It

It's Kind Of A Funny Story Ned Vizzini

Resenhas - It's Kind Of A Funny Story

ciça 02/09/2022

?it?s not the kind of feeling you forget.?
aborda a depressão de um jeito muito bom pra jovens, tem muita coisa que o autor consegue descrever muito bem como é sentir. mesmo sendo um livro triste, achei engraçado da sua própria maneira

diademaazul 28/12/2012minha estante
AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA QUE RESENHA LINDA! Sabe, eu também li o livro e fiquei DESSE JEITO QUE VOCÊ FALOU! Haha, virou meu livro favorito de todos os tempos!
garotadadiademaazul.blogspot.com.br

leon 24/04/2020

Uma péssima representação de problemas psicológicos.
Hoje em dia, existem uma representação maior de personagens com problemas psicológicos na cultura pop, porém, It’s Kind Of A Funny Story não é um modelo a ser dado de exemplo.

Você sendo ou não uma pessoa que passa por esse tipo de problema, busca em personagens algum tipo de relação ou até conforto sabendo que é possível coexistir com a doença.

E os primeiros capítulos do livro entregam isso, Craig, um jovem que sofre com esses problemas e toda a mensagem fala diretamente com pessoas que sofrem do mesmo mal e pessoas que não, mas querem entender como funciona a mente de pessoas com depressão. E os problemas/relacionamento com os amigos são até interessantes para um livro teen. Mas a boa escrita acaba aí.

Quando Craig da entrada no hospital psiquiátrico, somos apresentados aos novos personagens, que não adicionam em nada na história, o autor pegou esteriótipos de pessoas com problemas psicológicos e não se esforçou para fazer qualquer tipo de desenvolvimento, os personagens são rasos e definidos por um traço de personalidade apenas, o jogador de baralho, a transsexual, o companheiro de quarto, a menina que ele gosta e por aí vai. A falta de profundidade também se aplica para os amigos de Craig. Aaron que varia entre ser o melhor amigo e o pior inimigo quando é conveniente para a narrativa. Nia, a garota que Craig é apaixonado, só serve para ser a pessoa que negou seu amor, depois vem ser a que vai ama-lo e tudo está dando certo e termina a história sendo a pessoa ruim no relacionamento.

A questão psicológica é tratada de maneira horrível, muitas decisões são baseadas em “isso me deixa feliz, então vou continuar fazendo, assim não terei mais depressão” o que apoia o péssimo argumento de “como assim você têm depressão? É só ser feliz.” No próprio livro é falado que ele não está curado, porém ele está fazendo algo que ele gosta então aquilo é o suficiente.

O autor também se perde na narrativa, quando temos mais detalhes em cenas de sexo do que no estado psicológico do personagem, isso é um claro indício de algo está errado.

It’s Kinda Of A Funny Story começa bem, mas segue ladeira abaixo com o passar dos capítulos, é um ótimo livro se você procura ler sobre jovens que só pensam em sexo, mas se você procura uma boa representação de problemas psicológicos, sugiro que procure outro livro.

site: https://ikutsukanomonogatari.wordpress.com/2020/04/24/resenha-its-kind-of-a-funny-story/#more-62
kauan 24/04/2020minha estante
That's actually tea

Santoni 10/07/2015

“Life's not about feeling better, it's about getting the job done.”

BRILHANTE! GENIAL!

“É tão difícil falar quando você quer se matar”. É assim que começa a narrativa em primeira pessoa desse livro.. isso que é começar um livro chocando. E esse tom não diminui ao longo do livro, porque a narrativa é tão introspectiva e REAL que em determinados momentos o leitor pode se chocar com observações e comentários de Craig Gilner, mas como o livro é uma aventura dentro dos pensamentos de um adolescente depressivo ele vai falar na lata tudo aquilo que ele sente, tudo aquilo que ele acredita e pensa.. Mas pra falar a verdade muitas coisas que chocam a ser lidas já podem ser sido pensadas pelo leitor, mas por algum motivo choca só de ler.

It's Kind of a Funny Story é um livro com uma grande e arriscada montanha russa emocional. O nome do livro remete a uma história engraçada e é! O livro fala de depressão, suicídio, drogas, hospital psiquiátrico, etc.. Mas consegue fazer isso da forma mais bem humorada possível. Há vários momentos que você estará lendo e pensará: "O que ele ta fazendo?", "Mas que p**** é essa?", "Não, ele não fez isso!", "Não, ele não falou isso!", "Não, ele não pensou isso!", "MENTIRA"!!!.. E é esse o diferencial de Funny Story, é isso que não faz o leitor ficar depressivo lendo.. Eu posso assegurar que tem umas sacadas muito espertas que eu mesmo não me segurei e tive que mostrar pra algumas pessoas. Mas, como uma montanha russa, o livro tem suas partes pesadas. Os momentos em que Craig solta suas filosofias e críticas a sociedade e à vida, quando Craig fica passando em sua cabeça jeitos de morrer, quando Craig solta umas verdades que faz o leitor parar e pensar.. Mas o autor trabalhou muito bem essa montanha russa e quando o clima começa a ficar pesado ele consegue levantar rapidamente. E o grande diferencial desse livro é que quando você chega no final você não se sente como no final de "As Vantagens de Ser Invisível" ou de "Os 13 porquês", meio mal/pensativo/chocado/triste.. ele te deixa com um sorriso no rosto e mais fascinado com a vida.

Esse livro é um livro importante, assim como dito pelo crítico do The New York Times. Esse livro tem uma narrativa forte e envolvente que descreve a depressão a partir de um ponto de vista muito pouco explorado, que é o de um personagem que não sofreu nenhum trauma, que não tem uma família problemática e que não é um viciado, fugindo assim dos clichês do tema e mostrando a realidade de muitas pessoas, que não necessariamente sofrem de depressão, mas que, por algum motivo, têm seus momentos sombrios.

Esse livro é BRILHANTE, com certeza ele disputa com "As Vantagens de Ser Invisível" para ser meu livro favorito e se vocês lerem talvez entendam o quão bom é esse livro. It's Kind of a Funny Story é uma leitura agradável e não muito difícil, e mesmo não sendo muito famoso ou não tendo sido traduzido, é um que merece muito mais do que conquistou.

Eu escrevi mais sobre o autor/filme/livro... Se quiserem dar uma conferida na resenha completa no link :)

site: http://nuncadesnorteados.blogspot.com.br/2015/07/resenha-its-kind-of-funny-story.html

gabifig 04/07/2022

It?s kind of a funny story
Esse livro é uma mistura de emoções, teve momentos em que me emocionei e outros em que ri bastante. Gostei da forma em que o autor fez esse livro não ser triste por tratar de depressão e ansiedade. Sinceramente nas primeiras páginas não me conectei com a história, mas depois me apeguei ao livro e me vi sorrindo muitas vezes ao ver a evolução do Craig.

diademaazul 04/01/2013

Existem livros que você não quer acabar nunca. Existem livros que te fazem chorar. Livros que te fazem rir. Que te fazem sentir raiva do protagonista. Livros nostálgicos, livros inteligentes. E existe It’s Kind of a Funny Story, que é a mistura de tudo is
Sabe quando você lê um livro tão bom que fica anestesiado para falar sobre ele? Ou, até mesmo, não consegue concentrar-se em outras leituras por causa dele? Então, é esse o caso de IKFS. Antes, eu já tinha postado a resenha do filme e eu fiquei tão obcecada pela história que li o livro também! Enfim... Craig é um menino normal. Freqüenta a escola, estuda, vai para festas, tem amigos... Então como terminou deprimido? Como o nosso protagonista diz, a depressão começa devagar e é inesperada. Você perde a vontade de ir aos lugares, perde o sono, as boas notas e assim vai. Em uma noite em claro, Craig decide internar-se e acaba parando na Ala Psiquiatra de um hospital. E, apesar das primeiras impressões, Craig ajusta-se ao local e ali encontra seu eu.
Esse livro é tipo... UAU. Virou um dos meus favoritos, e se brincar O Favorito. It’s Kind of a Funny Story é o livro que você lê e pensa: “ei... eu já me senti assim”. Um livro para você se identificar. A história não fica chata nem um segundo, mas é claro, com um hospital cheio de loucos, um triangulo amoroso e a mente toda conturbada de Craig que história ig hospedagem de sites ficaria?
"-Are you still concentrated on the enemy, soldier?
-I don’t think so.
-Do you even know who the enemy is?
-I think… it’s me.
-That’s right."
No começo, tive dificuldade com a narrativa mas depois tudo flui muito bem. IKFS é narrado em 1° pessoa e você entra no mundo “freaked out” de Craig... em seus pensamentos deprimidos, na sua loucura e na sua mente suja de menino de 15 anos. Sobre o filme, ele não é leal ao livro – mas isso não quer dizer que seja ruim! Muito pelo ao contrário, o diretor entendeu muito bem a mensagem e conseguiu adaptar de uma maneira fantástica (e quase tão boa quanto).
Beijos,
Marcela
;Eu sei que eu já falei isso, mas É BASEADO EM FATOS REAIS. O autor, Ned Vizzini viveu a experiência aos 21 anos de idade. E com direito de apaixonar-se e tudo mais!
→Infelismente, não exite jeito de comprar o livro em portugues ou até mesmo no Brasil! Eu sugiro a Amazon ou o Book Depository

Mateus 18/01/2013minha estante
Adorei sua resenha! Assisti o filme na semana passada e me apaixonei pela história, e queria muito ler o livro. Uma pena não ter sido lançado aqui no Brasil, queria muito ter ele em mãos =/

Mariana 08/07/2023

Lindo e necessário
Esse livro não começa como uma leitura fácil. O tema é saúde mental, e o protagonista é um menino de 15 anos que quer se m*t*r.

Entretanto é extremamente necessário, bem escrito, com personagens incríveis.

Traz o assunto de maneira delicado sem tirar a importância.
Um divisor de águas.

Inspirador, engraçado, emocionante.

(Chorei)

carolzitcha 12/09/2021

bem mais ou menos
então, o que acontece, o livro não chega a ser ruim, mas não eh o tipo de livro que recomendaria.

?confesso que não me envolvi muito com nenhuma personagem, justamente porque achei os desenvolvimentos rasos
? acho que tem uma romantização muito grande de problemas psicológicos, o que imagino que tenha sido proposital
?alguns assuntos foram abordados de uma maneira que me incomodou bastante.

demorei bastante para lê-lo, pois achei bem arrastado, mas enfim, agora não tem o que fazer. Uma coisa que achei bem legal, eh a capa, que condiz com a história e eh muito bonita

Maria Fernanda 29/03/2014

Fofo fofo fofo!!
Mais um livro super fofo que eu tive a sorte de descobrir escolhendo apenas pela capa! It’s kind of a funny story se parece muito com As Vantagens de Ser Invisível – Craig, o narrador, também é tímido/depressivo, apaixonado por uma garota inalcancável, etc. Não quero entregar muito da sinopse para dar a chance de quem não leu também escolher pela capa, mas achei It’s kind of a funny story mais profundo que Vantagens, talvez porque parte da história se passe em um hospital psiquiátrico.

Eu queria muito conseguir fazer uma review decente desse livro, porque ele é muito bom, tem lições importantes, mas, principalmente, é leve de ler. O enredo é super bem amarrado e os personagens são todos reais e multifacetados. Aliás, estava procurando mais informações sobre esse livro para escrever aqui, e descobri que o autor se matou no finzinho do ano passado, o que é incrivelmente triste, dado o fato de It’s kind of a funny story tratar de suicídio e como lidar com depressão. Então, imagino que parte do livro seja autobiográfica, porque o autor também lidava com depressão, e talvez seja por isso que esse livro é tão crível e realista. Um dos grandes trunfos desse livro, pelo menos para mim, é que ele consegue pegar um tema pesado como esse e tratar de uma forma leve, divertida e sensível.

site: http://duaslibras.wordpress.com/2014/02/28/its-kind-of-a-funny-story/

Manu 04/03/2020

Não é engraçado
Estou, como é natural que eu esteja, decepcionada com a sinopse do livro. Definitivamente me vendeu algo que não existia. Por exemplo, quando, atrás do livro, vem escrito "His new neighbors include a transsexual sex addict, a girl who has scarred her own face with scissors, and the self-elected president Armelio", saiba que é uma bait. A história vai além disso, e um desses personagens aparece em apenas uma cena, numa tentativa frustrada de criar um alívio cômico.
Essa é uma história sobre depressão, sobre ser adolescente, sobre pressão familiar e social. Tem muitas reflexões interessantes, e mostra tudo sob a perspectiva de amadurecimento do próprio personagem. Queria muito ter lido essa história quando eu era adolescente.
Eu super recomendo a leitura, seja qual for a idade. Mas se você está passando pelos tais buracos negros da vida, este livro pode apresentar alguns gatilhos; e não pense, por favor, que vai achar respostas aqui dentro. Cada jornada é diferente, a gente aprende uns com os outros, mas a nossa sempre será absolutamente única.

Manu 22/04/2021

Acho que o livro acerta ao apresentar os pensamentos e sentimentos do protagonista, retratando seu estado psicológico de modo muito genuíno, mas erra ao tentar apresentar "soluções" para ele. Também falta um melhor detalhamento e construção dos outros personagens e sinto que muitas vezes o livro caí em estereótipos e preconceitos, como por exemplo quando retrata uma pessoa trans de modo extramente transfôbico, deslegitimando sua identidade de gênero e trantando-a como uma espécie de "predadora sexual".

lulu 04/10/2021

Eu sinto que tem vários elementos realistas na descrição da depressão do Craig. Toda a teoria sobre tentáculos e âncoras, a felicidade de tarefas simples e a dificuldade de falar traz um ar verdadeiro. Depois de descobrir o trágico fim do Ned eu comecei a levar a história mais a sério, porque ele sabia do que falava. Era um jogo sádico tentar adivinhar o quanto do personagem e do sofrimento eram realmente do autor, mas trazia ainda mais veracidade pra tudo. Gosto de como a história não é pesada e como ela foca na melhora mais do que no problema. Claro que tem alguns pontos bem problemáticos, como a representação trans e feminina, o que me deixou desconfortavel várias vezes ao longo do livro, mas no geral são partes pequenas que eu consegui não dar atenção. Sinto que essa obra redime Vizzini do fracasso que foi Be More Chill.

mvrismaris 17/02/2023

Its kind of a funny story
O livro é bom e tem partes bonitas, o autor sabe escrever sobre depressão porem tb sabe escrever sobre horny teens

Gabi 17/04/2022

Não posso dizer que não gostei. É um livro bom, a história é fofa e ele começa bem. Mas acho que, concordando com uma resenha que li sobre ele, são apresentados vários personagens cuja relação com o protagonista não é muito desenvolvida, e parece que a história se foca muito no fato de Craig ser um adolescente com hormônios que só pensa em transar e não muito nas reflexões sobre a depressão em si, ainda que tenha várias muito interessantes.