado, mas é igualmente leve. Oferece conforto às suas garotas. Mostra que elas não estão sozinhas, no fim das contas. Que têm umas às outras. Mara tem companhia na escola. Hannah tem aqueles que acreditam nela.

Mara e Hannah não estão sós, apesar de parecer. Aos poucos, esses momentos de esperança surgem na trama. Em equilíbrio com aqueles que vão querer te fazer explodir cabeças. As situações com o Owen, principalmente, escalonam para ilustrar como se comporta alguém que entende o privilégio de suas mentiras.

Eu defini minha leitura como: queria mastigar as páginas e chorar em cima delas. Porque foi assim mesmo. Você vai querer arrancar os cabelos. Vai querer esfregar a cara de vários personagens masculinos no muro de chapisco. Mas também vai querer abraçar as meninas e protegê-las e dizer que, com o tempo, vai ficar tudo bem. Não vai passar com uma cura milagrosa, mas elas não estão sozinhas.

"Queria poder tirar uma foto de mim mesma neste exato momento, para poder lembrar dessa menina decidida, me apegar a ela."

Menina Feita de Estrelas é um livro lindo. Devastador. Cheio de sororidade feminina, mas também de revolta pela falta de justiça e de empatia. É uma história poderosa que merece ser discutida.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2023/05/resenha-menina-feita-de-estrelas-ashley.html

Duda 08/04/2021

Menina feita de estrelas
Eu já possuía uma certa ideia de como o livro seria, quando lançou a livraria estava dando folhetos com o primeiro capítulo do livro, porém não imaginava que falaria sobre estupro, um assunto tão importante é recorrente na sociedade e nunca, repito, NUNCA, é abordado.
??A PARTIR DAQUI PODE TER SPOILER??
O desenvolvimento de Mara é maravilhoso (entenderam o trocadilho? Mara - MARAvilhoso), o jeito como ela conseguiu lidar com o seu trauma e finalmente se abrir para alguém sobre ele é algo que eu não esperava, eu achei que ela manteria para si mesma o ocorrido, já que ela estava tão contrariada à ideia de contar para seus pais.
Também amei que ela bateu naquele piá para defender a amiga, deve ter surpreendido a todos os personagens que estavam presentes no momento.
O livro também mostrou como o sistema é injusto, o estuprador ficou livre por ?falta de provas? e por mais que Mara tenha ficado feliz que Owen não tenha sido preso, ela também ficou desapontada. Esse é o sistema que devia proteger a todos, esse é o sistema que devia garantir que violações como essa não ocorressem, e que, mesmo que ocorressem, não deixassem o culpado impune. O sistema que deveria garantir que a vítima não sofresse bullying enquanto o estuprador é vangloriado.
Acho que isso é tudo o que tenho a dizer no momento, esse livro mudou a minha vida e agradeço profundamente à livraria, pois se eles não estivessem dando um trecho do livro eu nunca o teria conhecido.

lasthours 08/02/2022

Mesmo a sinopse trazendo o assunto do livro, vim despreparada pois esqueci completamete sobre o que era.

A autora aborda assuntos como identidade de genêro, sexualidade e aceitação, mas o assunto principal é o que acontece com as sobreviventes de um abuso sexual, como elas sobrevivem, quais mecanismos são ativados para que elas passem por isso.

Achei muito relevante a forma como ela traz a importância de falar sobre o abuso, não só para que o culpado seja apontado e punido (ou não), mas também para que a pessoa possa passar por esse processo de superar, ou não superar, mas seguir em frente.
E como sempre é mais fácil falar com alguém que já passou por um abuso, por saber que vão acreditar, por de certa forma, se identificar com a dor da outra e saber que ela vai entender o que você está passando.

É muito real como ela aborda o caso em que na maioria das vezes, somos desacreditadas, e ainda levadas a ter culpa pelo o que aconteceu, como a justiça ainda pode achar facilmente desculpas para "justificar" as ações da outra pessoa, e que a circunstâncias tornam o caso "irrelevante", como quando o abuso é feito por uma pessoa próxima e que você já tem intimidade.

O livro é um grande gatilho, mas também um caminho de como é possível reencontrar a sua voz, se reencontrar, e entender que isso sempre vai fazer parte de você, mas não resume quem você é.

fer 26/08/2021

o livro é super pesado e deveria possuir algum aviso de gatilho
fora isso, é bem desenvolvido, os personagens são interessantes assim como a história deles, o tema abordado é muito importante, mas como mencionei antes, deveria ter algum aviso de gatilho
amei o desfecho da história

Ju 11/05/2020

Um livro que o mundo deveria ler
O livro trata de verdades, tanto as que são mascaradas em meio a mentiras, como as que são completamente omitidas ou até as que são vistas e ignoradas.
Mara e Owen são irmãos gêmeos, Hannah é a namorada de Owen e amiga de Mara do Empodera, um grupo feminista que ambas participam juntas. Após uma festa Hannah é encontrada simplesmente em choque, levada para o hospital. Foi estuprada pelo próprio namorado. Ela disse não, que não queria e foi simplesmente ignorada. Perdeu a confiança no mundo, na vida, mas pessoas em quem acreditava, tudo por causa de uma atitude desprezível de quem ela nunca esperava.
Com isso, Mara começa a relembrar o próprio abuso, sofrido três anos atrás, pelo próprio professor da escola. Mas Mara nunca foi encontrada, ninguém nunca soube, ela não se permitia ser tocada, e não sabiam o porquê disso, sua vida foi completamente alterada, também contra a sua vontade.
Ao lado de quem ela vai ficar? Owen, seu irmão gêmeo, que ela conhece a vida toda, com quem ela dividiu o útero! Ou Hannah, sua amiga, mulher, em quem ninguém acredita, porque eles já eram namorados, já tinham feito isso antes, que todos diziam estar inventando.
Quantas mulheres passam por isso diariamente? Quantas de nós tem menos de estar sozinha com homens? Quantas apertam o passo se estão andando sozinhas na rua a noite, pois só o fato de sermos mulheres nos faz correr esse risco? Mesmo que nem todas já tenham sido abusadas, esse medo é de TODAS, porque é assim que funciona o mundo em que nós vivemos.
Alguém tira a decisão da mulher, faz com ela algo que ela não quer, a obriga, mas quem é taxado é ela, quem é julgado, que perde a confiança em tudo, perde a confiança na vida e ainda se sente culpada por ter tentado denunciar um abuso sofrido, como se de alguma forma a culpa de tal monstruosidade fosse dela.
Da mesma forma, e aquelas que nunca contam? As que ninguém fica sabendo porque tem crises de pânico Sem motivo, pesadelos dos quais acordam aos gritos, não permitem o toque, não se permitem descansar, por viver constantemente com medo.
Esse livro trata de uma das inúmeras verdades duras demais para a qual todos fecham os olhos diariamente. Não queremos ver, não queremos saber e muitos vão dizer que é exagero, mas apenas essas pessoas que sentem na pele essa dor podem entender a mudança que isso trás, pelo resto da vida.
Por sermos quem somos, vivemos sempre olhando por cima do ombro, sempre assustadas por que mesmo que ainda não tenha acontecido conosco, só o fato de ser mulher torna isso uma possibilidade e esse medo, uma realidade constante em nosso a dia.
Vivemos em um mundo onde além de sermos atacadas somos também julgadas e culpadas pela monstruosidade que outro cometeu contra nós.

adrianlendo 13/03/2021

gatilhos: estupro, abuso sexual, pedofilia, ansiedade.

Uma das melhores amigas de Mara acusa o namorado de estupro e Mara sabe que deve apoiar ela, mas isso se torna difícil quando o agressor é seu irmão gêmeo. A garota se vê dividida entre o seu senso e sua família e, para piorar, ela precisa reaprender a conviver com sua ex-namorada sendo apenas sua amiga e com um trauma do passado voltando aos poucos para sabotar sua mente.

Lindo e terrível. Ashley escreve um livro capaz de se encaixar perfeitamente nessas duas palavras. É uma narrativa linda, poética, com temas absurdamente pesados que são conduzidos pela autora de maneira fluida e que mostra a necessidade de falar só assunto de forma bastante didática. É sensível, delicado e enfia o dedo na ferida.

Mara é uma personagem única, acompanhar sua jornada é libertadora. É incrível ver o quanto a personagem evolui e pula das páginas para contar sua história e a de tantas outras mulheres por aí.

Menina Feita de Estrelas toca em diversos assuntos, é realista em todos e isso dói porque a realidade não é o melhor cenário para pessoas que sofrem de abuso. É importante lembrar que essa não é, de forma alguma, uma história sobre estupro. É sobre a perspectiva de alguém que entra em conflito com seus ideais ao ver um ente querido ser acusado desse crime, então não espere ver o maior aprofundamento do mundo na mente de uma vítima até porque a protagonista não é essa pessoa.

Sensível, chocante, arrebatador e repleto de personagens que conquistam o leitor desde a primeira linha, Menina Feita de Estrelas é um livro pesado e necessário, uma leitura para a vida.

Karini.Couto 28/07/2021

A história possui gatilhos, abuso sexual.

Menina feita de estrelas, foi uma grata surpresa. Um livro impactante, e daqueles que eu digo "quem vê capa, não vê conteúdo". A capa sem dúvidas é maravilhosa, mas não nos prepara e nem da dicas do que esperar! Ashley Herring Blake nos trás diversas reflexões, nos trazendo temas relevantes como, amizade, traumas, sororidade, relacionamentos, sexualidade, identidade, sobre o sim e o não que temos o direito de ter respeitado na hora do sexo, entre outros. Sem dúvidas, uma leitura mais que obrigatória, não apenas para jovens leitores, mas para todos os leitores que precisam tomar consciência de algo que a ficção relata, mas ainda é pontual, doloroso e real fora das páginas!

A história começa de maneira lenta, para pontuar a relação de Mara e seu irmão gêmeo Owen, e com isso podemos de maneira palpável, perceber como Mara se sente quando tudo acontece de uma vez e ela se vê entre a cruz e a espada, pois seu irmão é acusado de estupro por sua namorada. Com isso não apenas ela precisa dar apoio a vítima, por ser amiga da cunhada e também fundadora do Empodera, além de ter que lidar com a realidade, é do seu irmão que se trata; alguém com quem tem uma relação muito próxima, sua família!

Isso tudo acaba trazendo muitos transtornos para sua vida e também a faz reviver seu próprio passado silenciado, e sua perspectiva de futuro é abalada. É necessário muita força e apoio para passar por algo assim. E ainda tem Charlie, sua melhor amiga e ex- namorada. Refletir sobre suas convicções, senso de certo e errado e ponderar sobre tudo que caiu sobre seu colo sem aviso prévio, encontrar seu caminho de volta para a luz será possível?

Temos nesse cenário uma situação que infelizmente também acontece na vida real, vozes apagadas, mulheres silenciadas. Pessoas que se dizem lutar contra esse tipo de violência, não querem acreditar no que está ali diante de seus olhos. A mãe de Mara, que sempre foi incentivadora da luta de Mara, não consegue acreditar no que está ocorrendo. Alex, melhor amigo de Owen, também não. Até mesmo para Mara é difícil assimilar, afinal é seu irmão, aquele com quem confidencia, tem intimidade, amizade, que lhe contava muitas histórias no telhado admirando as constelações com ela.

Por outro lado temos também Hannah, a vítima, que parece que nem mesmo ela acredita muito no que ocorreu, será que não disse em alto e bom tom? Será mesmo que ela disse "não"? Isso é algo que é corriqueiro, mesmo nos dias atuais. Acreditem!

Uma leitura mais que necessária!
Uma leitura importante!
Sempre uso essa frase na minha vida: "Não sou obrigada a nada!"

Fiquei muito orgulhosa de Mara, ela consegue achar a luz em meio ao caos, dar voz a vítima, e ver o que ninguém queria enxergar!

Senti a falta de aprofundamento em Owen e suas questões, não que qualquer coisa pudesse justificar seus atos..

A dor é algo que vemos saltar das páginas, a situação em que Mara se encontra. O que Hannah viveu é algo que nem deveria existir, ela mesma chegar a quase não acreditar no ocorrido.

Um livro mais que necessário. Que dá voz às vítimas e que trata de um assunto que a sociedade muitas vezes joga para debaixo do tapete.

Bonnie | @bonnielendo 03/04/2022

gatilho para abus0 sexu4l (+16)
eu deveria ter terminado esse livro há algumas horas, mas ele me engatilhou tanto que acabei terminando só agora.

assim como quase todas as mulheres que conheço, já passei por uma situação de abus0.

e eu já havia lido várias histórias com cenas até bem mais cruas, violentas e detalhadas do que as retratadas aqui sem nem me afetar, mas aqui aconteceu algo diferente.

as cenas do ato acontecendo não foram o que desencadeou um mar de lágrimas e uma crise de ansiedade em mim.

o que desencadeou tudo isso foi o que aconteceu depois: a necessidade de se encolher ao ser tocada por qualquer pessoa, a súbita vergonha e culpa pelo que aconteceu e a vontade de simplesmente deixar de existir para facilitar tudo? isso me pegou demais, porque é tudo o que eu já senti um dia.

me vi tanto em cada ação das personagens desse livro que desmoronei junto com elas.

talvez se eu soubesse que iria encontrar isso aqui, não teria lido. mas agora, depois de já ter encarado, me sinto feliz de me encontrar nessa história, porque ainda não tinha me encontrado em nenhuma outra.

enfim, cuidado ao realizar essa leitura?

raf 30/06/2021

Menina feita de estrelas
Eu gostei muito do tema do livro, e achei muito realista; acho que seria como eu me sentiria se acontecesse tudo isso comigo. A única coisa que me incomodou foi a linguagem poética que não colou, achei clichê demais, e em uma parte em especial achei ela meio errada. Apesar disso, é um livro muito lindo!

Roberto Faria 25/04/2020

Achei incrível este livro. A forma como foi escrito e como a história foi contada. A autora soube muito bem mostrar com é a realidade pra quem sofre abuso sexual e como é difícil pra pessoa. Super recomendo, mas o livro contém possíveis gatilhos.