Coma

Coma Robin Cook

Resenhas - Coma

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Samara MaiMa 26/07/2011

Uma das coisas que gosto muito hoje em dia é assistir à série House. Sempre fui fã de temas relacionados com medicina. Robin Cook é um dos escritores mais associados ao “suspense médico”, chega a ser apontado como o responsável por tornar o termo “médico” como um “gênero literário”. Foi por isso que aproveitei a edição mais acessível ($.$) da BestBolso para conhecer o autor, sem saber que estava, sem querer, escolhendo seu primeiro romance para ler.

Essa é uma edição pocket, relativamente leve apesar das 420 páginas. A capa é honesta mas o papel é muito mais frágil do que capas de livro com orelhas, tanto até que a minha rasgou um pouco com o manuseio (T_T). A mancha gráfica é agradável, tem uma boa margem interna que permite que você leia sem ter q arregaçar o livro, que tem um lombada bem grossa. Minha única ressalva é para fonte usada para o texto, que é quase uma Times New Roman e fica cansativa/chata em uma leitura muito longa.

Em Coma acompanhamos Susan Wheeler, uma estudante universitária da década de 1970, época que segundo o autor as mulheres não eram bem vistas/quistas nas faculdades de medicina.

Susan acabou sendo um personagem improvável para mim. Linda, consciente de sua beleza, inteligente, que se sobressai em sua turma e que se vê como um ser assexuado. E isso, a falta de identidade “feminina”, é um ponto interessante no começo do livro. De forma que para se afirmar como futura médica, Susan tivesse que abdicar de ser mulher.

Enfim, nossa heroína acaba se tornando uma detetive de ocasião, um tipo de personagem que costumo gostar muito. Os pacientes do hospital onde está estagiando, que são enviados para o centro cirúrgico, acabam tendo complicações durante a cirurgia e entram em coma. Susan acha estranho a quantidade de pessoas que não sobrevivem à procedimentos simples e decide, com seu conhecimento de dois anos de medicina (O.O), descobrir o que pode estar acontecendo. (Isso foi uma coisa que me deixou com a pulga atrás da orelha. Com dois anos de estudo de medicina uma pessoa consegue diagnosticar alguma coisa?)

A história toda se desenrola em três dias, no início dos capítulos estão descritas a data e hora dos acontecimentos. Lá pelas tantas eu já estava pulando essa informação para seguir adiante com a história.

Não posso dizer que gostei de Susan. Como eu disse, achei difícil acreditar na protagonista e muito em uma história tem a ver com a indentificação. A narrativa em si é muito interessante, envolvente, o texto flui rápido e os momentos de tensão e clímax realmente deixam você grudado no livro (quase perdi a estação do metrô algumas vezes). Mas acho que não é só isso que faz alguém gostar da história.

Susan é corajosa, destemida e inteligente. Auto-suficiente e explosiva até. Em alguns momentos beira a macheza, praticamente a Lara Croft da medicina (em alguns momentos da história ela faz coisas que só estudando na escola da Lara). Mas na hora de juntar as pecinhas do quebra-cabeça da trama ela deixa a gente na mão, ainda mais quando nós leitores juntamos duas falas de personagens e descobrimos tudo. Além disso tem o final que achei muito jogado e nem é da protagonista a glória e os louros.

Quero acreditar que minhas opiniões “negativas” sobre o livro tenham a ver com esta ser a primeira obra do autor. Digo que vale a pena a leitura para conhecer como foi o início da carreira de Robin Cook, mas sugiro não ir com tanta espectativa para o livro. Vou procurar novos títulos do autor e ver como foi seu amadurecimento.

Até a próxima! o/

Gostou da resenha? Então fique à vontade para visitar meu blog e ler todas que já escrevi. Parafraseando Livros: http://www.parafraseandolivros.com.br
Jossi 19/05/2016minha estante
Samara, procure por outros títulos, sim! Esse autor é especialista em nos deixar GRUDADOS nas páginas e no suspense, quase sem fôlego. Eu li quase TODOS os livros dele (falta um ou dois apenas) e garanto: É danado de bom. Mesmo com alguns exageros em descrições e termos técnicos, qualquer pessoa, médico ou não, vai se apaixonar. Esse livro me deixou sem fôlego, como tantos outros... e apesar do final ser... meia-boca (ou decepcionante), vale muito a leitura. :)

Adib 22/03/2011

COMA
Gostei muito do livro. Foi o primeiro livro que li deste autor. Que me foi recomendado por dois grandes amigos.
A história nã só é envolvente como também é bem instigante. Além do enredo em si. Achei bastante divertido, ver como a área da saúde muda. Medicamentos que não são maios usados. Alguns tidos como milagroso que mais tarde vieram a ser descobertos, como terriveis vilões em potencial.
O trama é envolvende mas na minha humilde opinião. O escritor devia ter omitido o trecho do livro que descreve um homem andando pelas tubulações. A partir daquele momento o livro se tornou um tanto quanto obvio, mas ainda assim não me fez a perder a vontade de ler muito pelo contrário. o Livro foi bem "disparado" em minha mente por assim dizer.

Ogradeço a Fred'ane Soares que me emprestou o livro.

JEAN 28/01/2011

A OBRA PRIMA DE ROBIN COOK
Coma foi o livro que me fez um fã do fabuloso escritor Robin Cook. Com uma trama maravilhosa e um suspense de tirar o folego, faz você correr contra o tempo junto com a protagonista em busca da solução para as misteriosas mortes. Do começo ao fim é um romance maravilhoso. Altamente recomendável.

Alba 07/07/2010

Resenha feita por mim, no Psychobooks!

Bom, já disse e repito: Robin Cook é gênio na arte de juntar medicina diagnóstica com suspense. Em Coma ele nos apresenta Susan, uma estudante do terceiro ano de medicina que no seu primeiro dia no hospital já desconfia de uma série de acontecimentos suspeitos. Tá bom... A história toda é um pouco forçada. Como uma aluna passa a perna e descobre toda a trama, quando têm médicos experientes envolvidos nos casos? Mas neste tipo de livro, o legal é não questionar a trama, e sim se envolver e se deixar levar pela mocinha desvairada atrás de pistas.

Adoro o maníaco-homicida D’Ambrosio. Amo como estes seres maléficos dos livros de suspense, mesmo após apanhar, ter suas costelas quebradas e rolar uma porção de degraus, ainda conseguem levantar com um sorriso no rosto, pronto para matar a mocinha.

Nosso herói (ou melhor songo-mongo) Dr. Mark Bellows, corre, questiona mas não é um protagonista à altura.

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Cami 20/06/2010

Suspense muito bem estruturado
Suspense de ritmo acelerado e envolvente, porém inverossímil, justamente pelo excesso de ações em tão pouco tempo decorrido no texto. Uma trama complexa como a do livro dificilmente poderia se desenvolver em apenas três ou quatro dias, como foi o caso.

A protagonista Susan Wheeler é, ao mesmo tempo, irritante e cativante em sua teimosia, inteligência e dedicação.

Suspense médico muito bem estruturado, com sequências tensas e desfechos surpreendentes, e qualquer personagem é um suspeito em potencial na interessante teia criada por Robin Cook nesta obra.

Carlos 20/05/2010

Um filme pronto.
A primeira imprenssão é que foi escrito para ser um filme mesmo. Todos elementos e cacoetes clássicos de um suspense cinematográfico estão aqui. Mas tem bons personagens, e até os mais caricatos são divertidos. A trama é muito boa, a clareza como descreve certas cenas e procedimentos, realmente te levam para dentro da história. Apesar de ter mais de 30 anos e algumas questões culturais terem mudado, muita coisa continua semelhante senão idêntica. Trabalhei muito tempo dentro de um hospital de grande porte e tenho amigos médicos e o autor consegue passa o clima de um bloco cirúrgico, de uma CTI. Òtimo suspense e recomendado a todos, mais ainda se tem alguma simpatia, fascínio ou está dentro da área da saúde.
OBS:Não resisto a este último comentário: Algumas vezes o autor parece um velho tarado pela protagonista, chegando a ser chulo, quase pornoerótico.

Psychobooks 09/05/2010

Recomendado

Gostou? Quer ler mais? Acesse:

Tata 19/04/2010

Um dos livros mais interessantes que já li.Prende a atenção do começo ao fim!

San... 27/01/2010

Primeiro livro que li de Robin Cook. Foi impactante. Coloca medos em nossas mentes. O livro aborda o mercado negro de órgãos, assunto esse bastante nebuloso e assustador. Capaz de deixar o leitor paranóico por um bom tempo, com relação à hospitais, cirurgias, médicos. Bem escrito. Recomendo.
sonia 25/04/2013minha estante
best seller - quase interessante, mas como sou médica, tenho uma visão bem mais crítica sobre as cenas descritas no hospital. prende o interesse do leitor, sem dúvida.

Milton Leite 22/01/2010

Clube do livro
Esse foi uns dos primeiros livros que recebemos do Clube do Livro, que minha iram denise era socia, achei interessante,depois de alguns ano vi o filme e ai reli denovo esse mesmo livro e entao pude entender melhor um pouco mais da trama.Continuo achando ainda apenas interessante.

Mad Jr 14/12/2009

Coma
Em seu 1º dia de rodízio na cirurgia, a estudante de medicina Susan Wheeler já acorda achando que seu dia não será bom.
Chegando ao seu posto, já precisa encarar a hostilidade dos médicos residentes e o escárnio das enfermeiras para com estudantes (e principalmente com ela, por ser medicA) no Boston Hospital Memorial.
Acontece que algo chama a atenção de Susan: vários pacientes entram aparentemente bem de saúde na sala de cirurgia para pequenos procedimentos (que não levaria mais de 1 hora), mas que acabam em estado de Coma, devido as complicações.
Decidida e achando estar na pista de algo grandioso, Susan Wheeler vai viver 4 dias de puro inferno, pois, além de ser questionada e ridicularizada pela maior parte dos médicos, tem a ameaça de encerrar sua precoce carreira de médica e até mesmo a correr serio risco de vida.
Mas isso não desencoraja nossa heroína estudante e, claro, te leva a uma busca eletrizante pela verdade, que ela sabe, terá que procurar sozinha.

Esse livro, de Robin Cook, é repleto de detalhes técnicos, procedimentos médicos e outras mínimas coisas. O autor sabe descrever tão bem que nos faz parecer dentro de uma sala de cirurgia, nos faz sentir os próprios cirurgiões do Boston Hospital Memorial ou até mesmo, os médico-legistas, fazendo suas autópsias. É um thriller fascinante e não tem parada: sempre com novos laços para prender o leitor até a ultima página.

Maria Carolina 02/09/2009

Surpriendente!
O Livro tem um tema polêmico...trafico de orgão..que se vc parar e pensar isso acontece muitooo!!O livro e muito bem escrito..deixa vc sem folego! Recomendo para leitura!

Lucas Muzel 31/05/2009

Em muitos momentos, é um livro denso, e complicado de se ler. Mas no geral, é uma história supreendente, já que lida com os pensamentos fragmentados de alguém em coma.
Rê Lima 02/04/2012minha estante
Não entendi o seu comentário. A visão dos pacientes não é mostrada no livro, nem seus pensamentos.

Lucas Muzel 03/04/2012minha estante
O livro mostra apenas uma pessoa, e a visão dela durante um coma. A forma que isso foi contado é que foi diferente.

Vânia 10/03/2009

Paranóia
Bom livro, e segundo que li do autor. Neste eu comecei a perceber o gênero em que o autor escrevia: deixar os outros paranóicos! Um monte de gente passou a ter medo de fazer cirurgia e tomar anestesia geral por causa desse livro!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6