Coma

Resenhas - Coma

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Nandawonderly 06/04/2024

Finalmente terminei
Esse foi o livro que mais demorei a ler esse ano, e olha que a história se passa inteira dentro de alguns dias, mas são tantos detalhezinhos na história que eu acabava achando um pouco monótono. Somente nas últimas 100 páginas que realmente engatei na leitura, mas já desconfiava do plot desde o início.

David 31/03/2024

Frustração e chatice
Esperava que fosse um thriller médico que me deixasse ligado. Mas a história se perde em descrições compridas e o desfecho foi um tanto óbvio. Bem mais ou menos.

gio 31/01/2024

Quem quase entrou em coma depois desse livro foi eu
Esse é o primeiro livro de Robin que leio e devo confessar, tenho muitas coisas a dizer. Primeiro de tudo, estou decepcionada com a história que tinha TUDO para ser totalmente chocante em todos os aspectos, de fato há muitas perseguições e suspenses mas, a dona Susan insiste em lutar consigo mesmo e os outros em uma caminhada que poderia ter sido mais fácil se ela não fosse tão teimosa, minha aposta é que se a intenção de Robin era fazer parecer que tudo iria dar errado, ele conseguiu. Toda hora temi por essa mulher e ao mesmo tempo a almadiçoei. Genial.

Vanessa.Maciel 25/01/2024

Impossível de largar
Eu assisti à minissérie Coma que é outra adaptação além do filme. Nunca esqueci a história e quando descobri que tinha um livro, logo procurei nos sebos.
Confesso ter ficado confusa e precisei pesquisar sobre o tema para entender mais sobre o estado de coma e o que o diferencia de uma morte cerebral, já que não sou da área da saúde.
Li muito rápido. Não conseguia parar de pensar no desenrolar da história. Achei um livro excelente de um gênero que eu amo e que é pouco falado e reconhecido. Já quero ler mais do autor.
Para mim é como muitos livros do King em que o desenvolvimento é mais importante do que o desfecho em si e que você deve relevar algumas coisas que parecem muito mirabolantes para poder aproveitar a história, afinal é uma ficção. Mas trata de um tema que acontece o tempo todo no mundo todo, que é bem palpável e pertinente (vide a nota do autor).

Renata942 03/01/2024

O livro é bem parado, sem grandes acontecimentos. 10 páginas antes do final do livro que vemos um pouco de ação e o final não é bem acabado.

ally53 26/12/2023

Ruminante
Primeiro quero contar que comprei esse livro por acaso, em um sebo de um dos meus lugares favoritos em minha cidade ? e no mundo. Estava olhando as estantes a esmo, pouco mais de um ano atrás e vi essa lombada lá. Como já tinha dois livros dessa edição de Super Sellers dos anos 90, resolvi comprar ? por uma pechincha, inclusive, já que tinha um pequenino defeito ?; pois gosto muito dessas edições e a sinopse pareceu bem interessante. E, bem, eu aprecio capas (faço design), então não vou ocultar que gostei muito da capa também.

Foi minha primeira leitura do autor e eu não poderia dizer nada menos que: amei. Mas quero falar detalhadamente.

Como estudante da área da saúde e também muito interessada no assunto, admiro muito a escrita desse livro em seu carinho para com os leigos. Eu mesma me vi descobrindo muitas coisas, muitas mesmo, junto com Susan.

Outro bônus foi o ressalto da dificuldade feminina em estar na faculdade de medicina naquela época que não escapou ao autor. Mesmo ele sendo homem, sua pesquisa ressaltada nas notas finais não foram incoerentes e ele conseguiu tratar muito bem o sofrimento feminino que existe até hoje, em muitas muitas questões para além de acadêmicas. E há quem diga que hoje é totalmente diferente, mas não é. Não é como era, também, ainda bem, mas ainda existe sim. E em muitos âmbitos além da saúde.

Voltando ao livro, o mistério é bem desenvolvido e fluido, e eu gostei da personagem. É claro que algumas cenas são bem forçadas, mas afinal é um livro de ficção e também não chega a ser um velozes e furiosos da forçada. Não me incomodou, particularmente.

A atmosfera é envolvente e misteriosa, como proposta, e eu li em dias chuvosos que muito contribuíram.

Soube que tem um filme e quero muito assistir. Já pela sinopse do filme vi que mudaram alguns importantes elementos, como de praxe, e eu, particularmente, sempre tenho muito a criticar nas adaptações, então estarei pronta para o protesto no Letterboxd, caso tenham feito má imagem desse livro tão maravilhoso.

O final é o que tirou meu cinco estrelas. Não é um final ruim, de forma alguma. Aliás, é muito engenhoso e tortura o leitor da forma que um bom livro faz, seja de forma boa ou ruim. Faz você ficar pensando. Mas? Eu, particularmente, gosto de finais bem claros, pois afinal ? SPOILER ?

a Susan morreu ou não? E o que aconteceu com Stark? Bem sabemos que no mundo real do dinheiro, ele não teria sofrido muitas consequências, mas para a ficção do autor, o que houve? Eu queria mais uma página só, que fosse.

Ainda assim é um ótimo livro, recomendo muitíssimo e quero muito ler mais livros do autor.

Alle_Marques 24/12/2023

Entre a vida e a morte...
...
O grande ‘Plot’ da obra é bem previsível e a Susan, para uma mulher apresentada como tão inteligente, deixa bastante a desejar.

Qualquer leitor(a) mais atento(a) consegue descobri a grande reviravolta do livro ainda nos primeiros capítulos, assim como “os responsáveis” por tais reviravoltas existirem, talvez tenha funcionando muito bem na época, mas hoje em dia esses temas já estão ficando batidos, além disso, a protagonista tem umas atitudes que é difícil de defender, em muitos assuntos ela domina, mas em outros e em certas situações, ela é colocada como tão inocente que beira a estupidez, destoa do que deveria ser a personagem e irrita. O livro também tem algumas situações difíceis, que exigem bastante da nossa suspensão de descrença.

Mas, apesar disso, ainda funciona bem como o ‘suspense eletrizante’ que promete, a escrita do Robin Cook é boa e fluida e ele saber do que está falando, ou seja, ser médico e ter vivencia na área, contribui muito para nos deixar imersos na história.
...
“A vida nunca lhe parecera tão frágil e a morte tão determinada...”
26° Livro de 2023, 36ª Resenha de 2023
Desafio Skoob 2023

C. P. 02/11/2023

Começa inocente e termina num ápice!!
Eu já havia lido contágio do mesmo autor e sabia q esse livro é um dos clássicos dele.
No geral o que me passou a maior parte do livro, ambientado na década de 70, foi a ideia da medicina sendo uma profissão quase exclusivamente masculina... o que pra mim hj em dia. Quase 50 anos depois não faz sentido alguuum.
Mas enfim. Me fez refletir muito nesse aspecto. Susan de dioooos. As vezes q ela não contava as coisas eu ficava garotaaaa, mas entendo a coisa de não saber em quem confiar...
Enfim. O final é eletrizante!!
O início tenta ser com o mistério dos casos de coma,mas perde pro final. O meio vai mais ou menos... mas é um livro curto até, não tinha como dar muitos detalhes.
Com relação a história. Susa

Rosana.Montenegro 27/10/2023

Coma
Esse é o primeiro livro dele que leio. Gosto de dramas médicos, gostei muito dessa trama mas confesso que me revoltei no final ?. Só por isso dei 3 estrelas. Se não, seriam 5, com certeza

Wildney.Santos 19/08/2023

Obra extraordinária
A abordagem de alguns temas polêmicos nesta obra, que não foi lançada há pouco tempo, podem parecer apenas conspirações ou coisas do tipo, por serem apresentados na estória da forma que estão. Mas, infelizmente, são uma triste realidade mundial, mesmo nos tempos atuais.

sofris 30/07/2023

Me surpreendi do começo ao fim
Primeira vez que um livro me deixa tão instigada por um mistério, surtei com a susan durante toda a leitura e o final me surpreendeu de tal forma.
creio que o plot era óbvio para muitas pessoas, mas eu dormi nessa

Samantha.Facincani 07/05/2023

Chato.
Aqui estamos falando sobre Susan Wheeler, estudante de Medicina designada para o prestigiado Boston Memorial Hospital para iniciar sua residência junto de mais alguns colegas de turma.

O livro tem uma premissa legal (pacientes jovens e saudáveis entram em coma "misteriosamente" para os padrões médicos e tráfico de órgãos) mas a personagem principal não colabora.... Ela é chata, arrogante e por incrível que pareça, ela é muito burra, sem noção demais das coisas! Desconfia das pessoas erradas mesmo com todos os indícios indicando uma outra direção... Possui comportamentos que não condizem com a faixa etária (ela se comporta como uma adolescente mimada que não pode ser contrariada ao invés de uma mulher que se encontra no curso de medicina, passando por todos os problemas que são comuns a uma garota que quer ser independente na década de 70, fazendo residência no campo cirúrgico). O autor errou feio na construção dessa personagem. Sinceramente, criei um certo ranço dela, e mesmo sabendo que por ser a personagem principal, ela sairia vitoriosa em suas ideias (até porquê esse não é um livro de Stephen King ?) torci contra mesmo!

Talvez se eu realizasse essa leitura em outra época (talvez quando eu fosse mais nova) teria gostado mais do livro. Entretanto, "Coma" me decepcionou.

Um outro ponto que vale ser ressaltado é que na própria descrição na capa do livro já nos é dado um spoiler (tráfico de órgãos), o que no desenvolvimento da trama é um ponto de revelação muito grande e acontece depois da metade do livro. A editora falhou feio aqui.

Aos que tentarem, boa leitura!

Siqueira 05/04/2023

Boa leitura
Gostei da história, um tema bem interessante, personagens muito bem montados , um final bem interessante na minha opinião, recomendo a leitura

Francisco 16/03/2023

Suspense sobre a ética médica e o transplante de órgãos: "de gelar a espinha"
Robin Cook é o mestre do thriller médico com publicações anuais que se perpetuam até a contemporaneidade. Aqui ele nos traz, em seu primeiro livro de sucesso a ocupar a lista de bestsellers do New York Times, a história de Susan Wheeler, uma jovem estudante de medicina que é designada como residente no Hospital Boston Memorial juntamente com três outros colegas da Escola de Medicina.

No Boston Memorial, ao longo de um ano, as sucessões de casos de pacientes jovens que submetiam-se a cirurgias relativamente simples entraram em um estado comatoso sem razões aparentes após a aplicação de anestesias comumente utilizadas.Nesse interim, Susan inicia uma investigação sobre os casos e descobre uma organização criminosa dentro do próprio hospital que comercializa órgãos humanos no mercado negro, o que a coloca em iminente perigo. Na trama inteira, Susan desenvolve uma relação de amor e ódio com o residente chefe Mark Bellows, que de alguma maneira a auxiliará em seus intentos apesar de sua ambição profissional desmedida.

Cook não economizou nas descrições e explicações sobre os termos e procedimentos cirúrgicos, o que tornou a narrativa toda muito mais realista. Há momentos em que ficamos "com o coração na boca" torcendo para que Susan escape incólume. Quanto ao final, Bellows designou uma participação muito mais relevante do que a própria Susan, algo que pode decepcionar alguns leitores. No entanto, recomendo aos fãs de suspense que já tenham lido algo do autor. Para uma primeira experiência com Cook recomendo "Erro Medico", um excelente livro escrito em um ritmo frenético.

P.S.: "Coma" deu origem a um filme dos anos 70 em que atuam Michael Douglas e Ed Harris ainda bem jovens.

Francisco80 14/02/2023

Medicina Macabra
Suspense hospital de excelente qualidade, escrito por um verdadeiro mestre no assunto. Uma trama aterrorizante e sufocante, que prende nossa atenção do começo ao fim. A medicina nunca mais foi a mesma após os perturbadores romances do grande Robin Cook.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6