Menina Feita de Estrelas

Menina Feita de Estrelas Ashley Herring Blake

Resenhas - Menina Feita de Estrelas

junirou 12/02/2023

Escrever sobre assuntos sérios de forma leve.
? Gatilhos sérios em respeito de bifobia, abuso sexual e estrupo.

"Pela Hannah.
Pela Charlie.
Por todas as meninas cujo nome jamais saberei.
Por mim.
Uma menina de carne e osso."

? Mara e Owen são irmãos gêmeos, muito amigos, confiam muito um no outro, sempre foram muito próximos, e se amam, fariam de tudo um pelo outro.
Owen é namorado de umas das melhores amigas de Mara, a Hannah. Depois de uma festa, no dia seguinte a escola chama os país de Owen, por uma denuncia de estrupo.
E agora Mara se ve perdida e sem saber se confia na verdade do irmão, ou de sua melhor amiga. E não só isso, o passado, e a relação com sua ex-namorada vão atormentar ela. (resumo pessimo, mas é isso)

? Um livro que vai te deixar emocionado, e vai te colocar em muitos pontos de vistas diferentes, e entrar em realidades difíceis de engolir, mas que são necessárias e importantes de serem faladas, e de se lidar. Eu amei a escrita do livro, me prendeu desde o início.

?? Eu achei durante a leitura que faltou algo sabe, um tempero pra ser 100%? Ele tem um profundidade muito boa em muitas partes, mas a autora esqueceu de especificar, e dar profundidade pra personagens e outros contextos. Enfim. Recomendo demais, é muito bom, mesmo. E lindo!
Hisabela 15/02/2023minha estante
Deve ser bem paia

Yasmim Braga 07/11/2020

SENSACIONAL
OPINIAO: Que grande presente foi essa leitura! Decidi ler por influencia do meu amigo Dudu @ wolfliterario e me surpreendi. Vamos conhecer Mara e Owen, irmãos gêmeos que possuem uma conexão profunda e são melhores amigos. Eles amam criar historias de aventuras enquanto observam as estrelas. Porem, teremos um grande problema: Owen é acusado de estuprar uma das amigas de Mara: Hannah. Então, Mara fica sofrendo e, ao mesmo tempo, dividida e desconfiada: será que deve confiar em sua amiga ou acreditar no seu gêmeo? Enquanto isso tudo rola, ainda temos a relação complicada da Mara e de sua ex: Charlie - que, a proposito, também é sua melhor amiga.

E olha que isso que contei não é nem o começo de tudo que ainda acontece nessa historia. Eu amei essa leitura, gente! Gostei que o livro exaltou a relevância de termos que falar sobre abuso, sobre estupro, sobre mulheres sofrendo diariamente por conta da nossa sociedade machista e patriarcal. Precisamos sim falar sobre isso tudo e ajudar a conscientizar quem não entende ou sabe sobre. Eu me identifiquei por ser mulher e, acredito que qualquer mulher vai se identificar e se revoltar com essa história. É frustrante nós termos que nos reprimir, tomar cuidado e sentir medo todos os dias, simplesmente por sermos mulheres.

Esse livro aborda muito isso e mostra nossa protagonista, Mara, lutando para que isso não ocorra mais. E para que todas possamos ser ouvidas, sem que duvidem de nossa palavra, sem que nos ridicularizem ou nos culpem. Além de tudo isso, o livro apresenta a importância da amizade, da familia, de lutar por seus direitos, da liberdade de expressão, de buscar ajuda quando voce sofre QUALQUER tipo de abuso. Enfim, são muitos motivos pelos quais voces deveriam dar uma chance a esse livro. Peço que todos leiam. E façam com que seus amigos, familiares, vizinhos leiam. Por favor.

site: https://www.youtube.com/blogliterarte

Ray 22/06/2021

Que livro! É uma obra tão realista que chega a doer. Só de pensar que essa realidade apresentada na história é a realidade de milhares de crianças, meninas e mulheres ao redor do mundo, me faz me sentir extremamente impotente. Quanto mais eu realizava essa leitura, mais eu me sentia inconsolável, mais eu queria chorar e abraçar todas as mulheres que passaram, passam ou ainda vão passar por isso. Quanto mais eu lia, mais eu queria justiça, mais eu queria que esses homens nojentos pagassem. Esse livro é revoltante, traz indignação, traz dor, traz angústia, traz crise de ansiedade. Ver as histórias de Mare e Hannah, duas histórias que não seriam superadas se dependesse da justiça, que não seriam superadas se dependesse do mundo em que vivemos, situações que nem deveriam existir, é desolador.
A escrita é fácil, é uma leitura rápida, mas não leve. Portanto, recomendo essa obra, recomendo porque, infelizmente, precisamos enfrentar essa realidade. Não podemos ignorar, nem mesmo em livros. Porém, não recomendo para todos. Há gatilhos, vários gatilhos. É um assunto que machuca, principalmente se a leitora já tenha passado por isso, ou seja sensível a essas temáticas. Então, cuidado a quem for ler!

Nicoly Mafra 01/05/2020

Sobre "Menina Feita de Estrelas"!
"Mas eu estava errada de pensar que eu não conseguiria seguir em frente - todas nós somos capazes disso. Eu só não vou seguir andando pelo mundo da mesma maneira que antes. Certas partes de mim morreram. Outras ganharam vida, desesperadas pela necessidade de lutar, de ter relevância, de ser ouvida. Certas partes estão cansadas; outras, com raiva; outras, ainda de coração partido."

Mara e Owen são irmãos gêmeos, melhores amigos e confidentes, porém, quando Owen é acusado de estuprar sua namorada, Hannah - uma das melhores amigas de Mara -, a relação entre os dois é despedaçada. Sabendo da importância de apoiar, ajudar e se unir para lutar contra tal crime, Mara não conta tempo para auxiliar sua amiga a superar o trauma, mesmo que tenha que lutar contra sua família.

Contudo, quem dera que este fosse o único problema na vida da garota. Mara também está sofrendo após o término do seu namoro com Charlie, sua melhor amiga pela qual ainda é apaixonada. Os motivos para o fim deste relacionamento são fortes e muito reais, e na atual situação, precisam urgentemente serem revelados.

Dividida entre seus valores feministas, seus traumas e a lealdade de sua família, Mara precisará percorrer uma jornada de autoconhecimento e empoderamento para curar suas feridas, colocar sua vida de volta aos trilhos e ajudar sua amada colega.

_

QUE LIVRO ESPECIAL! "Menina Feita de Estrelas" é um contemporâneo YA importantíssimo que dará voz às vítimas de estupro que são silenciadas e desacreditadas. O feminismo e a sororidade são temas muito bem trabalhados nesta obra que, mesmo abordando assuntos tão sérios, é uma leitura extremamente leve, comovente e marcante.

Outro ponto interessante da leitura é que a bissexualidade da protagonista nunca foi o foco principal da trama, não é tratado como algo para ser discutido, Mara é bissexual e ponto final, o jeito certo de apresentar os personagens.

Uma obra extremamente necessária e poderosa sobre sororidade, sobre a importância de denunciar, buscar ajuda, dar apoio, lutar e viver, mesmo quando o mundo não parece um bom lugar para isso.

site: www.instagram.com/nickmafra

lana 18/11/2021

menina feita de estrela
caras eu não sei o que falar desse livro,os temas muito importantes que foram citados, coisas que eu aprendi com a mara, a hannah, o/a/e charlie, e eu me vi em vários momentos nesse livro e me senti muito tocada em vário momentos, eu gostei muito serio.

My | @pagesandseasons 12/03/2021

Eu gostei muito do livro, acho que a autora trouxe um bom assunto, além de falar sobre o abuso sexual (contém gatinhos), ela mostra essa montanha russa de sentimentos que foi ficar entre seu irmão abusador e a vítima que era sua amiga.

Eu desejava um pouco mais de aprofundamento, tanto sobre o caso de abuso, como os outros temas que a autora quis abordar. Mas, considerando que o livro é para um público mais jovem, entendo a decisão da autora.

andaluzyjski 02/04/2021

Livro necessário
Na nossa conjuntura atual vivenciamos inúmeros casos de abuso, milhares de mulheres sofrem todos os dias com isso. O livro em questão aborda de forma clara o aspecto trauma e superação. Mostra como isso pode destruir uma vida, deixando sequelas incuráveis na vida das vítimas.

Se eu fosse escolher uma palavra para definir esse livro seria necessário, além de abordar temáticas lgbtqia+ de forma natural o livro apresenta personagens muito realistas deixando transparente à posição de muitas pessoas em situações como a exposta ao longo da trama. Ele exemplifica como muitos casos acabam sem fechamento ou sem punição alguma ao agressor demonstrando a falha em nosso sistema social.

O livro em questão detém uma leitura muito dinâmica que te prende na história, te cativa e aflora teu lado feminista. Durante a leitura eu só pude me imaginar na situação das personagens e muitas situações sentia a própria dor das mesmas. Ressalto que é um livro extremamente difícil e pode desencadear muitos gatilhos emocionais para pessoas mais sensíveis ao assunto. Pois aborda explicitamente temas como abuso, trauma, pedofilia, violência e questões familiares.

Ainda sim recomendo muito a leitura, uma temática importantíssima a ser debatida, mas se tu fores uma pessoa sensível ao assunto pesquise mais sobre o livro antes da leitura! Algo que me deixou muito feliz foi ver o apoio da autora ao final do livro onde existem dicas para denúncias ou busca de ajuda.

Por fim deixo aqui meu apoio a vítimas desses casos, saiba que você não está sozinhe!!

Rohchang 01/11/2021minha estante
nossa sim!! Dei três estrelas pra esse livro pq não gostei muito da protagonista achei ela meio exagerada sla? Concordo muito com a tua resenha!

Sarah 30/03/2021

Nunca chorei tanto num livro, não esperava tanto e acabei me surpreendendo. Muito bom mesmo!

Coisas de Mineira 01/07/2020

Hoje eu vim trazer a resenha de “Menina Feita de Estrelas”, da Plataforma 21. Antes de qualquer coisa quero dizer que esse livro fala sobre algo bem forte e que deve ser discutido pela sociedade. Mas, caso você não se sinta bem lendo, peço que pare por aqui.

“Menina Feita de Estrelas” fala sobre o estupro. Algo forte, não é? Uma violência que várias pessoas sofrem e infelizmente, bateu um recorde no ano de 2018, com 66 mil vítimas no Brasil, segundo estudo publicado em 2019. Pensa nesse número e em quantas vítimas não tiveram coragem de denunciar? Seja por vergonha, por medo e receio de serem julgadas, de ninguém acreditar no que foi dito, entre diversas outras razões.

Esse livro é uma tentativa de dar voz às vítimas, no caso da história, mulheres. Que sofrem com a culpa e a vergonha do que aconteceu e tentam juntar seus pedaços. Antes de começar a resenha, eu só preciso dizer: a culpa não é de nenhuma delas, a culpa não é da sua roupa, dos seus modos e nada disso. A culpa não é sua!

Mara e Owen nasceram em junho, quando a constelação de Gêmeos despontava no céu do hemisfério Norte. Muito unidos, os dois subiam no telhado para observar as estrelas e contarem histórias. Porém, um dia Owen é chamado a diretoria do colégio, isso porque a namorada do garoto, Hannah, o acusou de estupro.

Mara, como amiga de Hannah e fundadora do Empodera – um coletivo feminista na escola -, sabe que tem que apoiá-la. Mas o que fazer quando o agressor é o seu irmão gêmeo? Além de estar dividida, entre a família e o próprio senso de certo e errado, Mara tem que lidar com Charlie, sua melhor amiga e ex-namorada. Para completar, um trauma do passado volta a atormentá-la.

“As melhores mentiras ficam disfarçadas sob verdades incontestáveis”

Essa é a sinopse de “Menina feita de estrelas”, escrito por Ashley Blake e lançado este ano pela Plataforma 21. O livro não é uma leitura fácil. Não falo isso porque a leitura é demorada e sim, porque a autora trata sobre tantos temas difíceis e complicados, fala sobre tantos sentimentos que ele ficou com uma carga emocional muito pesada. Ao menos para mim.

Quando finalizei a leitura, tive que respirar fundo e segurar as lágrimas um pouco. Porque é difícil, até mesmo ao escrever sobre ele sinto as lágrimas começarem a acumular nos olhos. Preciso dizer que eu comecei o livro odiando o Owen. Na primeira linha eu já odiava o garoto e nem tinha lido nada dele ainda, isso tudo por causa da sinopse.

O livro é todo narrado por Mara, muitos podem estranhar e pensar que talvez seria mais impactante se Hannah narrasse. Mas foi tão importante ver a visão de Mara, de tudo o que acontecia. Fora as coisas que estavam acontecendo com seu irmão, ela ainda tinha as próprias cicatrizes para cuidar, os próprios problemas para resolver.

“Meu coração quase para de bater ao ouvir seu tom de desprezo, ao perceber a facilidade com que posso me tornar outra pessoa, um certo tipo de menina para o meu irmão, só por causa da roupa que estou usando.”

A relação entre irmãos, de Mara e Owen, é a coisa mais linda. O fato de subirem no telhado e contarem histórias, é o tipo de relação que eu gostaria de ter com as minhas irmãs. Mara também é uma menina que eu admirei desde a primeira página e essa admiração só foi crescendo.

Ela criou o coletivo feminista, querendo contrariar o patriarcado que existia na escola. Com o apoio da mãe, que também apoiava as iniciativas feministas da filha. E todo momento, enquanto lia sobre a família eu pensava: e quando o que foi prometido na sinopse acontecer, como essa família vai lidar?

E é algo que eu vim pensando em toda a história. Mas vou focar em Mara. Achei a menina bem corajosa e verdadeira. Sabe quando aquele personagem é humano? Com erros e acertos? Essa é Mara, e isso é algo que eu sempre admiro, quando os autores conseguem fazer com que nos identifiquemos com seus personagens.

Hannah é outra personagem bem humana e corajosa. Apesar de tudo o que está acontecendo com ela, tenta manter a cabeça erguida. Mesmo ferida, está lá com Mara e conversa com a amiga, quando um trauma do passado retorna para a vida dela. Apesar de Mara, ser irmã de seu agressor, ela entende o que a amiga está sentindo e não abre mão da amizade.

“(…) – Tipo, as pessoas surtam com questões de gênero.
– Porque certas pessoas são escrotas. Os seus pais não são. Isso tudo… – encostei na testa dela e fui baixando a mão até o seu braço – …também faz parte de quem você é, e os seus pais te amam.”

Apesar do livro falar sobre violência sexual, há alguns outros temas que são retratados também. Por exemplo, a comunidade LGBTQIA+. Mara é bissexual e começou a namorar a melhor amiga. Mas um dia, resolveu terminar, afinal, ela não queria perder a amizade de Charlie. Charlie nasceu menina, mas é não-binária, ou seja, não se identifica como menina e muito menos como menino. Para os fãs de Harry Potter, Charlie é da Grifinória e tem algumas menções à série de livros.

Alex, melhor amigo de Owen, vem trazendo um pouco sobre o tema bullying e lealdade. Afinal, como ficar contra o melhor amigo, aquele que considera família e que o salvou tantas vezes quando sofria bullying mais novo. É nele, que Mara acaba se apoiando durante os momentos de dúvida, afinal, Alex vê Owen como um irmão e o garoto está sofrendo com os mesmos dilemas que ela.

O Empodera é algo que chamou muito a minha atenção. Não apenas porque Mara queria bater na cara do patriarcado, mas porque ter um espaço onde as mulheres podem discutir assuntos importantes é de extrema relevância. É importante também, que as mulheres se unam, lutem pelos seus direitos e se ajudem.

“- Talvez, se eu tivesse dito “não” mais alto – continua a Hannah. – Ou… sei lá, talvez se a gente não tivesse transado antes ou…”

Sororidade, também é um tema tratado na história. Temos algumas meninas que estão do lado de Hannah, afinal, existe o Empodera. Mas ao que pude perceber, muitas julgam a garota e ficam do lado de Owen. Na verdade, várias pessoas na escola começam a julgar Hannah, um dos argumentos utilizados era “os dois namoravam e tinham uma vida sexual ativa”.

Aí entra uma outra coisa que quero dizer, não é NÃO! Independentemente se você namora com alguém e se já teve relações com essa pessoa. Caso você não queira, mesmo que algo já tenha começado, a pessoa tem que respeitar e parar. Caso isso não aconteça, ela te estuprou sim, não é apenas uma “briguinha de namorados” ou um “surtinho” da pessoa que queria que parasse.

Ao final da história, existe uma nota da autora que acho importante todos lerem. Uma coisa que ela fala é que esse, não era o livro que ela queria escrever, mas sim o livro que tinha que escrever. E que ela não esperava que esse fosse o livro que queríamos ler, mas que fosse a história que tínhamos que ler. Obrigada Ashley, essa é a história que eu tinha que ler. Hannah e Mara também me mostraram que existe esperança, apesar de tudo!

“Tem esse peso, de ter sido responsável, de… meu Deus, sei lá. De simplesmente existir. Como se, de alguma maneira, se eu tivesse simplesmente parado de respirar em um dado momento, teria sido melhor para todo mundo.”

A capa de “Menina Feita de Estrelas” é muito bonita e representa muito a história, afinal temos uma garota em um telhado, com estrelas brilhando atrás dela. Apesar disso, a capa original, que está no site da autora, é perfeita. Sem defeito nenhum.

Ashley Herring Blake é leitora, escritora e mãe de dois garotinhos. Ela possui cinco livros e quero dizer para a Plataforma 21 que eu quero ler mais coisas da autora, então podem continuar trazendo livros dela para o Brasil. Ashley também trabalha como agente literária, por isso, no site dela tem uma parte dizendo o que ela está querendo receber e não, além de ter um link para quem quiser enviar o manuscrito. “Menina feita de estrelas” foi finalista do Lambda Literary Award. Uma premiação que foi instituída em 1998 e premia obras com a temática LGBTQIA+.

Ao final do livro, eu tinha mais quotes do que espaço na resenha, então resolvi deixar alguns aqui no final:

“- Você sabe que tenho muito orgulho de você. Só uma pessoa muito corajosa é capaz de desafiar a misoginia institucionalizada do sistema patriarcal.”

“Ela não procura os gêmeos. Em vez disso, busca por Andrômeda, uma menina feita de estrelas, cuja mãe não parava de falar da beleza da filha, e por isso a filha foi punida. Poseidon mandou prendê-la nas rochas à beira do mar, para ser devorada por um monstro. E agora ela mora no céu, uma lembrança constante do tempo em que ficou acorrentada e quase foi sacrificada por causa das atitudes de outra pessoa, da obsessão de outra pessoa, do egoísmo de outra pessoa.”

“Pisco, tentando encaixar essa mulher que está na minha frente com a mulher que, ontem mesmo, ficou com um brilho nos olhos só de pensar que o Empodera sambaria na cara do patriarcado.”

“É uma coisa tão pequena, a saia. Para outras meninas, poderia ser maquiagem ou um esporte ou transar ou não transar ou escrever ou músicas ou arrasar nas notas ou ter o cabelo tão bagunçado quanto os raios do Sol. Acho que toda menina tem uma ou duas coisas, detalhes minúsculos da sua vida que querem dizer “Eu sou assim. Cansei de me esconder. Cansei de sentir vergonha.’”

Por: Ana Elisa Monteiro
Site: www.coisasdemineira.com/menina-feita-de-estrelas/

LAvia511 04/07/2021

Situações decorrentes e assuntos "problemáticos"
O livro é maravilhoso, absolutamente fantástico! Ele trata de vários assuntos, que infelizmente, são cada vez mais decorrentes como: assédio e estupro(Antes de ler procure pelos gatilhos).
Tudo sobre a escrita da autora é fantástica, uma leitura muito boa e fácil, para ser lida em um fim de semana no máximo. Um ótimo equilíbrio entre leveza da leitura e "peso" dos assuntos, uma escrita mestra.
Sobre o enredo: extremamente envolvente, os personagens são muito bem desenvolvidos e criados para serem humanos que erram, mentem, perdoam e aceitam. EM MOMENTO NENHUM O ABUSO SEXUAL OU O ASSÉDIO SÃO ROMANTIZADOS!
O livro traz muita representatividade, apresentando personagens LGBTQIA+ e mulheres fortes.
Enfim, um livro que traz diversos ensinamentos.

tina 11/11/2021

um dos melhores livros que já li
depois de muito tempo enrolando, aqui estou eu! menina feita de estrelas foi um livro que me impactou de uma maneira que eu nem imaginava! Mara é sem duvidas uma personagem muito bem desenvolvida, uma personagem que conseguimos nos ver nela !o livro contém gatilhos! Sem duvidas merecia mais hype

clayci 06/02/2020

necessário
Ashley Herring Blake conseguiu apresentar tantos problemas em tão poucas páginas, que eu não sei nem por onde começar. Menina feita de estrelas é um livro sobre laços familiares e amizade, gênero e identidade sexual e traumas enfrentados pelas vítimas de abuso e agressão sexual. Se eu pudesse sairia distribuindo exemplares na rua, pois é um livro extremamente necessário. Entretanto, mesmo com uma linguagem leve, existem gatilhos e é bom deixar claro - que de forma responsável - a autora conversa sobre estupro, agressão sexual, abuso físico, pedofilia, bullying, luto, traumas, ataques de ansiedade e pânico.

A autora consegue mostrar de forma clara como o estupro afeta toda a comunidade. Logo nas primeiras páginas, temos um diálogo carinhoso entre Mara e Owen, por isso quando surge esta acusação, ficamos chocados e queremos acreditar na versão do irmão dela. O Brasil registra mais de 180 estupros por dia (fonte), mas mesmo lendo, acompanhando as notícias e até mesmo conhecendo algumas vítimas, nunca estamos preparados para ver alguém que amamos e confiamos fazer algo tão cruel. Então a autora fez com que eu refletisse e pensasse nas pessoas próximas que convivem com pessoas desse perfil.

Menina feita de estrelas mostra a importância e a necessidade de não se calar. Hoje, mais do que nunca, temos medo de expor o que sentimos e o que nos incomoda. Temos medo de como as pessoas irão reagir e se irão acreditar no que estamos dizendo. É preciso falar sobre consentimento. Não importa se você está em uma relação e se você já fez sexo antes com aquela pessoa. Se não é consensual, é estupro.